Baixe em PDF Baixe em PDF

Como os peixes betta sobrevivem nos mais diversos tipos de ambiente, muitas pessoas acreditam que eles podem ser deixados em vasos decorativos e aquários diminutos. Na verdade, eles precisam de muito espaço e água filtrada para viverem bem; ao preparar o seu aquário, leve sempre em consideração a saúde e a felicidade do peixinho. Lembre-se também da regra máxima quando assunto são peixes betta: nunca deixe dois machos no mesmo aquário, ou eles brigarão até a morde.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Escolhendo o aquário e os acessórios

Baixe em PDF
  1. Por mais que você veja peixes betta em aquários de plástico pequenos nas lojas, trata-se de uma espécie que precisa de mais espaço para viver bem. Se deseja um peixe feliz e saudável, compre para ele um aquário de vidro ou acrílico transparente de 18 litros ou mais. Os peixes podem pular, portanto, a tampa do aquário é importante. Com um tanque de tamanho adequado, o peixe vai ter muito espaço para nadar e a água não vai ficar contaminada tão rapidamente.
    • É possível manter o peixe em um aquário pequeno, mas para tal é necessário fazer limpezas e trocas de água semanais. Se quiser colocar o peixe em um tanque pequeno, escolha um com pelo menos 10 litros; menos do que isso deixará o peixe doente.
    • Os peixes betta não devem conviver entre si. Trata-se de uma regra para os machos que normalmente vale também para as fêmeas. O ideal é sempre criar os peixes betta separadamente, com um aquário próprio para cada um.
  2. Os betta vivem em correntezas tranquilas na natureza. As barbatanas compridas e flexíveis deles dificultam a sobrevivência em correntes pesadas, portanto, é importante escolher um filtro ajustável para adaptar a força da água para o seu peixe. Na hora de comprar o filtro, leve em consideração o tamanho e o tipo do aquário. [1]
    • Se você já tem um filtro em casa e ele não é ajustável, amorteça a correnteza com algumas plantas. O recomendado, entretanto, é comprar um filtro mais suave para não esgotar os peixinhos fazendo-os nadar contra a corrente.
    • Os peixes betta podem sobreviver em água não filtrada, mas é preciso limpar o aquário com frequência para remover os dejetos e os restos de comida. Deixar o aquário sujo não fará bem para o peixe.
  3. Os peixes betta são tropicais e vivem melhor em águas com temperaturas entre 23 °C e 29 °C. Se você mora em uma região fria, compre um aquecedor de água com termostato para poder controlar a temperatura do aquário. [2]
    • Se você mora em uma região com clima quente capaz de manter a água entre as temperaturas recomendadas, não é preciso utilizar um aquecedor. É importante que a água nunca fique abaixo de 23 °C, entretanto.
    • Se comprou um aquário com menos de 18 litros, o uso de um aquecedor pode ser perigoso e sobreaquecer a água. Mais um motivo para comprar um tanque adequado para o peixe.
  4. Os cascalhos são importantes para o ecossistema artificial do aquário, pois armazenam bactérias que ajudam a quebrar os dejetos dos peixes. Compre cascalhos pequenos sempre que possível, pois os dejetos e os restos de comida podem ficar presos nas pedras maiores, prejudicando o estado do aquário.
    • Se vai colocar plantas vivas no aquário, você precisará de pelo menos 5 cm de cascalho por conta das raízes. Se vai utilizar plantas artificiais de seda, 2,5 cm são mais do que suficientes.
    • Escolha um cascalho azul, verde ou marrom. As cores mais claras, como rosa e laranja, criam um ambiente menos natural para o peixe.
  5. As plantas vivas ajudam a limpar a água e criam um ambiente natural para o peixe. Se quiser colocar plantas reais e vivas no aquário, escolha espécies que vivam bem nas condições do tanque, levando em consideração a temperatura, a corrente e o substrato.
    • Lembre-se de que, para a sobrevivência das plantas, o aquário precisa de pelo menos 5 cm de profundidade de cascalho. Utilizar plantas reais cria um ecossistema mais natural no aquário, adicionando mais oxigênio à água e reaproveitando os dejetos como fertilizantes. Para mais informações sobre as plantas, clique aqui .
    • Se quiser utilizar plantas artificiais, compre modelos de seda e sem bordas afiadas. As barbatanas frágeis dos betta podem ficar machucadas se eles nadarem próximos das plantas.
    • Escolha outras decorações para manter o peixe feliz. Esconderijos, como caverninhas e túneis, são excelentes opções para que o peixe se sinta seguro no aquário. Nunca utilize decorações pontiagudas ou com superfícies irregulares que possam prender as barbatanas do peixe. Use uma lixa d'água fina para suavizar pontos problemáticos.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Montando o aquário

Baixe em PDF
  1. Escolha um ponto próximo de uma janela, mas que não fique exposto à luz solar direta. Coloque o aquário sobre uma superfície firme e que não vá tombar. Se você tiver outros animais em casa, procure colocar o aquário em um cômodo que não pode ser acessado por eles.
    • Pode ser uma boa ideia comprar um suporte de aquário adequado para aguentar o peso do tanque escolhido.
    • Para acomodar o filtro e o aquecedor, deixe pelo menos 10 cm de espaço entre o aquário e a parede. [3]
  2. Cada tipo de filtro tem instruções de instalação diferentes, portanto, confira o manual de instruções do seu modelo para evitar problemas.
    • Se for utilizar um filtro com alimentação externa, instale-o na parte de trás do aquário. Alguns aquários vêm com tampas com recortes para facilitar isso. Encha o aquário antes de ligar o filtro.
    • Se optar por um filtro de fundo, coloque a chapa dele primeiro para verificar o encaixe dos tubos. Não ligue o filtro antes de encher o aquário com água.
  3. Lave as pedrinhas sob água corrente fria para remover os traços de poeira que podem entupir o filtro. Espalhe-as sobre o aquário, criando uma camada de até 7,5 cm com inclinação na parte de trás do aquário. Coloque uma travessa limpa por cima dos cascalhos e comece a despejar a água sobre ela. A travessa vai evitar que o movimento da água revire os cascalhos. Continue até encher 1/3 do aquário. [4]
    • Conforme adiciona mais água, verifique possíveis vazamentos. Ao encontrar um, pare de encher o aquário e conserte o problema.
    • Remova a travessa após terminar de encher o aquário.
  4. No caso das plantas vivas, enterre as raízes debaixo da superfície dos cascalhos e organize-as de modo que as plantas mais baixinhas fiquem na frente. Assim, você terá uma visão melhor do peixe.
    • Todas as decorações devem ficar bem firmes nos cascalhos para que não se soltem.
    • Depois de encher o tanque, evite colocar as mãos na água. Arrume tudo antes de terminar de encher o aquário.
  5. Encha o aquário completamente, deixando apenas dois dedos de altura entre a água e a borda. Em seguida, ligue o filtro e veja se a água está circulando de modo suave e silencioso. Adapte as configurações se o filtro parecer forte demais.
  6. A maioria dos aquecedores é fixada na parte de dentro do aquário com copos de sucção. Coloque o aquecedor próximo da saída do filtro para aquecer a água de modo uniforme. Conecte-o na tomada e instale o termostato para monitorar a temperatura.
    • Ajuste as configurações do aquecedor para que a temperatura da água fique entre 23 °C e 29 °C.
    • Se for instalar iluminação no aquário, acenda a luz e veja como ela afeta a temperatura da água. Caso ela modifique muito a temperatura, substitua-a antes de colocar o peixe no aquário.
  7. Trata-se de uma substância que remove o cloro da água necessária quando se enche o aquário com água da torneira. Confira o rótulo do produto para ver qual a quantidade recomendada para o tamanho do seu aquário.
    • Se utilizou água destilada, que não contém cloro, não é preciso adicionar o neutralizador.
    • Também é uma boa ideia colocar um catalisador de bactérias na água para promover um ambiente saudável no aquário.
  8. Fazer o ciclo do aquário sem o peixe ajuda na formação de uma população benéfica de bactérias. Caso pule esse passo e coloque o peixe direto no aquário, ele pode morrer de "choque". Clique aqui para aprender a fazer um ciclo e preparar o aquário para a chegada do peixe. Você precisará de um kit de testes para monitorar os níveis de amônia, nitrato e pH da água.
    • O pH ideal é 7. Os níveis de amônia e nitrato devem ser 0 para que o peixe possa ser colocado no aquário.
    • Pode ser preciso utilizar um removedor de amônia para abaixar os níveis do componente.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Colocando o peixe no aquário

Baixe em PDF
  1. O ideal é deixar para levar o peixe para casa só quando o aquário estiver pronto para recebê-lo. Assim, a transição do animal para a nova casa vai ser mais rápida e tranquila. Vá até uma pet shop, escolha um peixe e leve-o para casa. Lembre-se de que cada betta precisa de um aquário próprio.
    • Procure por um betta colorido e com barbatanas inteiras.
    • Se o peixe parece estar flutuando a esmo, ele pode estar doente. Escolha um peixe que nade com vontade.
  2. Coloque o peixe no aquário por uma hora, com saquinho e tudo. Mantenha o saco fechado para que a água dele alcance a mesma temperatura da água do aquário. Assim, você evita que o animal sofra um choque ao entrar no aquário. Após uma hora, abra o saquinho e deixe o peixe nadar livremente pelo aquário. A partir de agora, os cuidados são:
    • Alimente o betta uma vez ao dia. Utilize apenas alimentos próprios para betta.
    • Não exagere na alimentação, ou o aquário vai ficar sujo com restos e dejetos.
  3. Se instalou um filtro, é preciso substituir 20% da água toda semana para manter o ambiente saudável. No caso de um aquário sem filtro, é preciso trocar 50% da água para manter o ambiente limpo para o peixe. Para trocar a água:
    • Prepare a água nova enchendo um recipiente limpo um dia antes da troca. Deixe a água alcançar a temperatura ambiente durante a noite e acrescente um condicionador caso esteja utilizando água da torneira.
    • Transfira um pouco da água antiga do aquário para um recipiente limpo. Coloque o peixe no recipiente.
    • Retire a quantidade necessária de água que precisa mudar, de acordo com o tamanho e o tipo do aquário.
    • Despeje a água fresca. Acrescente um pouco da água fresca também no recipiente onde o peixe está descansando para acostumá-lo.
    • Após algumas horas, recoloque o peixe no aquário.
  4. O método de limpeza dependerá do tipo e do tamanho do tanque. Com o uso do filtro, a limpeza pode ser feita a cada duas semanas; sem o uso do filtro, a limpeza deve ser feita uma vez por semana. Aspire os cascalhos para remover os pedaços de comida e dejetos. Limpe as laterais de vidro ou acrílico e esfregue as decorações que estejam sujas.
    • A limpeza pode ser feita sempre que você for colocar mais água no aquário. Se utilizar um filtro, não é preciso limpar todas as vezes em que for colocar mais água.
    • Use o bom senso para decidir se o aquário precisa ser limpo ou não. Se ele parecer sujo, limpe-o, mesmo que o tenha feito há pouco tempo.
    • Monitore os níveis de amônia, nitrato e pH da água. Faça as alterações necessárias para manter o ambiente saudável para o peixe.
    Publicidade

Dicas

  • Se for colocar plantas vivas no aquário, lembre-se de levar em consideração a iluminação.
  • Compre um suplemento de bactérias para matar os microrganismos nocivos para o peixe.
  • Por mais que os condicionadores de água sejam baratos em lojas não especializados, procure comprá-los em pet shops. Converse com os profissionais da loja para escolher um produto de qualidade que não vá fazer mal para o seu peixe.
Publicidade

Avisos

  • Não confie em tudo que os vendedores das lojas de peixe disserem. Faça suas próprias pesquisas e converse com outras pessoas em fóruns da internet antes de tomar qualquer decisão.
  • Não coloque dois betta machos no mesmo aquário, ou eles vão brigar até morrer. Em alguns casos, é possível colocar duas fêmeas juntas, mas fazê-lo também não é recomendável. Os machos costumam matar as fêmeas com quem não estão reproduzindo.
  • Não coloque o peixe em uma tigela ou um vaso. Tais recipientes não se aquecem com segurança, não oferecem filtragem e limitam a movimentação do peixe.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 51 022 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade