Baixe em PDF Baixe em PDF

Os cachorros podem, em algum momento, se recusar a comer ração úmida ou seca devido ao estresse, por não estarem acostumados a esses alimentos ou pela falta de exercícios. Por sorte, existem alguns truques que servem para aumentar o apetite dos cães e incentivar a alimentação. No entanto, se o animal não comer mesmo assim ou demonstrar sinais de cansaço ou dor, leve-o ao veterinário imediatamente.

Método 1
Método 1 de 3:

Aumentando o apetite

Baixe em PDF
  1. Existem várias razões menos importantes que podem levar à má alimentação do cão – às vezes, elas melhoram sozinhas –, mas ainda há como ajudá-lo. Se nenhuma das razões a seguir se encaixarem na situação do seu animal, leve-o ao veterinário e investigue problemas médicos . [1]
    • Alguns cães ficam enjoados ao andarem de carro, enquanto outros apresentam dificuldade em comer em novos locais após se mudarem.
    • Situações incômodas também podem atrapalhar o apetite do animal. Tente deixar a tigela no mesmo lugar, em uma altura confortável e longe de outros pets que podem tentar “roubar” a comida do cão.
    • A chegada ou partida de um membro da família ou de outro animal de estimação também interfere nesse aspecto.
    • Até mesmo pequenas mudanças, como trocar um móvel de posição ou fazer uma faxina, podem interferir no apetite do animal.
    • Em certos casos, a razão pode ser algo pouco importante, como a mudança de móveis ou a limpeza da casa.
    • Às vezes, o cão é simplesmente “chato” e gosta de um tipo de alimento.
  2. Muitos cachorros sempre preferirão um belo filé e purê do que ração; ele o amará por dar essas delícias, mas com o passar do tempo, isso deixará o cão mal-acostumado e “pidão” na hora das refeições. [2]
    • Sempre fique de olho em seus filhos; eles nem sempre cooperam com essa “regra”.
  3. Levá-lo para fazer atividades físicas estimula o apetite do cão e o incentiva a comer mais; para aumentar bastante os efeitos que os exercícios possuem sobre o aumento do apetite, leve-o para andar antes de cada refeição. Não demorará para que ele associe a caminhada com a hora de comer, dando a ele uma associação positiva para as duas atividades. [3]
    • Alguns tipos de cães precisam de mais atividade do que outros. O ideal é que o animal se exercite todos os dias ou pelo menos algumas vezes por semana.
    • Se não puder levá-lo para se exercitar, existem várias maneiras de fazer com que ele seja ativo. Leve-o a uma “day care” (creche) para cães, contrate uma pessoa para andar com ele ou deixe-o brincando em um parque com outros cachorros até que canse.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Mudando os hábitos de alimentação

Baixe em PDF
  1. O ideal é dar comida duas vezes por dia no mesmo horário (ou quando recomendado pelo veterinário); certos cães preferem comer mais tarde. [4]
    • Se o cachorro for saudável e ativo, mas se distrai antes de terminar a comida, deixe a tigela no chão e vá embora. Volte em meia hora e pegue-a, mesmo se a ração continuar ali. Não demorará muito para que ele perceba que precisa comer quando tiver a oportunidade.
  2. Deixe-o se distrair com um brinquedo com ração escondida dentro, ensine novos truques a ele e ofereça petiscos saudáveis como recompensa.
  3. Misture algumas colheres de ração enlatada ou despeje um pouco de caldo ou água quente sobre o alimento. [5]
    • Uma alternativa é usar caldo de carne para cão, disponível em pet shops. Esse caldo é composto de grânulos que são misturados à comida seca e água quente, deixando-a mais saborosa para o animal.
  4. Se ele insistir em não se alimentar, experimente os passos a seguir; [6] é normal demorar um pouco para que ele se ajuste às mudanças, mas elas poderão ajudá-lo em longo prazo:
    • Alimente o cachorro longe de outros pets;
    • Use uma tigela diferente ou coloque-a em uma altura mais confortável;
    • Coloque a comida no chão, não dentro de uma tigela;
    • Certos cachorros se distraem com os acontecimentos à sua volta e não se concentram na alimentação. Garanta que os pratinhos com água e comida estão em um local tranquilo, onde ele consegue comer em paz.
  5. Experimente uma marca diferente ou mude de comida seca para molhada, alterando gradualmente durante um pouco mais de uma semana. Combine ¼ de alimento novo a ¾ da comida antiga por alguns dias, ½ a ½ por mais dois ou três dias, e assim por diante, facilitando a digestão do pet.
    • Se você tiver um filhote, tente acostumá-lo à ração seca e úmida para que ele aprenda a gostar de diferentes tipos de alimento.
    • Mudar a marca da ração do cão pode fazer com que ele sofra de gases e diarreia.
  6. Todas as rações devem ser novas e armazenadas em um recipiente fechado, evitando que a umidade e microrganismos a contaminem. Verifique a data de vencimento ao comprá-las e analise onde são armazenadas.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Tratando a perda total de apetite

Baixe em PDF
  1. Em casos onde o cachorro geralmente se alimenta bem, mas para de comer subitamente, é fundamental procurar um veterinário. Problemas dentários, lesões na boca ou transtornos de saúde mais graves podem afetar o apetite do cão. [7]
    • O veterinário também poderá pesar o cão, determinando o peso que deve ser alcançado.
  2. Caso o animal pareça cansado, letárgico, com dores, apresente a barriga inchada ou com barulhos estomacais e pelagem sem brilho, o veterinário deverá analisá-lo. A presença de vermes nas fezes do cão é um sinal de que há parasitas, exigindo tratamento imediato.
  3. Essa condição ocorre quando o estômago do animal se enrola e forma um nó; ela é muito séria e pode levar à morte do cão dentro de horas. Ao suspeitar de torção gástrica, coloque o cachorro de lado e cuidadosamente apalpe o abdômen dele em vários locais; se ele apresentar muita agitação, pode haver torção do estômago e um veterinário precisará realizar o tratamento imediato. [8]
    • Evite brincadeiras “brutas”, corridas ou qualquer atividade extenuante por pelo menos uma hora após a alimentação do animal. Isso pode causar torção gástrica.
  4. Puxe lentamente o lábio dele para cima e veja o estado dos dentes; se algum está faltando, estão muito marrons, com um odor desagradável ou acúmulo visível. Todos esses sintomas podem fazer com que o pet sinta muita dor para comer normalmente. Leve-o ao veterinário se faltar algum dente, ou se estiverem, moles, caindo ou lascados. [9]
    • O veterinário poderá ensiná-lo como limpar corretamente os dentes do cão.
  5. O profissional poderá formar uma dieta especial para combater os problemas de saúde do cão; ele poderá não gostar muito, mas é importante garantir que o pet coma o suficiente para obter os nutrientes necessários.
  6. Em casos onde o cachorro se recusa a comer até mesmo a dieta especial ou estiver muito mal de saúde, é importante levá-lo rapidamente ao veterinário; uma dieta líquida ou uso de medicamentos pode ser necessário.
    Publicidade

Dicas

  • Dar restos de comida para os cães nunca é uma boa ideia, mas vários “alimentos humanos” são saudáveis para cães e são ótimos petiscos, como arroz branco ou integral, frango cozido e ovos, manteiga de amendoim e diversas frutas e legumes, como batatas doces, cenouras, feijão verde e abóbora. Não se esqueça de que esses alimentos devem ser dados moderadamente aos cães, como parte de uma dieta equilibrada.
  • Uma ótima maneira de fortalecer um cão abaixo do peso é dando “satin balls”. Elas são ricas em gordura que podem ser preparadas com hambúrgueres, ovos, óleo, gérmen de trigo e alguns outros ingredientes. As receitas são facilmente encontradas na internet, inclusive em português.
Publicidade

Avisos

  • Dar uma grande quantidade de ração úmida para os cães poderá fazer com que tenham dor de barriga ou diarreia.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 56 802 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade