Baixe em PDF Baixe em PDF

É fácil parecer um homem das cavernas quando você estraçalha a comida com um garfo e uma faca. Porém, em jantares, em restaurantes chiques ou em ocasiões formais, você terá que usar esses utensílios de maneira clássica. Há o estilo europeu (ou continental) e o americano. [1] Qual você prefere?

Parte 1
Parte 1 de 3:

Usando o estilo europeu (continental)

Baixe em PDF
  1. Se você tiver mais de um garfo, o externo é o de salada e o interno é para o prato principal. O garfo para o prato principal será maior que o para a salada.
    • Falaremos sobre a organização da mesa na última seção deste artigo. Por enquanto, vamos nos concentrar em como segurar os utensílios durante a refeição! Do jeito “certo”, é claro.
  2. O dedo indicador deve ficar esticado e descansar perto da base do lado cego, superior da lâmina. Os outros quatro dedos devem envolver o cabo. [2] Ainda que o dedo indicador descanse no topo, o polegar deve ficar por cima dele. O final do cabo deve tocar a palma da mão.
    • Isso vale para ambos os estilos. E ambos os estilos se referem a destros. Se você for canhoto, é preciso inverter os lados nas orientações do tópico acima.
  3. Os dentes devem apontar para longe (e para baixo). [3] O dedo indicador fica esticado e descansa no cabo, próximo da cabeça do utensílio. Os outros quatro dedos ficam ao redor do cabo.
    • Normalmente, esse método é conhecido como o do “cabo escondido”. Isso acontece pelo fato de sua mão praticamente cobrir o cabo inteiro, fazendo-o desaparecer da vista.
  4. Isso deve fazer com que a ponta da faca e do garfo aponte na direção do prato, também. Relaxe seus cotovelos (mas sem deixá-los levantados no ar) e procure ficar em uma posição confortável. [4]
    • Falando nisso, normalmente seus cotovelos devem permanecer longe da mesa o tempo todo. Porém, se você estiver fazendo uma pausa e em um ambiente informal, não se estresse com isso.
  5. Watermark wikiHow to Usar o Garfo e a Faca de Maneira Apropriada
    Se estiver cortando, coloque a faca perto da base do garfo e corte com um movimento de serra. Alimentos como macarrão exigirão um corte simples e preciso, enquanto as carnes exigirão um pouco mais de trabalho. Geralmente, corte apenas o suficiente para dar uma ou duas mordidas por vez.
    • Segure o garfo de maneira que os dentes se curvem na sua direção. A faca deve ficar mais longe de você do que o garfo. Ele pode ficar inclinado também — o importante é conseguir enxergar a faca claramente para saber onde o corte está sendo feito. Você deve conseguir enxergar a faca sobre o garfo.
  6. Nesse estilo, traga o garfo à boca com os dentes curvados para baixo. As costas do garfo ficarão erguidas enquanto você o leva à boca.
    • Mantenha o garfo na mão esquerda, mesmo se for destro. Você pode achar esse método mais eficiente depois de experimentar os dois.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Usando o estilo americano

Baixe em PDF
  1. Diferentemente do método Continental, o estilo Americano de uso de garfo adota uma pegada semelhante à que fazemos com canetas. O cabo descansa no espaço entre o polegar e o indicador. O dedo médio e o polegar seguram a base, enquanto que o indicador descansa no topo. Novamente, os dentes apontam para baixo.
  2. [5] Essa mão se posiciona de maneira igual ao estilo mencionado acima – dedo indicador na base e os outros ao redor do cabo.
  3. Watermark wikiHow to Usar o Garfo e a Faca de Maneira Apropriada
    Segure-a com o garfo (dentes para baixo), cortando com a faca em movimentos gentis de serra. Seu garfo deve estar mais próximo ao seu corpo que a faca. Corte apenas o suficiente para uma ou duas mordidas.
  4. Watermark wikiHow to Usar o Garfo e a Faca de Maneira Apropriada
    Aqui está a principal diferença entre os dois estilos: após cortar um pedaço, deixe a faca descansando na borda do prato e transfira o garfo da mão esquerda para a direita. [6] Vire o garfo de maneira que os dentes estejam curvados para cima e pronto! A comida finalmente chega à sua boca!
    • Este método era popular nos Estados Unidos. A Europa costumava usá-lo, mas ela seguiu adiante e favoreceu uma abordagem mais eficiente. O salto não foi tão grande assim, ainda que haja algumas diferenças aqui e ali.
  5. Se você estiver fazendo uma refeição que não exija cortes, mantenha o garfo na mão direita o tempo todo com esse método. Os dentes podem ficar virados para baixo se você estiver dando uma mordida, mas normalmente retornam para cima na maior parte do tempo. Porém, saiba que isso só será um problema nos ambientes mais formais. Estamos falando de momentos em que o Presidente está sentado na sua frente. Se não for o caso, não precisa se estressar com isso.
    • Os talheres jamais devem tocar a mesa. Se você estiver usando o garfo, certifique-se de que a faca esteja descansando na borda do prato. Quando você largar o garfo, mantenha o cabo dele na borda do prato e os dentes no centro dele.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

A Organização da mesa

Baixe em PDF
  1. Para 95% das refeições, você provavelmente lidará apenas com uma faca, um garfo e uma colher. Porém, em ocasiões mais chiques, você pode ver mais alguns talheres e imaginar o que diabos deve ser feito. Eis um guia básico:
    • O básico consiste em uma faca, um garfo para salada, outro para o prato principal e uma colher de chá para o café. O garfo para a salada fica mais para fora e é menor do que o garfo para o prato principal.
    • A organização com cinco peças leva ainda uma colher para sopas. Ela é bem maior do que a colher para café.
    • Já a organização com seis peças consiste em um garfo e faca para a entrada, os quais ficam mais para fora. De fora para dentro, seguem o garfo e faca para o prato principal e um garfo para sobremesa e uma colher de chá para o café. Esses dois últimos são os menores.
    • E há ainda a organização que leva sete peças. Ela inclui uma colher para sopas, a qual é bem maior do que a colher de chá.
      • Caso você veja um garfo pequeno à sua direita, esse é o garfo para comer ostras.
      • Os utensílios são posicionados na ordem de uso. Na dúvida, comece sempre de fora para dentro. [7]
  2. Há duas formas diferentes de fazer isso sem que o garçom pense que você já terminou de comer:
    • Estilo europeu: deixe os talheres cruzados, sendo que o garfo fica por cima da faca e com os dentes virados para baixo. O garfo e a faca devem formar um "V" virado de cabeça para baixo.
    • Estilo americano: Imagine o seu prato como se fosse um relógio. A faca fica perto das 12 horas, com o cabo perto das 3 horas. Já o garfo fica com os dentes para cima e meio que atravessando o prato.
  3. Watermark wikiHow to Usar o Garfo e a Faca de Maneira Apropriada
    Assim o garçom saberá que o prato pode ser levado. Aqui vão os dois estilos novamente:
    • Estilo europeu: faca e garfo paralelos um ao outro; cabos virados às 5 horas (imagine de novo o seu prato como se fosse um relógio), a lâmina da faca apontando para as cinco horas e e os dentes do garfo apontando para as dez horas e virados para baixo).
    • O estilo americano: igual ao europeu, só que os dentes do garfo encaram o alto.
  4. Watermark wikiHow to Usar o Garfo e a Faca de Maneira Apropriada
    Se você não tiver uma colher, será necessário recolher o arroz no garfo com movimentos semelhantes a colheradas em vez de espetá-los inutilmente. O estilo americano normalmente prefere confiar apenas no garfo (novamente, menos eficiente), enquanto o europeu às vezes emprega a ajuda da lâmina da faca ou de um pedaço de pão para isso.
  5. Watermark wikiHow to Usar o Garfo e a Faca de Maneira Apropriada
    Se você tiver uma colher, enrole alguns fios com o garfo e deixe-os na cabeça da colher. Se os fios de massa forem longos e difíceis de serem trabalhados, pode-se cortá-los com a faca. Porém, antes de tomar qualquer medida drástica, tente pegar apenas alguns fios por vez. E é sempre bom ter um lenço a postos!
    • Se você não for bom com macarrão, está em boa companhia. Até mesmo os mais experientes comedores de massa fazem sujeira. É só tomar cuidado para não fazer barulho ao sugar os fios da massa!
    Publicidade

Dicas

  • Não se estresse. Ninguém faz as coisas 100% do mesmo jeito. E certos alimentos exigirão uma metodologia ligeiramente diferente. Tudo ficará bem desde que você domine o básico.
Publicidade

Avisos

  • Não deixe os cotovelos abertos para os lados! Aprenda a mantê-los junto de seu corpo. Caso contrário, você pode acabar cutucando sem querer a pessoa ao lado.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 407 344 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade