Baixe em PDF
Baixe em PDF
Leia este artigo para aprender a bloquear o acesso de um site ao usar o navegador Google Chrome, seja em um smartphone, tablet ou computador. Nos dispositivos Android e em computadores, você pode usar o “Block Site”, um programa gratuito para restringir o acesso a certas páginas. Já no iPhone ou iPad, basta acessar as configurações e impor limitações; no entanto, todos os navegadores de internet instalados serão afetados, não apenas o Chrome.
Passos
-
Acesse a página da extensão “Block Site” . Gratuita, ela permite que o usuário bloqueie páginas de um website ou o site por completo. Há também a opção de colocar uma senha para que nenhuma outra pessoa consiga realizar alterações na lista de restrições.
-
Clique em Adicionar ao Chrome . É o botão azul no canto direito superior da página.
-
Confirme escolhendo Adicionar extensão .
-
Leia os termos de uso e clique em Eu aceito . O “Block Site” será instalado.
- Os recursos básicos da extensão, incluindo a capacidade de restringir sites, são gratuitos. Clique em “Skip” (Pular), no canto direito superior, se o pedido para assinar aparecer.
-
Clique no ícone do “Block Site”. Ele possui o formato de um escudo e estará no canto direito superior do Chrome. Um menu suspenso surgirá.
-
Selecione o símbolo de uma engrenagem, que estará no canto direito superior da tela. A página do “Block Site” será carregada.
-
Adicione um site. Clique no campo de texto “Enter a web address” (Insira um endereço de internet), no topo da tela, e coloque o URL do site cujo acesso será impedido.
- Por exemplo: para que todo o domínio do Twitter seja bloqueado, digite twitter.com .
- Para bloquear uma página específica de um certo site, acesse-o, copie o endereço e clique na barra de endereços na parte superior da tela. Pressione “Ctrl + C” (Windows) ou “Command + C” (Mac), clique com o botão direito no campo de texto do Block Site e escolha “Colar”.
-
No lado direito do campo de texto, encontre o botão + . Clique nele para adicionar o endereço à lista de sites restringidos.
- Para remover o site da “lista negra” da extensão, basta clicar no círculo vermelho à direita do URL.
-
Escolha a guia Password Protection (Proteção por senha). Ela está no lado esquerdo da tela do “Block Site”.
-
Habilite o uso de senhas no aplicativo. Marque “Protect your BlockSite options and the Chrome Extension page with password” (Proteger as configurações e a página de extensões do “Block Site” com senha). Uma lista de opções relacionadas surgirá na parte inferior da tela.
-
Digite seu endereço de e-mail. No primeiro campo da seção ao fim da página, forneça um e-mail válido.
- É necessário usar um e-mail ao qual terá acesso, já que será preciso confirmar a criação da senha por ele.
-
Digite uma senha. No campo de texto embaixo do e-mail, coloque a senha que impedirá o acesso ao “Block Site” e as páginas bloqueadas.
-
Clique em Salvar , o botão azul no fim da tela.
-
Selecione OK para salvar as preferências. Agora, bastará confirmar o e-mail.
-
Confirme o e-mail para finalizar as configurações do aplicativo. Siga os passos abaixo:
- Abra a caixa de entrada do seu e-mail.
- Clique no e-mail “Verify Blocksite” (Confirmar “Block Site”), enviado pelo Blocksite.
- No corpo da mensagem, escolha “Verify now” (Verificar agora). Assim que o e-mail for validado, sempre que alguém tentar acessar os sites restringidos, um menu pedindo uma senha será exibido.
-
Permita que a extensão funcione no modo anônimo. Uma forma usada para burlar as restrições do “Block Site” é a navegação pelo modo anônimo do Chrome. No entanto, é possível evitar que isso aconteça realizando as seguintes alterações:
- Clique no menu “⋮” (canto direito superior do Chrome).
- Selecione “Mais ferramentas”.
- Escolha “Extensões”.
- Opte por “Detalhes”, na seção “Block Site”.
- Desça a tela e clique no botão cinza “Permitir no modo anônimo”. Ele ficará azul, indicando que foi ativado.
Publicidade
-
Obtenha o “Block Site” na Loja Play Store . Gratuito, o aplicativo permitirá que você impeça que certos endereços sejam acessados no Chrome para Android. Siga os passos abaixo após abrir a Play Store:
- Toque na barra de pesquisa.
- Digite blocksite e toque em “Ir” ou “Enter”.
- Encontre o “BlockSite”, representado por um escudo vermelho com um símbolo de “proibido”.
- Toque em “INSTALAR” embaixo de “BlockSite – Bloqueio de Apps e Sites que distraem”.
- Selecione “ACEITAR”, caso necessário.
-
Toque em ABRIR para que o aplicativo seja inicializado. Se a Play Store já foi fechada, basta encontrar o ícone dele, na lista de apps, para abri-lo.
-
Leia os termos de uso e toque em I Accept (Eu Aceito).
-
Toque em ENABLE ACCESSIBILITY (Habilitar Acessibilidade). Procure pelo botão verde no fim da tela de boas-vindas. Você será levado à tela de configurações de acessibilidade do Android.
-
Selecione o X para voltar ao “BlockSite”. Ele estará no canto esquerdo superior da tela em que o programa pede para que a assinatura seja feita.
-
Toque no sinal + . Ele é verde e pode ser encontrado no canto direito inferior da tela. Você será levado à tela onde poderá bloquear sites.
-
Digite o endereço a ser bloqueado. Toque no campo de texto na parte superior da tela e insira o URL do website ( facebook.com , por exemplo) que deseja restringir.
- Não é preciso colocar todo o URL: “_______.com” (e “.br”, se necessário) é o suficiente.
-
Também há uma configuração para bloquear o acesso a um aplicativo do Android (opcional). Para que, temporariamente, não seja possível usar um app, toque no “+”, no canto direito inferior da tela do “Block Site”, e entre na guia “Apps”, na parte superior. Aqui, basta definir qual o programa que deverá ser restrito.
- Como em qualquer website, é possível desbloquear o app a qualquer momento tocando no ícone de uma lixeira, à direita do nome.
Publicidade
-
Abra o app “Ajustes”, no dispositivo iOS. Ele é representado pelo ícone de engrenagens que estará na tela principal (ou em alguma subpasta). Para impedir o acesso a sites em iPhones e iPads, será preciso fazê-lo através das configurações; a desvantagem é que o endereço sofrerá restrições não apenas no Chrome, mas também no Safari e qualquer outro navegador instalado.
-
Entre em Tempo de uso . O ícone é de uma ampulheta roxa no segundo grupo de configurações.
-
Escolha Continuar e selecione o dono do dispositivo. Toque em “Esse [dispositivo] é meu” ou em “Esse [dispositivo] é de uma criança”, dependendo de quem for o dono. O recurso será habilitado, permitindo que bloqueie sites de internet. [1] X Fonte de pesquisa
-
Crie uma senha para o “Tempo de uso”, se ainda não houver. Toque em “Usar senha do Tempo de Uso”, em “Conteúdo e Restrições de Privacidade”, se disponível, e siga as instruções fornecidas para criar um código PIN de quatro dígitos. No entanto, se a opção for “Alterar senha do Tempo de Uso”, já há um código em vigor e não será preciso criar outro.
-
Toque em Conteúdo e Privacidade . Essa opção possui um ícone vermelho com um símbolo de “proibido”.
- Coloque a senha quando ela for requisitada.
-
Toque em Restrições de Conteúdo , no primeiro grupo de opções.
-
Selecione Conteúdo da Web , que está no meio do menu.
-
Escolha Limitar Sites Adultos . Aqui, você poderá bloquear endereços específicos.
-
Toque em Adicionar site , em “Nunca Permitir”. Preste atenção, porque há uma opção “Adicionar site” que não surtirá o efeito desejado, apenas a que estiver ao lado de “Nunca Permitir”.
-
Digite o URL a ser bloqueado. Por exemplo: se deseja impedir o acesso ao Facebook, insira www.facebook.com . Toque em “Concluir”, ao terminar, para colocar o site na “lista negra” e voltar à página anterior.
- Para retirar um endereço da “lista negra”, coloque o dedo sobre ele e deslize para a esquerda, na seção “Nunca Permitir”, e escolha “Apagar”.
Publicidade
Dicas
- O “Block Site” também dá a opção para que o usuário defina um limite de tempo para os sites restringidos. Desse modo, você pode impedir o acesso a um endereço (YouTube, por exemplo), durante o horário de trabalho, de segunda a sexta, ou o que considerar melhor para sua produção.
Publicidade
Avisos
- Os aplicativos que bloqueiam websites não substituem o monitoramento em tempo real. A maior parte dos complementos possui vulnerabilidades ou “furos”, o que significa que funcionários ou crianças podem encontrar maneiras de burlá-los.
Publicidade
Referências
- ↑ https://support.apple.com/en-us/HT201304# web-content
Publicidade