Baixe em PDF Baixe em PDF

Leia este artigo para aprender a bloquear o acesso de um site ao usar o navegador Google Chrome, seja em um smartphone, tablet ou computador. Nos dispositivos Android e em computadores, você pode usar o “Block Site”, um programa gratuito para restringir o acesso a certas páginas. Já no iPhone ou iPad, basta acessar as configurações e impor limitações; no entanto, todos os navegadores de internet instalados serão afetados, não apenas o Chrome.

Método 1
Método 1 de 3:

Bloqueando sites no computador

Baixe em PDF
  1. Acesse a página da extensão “Block Site” . Gratuita, ela permite que o usuário bloqueie páginas de um website ou o site por completo. Há também a opção de colocar uma senha para que nenhuma outra pessoa consiga realizar alterações na lista de restrições.
  2. É o botão azul no canto direito superior da página.
  3. O “Block Site” será instalado.
    • Os recursos básicos da extensão, incluindo a capacidade de restringir sites, são gratuitos. Clique em “Skip” (Pular), no canto direito superior, se o pedido para assinar aparecer.
  4. Ele possui o formato de um escudo e estará no canto direito superior do Chrome. Um menu suspenso surgirá.
  5. A página do “Block Site” será carregada.
  6. Clique no campo de texto “Enter a web address” (Insira um endereço de internet), no topo da tela, e coloque o URL do site cujo acesso será impedido.
    • Por exemplo: para que todo o domínio do Twitter seja bloqueado, digite twitter.com .
    • Para bloquear uma página específica de um certo site, acesse-o, copie o endereço e clique na barra de endereços na parte superior da tela. Pressione “Ctrl + C” (Windows) ou “Command + C” (Mac), clique com o botão direito no campo de texto do Block Site e escolha “Colar”.
  7. Clique nele para adicionar o endereço à lista de sites restringidos.
    • Para remover o site da “lista negra” da extensão, basta clicar no círculo vermelho à direita do URL.
  8. Ela está no lado esquerdo da tela do “Block Site”.
  9. Marque “Protect your BlockSite options and the Chrome Extension page with password” (Proteger as configurações e a página de extensões do “Block Site” com senha). Uma lista de opções relacionadas surgirá na parte inferior da tela.
  10. No primeiro campo da seção ao fim da página, forneça um e-mail válido.
    • É necessário usar um e-mail ao qual terá acesso, já que será preciso confirmar a criação da senha por ele.
  11. No campo de texto embaixo do e-mail, coloque a senha que impedirá o acesso ao “Block Site” e as páginas bloqueadas.
  12. Agora, bastará confirmar o e-mail.
  13. Siga os passos abaixo:
    • Abra a caixa de entrada do seu e-mail.
    • Clique no e-mail “Verify Blocksite” (Confirmar “Block Site”), enviado pelo Blocksite.
    • No corpo da mensagem, escolha “Verify now” (Verificar agora). Assim que o e-mail for validado, sempre que alguém tentar acessar os sites restringidos, um menu pedindo uma senha será exibido.
  14. Uma forma usada para burlar as restrições do “Block Site” é a navegação pelo modo anônimo do Chrome. No entanto, é possível evitar que isso aconteça realizando as seguintes alterações:
    • Clique no menu “⋮” (canto direito superior do Chrome).
    • Selecione “Mais ferramentas”.
    • Escolha “Extensões”.
    • Opte por “Detalhes”, na seção “Block Site”.
    • Desça a tela e clique no botão cinza “Permitir no modo anônimo”. Ele ficará azul, indicando que foi ativado.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Usando um dispositivo Android

Baixe em PDF
  1. Gratuito, o aplicativo permitirá que você impeça que certos endereços sejam acessados no Chrome para Android. Siga os passos abaixo após abrir a Play Store:
    • Toque na barra de pesquisa.
    • Digite blocksite e toque em “Ir” ou “Enter”.
    • Encontre o “BlockSite”, representado por um escudo vermelho com um símbolo de “proibido”.
    • Toque em “INSTALAR” embaixo de “BlockSite – Bloqueio de Apps e Sites que distraem”.
    • Selecione “ACEITAR”, caso necessário.
  2. Se a Play Store já foi fechada, basta encontrar o ícone dele, na lista de apps, para abri-lo.
  3. Procure pelo botão verde no fim da tela de boas-vindas. Você será levado à tela de configurações de acessibilidade do Android.
  4. Ele estará no canto esquerdo superior da tela em que o programa pede para que a assinatura seja feita.
  5. Ele é verde e pode ser encontrado no canto direito inferior da tela. Você será levado à tela onde poderá bloquear sites.
  6. Toque no campo de texto na parte superior da tela e insira o URL do website ( facebook.com , por exemplo) que deseja restringir.
    • Não é preciso colocar todo o URL: “_______.com” (e “.br”, se necessário) é o suficiente.
  7. Ele estará no canto direito superior da tela, colocando o site na “lista negra” do app. O endereço não poderá mais ser acessado através do Chrome e de qualquer outro navegador do Android.
    • Para desbloquear o endereço, basta tocar no ícone de uma lixeira à direita dele.
  8. Para que, temporariamente, não seja possível usar um app, toque no “+”, no canto direito inferior da tela do “Block Site”, e entre na guia “Apps”, na parte superior. Aqui, basta definir qual o programa que deverá ser restrito.
    • Como em qualquer website, é possível desbloquear o app a qualquer momento tocando no ícone de uma lixeira, à direita do nome.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Bloqueando sites no iPhone ou iPad

Baixe em PDF
  1. Ele é representado pelo ícone de engrenagens que estará na tela principal (ou em alguma subpasta). Para impedir o acesso a sites em iPhones e iPads, será preciso fazê-lo através das configurações; a desvantagem é que o endereço sofrerá restrições não apenas no Chrome, mas também no Safari e qualquer outro navegador instalado.
  2. O ícone é de uma ampulheta roxa no segundo grupo de configurações.
  3. Toque em “Esse [dispositivo] é meu” ou em “Esse [dispositivo] é de uma criança”, dependendo de quem for o dono. O recurso será habilitado, permitindo que bloqueie sites de internet. [1]
  4. Toque em “Usar senha do Tempo de Uso”, em “Conteúdo e Restrições de Privacidade”, se disponível, e siga as instruções fornecidas para criar um código PIN de quatro dígitos. No entanto, se a opção for “Alterar senha do Tempo de Uso”, já há um código em vigor e não será preciso criar outro.
  5. Essa opção possui um ícone vermelho com um símbolo de “proibido”.
    • Coloque a senha quando ela for requisitada.
  6. Aqui, você poderá bloquear endereços específicos.
  7. Preste atenção, porque há uma opção “Adicionar site” que não surtirá o efeito desejado, apenas a que estiver ao lado de “Nunca Permitir”.
  8. Por exemplo: se deseja impedir o acesso ao Facebook, insira www.facebook.com . Toque em “Concluir”, ao terminar, para colocar o site na “lista negra” e voltar à página anterior.
    • Para retirar um endereço da “lista negra”, coloque o dedo sobre ele e deslize para a esquerda, na seção “Nunca Permitir”, e escolha “Apagar”.
    Publicidade

Dicas

  • O “Block Site” também dá a opção para que o usuário defina um limite de tempo para os sites restringidos. Desse modo, você pode impedir o acesso a um endereço (YouTube, por exemplo), durante o horário de trabalho, de segunda a sexta, ou o que considerar melhor para sua produção.
Publicidade

Avisos

  • Os aplicativos que bloqueiam websites não substituem o monitoramento em tempo real. A maior parte dos complementos possui vulnerabilidades ou “furos”, o que significa que funcionários ou crianças podem encontrar maneiras de burlá-los.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 20 152 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade