Este artigo foi coescrito por Kelli Miller, LCSW, MSW
. Kelli Miller é Psicoterapeuta, Autora e apresentadora de programas de TV e rádio em Los Angeles, California. Kelli possui uma clínica particular e é especialista em relacionamentos de casais e família, depressão, ansiedade, sexualidade, maternidade e muito mais. Kelli também coordena grupos de tratamento ao vício de álcool e drogas. Como autora, recebeu o Next Generation Indie Book Award pelo livro "Thriving with ADHD: A Workbook for Kids". Também escreveu "Professor Kelli's Guide to Finding a Husband". Kelli foi apresentadora do "The Dr. Debra and Therapist Kelli Show" no LA Talk Radio. Você pode conferir o trabalho dela no YouTube, em https://www.youtube.com/user/kellibmiller, no Instagram, em @kellimillertherapy e no website: www.kellimillertherapy.com. Recebeu seu título de Mestra em Assistência Social pela University of Pennsylvania e formou-se em Sociologia/Saúde pela University of Florida.
Este artigo foi visualizado 2 525 vezes.
Ter um forte vínculo de confiança quebrado em um relacionamento amoroso é uma situação traumática, e qualquer indivíduo precisará de tempo e muito esforço para conseguir recobrar a segurança em um parceiro durante uma nova relação. Você não pode resolver todos esses problemas para sua namorada, mas é possível apoiá-la, demonstrando que possui afeto e carinho por ela. Desde que ambos identifiquem e tentem resolver as dificuldades juntos, os relacionamentos podem acabar fortalecidos por tais circunstâncias. Boa sorte!
Este artigo é baseado em uma entrevista com nossa especialista em relacionamentos, Kelli Miller, psicoterapeuta autora de livros premiados. Leia aqui
a entrevista completa (em inglês).
Passos
-
Seja comprometido para desenvolver um vínculo de confiança. Não há “palavras mágicas” que vão fazer com que a mulher comece a acreditar em tudo que você fala; prove que é uma pessoa transparente através de suas ações. Caso queira que a honestidade e a boa comunicação imperem no relacionamento, sente-se com ela, olhe a moça nos olhos e conversem, por mais espinhoso que seja o assunto.
- Isso vale para tudo, não apenas para discussões sobre o relacionamento. Prometeu fazer uma viagem para o litoral com ela? Planeje-se para o passeio, demonstrando que ela pode acreditar em sua palavra.
Publicidade
-
Ouça sem manter o foco em si próprio. A comunicação é muito importante em qualquer relacionamento, mas não significa que você deverá falar sem parar, e sim atentar-se àquilo que a companheira está dizendo, refletir e então responder. É fácil se perder e falar apenas sobre suas experiências e sentimentos, mas para conquistar a confiança da garota, será necessário demonstrar que ela pode desabafar e conversar com você.
- Por exemplo: repita o que acabou de ouvir. “Você está irritada porque eu me atrasei para o jantar. É isso?” É uma forma de validar as preocupações da parceira e facilitar a solução dos desentendimentos.
-
Nâo suponha que você sabe a melhor maneira de ajudá-la. Cada um precisará de um tipo diferente de apoio. Depois de alguma situação desagradável, talvez ela queira um ombro amigo para desabafar, ou alguém para auxiliá-la a encontrar uma solução. Pode ser que a jovem só deseje um indivíduo para ficar ao lado dela nesse momento difícil, ou o contrário; um pouco de espaço e ficar só um tempinho. Cada pessoa reage de modo distinto e precisa de um tipo de apoio diferente. A melhor forma de comprovar que você é de confiança é respeitar a escolha da moça e ajudá-la da maneira que ela preferir.Publicidade
-
Demonstre que você confia nela compartilhando os seus problemas. Qualquer relacionamento saudável depende da capacidade do casal em conseguir falar sobre assuntos complicados. É impossível julgar se alguém está pronto para se abrir, mas você pode decidir quando você está seguro em fazer isso. Converse com a amada nos momentos de aflição ou dor, e se algum empecilho surgir na relação, traga-o à tona, sem medo, para tentarem solucioná-lo.
- Ainda estão no estágio inicial do namoro, em que tudo é divertido e sem compromisso, mas se sente pronto para ter algo mais sério? Uma hora ou outra, você terá que tomar a iniciativa para tentar um relacionamento firme, ainda que não seja impossível esperar, por exemplo, até que comecem a conhecer um a família do outro. [1] X Fonte de pesquisa
-
Vocês podem dar um tempo ou conversarem por mensagens. Problemas relacionados à confiança podem transformar discussões em situações estressantes, fazendo com que a garota tenha vontade de sair dali ou de parar com a conversa. Caso isso realmente aconteça, volte a falar com a jovem quando se acalmarem e pergunte “O que poderíamos fazer para você não ter esse ímpeto de fuga quando brigamos?”. Juntos, pensem em ideias viáveis, sugerindo as que julgarem mais úteis:
- O sistema de “dar um tempo” é como se fosse um jogo de basquete, em que qualquer pessoa pode pedir um rápido intervalo para interromper a conversa e esfriar a cabeça com tranquilidade. Depois que ficar mais calma, ela deve voltar e retomar o assunto.
- Parem de berrar e gritar. Tentem fazer a comunicação por mensagens no celular.
Publicidade
-
Use frases que se refiram a você, não a ela. Se estiver triste com algo que a namorada fez, ressalte como aquilo o fez se sentir mal, colocando um problema seu — os sentimentos negativos — sob foco para que o resolvam juntos. Procure não criticar a mulher e nem as ações dela ou vocês apenas vão ficar um contra o outro, trocando acusações. A confiança se origina da cooperação, não de brigas.
- Por exemplo: diga “Fico triste que nosso date não tenha dado certo” em vez de “Você estragou nosso encontro!”.
-
Ter uma relação de confiança exige tempo. Continue sendo uma pessoa na qual ela pode contar para tudo, cumprindo suas promessas e desenvolvendo uma boa comunicação para que a confiança seja estabelecida. É impossível que alguém creia cegamento em você de uma hora para outra, principalmente se o indivíduo sofreu uma traição do tipo no passado.Publicidade
-
No final das contas, o esforço da garota é o fator mais importante, já que a sensação de insegurança ou de ficar retraída emocionalmente são problemas internos. O seu apoio será ótimo, mas não ache que poderá ser um herói e salvá-la sozinho. Caso ela consiga desenvolver a autoestima e a confiança de forma independente, a moça também será uma parceira muito mais agradável no relacionamento. Enquanto isso, faça o possível para melhorar a si próprio para o seu benefício.
-
Você e a parceira devem estar em sintonia. Relacionamentos não são fáceis e exigem bastante esforço para sobreviverem aos períodos mais difíceis, mas nada vai funcionar se apenas uma pessoa se dedicar. Portanto, mesmo que você esteja se esforçando para mostrar que é alguém confiável, a menina precisará fazer o mesmo. Para que o relacionamento funcione, ela precisará entender que possui dificuldade em confiar nos outros, discutir esse problema com você e fazer o possível para superá-lo.Publicidade
Avisos
- Conviver com alguém que não fala o que sente é uma dinâmica pouco saudável. Ler este artigo significa que você está tentando resolver esse problema, o que é ótimo! Não desista e tenha persistência, mas se a outra parte não parece disposta a fazer o mesmo, prejudicando a comunicação, talvez seja melhor terminar o relacionamento.
WikiHows Relacionados
Sobre este guia wikiHow
Aviso Médico
O conteúdo deste artigo não foi feito para substituir orientações médicas, assim como exames, diagnósticos ou tratamentos. Entre em contato com um médico ou outro profissional de saúde sempre que quiser começar, mudar ou interromper qualquer tipo de tratamento de saúde.
Este artigo foi útil?
Artigos Relacionados
Inscreva-se na Newsletter Gratuita do wikiHow!
Receba tutoriais úteis em seu email semanalmente!
Inscreva-me!