Baixe em PDF Baixe em PDF

Existem vários dispositivos que precisam de energia para funcionarem, ou seja, usam pilhas, como brinquedos, aparelhos médicos e eletrônicos, enquanto notebooks usam baterias especiais, voltadas para aquele modelo de computador, e a troca só pode ser feita ao consultar o manual para saber como realizar a substituição. O mais comum, no entanto, é que os utensílios usem pilhas de vários formatos, como AA, AAA, C, D, 9 V e as do tipo botão. Mesmo que nunca tenha visto uma em sua vida — o que é quase impossível —, você poderá fazer a troca sem grande dificuldade após ler este artigo!

O que você precisa saber

  • Para pilhas AA, AAA, C e D, deixe o lado negativo (plano) da pilha contra a mola. Depois, empurre a ponta positiva no lado plano do compartimento.
  • Em pilhas 9 V, deixe-a num ângulo de 30° para alinhá-la aos conectores. Pressione-a contra os conectores e empurre para encaixar.
  • As pilhas em formato de botão ou moeda devem ser colocadas com o lado positivo virado para cima, a não ser que o manual explique para fazer de outra forma.
Método 1
Método 1 de 4:

Encontrando o compartimento das pilhas

Baixe em PDF
  1. O compartimento pode estar em praticamente qualquer ponto da máquina, com maior frequência na parte de trás ou inferior, portanto, observe-os primeiro. Pode haver o ícone de uma pilha ou os sinais “+” e “-”, que sinalizam a polaridade.
    • Os símbolos podem estar em cima ou ao lado da tampa do compartimento.
  2. Caso não encontre nenhum desenho ou ícone, veja se há uma tampinha que pode ser pressionada e deslizada ou desencaixada. Pode ser que ela tenha uma setinha com linhas embaixo, indicando para onde você deve apertar e movê-la.
    • Talvez haja um fecho ou uma alavanquinha que abrirá a tampa do compartimento e a desencaixará.
    • Também é possível que esse compartimento esteja fechado com pequenos parafusos.
  3. Nele, deve haver um diagrama indicando exatamente em que lugar do aparelho o compartimento está. Se não possuir um manual, faça uma pesquisa na internet e verifique se há uma versão digital.
    • Não se esqueça de colocar as informações relevantes, como a marca, o número do modelo e outras nomenclaturas, se souber.
  4. Na maioria das vezes, eles serão do tipo Phillips, ou seja, com o desenho em forma de cruz na cabeça do parafuso. Para removê-los, pegue uma chave de fenda do mesmo tipo e com a ponta também em configuração de cruz.
    • Caso esteja com dificuldade em tirar o parafuso, tente usar um extrator de parafusos para desprendê-lo.
    • Ferramentas especiais podem ser necessárias para trocar baterias de relógio , já que é preciso remover a parte de trás dele.
  5. Geralmente, haverá uma indicação nesse local; do contrário, pode ser necessário abri-lo ou fazer a estimativa do tipo. Experimente-as até encontrar a que encaixa.
    • As pilhas AAA, AA, C e D são todas de 1,5 V, mas a corrente produzida varia de acordo com o tamanho ou a quantidade de energia que sai da pilha de uma vez. A menor é a AAA (palito), usada para energizar pequenos dispositivos eletrônicos, enquanto a D é a maior e voltada para itens maiores, como lanternas. Ambas são de 1,5 V.
    • Já a pilha de 9 V parece uma caixinha com dois conectores na parte superior. É empregada com frequência no fornecimento de energia a detectores de fumaça, rádios comunicadores, walkie-talkies e aparelhos semelhantes. [1]
    • Por fim, as do tipo botão e moeda, aqui chamadas de baterias, são bem pequenas e redondas, mais empregadas em relógios, aparelhos auditivos e componentes para computadores, por exemplo. [2]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Utilizando pilhas AA, AAA, C e D

Baixe em PDF
  1. A polaridade das pilhas é importantíssima para que forneçam corrente a um aparelho, e o “+” indica que aquele é o terminal positivo. Nas que são do tamanho AA, AAA, C e D, o polo deve ser levemente elevado. [3]
    • Já o polo negativo deve ser achatado e pode ou não estar marcado com o sinal “-”.
  2. Dentro do compartimento, deve haver os dois símbolos correspondentes a eles; o “+” para o positivo e o “-” para o negativo, indicando com exatidão como a pilha deve ser instalada. Pode haver uma pequena mola ou alavanca de metal na ponta negativa. [4]
    • Caso a polaridade não esteja marcada no dispositivo, leia o manual de instruções.
  3. Seja qual for o tamanho, as pilhas precisam estar com os polos certo em contato, além de bem encaixadas. Há risco de que o aparelho não funcione corretamente e até que as pilhas comecem a vazar, o que é perigosíssimo, se estiverem colocadas da forma errada.
    • O sinal “+” da pilha precisa ficar no polo com o mesmo símbolo no dispositivo que será energizado.
    • Em dispositivos com compartimentos verticais, como lanternas, veja se o fundo é plano ou se tem uma mola. Se o fundo tiver uma mola, o lado negativo da pilha é o que entra primeiro. Do contrário, é o lado positivo a ir primeiro.
  4. Ao inserir o polo com “-”, é bem possível que seja necessário aplicar um pouco de força para comprimir uma pequena mola ou alavanca de metal. Após fazer isso, será bem mais simples encaixar toda a bateria no lugar designado, inclusive o polo positivo. [5]
    • Depois de conectar o polo negativo, basta empurrar a parte de cima da pilha, mas do lado positivo, para que ela seja encaixada.
  5. É comum que cada uma fique em direções distintas em compartimentos com diversas pilhas. Por exemplo: o primeiro espaço pode exigir uma pilha com polo negativo para baixo e positivo para cima e outra ao contrário, ou seja, com os polos invertidos. Isso cria uma série de correntes que amplifica a energia produzida pelas pilhas, portanto é necessário confirmar que cada uma está encaixada na orientação correta e de acordo com o desenho ou com o manual do usuário. [6]
    • Certos aparelhos, como lanternas, levam as pilhas uma em cima da outra. Nesses casos, as pilhas são colocadas na mesma direção, de maneira que os polos opostos se toquem. Se o lado negativo da bateria foi na frente, o positivo estará voltado para cima. Nesse caso, a próxima pilha vai com o lado negativo para baixo.
    • Há aparelhos que usam várias pilhas e até continuam funcionando mesmo quando uma delas for instalada ao contrário. No entanto, há risco de danificar o dispositivo ou diminuir a vida útil da bateria.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Inserindo uma pilha 9 V

Baixe em PDF
  1. O corpo é mais quadrado e pequeno, com um conector macho e outro fêmea em sua parte superior. [7]
    • O conector macho é o menor e circular. O conector fêmea é hexagonal ou em forma de octógono.
  2. No compartimento dele, você encontrará dois plugues, iguais aos da pilha; o macho deve encaixar no conector fêmea da 9 V, e vice-versa.
    • Você perceberá rapidamente que o encaixe está incorreto nesse tipo de pilha, já que os plugues vão se chocar e não haverá conexão, impossibilitando o posicionamento certo dela.
  3. Após alinhar, incline um pouco a 9 V e empurre sua parte superior, tocando os conectores, e encaixe-a no compartimento. [8]
    • É normal ter um pouco de dificuldade em instalar esse tipo de pilha, em especial no início. Caso não consiga da primeira vez, tente de novo, dessa vez aplicando um pouco mais de força.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Colocando as baterias do tipo botão

Baixe em PDF
  1. A bateria botão é pequena e tem formato arredondado e achatado, e possui uma variação ainda menor, a do tipo moeda ou microbateria, que é mais achatada e com maior circunferência. Para saber o tamanho, veja, no “rosto”, a sua nomenclatura: as do tipo botão terão a letra “L”, “C” ou “S” no começo, seguida da “R”, de “round” (redonda). [9]
    • Na maioria das vezes, apenas o lado positivo da pilha será marcado.
    • É possível encontrar algumas baterias do tipo botão com o lado positivo mais elevado.
  2. O compartimento deverá estar marcado com o símbolo (“+”), em especial se houver uma tampinha que deve ser deslizada ou um tipo de portinhola. Quando for necessário desparafusar e remover uma parte do objeto, como a traseira de um relógio, pode não haver nenhuma marcação de polo positivo. [10]
    • Pode ser difícil conseguir encaixar a portinhola, como a de aparelhos auditivos, se a bateria estiver ao contrário.
  3. Se você não encontrar nenhum esquema ou desenho com a indicação dos polos, tente instalar a bateria botão com o lado positivo para cima. [11]
    • Já ao instalar uma bateria moeda na placa mãe de um computador, por exemplo, não deve de fato existir um esquema indicando a forma de colocação da pilha; o lado positivo sempre ficará virado para cima.
    • Caso ainda esteja em dúvida, consulte o manual de instruções do dispositivo em que as baterias serão encaixadas.
    Publicidade

Avisos

  • Sempre confirme que as pilhas estão instaladas da maneira correta. Do contrário, pode haver vazamento ou rompimento, expondo você a componentes químicos corrosivos.
  • Nunca guarde pilhas no bolso ou em bolsas; há risco de que vazem.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 46 721 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade