PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

As calorias são uma unidade de medida que indicam a quantidade de energia que um alimento fornecerá ao corpo. Fazer o cálculo para saber as calorias provenientes das gorduras presentes em um alimento será benéfico para quem deseja saber quantas calorias devem ser obtidas para perder ou ganhar peso . Basta ter as informações nutritivas do alimento em questão para saber as calorias de gordura, e uma calculadora ajudará bastante para realizar os cálculos.

Método 1
Método 1 de 2:

Descobrindo as calorias da gordura de uma comida

PDF download Baixe em PDF
  1. Na embalagem do alimento, é obrigatório que conste uma tabela com os dados nutricionais, necessários para fazer os cálculos de gordura. Ele deve ficar na parte de trás do pacote, [1] e após encontrá-lo, veja a quantidade de gramas de gordura em cada porção.
    • Anote o valor de gordura da comida, como 3,4 g, por exemplo.
    • Em alguns casos, esse painel também já fornecerá a quantidade de calorias que há na gordura. Ao encontrá-la, não será necessário fazer mais nenhum cálculo, a menos que queira determinar a porcentagem.
    • Caso não haja uma tabela com informações nutricionais, pesquise. Entre no site do produto, se for um enlatado, ou acesse o endereço virtual do restaurante para verificar se há dados do tipo sobre o prato. Para comidas caseiras, procure em sites de receitas para saber os valores nutricionais de pratos parecidos.
  2. Para obter a quantidade de calorias da gordura através do valor em gramas, basta fazer esse cálculo de acordo com a porção. Ele é necessário porque 1 g de gordura possui 9 calorias. [2]
    • Por exemplo: se o alimento em questão apresenta 3,4 g de gordura, faça a multiplicação: 3,4 x 9 = 30,6. Dessa maneira, ele apresenta 30,6 calorias exclusivamente de gorduras.
  3. Após calcular o número de calorias no alimento que constituem as gorduras, você pode transformar o valor em porcentagem; basta dividir esse número pela quantidade total de calorias, ambos em uma só porção. [3]
    • Exemplo: um alimento apresenta 260 calorias em uma única porção, das quais 30,6 são calorias de gordura. O cálculo será 30,6 / 260 = 0.1176
    • Para transformar esse resultado em porcentagem, basta mover a vírgula duas casas para a direita ou multiplicar o resultado por 100. O cálculo é: 0,1176 X 100 = 11,76%, que pode ser arredondado para 12%, que é a quantidade de gordura desse produto.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Determinando quantas calorias de gordura devem ser ingeridas

PDF download Baixe em PDF
  1. A quantidade necessária, diariamente, dependerá de vários fatores, como idade, sexo e índice de atividade física. Por exemplo: um homem de 20 anos que faz exercícios de maneira regular precisará de mais calorias por dia do que um de 40 anos que possui um estilo de vida sedentário. [4]
    • A frequência de exercícios, a idade e o sexo da pessoa influenciam no cálculo de calorias necessárias por dia.
    • Para saber o valor exato, é necessário consultar uma nutricionista.
    • Também existem tabelas que fornecem uma estimativa. Por exemplo: uma mulher na faixa dos 31 a 50 anos e que faz atividades físicas com frequência moderada precisará, de forma aproximada, de 2 mil calorias, de acordo com a tabela criada pelo URMC (“University of Rochester Medical Center” ou Centro Médico da Universidade de Rochester). [5]
  2. A porcentagem de calorias diárias que deve vir da gordura varia de acordo com os objetivos do indivíduo; lembre-se, no entanto, de que a faixa ideal fica entre 20% e 35%. [6]
    • Quando a intenção for perder massa ou se o médico indicou uma alimentação com poucas gorduras, as calorias provenientes delas devem ser por volta de 20 a 25%.
    • Caso queira ganhar peso , a dieta deverá ter mais gorduras, na faixa de 30 a 35%.
  3. Para saber a quantidade de calorias de gordura que você pode consumir diariamente, multiplique o limite de calorias diário pela porcentagem de calorias de gordura que podem ser ingeridas por dia. [7] A porcentagem pode ser convertida em decimal colocando uma vírgula seguida de um zero antes de realizar o cálculo ou dividir por 100.
    • Mais um exemplo: se a intenção é que 25% das calorias venham das gorduras, basta colocar uma vírgula e um zero antes, ou seja, 0,25. Deseja que sejam 35% de calorias de gorduras? O procedimento é o mesmo, portanto, 0,35.
    • Depois, basta fazer o cálculo do limite de calorias pelo valor de gorduras, como 2.000 x 0,25 = 500, demonstrando que deverá obter, das 2 mil calorias, 500 calorias de gorduras (25%).
  4. Esse é o cálculo porque há 9 cal em cada grama de gordura, fornecendo um resultado bem preciso. [8]
    • Veja um exemplo, ainda utilizando 500 calorias de gordura como limite: 500 / 9 = 55,5. Isso indica que o limite de gordura, em gramas, é de 55,5 g.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 7 728 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade