Este guia lhe mostrará passo a passo como realizar a configuração de rede wireless (IEEE 802.11, também conhecida como WiFi) doméstica no Linux.
Passos
A maioria dos modens sem fio não é projetada para uso em Linux e depende de drivers e firmwares que acabam levando a diversos problemas. Houve um grande esforço por parte da comunidade Linux e alguns fabricantes para melhorar esta situação e as distribuições mais recentes do Linux abrangem um maior número de placas de rede wireless.
A Documentação Wifi do Ubuntu é um guia bom e frequentemente atualizado que mostrará quais placas de rede são suportadas nas versões mais novas do Ubuntu (versões recentes de outras distribuições devem ter níveis de suporte semelhantes). Ele também lista as placas que possuem drivers de Software Livre - para usuários que têm uma objeção filosófica (ou de outro tipo) para drivers de código fechado em seu kernel.
-
Conecte o roteador à entrada da internet se quiser compartilhá-la.
-
Conecte o roteador ao computador com um cabo de rede (ethernet).
-
Entre em seu navegador e digite o endereço " 192.168.0.1 " ou qualquer endereço que o servidor da web do roteador estiver escutando.
-
Digite o nome de usuário e a senha do seu roteador (geralmente ambos são "admin") e qual o provedor de serviço de internet que possui.
-
Ative a rede sem fio, defina a sua criptografia (WEP ou WPA), digitando uma senha fácil de se lembrar.Publicidade
-
O modem wireless deve ser detectado automaticamente pela sua distribuição, estando disponível nas ferramentas de configuração de rede (a partir do início de 2012, a maioria das distribuições usam o NetworkManager). Utilize as etapas seguintes de solução de problemas caso a placa não seja detectada :
-
Digite iwconfig no terminal para ver quais interfaces de redes sem fio foram detectadas.
-
Digite sudo lshw (ou lspci ou ainda lsusb) para listar os hardwares, obtendo detalhes do chipset da sua placa de rede wireless. Tente pesquisar na Internet ou postar em fóruns de ajuda da sua distribuição Linux para saber se há suporte para o chipset que sua placa usa.
-
Se estiver utilizando o Linux Mint, experimente o MintWifi.
-
Você pode precisar usar um ndiswrapper e seu driver do Windows. Saiba mais sobre a documentação do ndiswrapper ou peça ajuda nos fóruns/listas de discussão para obter mais detalhes de sua distribuição.Publicidade
-
Se a sua distribuição usar o NetworkManager, deverá haver um ícone clicável próximo ao relógio.
-
Escolha a sua "Criptografia" (WEP ou WPA) e digite sua senha.
-
Caso sua distribuição não use o NetworkManager, pode ser necessário pesquisar sua documentação ou pedir ajuda em seus respectivos fóruns.Publicidade