Baixe em PDF Baixe em PDF

Um glossário é uma lista de termos que geralmente aparece no final de um trabalho acadêmico, uma tese, um livro ou um artigo. Ele deve conter definições de termos no texto principal que possam ser desconhecidas ou pouco claras para um leitor comum. Para escrever um glossário, será preciso identificar os termos no texto principal que precisarão estar nele. Depois, crie definições para esses termos e formate o glossário de forma que fique claro e fácil de ler.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Identificando os termos para o glossário

Baixe em PDF
  1. 1
    Determine o público alvo. Ao escrever para um grupo de colegas na mesma área, não há necessidade de definir cada palavra. Por outro lado, ao escrever para o público em geral, inclua termos que possam não ser de fácil compreensão.
  2. Utilize uma caneta ou um marca-texto enquanto lê. Sublinhe ou destaque quaisquer termos que possam ser incomuns para alguém que não seja da área. Selecione termos técnicos ou acadêmicos que precisem ser explicados com maiores detalhes fora do texto. Escolha também quaisquer termos que precisem de maior explicação, mesmo que sejam familiares. [1]
    • Talvez você perceba que há um termo técnico que descreve um processo, como “ionização”, e sinta que o leitor precise de mais esclarecimentos sobre essa palavra no glossário.
    • Também pode haver um termo que seja mencionado no texto principal, mas que não seja discutido em detalhe. Adicione-o no glossário para que possa incluir mais informações sobre esse termo.
  3. Pode ser difícil identificar termos para o glossário sozinho, especialmente se você souber bastante sobre o assunto. Converse com um editor e peça para ajudá-lo a identificar os termos para o glossário. Ele pode encontrar palavras que possam ser confusas ou pouco claras, especialmente caso os leitores não sejam especialistas na área sobre a qual está escrevendo. [2]
    • Pergunte ao editor assim: “Você me ajudaria a identificar termos para o glossário?” ou “Você pode me auxiliar a identificar termos para o glossário que eu possa ter esquecido?”
  4. Peça a alguém para dar uma lida no texto principal e marcar ou sublinhar termos que ele ache estranhos. Peça ajuda de alguém que tem um nível de leitura médio, pois o objetivo é fazer com que o glossário seja o mais útil possível para um leigo. Peça a um amigo ou parente para ler o texto ou peça a um colega de classe, amigo ou colega de trabalho para ler.
    • Peça para que ele procure por termos que achem confusos ou incomuns no texto principal. É uma boa ideia pedir que várias pessoas leiam o texto, pois assim você pode notar se a maioria delas escolhem as mesmas palavras para o glossário.
    • Peça que várias pessoas identifiquem termos que achem confusos para que você não deixe nada de lado.
  5. Uma vez que tenha lido o texto principal e o editor ou leitores tenham procurado por termos, reúna todos eles em um documento. Analise os termos sugeridos pelo editor e pelos leitores. Garanta que incluam conceitos ou ideias que possam ser estranhos para um leigo.
    • O glossário de termos deve ser amplo e útil para um leitor, mas não extenso. Escreva no máximo uma ou duas páginas de termos para um artigo de seis páginas, a menos que haja muitos termos acadêmicos ou técnicos que precisem ser explicados melhor. Evite escrever termos demais no glossário, já que ele não será muito útil se abranger muito conteúdo.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Criando definições para os termos no glossário

Baixe em PDF
  1. Assim que tiver identificado os termos no texto principal que precisem estar no glossário, sente-se e escreva um resumo para cada um deles. O resumo deve ter entre duas ou quatro frases no total. Escreva os resumos para cada termo de maneira clara e concisa. [3]
    • Escreva você mesmo o resumo. Evite copiar uma definição de outra fonte. Copiar e colar uma definição existente e declarar como sendo de própria autoria no glossário pode ser considerado plágio.
    • Cite quaisquer fontes que tenha usado ao escrever uma definição.
  2. Lembre-se de escrever definições claras e adaptadas a um leigo. Evite usar termos técnicos para definir outro, pois isso pode confundir o leitor. Não é uma boa ideia utilizar linguagem muito acadêmica ou técnica. A definição deve explicar o que o termo significa no contexto do texto principal nos termos mais simples possíveis. [4]
    • Por exemplo, escreva um resumo para o termo “rigging” dessa maneira: “Nesse artigo, eu utilizo esse termo para explicar o processo de amarração de barris de petróleo. Esse termo é geralmente usado em plataformas petrolíferas.”
    • Você também pode incluir uma nota do tipo “Veja [outro termo]” caso a definição faça referência a outros termos listados no glossário.
    • Por exemplo, “Nesse artigo, eu utilizo esse termo para explicar o processo de amarração de barris de petróleo. Esse termo é geralmente usado em plataformas petrolíferas. Ver PLATAFORMAS .”
  3. Elas devem ser escritas em uma lista diferente. Não é uma boa ideia acrescentá-las no glossário, pois isso pode confundir o leitor. Faça uma lista separada de abreviações caso tenha um grande número delas. [5]
    • Defina as abreviações no texto principal caso sejam poucas.
    • Por exemplo, a expressão “RPG” pode aparecer uma ou outra vez no texto principal. Escreva a definição no próprio texto ao usá-la pela primeira vez e depois escreva a abreviação: “Role Playing Game (RPG).”
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Formatando o glossário

Baixe em PDF
  1. Uma vez que a lista de definições tenha sido finalizada, organize os termos em ordem alfabética, começando com “A” e terminando com “Z”. Organizar os termos em ordem alfabética ajudará o leitor a encontrar os termos mais facilmente. [6]
    • Ordene os termos alfabeticamente pela primeira letra e depois pela segunda. Por exemplo, na seção “A” do glossário, “Ácido” deverá aparecer antes de “Álcool”, pois “c” vem antes de “l” no alfabeto. Para termos com mais de uma palavra, utilize a primeira para determinar onde ela ficará no glossário.
  2. Coloque um ponto-lista antes de cada termo para que a leitura seja mais fácil. Ou adicione um espaço extra entre cada termo de modo que não fiquem muito próximos no glossário. Escolha apenas um estilo de formatação para evitar que o glossário fique bagunçado. [7]
    • Utilize pontos-lista secundários em uma entrada do glossário para termos que tenham subconceitos ou definições. Nesse caso, coloque um ponto-lista secundário abaixo do principal para que o conteúdo seja fácil de ser lido. Por exemplo:
    • “Role-playing games: Jogos de interpretação de papéis (do inglês Role-playing games) são jogos onde os participantes assumem o papel de um personagem em um ambiente fictício. Eles são uma grande parte da cultura nerd no Brasil. No meu artigo, eu analiso como esses jogos influenciam um grupo social.”
      • “RPG de My Little Pony: Um sub-grupo de RPGs centrado nos personagens da franquia My Little Pony .”
  3. Formate o glossário para que fique mais acessível ao escrever termos em negrito ou em itálico. Assim, os termos se destacam das definições e são mais fáceis de localizar no texto. Escolha apenas uma opção para que o glossário fique uniforme. [8]
    • Formate dessa maneira: “ Rigging : Nesse relatório, eu uso rigging para explicar o processo de amarração de barris de petróleo.”
    • Ou assim: “ Rigging — Nesse relatório, eu uso rigging para explicar o processo de amarração de barris de petróleo.”
  4. Assim que tiver formatado o glossário, ele deve ser inserido antes ou depois do texto principal. Lembre-se de acrescentá-lo ao índice com o número de página apropriado. [9]
    • Ao escrever artigos com conteúdo adicional, como uma lista de abreviações, o glossário é tradicionalmente inserido após essas listas como o último item em um artigo.
    • Ao escrever um artigo acadêmico, o professor pode indicar onde ele prefere que o glossário apareça.
    • Ao escrever textos para publicação, pergunte ao editor onde ele gostaria que o glossário aparecesse no texto. Leia outros textos publicados e observe onde o glossário aparece.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 36 071 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade