Baixe em PDF Baixe em PDF

Comer com elegância tem mais a ver com o seu comportamento em relação à experiência da refeição como um todo do que com regras arbitrárias. Em outras palavras, não será o fim do mundo se você usar o garfo errado por acidente ou deixar cair uma gota de vinho na camisa. O que importa é que você e os demais convidados estejam se divertindo. Mesmo assim, é compreensível querer evitar gafes ou a violação de normais sociais. Se quiser ajuda com isso, nós temos a solução!

Este artigo foi escrito com base em uma entrevista com nossa coach profissional de etiqueta Tami Claytor, proprietária da empresa “Always Appropriate Image and Etiquette Consulting”.

1

Coloque o guardanapo no colo.

Baixe em PDF
  1. Não ponha o guardanapo no colarinho da roupa e nem o deixe lá parado porque a comida não chegou ainda. É algo pequeno, mas é um grande sinal de que você está familiarizado com as convenções sociais. Se os talheres estiverem enrolados no guardanapo de pano, coloque o garfo à sua esquerda e a faca à sua direita. [1]
    • Se os talheres já estiverem dispostos, deixe-os como estão e apenas coloque o guardanapo no seu colo.
    • A exceção a essa regra são pratos como lagosta e caranguejo, mas apenas se for comê-los com as mãos.
    • Isso só se aplica a refeições formais onde os guardanapos de pano estão dispostos em cada lugar posto à mesa. Se estiver em um jantar na casa de alguém e tiver uma pilha de guardanapos de papel no meio da mesa, não se preocupe com isso.
    • Mesmo que o costume seja por etiqueta, ele também evita que você manche suas calças! Se estiver comendo algo como sushi e uma peça cair na hora que você erguer os hashis, você ficará agradecido por ter colocado o guardanapo na coxa.
    Publicidade
2

Familiarize-se com a ordem dos talheres.

Baixe em PDF
  1. A regra aqui é “ir das bordas para dentro” quando se trata de usar garfos, facas e colheres. Então, se a entrada for uma sopa, pegue a colher que está lá na ponta direita. Se houver um garfo e uma faca pequena na borda externa, são para os aperitivos. Use os que estão mais próximos do prato, na esquerda e na direita, para comer o prato principal. [2]
    • Na dúvida, espere e veja o que os outros convidados vão fazer. Assim, você copia os gestos do outro para saber qual talher é pra qual prato.
    • Se houver algum talher sobre o prato, é para a sobremesa.
    • Se tiver um prato pequeno sobre o prato do jantar ou ao lado dos talheres, ele é para o pão ou para os aperitivos.
3

Vá devagar e divirta-se.

Baixe em PDF
  1. A refeição é uma experiência para ser compartilhada, e não uma oportunidade de encher a barriga o mais rápido possível. Vá devagar, converse com seus amigos e relaxe. Coma devagar. Divirta-se . Coloque o garfo para baixo entre mordidas para conversar, participe dos assuntos na mesa e, acima de tudo: tenha uma noite agradável. [3]
    • O objetivo é saborear a comida, e não encher a barriga! Imagine a diferença de uma pessoa comendo um sanduíche o mais rápido que consegue enquanto vai para o trabalho e uma pessoa tranquila, sentada em um café na esquina comendo algumas azeitonas com calma. Qual é a diferença? O aproveitamento!
    • Não tem problema algum se você está nervoso por conta das regras de uma refeição formal. Foque nos sabores dos pratos, do vinho e no aroma que a comida fresca exala. Saboreie tudo. Se conseguir fazer isso, já fez 90% do “se comportar adequadamente”.
    Publicidade
4

Crie porções de comida.

Baixe em PDF
  1. Isto é algo pequeno, mas que fará uma grande diferença no quesito elegância e aproveitamento. Se for algo como uma salada picada, use o garfo para pegar os diversos ingredientes para que cada mordida fique balanceada e cheia de sabor. Se for pato assado com cenouras caramelizadas, procure comer um pedaço de pato com um pedaço de cenoura a cada mordida. [4]
    • Esta atitude é sinal de que você respeita a alta gastronomia. Um chef preparou os pratos em questão para que um sabor complemente o outro, e respeitar isso indica que você aprecia o trabalho dele (ou dela). Não é um “hambúrguer com fritas”, onde se espera que a comida seja consumida separadamente.
    • Se vier um prato com acompanhamento, como um filé de costela com batata recheada, alterne entre os dois.
    • A comida também ficará mais dinâmica e saborosa dessa forma.
    • Se houver algo que você não quer comer, empurre para a borda do prato para que não fique em destaque. Não há problema algum em deixar um ou outro ingrediente de lado, mas tente não recusar uma receita inteira em um jantar formal.
5

Dê mordidas menores.

Baixe em PDF
  1. Quanto maior a mordida, maior a chance de ser deselegante. Mordidas grandes requerem mais movimentação da mandíbula, o que não é muito bonito de se ver. Além disso, é difícil dizer que você está desfrutando da comida se estiver priorizando a quantidade de comida sobre o sabor dela. [5]
    • Isso é muito importante no caso de pratos que fazem sujeira. As chances de você derrubar uma colherada grande é bem maior do que uma mordidinha e o suco da melancia vai, com certeza, escorrer pelo seu queixo se você der uma grande mordida. [6]
    • Quer uma dica especial para donuts com açúcar de confeiteiro por cima? Quebre-os em pedaços pequenos com as mãos sobre um guardanapo e coma os pedaços separadamente. Assim, você não encherá sua camisa de açúcar. [7]
    • Isso também ajuda o seu corpo a processar a comida em uma ritmo mais consistente, o que evita a sensação de estar cheio. Em refeições de vários pratos, viver a experiência de cada um deles não só é uma boa ideia para aproveitar tudo quanto também vai de encontro com a etiqueta alimentar formal.
    Publicidade
6

Não se incline sobre o prato.

Baixe em PDF
  1. Ficar com o queixo sobre a comida no prato dá a impressão de que você quer fazer sujeira. Vá devagar e traga os talheres até a boca para dar uma mordida.
    • Se achar que vai derrubar a comida, use a outra mão para ajudar. Você pode cobrir a boca ou pegar a comida que cair com a outra mão. Quanto menos brusco for o movimento que você fizer, melhor.
    • Se estiver comendo de garfo e faca, não solte a faca para “trocar de mão” com o garfo. Pode levar um pouco de prática, mas você consegue guiar a comida até a boca com a mão não dominante.
7

Faça o menor barulho possível ao comer.

Baixe em PDF
  1. Aqui vai outro motivo pelos quais comer em mordidas menores é melhor. Ninguém gosta do barulho que as pessoas fazem ao mastigar. Feche a boca ao mastigar, não faça barulho ao comer, evite assoprar a comida e não sugue a sopa de um jeito que faça som com os lábios também. [8]
    • Se estiver pedindo comida em um jantar formal, não peça nada que seja difícil de comer em silêncio. Ostras, milho na espiga e asa de frango são alguns exemplos do que evitar (mas os restaurantes elegantes não costumam ter itens como esses no cardápio).
    • Isso não é tão importante se for um jantar mais íntimo entre amigos na casa de alguém. Se o anfitrião serviu algo que faz sujeira para comer, seria grosseiro não comer. Só prefira ir devagar e use o guardanapo com graciosidade.
    Publicidade
8

Coma pratos que fazem sujeira devagar e com estratégia.

Baixe em PDF
  1. Sanduíche de carne moída, burritos e milho na espiga são extremamente difíceis de comer com elegância, então vá com bastante calma e analise cada mordida antes de morder de fato. Nós nos sujamos com molho, gordura ou suco quando comemos com vontade e esquecemos da bagunça. Pausar entre cada mordida dará tempo para pensar no próximo passo. [9]
    • Se for comer petiscos de frango empanado, opte pelas coxinhas das asas. Elas costumam fazer menos sujeira. Segure as pontas com as duas mãos usando apenas o polegar e o indicador e dê pequenas mordidas. [10]
    • Você sempre pode comer com garfo, mesmo que o prato não seja feito para comer assim. Ele ajuda na hora de comer coisas como fritas com queijo derretido e maçã do amor.
    • Dica de ouro para sanduíches com molho e cachorros-quentes: não coloque-os sobre o prato. Eles se desfazem facilmente e se transformam em bagunça quando você os dispõe sobre o prato e os ingredientes se separam do pão.
    • As sopas podem ser um pesadelo na hora de comer com elegância em um jantar formal. Procure pegar a sopa guiando a colher na direção contrária à sua e não coloque a colher inteira na boca. Use a lateral da colher, e não a ponta. [11]
9

Não estique o braço sobre a mesa.

Baixe em PDF
  1. Se você tiver que colocar a mão ou o antebraço sobre o prato, copo ou comida de alguém para alcançar o sal, peça para o pegarem para você. O mesmo vale para pratos compartilhados, guardanapos extras, pimenta, queijo ralado e qualquer coisa que seja para todos na mesa. [12]
    • Não há segredo para fazer o pedido, basta dizer “Com licença, você pode me passar o sal?”.
    • Não sinta que está incomodando ninguém ao pedir isso. É muito comum pedir para as pessoas passarem as coisas em jantares formais.
    Publicidade
10

Espere permissão para prosseguir com a refeição.

Baixe em PDF
  1. Não o pare para perguntar sobre isso. Não importa se você está em um restaurante chique ou em um jantar, lembre-se de que você não é o anfitrião. Como convidado, é melhor esperar alguém tomar a frente. Mesmo se você quiser muito mais uma garrafa de vinho ou estiver contando os minutos para retirarem a salada e servirem o prato principal, é sempre mais elegante aguardar. [13]
    • Se chegar em alguma festa, espere ser convidado para se sentar. Em um restaurante, deixe o maitre dizer onde você deve ir. Não vá perambular ou se sentar em qualquer lugar sem aviso.
    • Apressar a refeição por si só passa a mensagem de que você quer acelerar tudo, o que implica que não está se divertindo. Além disso, soa como gula, porque parece que você não está satisfeito e não consegue esperar pela comida.
11

Não pegue seu celular.

Baixe em PDF
  1. É considerado grosseria ficar olhando o celular para responder mensagens ou ver notificações se você está jantando com outras pessoas. Se estiver em uma lanchonete, ninguém vai se importar, mas, se estiver em um jantar formal e quiser demonstrar elegância, deixe o celular longe das mãos, dos olhos e no silencioso. [14]
    • Parte do motivo pelo qual isso é considerado grosseria é que você pode estar olhando o celular porque quer ver as horas, ou seja, não está se divertindo. Seguindo esse raciocínio, evite olhar o relógio também, se puder. Uma olhada muito rápida não é um problema, mas erguer os pulsos perto dos olhos para ver as horas é um pouco brega.
    Publicidade
12

Converse com todos os presentes.

Baixe em PDF
  1. Em um jantar grande, comece conversando com as pessoas sentadas perto de você. Há uma elegância que mora na gentileza e no ato de estar confortável entre as pessoas. Se for um jantar formal onde você não conhece bem as pessoas com quem está sentado, seja gentil puxando conversa com elas primeiro. Isso também demonstra autoconfiança, já que falar com estranhos pode ser um tanto desconfortável. É considerado falta de educação ignorar as pessoas sentadas à sua direita e à sua esquerda.
    • Faça o melhor que puder para interagir com todos os presentes pelo menos uma vez, se puder.
    • Essa é uma convenção social antiga feita para que os jantares não virem campeonatos de gritos entre as pessoas em pontos distantes da mesa. Manter um volume razoável de voz é elegante!
    • Procure escolher assuntos que todos possam abordar.
13

Peça o prato de destaque do restaurante.

Baixe em PDF
  1. Peça um bife em uma churrascaria, peça o pato assado que o garçom recomendou em um restaurante francês e coma sushi em um restaurante japonês. Essa atitude atinge dois objetivos: o primeiro é mostrar que seu paladar é apurado e nada está fora de cogitação para você. O segundo é demonstrar o desejo de comer o que há de melhor. Se um estabelecimento é conhecido por determinado prato, seja elegante e peça pelo prato em questão. [15]
    • É claro que, se você é alérgico ou detesta com todas as letras o prato pelo qual o restaurante é conhecido, fique à vontade para pedir outra coisa. Só tente seguir o tema do restaurante. Não peça pad Thai em um restaurante tailandês da moda e evite o hambúrguer em uma churrascaria.
    Publicidade
14

Faça perguntas se tiver dúvidas.

Baixe em PDF
  1. Se não souber o que é tal prato que está no cardápio, pergunte ao garçom. Se não tiver certeza de qual garfo usar, vire-se e pergunte para quem estiver ao seu lado. Ninguém espera que você seja um doutor em etiqueta e não há nada de errado em fazer uma pergunta! [16]
    • Ninguém vai julgar você ou pensar algo ruim se você pedir uma informação. Na verdade, essa atitude demonstra confiança! É preciso coragem para admitir que você não sabe algo.

Dicas

  • Não pegue os talheres com a mão fechada inteira. Segure-os com o dedo indicador e polegar, colocando o dedo do meio embaixo. Se for uma faca, use o indicador para pressioná-la de cima para baixo.
  • Se você foi convidado para uma festa com jantar, leve um presente! Uma boa garrafa de vinho é sempre uma escolha segura.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 11 545 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade