Baixe em PDF Baixe em PDF

Conforme o fim do ensino médio se aproxima, todos começam a falar sobre em quais faculdades querem estudar e quais os planos para o fim do ano. Como é possível, então, defender a sua decisão de não fazer faculdade como todo mundo? Ter justificativas racionais sobre não ir e apresentar alternativas deixará claro que você está pensando no seu futuro. E ter um plano sobre o que fazer após o ensino médio pode ajudá-lo a continuar no caminho do sucesso.

Método 1
Método 1 de 3:

Justificando suas razões

Baixe em PDF
  1. Dependendo da área, um diploma universitário pode não garantir uma diferença nos rendimentos. Isso é especialmente válido para as áreas mais criativas, como pintura e escrita. [1]
    • Você pode dizer algo como “Bom, eu quero muito construir uma carreira na música, mas a empregabilidade para pessoas com e sem nível superior é bem parecida, então, fazer faculdade não faz muito sentido para mim”.
  2. As mensalidades estão mais caras do que nunca. Pode ser difícil até bancar faculdades com preço mais moderado. Se os seus pais não podem ajudá-lo e você também não está disposto a fazer financiamentos e gerar dívidas, é perfeitamente aceitável explicar que fazer faculdade não é sua prioridade. [2]
    • Por exemplo, você pode dizer “As faculdades com cursos do meu interesse têm mensalidades muito altas, então, para mim, é algo financeiramente inviável no momento”.
    • Algumas pessoas vão dizer que você pode solicitar bolsas de estudos ou empréstimos para dar a entender que a sua incapacidade de pagar não é algo importante, pois você terá um emprego no futuro. Não há problema em repetir “Não é uma possibilidade para mim”. Quando se trata das suas finanças pessoais e familiares, você não precisa se justificar para ninguém.
  3. Nem todo mundo precisa ter um diploma na graduação para ter uma chance de construir uma boa carreira. Se você tem interesse em áreas como tecnologia da informação, produção industrial ou cuidados com a saúde, cursos profissionalizantes podem ser suficientes para desenvolver as habilidades necessárias para entrar no mercado de trabalho. [3]
    • Por exemplo, você pode dizer algo como “Bem, eu gosto muito da área de tecnologia da informação, principalmente arquitetura de hardwares! Então, fazer um curso profissionalizante é uma ótima opção para mim em vez de fazer uma faculdade, pois posso adquirir as habilidades de que preciso para conseguir um emprego mais rapidamente”.
  4. Pode ser muito estressante ter que defender sua decisão de não fazer faculdade, ainda mais quando todos os seus colegas do último ano ficam falando a respeito. Uma resposta negativa, mas educada, passará a mensagem sem ter que desenvolver uma conversa com alguém que você nem conhece tão bem. [4]
    • Por exemplo, se alguém perguntar se você fará faculdade, em vez de dizer “não”, diga algo como “Eu tenho muitas opções no momento e estou analisando todas para tomar a melhor decisão”.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Encontrando alternativas para a faculdade

Baixe em PDF
  1. Há muitas opções de trabalho para quem tem somente o diploma do ensino médio. Para defender sua decisão de não fazer faculdade, é melhor explorar as opções de emprego disponíveis para quem não tem formação no ensino superior.
    • Por exemplo, instaladores de linhas elétricas e telefônicas, mecânicos, atendentes de restaurante e recepcionistas de hotel são posições que exigem apenas diploma de ensino médio e, no máximo, um treinamento rápido, feito geralmente na própria empresa.
  2. Se inscrever e fazer entrevistas pode levar algumas semanas. Se você deseja ganhar algum dinheiro enquanto decide o que vai fazer, trabalhe nos setores de varejo ou serviços. Você provavelmente será contratado sem precisar de qualquer outra qualificação.
  3. Se você deseja fazer um curso técnico em vez de uma faculdade, conversar com o coordenador da escola técnica pode ser útil. Ele explicará quais cursos você pode fazer, como funciona o processo seletivo e que tipo de emprego as pessoas que já se formaram têm. [5]
    • É bem provável que o site da escola tenha informações sobre o processo seletivo e a inscrição. Junto com essas informações, deve haver um telefone de contato para que você possa agendar uma reunião pessoalmente.
    • Comece dizendo algo como “Caro Sr. Silva, estou considerando fazer uma inscrição para o processo seletivo do curso de TI, mas tenho algumas dúvidas. Estou disponível nas próximas quarta e quinta-feira, das 10 às 14 horas. Podemos conversar pessoalmente? Obrigado!”.
  4. Todo mundo já ouviu histórias de pessoas ricas e bem-sucedidas que nunca fizeram faculdade. Para ajudar a encontrar um caminho alternativo após o ensino médio, fale com pessoas que não fizeram faculdade e pergunte tudo que desejar. Isso pode ajudar a encontrar um caminho recompensador, ainda desconhecido para você.
    • Por exemplo, você pode dizer algo como “Tio José, eu sei que você não fez faculdade depois que saiu do ensino médio. Podemos conversar sobre isso? Por que resolveu não ir à faculdade? O que você fez em vez disso?”.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Fazendo planos para o que virá a seguir

Baixe em PDF
  1. Explicar que você não deseja fazer faculdade pode ser assustador. Apresente seus motivos para não querer ir e diga que gostaria da ajuda deles para planejar algo diferente após o ensino médio.
    • Inicie a conversa dizendo “Mãe, pai, eu queria falar com vocês sobre os meus planos após o ensino médio. Eu sei que vocês gostariam que eu fizesse faculdade, mas eu não sei se esse é o melhor caminho para mim. Espero que a gente possa conversar sobre as outras opções”.
  2. Se não pretende fazer faculdade, então, planeje onde você deseja estar até os próximos dez anos. Escreva o que deseja fazer, onde quer morar e quanto dinheiro deseja ganhar. [6]
    • Seus planos podem ser detalhados ou generalizados, como preferir. Apenas escreva de forma que seus objetivos estejam definidos. Por exemplo, liste os próximos dez anos e, a cada ano, anote as coisas que você deseja conquistar, sejam elas grandes ou pequenas.
    • Seu plano de cinco anos pode incluir o que você deseja fazer quanto aos estudos, quando quer receber uma promoção no trabalho ou quanto dinheiro deseja economizar a cada ano.
  3. Se muitos dos seus amigos pensam em fazer faculdade, talvez você se sinta um pouco abandonado ou como se ninguém entendesse o que está por vir para você. Procure pessoas na mesma situação ou converse com os amigos que ainda estarão por perto, para que você tenha pessoas para apoiá-lo e para se divertir quando as férias acabarem.
    Publicidade

Dicas

  • Pesquise e compare carreiras que exigem nível superior e carreiras que não exigem. Em longo prazo, qual parece melhor? Pesquisar pode ajudar você a tomar uma decisão mais bem informada sobre o seu futuro.
  • Até mesmo os melhores planos podem dar errado. Esteja pronto para enfrentar desafios relacionados a não fazer uma faculdade.
  • As coisas não precisam ficar do jeito que estão. Se em dois anos você perceber que deseja fazer faculdade, saiba que essa é uma possibilidade válida. Não se sinta mal se tiver que abandonar seu plano original e ir à faculdade. Não se esqueça — todos nós estamos mudando constantemente.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 21 377 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade