PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Conectar um roteador a um modem permite que você acesse a internet em vários dispositivos diferentes na sua casa e dá mais segurança contra hackers e outros problemas. Você pode instalar um roteador e um modem corretamente usando dois cabos Ethernet, um cabo coaxial e os cabos de energia desses dois aparelhos. Veja abaixo o passo a passo para conectar um roteador a um modem.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Conectando um roteador a um modem

PDF download Baixe em PDF
  1. Se você tem internet cabeada ou de fibra óptica, terá que conectar um cabo coaxial à tomada para passar a internet. Já se tiver um modem DSL, você terá que conectar uma linha telefônica à entrada para telefone correspondente.
  2. Conecte a outra ponta do cabo coaxial ou cabo de telefone à entrada correta no modem. Isso permite que o modem receba a internet.
  3. Encontre onde você deve conectar o cabo que vai na tomada na parte de trás do modem e coloque-o na entrada.
  4. Isso fará o aparelho ligar.
  5. Se ele não ligar automaticamente, procure um botão para ligá-lo e aperte-o.
  6. Essa entrada é usada para conectar outros dispositivos ao modem.
  7. Ponha a outra ponta do cabo Ethernet em uma entrada chamada "WAN", "Internet" ou algo parecido. Ela provavelmente estará ao lado de quatro entradas "LAN" coloridas no roteador.
  8. Encontre a entrada onde o cabo de energia deve ser conectado e coloque-o nela.
  9. O roteador provavelmente vai ligar sozinho. Aguarde alguns minutos para que ele termine a inicialização dele.
  10. Conecte o cabo Ethernet a uma das entradas marcadas como "LAN".
  11. Encontre uma entrada LAN disponível no seu notebook ou desktop e conecte a outra ponta do cabo Ethernet nela.
  12. Isso indica que os dispositivos foram conectados corretamente uns aos outros. A forma como as luzes estarão varia de roteador para roteador. Consulte o manual de usuário dele ou acesse a página do fabricante para se informar sobre isso. [1]
  13. Se você estiver conectado corretamente à internet, conseguirá abrir a página de algum site usando um navegador.
  14. Fazer isso conecta você à interface web do roteador. O endereço de IP padrão difere de roteador para roteador. Consulte o manual de usuário ou acesse o site do fabricante para descobrir qual o endereço de IP do roteador.
    • Os endereços de IP padrões mais comuns são: 192.168.0.1, 192.168.1.1 e 10.0.0.1.
  15. Você terá que fazer login no roteador usando o nome de usuário e senha padrão do aparelho. Consulte o manual de usuário ou o site do fabricante para encontrar as informações de login.
  16. . Quando for conectar um roteador novo, provavelmente será necessário atualizá-lo. Encontre a opção de atualizar o roteador na interface web e clique no botão. O processo que você terá que fazer para atualizar o firmware do roteador varia dependendo da marca e do modelo.
    • Você também pode usar a interface web do roteador para configurar encaminhamento de entradas e bloquear sites.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Configurando uma rede sem fio

PDF download Baixe em PDF
  1. Se você estiver conectado corretamente à internet, conseguirá acessar algum site usando um navegador.
  2. Isso permite que você se conecte à interface web do roteador. O endereço de IP padrão do roteador varia dependendo da marca e do modelo. Consulte o manual de usuário ou o site do fabricante para descobrir o IP padrão do seu roteador.
    • Os endereços de IP mais comuns são: 192.168.0.1, 192.168.1.1 e 10.0.0.1.
  3. Você terá que fazer login no roteador usando o nome de usuário e senha padrões do aparelho. Consulte o manual de usuário ou o site do fabricante para descobrir essas informações.
    • Os nomes de usuário e senhas mais comuns são "admin" e "password".
  4. A interface web de roteadores varia um pouco entre as marcas e modelos. Encontre as configurações sem fio do seu roteador. Elas podem estar sob guias como "Sistema", "Configurações", "Preferências" ou alguma coisa parecida.
  5. Encontre as configurações de SSID na interface web do seu roteador. Digite um nome para a sua rede sem fio no campo SSID.
  6. Esse é o tipo de chave de encriptação mais seguro para senhas de redes sem fio.
  7. Essa opção pode estar marcada como "chave", "chave sem fio" ou "senha sem fio". Essa é a senha que você vai digitar nos dispositivos para se conectar à rede sem fio.
    • Faça uma senha forte com, pelo menos, oito caracteres e que tenha uma combinação de letras e números.
    • Escolha uma senha que você não se importe de passar para as pessoas que vierem visitá-lo. Não coloque senhas que você usa em outras contas pessoais.
  8. Procure a opção de salvar as alterações feitas no roteador e clique nela. A posição do botão varia de roteador para roteador.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Resolvendo problemas

PDF download Baixe em PDF
  1. Se, de repente, você não conseguir se conectar à internet, desconecte o modem por alguns segundos e conecte-o novamente. Isso permite que ele desligue e inicialize de novo para conseguir fazer uma conexão nova e mais forte. Depois de 15 segundos, reconecte o modem e espere, pelo menos, dois minutos antes de se conectar à internet. [2]
  2. Se você tiver problemas para se conectar à internet, experimente desligar a rede toda e reiniciar todos os aparelhos. Isso pode ajudar a atualizá-los e garantir uma conexão mais forte e duradoura com a internet.
    • Desligue o seu computador e desconecte o modem da tomada.
    • Desconecte o roteador da tomada também. Veja se os dois cabos Ethernet e o coaxial estão conectados corretamente nos dispositivos.
    • Reconecte o modem à tomada. Faça o mesmo com o roteador.
    • Espere dois minutos e ligue o computador também. Agora a conexão com a internet deve ter normalizado.
  3. Assim, você poderá saber se algum deles está com defeito caso a internet não esteja funcionando. Na maior parte dos casos, cabos com defeito ou desgastados vão impossibilitar a conexão com a internet.
  4. Se ocorrer uma interrupção no serviço, entre em contato com a empresa que fornece internet para você. Às vezes, acontecem interrupções temporárias no serviço por conta de manutenções locais ou problemas pontuais.
  5. Se não conseguir estabelecer uma conexão, verifique se o roteador é compatível com o modem entrando em contato com a sua provedora de internet. Alguns modens podem estar ultrapassados ou não ter compatibilidade com determinados roteadores.
  6. Se não conseguir se conectar à internet, entre em contato com a provedora para ver se o seu modem precisa de algum tipo de configuração especial. Alguns modens a cabo precisam que as entradas Ethernet sejam configuradas antes que elas consigam funcionar corretamente com roteadores de internet. [3]
    Publicidade

Materiais Necessários

  • Roteador.
  • Modem
  • 2 cabos Ethernet.
  • Cabo coaxial.
  • Cabo de energia para o roteador.
  • Cabo de energia para o modem

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 93 756 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade