PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Quer aumentar a taxa de quadros no monitor do seu computador sem ter que comprar um monitor gamer mais caro? Ter uma taxa de quadros maior deixa você mais competitivo nos jogos on-line, além de deixar os movimentos mais naturais. A boa notícia é que a maioria dos monitores permite que você aumente a taxa de quadros, mesmo que só um pouco. A quantidade que você poderá aumentar depende da capacidade do seu monitor. O seu hardware também pode afetar o quanto você pode aprimorar os quadros. Você pode fazer o processo usando componentes da Nvidia, AMD ou da Intel. Você também pode usar uma ferramenta chamada “Custom Resolution Utility”. Este artigo lhe ensinará como aumentar a taxa de quadros do seu monitor.

Método 1
Método 1 de 4:

Usando uma placa de vídeo Nvidia

PDF download Baixe em PDF
  1. Para fazer isso, clique com o botão direito na sua área de trabalho e em Painel de Controle Nvidia . Se preferir, você pode clicar no menu Iniciar do Windows e digitar "Nvidia" e clicar no aplicativo Painel de Controle Nvidia .
  2. É a primeira opção abaixo de "Display" no painel do menu à esquerda.
  3. É o botão no final da página. Você verá uma lista de exibições personalizadas que foram criadas. [1]
  4. É o quadrado ao lado da caixa com a lista de displays personalizados. Isto permite que você defina qualquer resolução e taxa de quadros que não são parte do padrão definido pelo fabricante do seu monitor. [2]
  5. É o botão na parte inferior do painel pop-up. Você verá um aviso legal.
  6. O aviso legal informa que você está habilitando uma ferramenta que permite operar o monitor sem as especificações de design do fabricante. Alguns recursos podem danificar o monitor, o computador ou o BIOS e até violar a sua garantia. A Nvidia não oferece suporte para a ferramenta. Proceda por sua conta e risco.
    • É seguro aumentar a taxa de quadros do seu monitor? É muito raro o processo causar algum dano permanente ao monitor ou ao computador, porém, ele pode diminuir a vida útil do seu monitor e violar a garantia.
  7. Use a caixa ao lado de "Taxa de Atualização (Hz)" para digitar um novo valor. A taxa corresponde ao número de quadros por segundo. 60 Hz, por exemplo, seriam 60 quadros por segundo.
    • É recomendado que você aumente sua taxa de atualização de cinco em cinco e teste se o monitor consegue lidar com a nova taxa. Se der certo, aumente mais. Se não der, diminua a taxa de um em um até achar o valor exato que seu monitor aceita.
  8. Estará no canto inferior direito. O teste verá se o monitor consegue lidar com a nova taxa de atualização. [3]
    • Se o seu monitor aceitar a nova taxa de atualização, você verá um pop-up informando que o teste deu certo e perguntando se você quer salvar o display personalizado. Se o monitor não aceitar a taxa nova, ficará travado por 20 segundos e voltará para a configuração anterior.
    • Geralmente, um monitor de 60 Hz consegue aceitar entre 70 e 80 Hz.
  9. Se o teste deu certo, você verá um pop-up perguntando se quer salvar a resolução. Clique em Sim para salvar a resolução.
  10. Você verá sua nova resolução personalizada na lista de resoluções. Confira se tem uma marca de seleção ao lado da resolução personalizada e clique em Ok .
  11. Use o menu suspenso abaixo de "Taxa de atualização" para selecionar sua taxa preferida. Ela ficará no menu "Alterar Resolução" no Painel de Controla da Nvidia. Depois, clique em Aplicar para começar a usar a taxa nova. [4]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Usando uma placa de vídeo AMD

PDF download Baixe em PDF
  1. Para abrir, clique com o botão direito na área de trabalho e em Configurações AMD Radeon . Se preferir, você pode clicar no menu Iniciar do Windows e digitar "AMD". Depois, é só clicar no aplicativo Configurações AMD Radeon .
    • É seguro aumentar a taxa de quadros do monitor? É raro que o processo cause algum dano permanente ao monitor ou ao computador, porém, pode diminuir a vida útil do seu monitor, além de violar a garantia.
  2. É a quarta guia no topo do aplicativo Configurações AMD Radeon. [5]
  3. É a última opção na parte inferior do menu. Clique em Criar no canto direito. [6]
  4. Encontre a caixa escrito "Taxa de atualização (Hz)" e digite um novo valor. Clique em Salvar no canto superior direito. A taxa de atualização corresponde ao número de quadros por segundo. 60 Hz, por exemplo, é igual a 60 quadros por segundo.
    • É recomendado aumentar a taxa de atualização de cinco em cinco e testar se o monitor aceita a nova taxa.
  5. Para tal, clique com o botão direito na área de trabalho e selecione Configurações de Exibição . Se preferir, você pode seguir os passos abaixo para abrir as Configurações de Exibição nas Configurações do Windows. [7]
    • Clique no ícone do Windows Iniciar .
    • Clique no ícone Engrenagem/Configurações .
    • Clique em Sistema .
    • Clique em Exibição .
  6. Essa opção fica no final do menu de exibição. Se estiver usando o Windows 10, é o texto pequeno que diz "Configurações de Exibição Avançadas". Se estiver usando o Windows 11, é o botão grande escrito "Exibição Avançada".
  7. estará no final do menu e abrirá as propriedades do adaptador do seu monitor.
    • No Windows 11, você pode usar o menu suspenso ao lado de "Taxa de Atualização" para selecionar a taxa que preferir.
  8. É a segunda guia no topo do menu de Propriedades.
  9. Use o menu suspenso abaixo de "Taxa de Atualização da Tela" para selecionar a taxa que preferir. [8]
  10. Assim, o computador aplicará a nova taxa de atualização. Se o seu monitor aceitar a taxa nova, continuará funcionando normalmente, mas com mais quadros por segundo. Caso ele não aceite, ficará preto por 20 segundos antes de voltar para a configuração anterior.
    • Se o seu monitor não aceitar a taxa nova, diminua um pouco o valor e tente de novo. Assim, você poderá descobrir s taxa de quadros exata que ele aguenta.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Usando uma placa de vídeo da Intel

PDF download Baixe em PDF
  1. Para fazer isso, clique com o botão direito na área de trabalho e clique em Configurações Intel Graphics . Se preferir, você pode clicar no menu Iniciar do Windows e digitar "Intel". Depois é só clicar no aplicativo Painel de Controle Intel HD.
    • É seguro aumentar a taxa de quadros do monitor? É raro que o processo cause algum dano permanente ao monitor ou ao computador, mas pode diminuir a vida útil do seu monitor, além de violar a garantia.
  2. É o primeiro botão à direita. O ícone dele parece um notebook e um monitor de computador.
  3. É a última opção no painel à esquerda.
  4. Digite uma nova taca na caixa ao lado de "Taxa de atualização". Ela corresponde ao número de quadros por segundo. Por exemplo, 60 Hz é igual a 60 quadros por segundo.
    • É recomendado aumentar a taxa de cinco em cinco para testar o que seu monitor aguenta.
  5. Essa opção fica no canto inferior direito. A nova taxa será aplicada. Se o seu monitor aceitar a nova taxa, ele fará a alteração na hora. Caso contrário, a tela ficará preta por 20 segundos antes de voltar à configuração anterior.
    • Se o seu monitor não aceitar a taxa nova, recomenda-se diminuir de um em um e tentar de novo para ver, exatamente, quantos quadros por segundo o seu monitor aguenta.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Usando o Custom Resolution Utility

PDF download Baixe em PDF
  1. O Custom Resolution Utility (CRU) é um programa que permite criar resoluções personalizadas em quase qualquer computador Windows. Siga os passos abaixo para baixar o CRU.
  2. Ele estará no local onde você extraiu o conteúdo dos arquivos ZIP. Isto abre o CRU.
    • É seguro aumentar a taxa de quadros do monitor? É raro que o processo cause algum dano permanente ao monitor ou ao computador, porém, pode diminuir a vida útil do seu monitor, além de violar a garantia.
    • Se receber uma mensagem dizendo que o Windows Defender evitou que você executasse um aplicativo não reconhecido porque ele pode colocar o seu PC em risco, clique em Mais Informações e em Executar Mesmo Assim .
    • Na primeira vez que você abrir o CRU, verá uma solicitação perguntando se quer permitir que o programa faça alterações no sistema. Clique em Sim para continuar.
  3. Você poderá criar uma nova resolução personalizada.
    • Se quiser editar uma resolução existente, clique em Editar .
  4. É a primeira opção abaixo de "Frequência". Digite uma nova taxa no campo ao lado de "Taxa de Atualização". Ela corresponde ao número de quadros por segundo. Por exemplo, 60 Hz é igual a 60 quadros por segundo.
    • É recomendado aumentar a taxa de cinco em cinco e testar para ver se o monitor aceita.
  5. A nova resolução personalizada será salva.
  6. Para tal, clique na resolução para selecioná-la. Depois, clique na seta para cima abaixo da lista de resoluções para movê-la para o topo. Isto a tornará a resolução prioritária.
  7. Para tal, clique no arquivo "Restart64.exe" na pasta onde extraiu os conteúdos do arquivo CRU ZIP. A sua tela deve piscar algumas vezes, o que indica que os drivers gráficos foram redefinidos.
  8. Para tal, clique com o botão direito na área de trabalho e selecione Configurações de Exibição . Se preferir, você pode seguir os passos abaixo para abrir as Configurações de Exibição nas Configurações do Windows. [9]
    • Clique no ícone do Windows Iniciar .
    • Clique no ícone Engrenagem/Configurações .
    • Clique em Sistema .
    • Clique em Exibição .
  9. Fica no final do menu de exibição. Se estiver usando o Windows 10, é o texto pequeno escrito "Configurações de exibição avançadas". No Windows 11, é o botão grande escrito "Exibições Avançadas".
  10. Está no final do menu. Fazer isso abre as propriedades do adaptador para o seu monitor.
    • No Windows 11, você pode usar o menu suspenso ao lado de "Taxa de Atualização" para selecionar sua taxa preferida.
  11. É a segunda guia no topo do menu Propriedades.
  12. Use o menu suspenso abaixo de "Taxa de atualização da tela" para selecionar a taxa que quer usar. [10]
  13. A nova taxa entrará em vigor. Se o seu monitor aguentar a taxa nova, ele continuará funcionando normalmente. Caso contrário, ele ficará preto por 20 segundos e voltará para a configuração anterior.
    • Se o seu monitor não conseguir aceitar a taxa nova, diminua um pouco e tente de novo. Assim, você conseguirá descobrir a taxa de quadros exata que ele aguenta.
    Publicidade

Dicas

  • O seu computador precisa estar bem ventilado e deve ter um sistema de resfriamento decente para evitar que as peças fiquem muito quentes.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 117 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade