Baixe em PDF Baixe em PDF

Os contos são ótimas fontes para quem quer escrever uma resenha literária ou um trabalho para uma aula de português. Para citar um conto, você precisa incluir uma referência no texto no seguinte formato: "(SCLIAR, 2001, p. 529)". Também é necessário incluir uma entrada na página de Referências Bibliográficas do trabalho, no seguinte formato: "SCLIAR, Moacyr. O dia em que matamos James Cagney. In: COSTA, Flávio Moreira da. Os 100 melhores contos de humor da literatura universal. Rio de Janeiro: Ediouro, 2001. p. 529-530."

Método 1
Método 1 de 2:

Inserindo citações no corpo do texto

Baixe em PDF
  1. Caso queira citar três ou menos linhas do conto, coloque a citação entre aspas para que o leitor saiba que você está reproduzindo diretamente uma passagem da história. [1]
    • Escreva, por exemplo: “No conto ‘O dia em que matamos James Cagney’, o narrador afirma que ‘quando as luzes se apagaram, aplaudimos e assobiamos; mas depois que o filme começou, fomos ficando apreensivos...’.”
  2. Caso esteja reproduzindo um trecho longo da histórica, acrescente um recuo à citação para destacá-la na página. Nesse caso, não é necessário usar as aspas.
    • Escreva, por exemplo: “O autor descreve da seguinte forma o herói do filme:

      O mocinho, que se chamava James Cagney, era baixinho e não dava medo em ninguém. Ao contrário: cada vez que encontrava o bandido – um sujeito alto e bigodudo chamado Sam – levava uma surra de quebrar os ossos. Era murro, e tabefe, e chave-inglesa, e até pontapé na barriga. James Cagney apanhava, sangrava, ficava de olho inchado – e não reagia.”

  3. No corpo do texto, a referência deve vir logo após o trecho citado, entre parênteses. Os pontos e vírgulas devem ser colocados após a referência, e não antes dela, na citação simples. Já na citação em bloco, coloque o ponto final antes de abrir parênteses. [2]
    • Escreva, por exemplo: “No conto ‘O dia em que matamos James Cagney’, o narrador aponta que ‘James Cagney já andava com medo de nós’ (SCLIAR, 2001, p. 529).”
    • Ou então: “O autor descreve da seguinte forma o herói do filme:

      O mocinho, que se chamava James Cagney, era baixinho e não dava medo em ninguém. Ao contrário: cada vez que encontrava o bandido – um sujeito alto e bigodudo chamado Sam – levava uma surra de quebrar os ossos. Era murro, e tabefe, e chave-inglesa, e até pontapé na barriga. James Cagney apanhava, sangrava, ficava de olho inchado – e não reagia. (SCLIAR, 2001, p. 529)”

  4. Separe as informações por vírgula. Caso o conto tenha mais de um autor, separe os nomes dos autores por vírgula ou com um &.
    • A citação deve ficar mais ou menos assim: “(SCLIAR, 2001, p. 529)” ou “(VERÍSSIMO, 2001, p. 527)”.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Inserindo a citação nas Referências Bibliográficas

Baixe em PDF
  1. Informe o nome do autor do conto, separando o sobrenome em caixa alta e o nome em caixa baixa dele com vírgula. Caso o conto tenha mais de um autor, separe-os com ponto e vírgula. [3]
    • Escreva, por exemplo, “SCLIAR, Moacyr” ou “ERDRICH, Louise; DIAZ, Junot”.
  2. Escreva, por exemplo: “SCLIAR, Moacyr. O dia em que matamos James Cagney” ou “VERÍSSIMO, Luís Fernando. Metamorfose”.
  3. Caso tenha encontrado a história na internet, não é necessário colocar o título da coletânea ou antologia. [4]
    • Escreva, por exemplo: “SCLIAR, Moacyr. O dia em que matamos James Cagney. Os melhores contos de humor da literatura universal. ” ou “TELLES, Lygia Fagundes. A caçada. Antes do baile verde.
  4. Insira o nome do organizador do volume no mesmo formato que o nome do autor e coloque (org.) depois. Não é necessário incluir o nome do organizador se o conto citador for parte de uma coletânea. [5]
    • Escreva, por exemplo: “SCLIAR, Moacyr. O dia em que matamos James Cagney. Os melhores contos de humor da literatura universal. COSTA, Flávio Moreira da (org.).”
  5. A localização da editora corresponde à cidade em que ela fica. Caso não encontre os dados referentes à editora de uma história que você achou na internet, não é necessário incluí-los na citação.
    • Escreva, por exemplo: “SCLIAR, Moacyr. O dia em que matamos James Cagney. Os melhores contos de humor da literatura universal. COSTA, Flávio Moreira da (org.). Rio de Janeiro: Ediouro, 2001.” Outra opção: “TELLES, Lygia Fagundes. A caçada. Antes do baile verde. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.”
  6. Coloque o nome do site na referência para que o leitor saiba onde encontrar a história. Em seguida, insira a URL. [6]
  7. Coloque os números das páginas inicial e final do conto no livro fonte. Pule esta etapa se estiver citando uma história on-line. [7]
    • Escreva, por exemplo: “SCLIAR, Moacyr. O dia em que matamos James Cagney. Os melhores contos de humor da literatura universal. COSTA, Flávio Moreira da (org.). Rio de Janeiro: Ediouro, 2001. p. 529-530.”
  8. Caso a história tenha sido encontrada na internet, informe a data em que você a acessou. [8]
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 18 074 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade