Baixe em PDF Baixe em PDF

A madeira com mais personalidade costuma ser a mais barata. Se precisar desse material para um projeto, mas estiver com pouco dinheiro, saiba que há muitas maneiras de encontrar madeira barata, ou até de graça. Antes de sair procurando, veja do que o seu projeto precisa e procure ter uma ideia do tipo de madeira mais adequado às suas necessidades. A partir daí, busque fontes de madeira barata em novos negócios, vendas de garagem e mercados de pulgas. Se encontrar madeira ou móveis descartados na rua ou em obras, você pode pegá-los de graça. Sempre examine bem a madeira barata, pois ela costuma ter mais defeitos.

Parte 1
Parte 1 de 4:

Determine suas necessidades

Baixe em PDF
  1. Essencialmente, existem dois tipos de madeira para se usar em projetos: as folhosas e as coníferas. Cada uma delas tem vantagens e desvantagens, dependendo do que você precisa. [1] [2]
    • As madeiras folhosas são produzidas a partir das árvores que perdem as folhas no outono. Costumam ser mais densas do que as coníferas, mas têm poros maiores e uma aparência mais rústica. Use-as para fazer móveis de alta qualidade, escrivaninhas, pisos e outros trabalhos de construção que precisem ser duradouros.
    • As madeiras coníferas vêm de árvores de folhas persistentes, que não perdem as folhas no inverno. Os poros dessa madeira são menores, o que deixa a aparência delas um pouco mais suave. Os projetos mais leves, como portas e janelas, são feitos com madeiras coníferas. Se não estiver fazendo um projeto de carpintaria resistente, use esse tipo de madeira.
  2. Se possível, saiba qual a classificação da sua madeira para poder avaliar a qualidade dela. Talvez isso não seja possível quando você estiver comprando madeira mais barata ou aproveitando algo que conseguiu de graça. Nas situações em que puder avaliar a madeira, faça isso. Assim, você vai poder saber se está fazendo um bom negócio. [3]
    • A madeira folhosa é classificada de acordo com a quantidade de material utilizável e com o número de defeitos. As classificações mais baixas podem servir para projetos menores ou materiais de fundação. A madeira classificada como "de primeira" ou "de segunda", ou ainda "selecionada", é de melhor qualidade. Esses produtos têm 83% de material utilizável. Classificações como "comum" são de menor qualidade. Esses produtos têm entre 66% e 50% de material utilizável.
    • As madeiras coníferas são classificadas de acordo com a força e com a aparência. Aquelas com classificação mais baixa costumam ter mais defeitos. Coníferas C selecionadas e D selecionadas têm menos defeitos, enquanto as comuns 2 e 3 são as mais defeituosas. Você pode usar madeira conífera de qualidade mais baixa para fazer algo como prateleiras.
  3. As madeiras coníferas têm vários tipos e, se seu projeto precisar desse material, você tem de saber que tipo de madeira comprar. Lembre-se, porém, de que ao comprar madeira barata, talvez você não consiga encontrar sua primeira opção. Procure ter uma ideia de tipos diferentes de madeira que podem ser usados no mesmo projeto. [4]
    • O cedro tem uma cor avermelhada e é muito macio. Ele costuma ser usado para itens como deques, móveis e exteriores. O abeto de Douglas também é avermelhado e costuma ser barato. Ele pode ser uma ótima alternativa para o cedro. Também pode ser usado para a fabricação de móveis.
    • O pinus é muito macio e fácil de se trabalhar, além de ter uma cor bem clara. Um ponto negativo é que ele fica manchado facilmente.
    • A sequoia costuma ser usada para projetos que ficarão ao ar livre. Ela é avermelhada. O preço dela tende a ser moderado, mas você pode encontrar madeira de sequoia mais barata se procurar nos lugares certos.
  4. Caso o projeto exija esse tipo de madeira, veja qual a variedade necessária. Assim, como no caso da madeira conífera, você nem sempre vai encontrar sua primeira opção, por isso é bom elencar alguns tipos diferentes para trabalhar. [5]
    • O freixo é marrom pálido e mais fácil de se trabalhar do que a maioria das madeiras folhosas, mas é um tanto difícil de encontrar. Ele provavelmente não é a melhor opção para quem procura madeira barata, pois a presença dele no mercado é limitada. Se quiser uma madeira pálida, prefira a bétula. Ela também tem uma cor clara e costuma ser mais barata do que outras madeiras folhosas.
    • A cerejeira é marrom-avermelhada e bastante popular por ser fácil de trabalhar. Mas ela pode ser bem cara, e portanto difícil de encontrar por um menor preço. O mogno também é avermelhado e pode ser mais barato.
    • O bordo está entre as variedades mais baratas de madeira folhosa. Ele pode ser encontrado por um preço baixo em madeireiras. O álamo é outra madeira folhosa relativamente barata e mais clara.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 4:

Encontre fontes de madeira barata

Baixe em PDF
  1. As marcenarias comerciais são empresas que fazem produtos de madeira, como móveis. Estas podem incluir fábricas de móveis, carpintarias e aquelas que instalam pisos de madeira. Elas quase sempre têm restos de algum projeto que acabam sendo descartados. [6]
    • Esses restos podem ser comprados por um preço bem barato. Vá a alguma marcenaria local e peça para falar com o gerente. Se tiver sobrado alguma madeira de um projeto recente, o gerente pode estar disposto a vendê-la a você por um preço barato. Como essa madeira é usada em projetos como pisos e móveis, a aparência dela será bonita.
    • Uma grande desvantagem é que a madeira obtida será pequena e de tamanho bem irregular. Pode ser difícil usar os pedaços em alguns projetos.
  2. Esses locais costumam ter bastante resto de material. Você pode conversar com o gerente, e este talvez esteja disposto a vender a você os restos por um bom preço. [7]
    • Os insetos são a maior desvantagem quando se trata da madeira desses locais. Você terá de inspecionar o material e talvez descartar pedaços infestados. É comum que você só consiga usar uma pequena quantidade de uma enorme pilha de madeira.
  3. Pode-se encontrar madeira barata online. Postagens em sites como o Mercado Livre podem vender madeira a baixo custo ou móveis velhos que você pode desmontar para pegar o material. Veja também as páginas de grupos no Facebook. Um grupo sobre carpintaria pode incluir postagens de usuários que estão vendendo madeira barata ou outros móveis que possam ser desmontados. [8]
    • Use o bom senso ao comprar online. Veja o produto ao vivo e examine-o antes de fazer uma compra. Para garantir sua própria segurança, encontre o vendedor em um local público.
    • Se fizer parte de um grupo no Facebook, você também pode criar uma postagem informando às pessoas que está comprando madeira. Especifique o tipo de madeira e a faixa de preço. Alguém pode ajudar você a encontrar uma fonte barata desse material.
  4. Os móveis velhos podem ser desmontados, e a madeira, aproveitada em outro projeto. Com um pouco de esforço, você pode encontrar fontes baratas e belas de madeira nesses locais. [9]
    • Preste atenção em qualquer item que contenha madeira. Um sofá velho caindo aos pedaços pode ter sido montado sobre uma estrutura de madeira que ainda está em bom estado. Você pode comprar esse móvel por um preço bem barato, já que ele não pode mais ser usado, e conseguir uma bela madeira no processo.
    • O lado ruim é que você vai precisar desmontar esses móveis, o que demanda tempo e esforço. Também pode acabar com pedaços irregulares e não muito adequados para o que você precisa.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 4:

Procure por madeira grátis

Baixe em PDF
  1. Muitos materiais são enviados em paletes e caixotes. As empresas procuram uma maneira rápida e eficiente de descartar esse material, e talvez estejam dispostas a dá-lo a quem pedir. [10]
    • Pare nas novas empresas e fale com os gerentes. Muitas vezes, eles estão ansiosos para descartar os resíduos e colocar a loja para funcionar. O gerente pode ficar feliz de dar as caixas indesejadas para você.
    • No entanto, talvez você não consiga a madeira desejada no processo. Você estará limitado aos materiais usados em caixotes. Peça para ver os caixotes antes de levá-los, pois talvez você não goste da cor, da textura ou do grão deles.
  2. Esses locais geram uma enorme quantidade de resíduos. Pode-se encontrar muita madeira nas caçambas dessas áreas. [11]
    • Sempre peça permissão antes de vasculhar as caçambas. É preciso ter permissão legal para resgatar madeira de tais locais.
    • A grande desvantagem é ter de procurar em caçambas. Você terá de usar luvas, por exemplo, para se proteger.
  3. É comum que móveis sejam abandonados na rua ou na beira da estrada. As pessoas com pressa para se mudar nem sempre têm tempo para levar esses objetos com elas e às vezes os deixam ali. Se encontrar móveis na beira da estrada feitos com madeira de qualidade, você pode resgatar o material de graça. [12]
    • Caso more perto de uma cidade que receba muitos estudantes, dirija pelos bairros dela. É muito comum encontrar móveis abandonados nessas cidades.
    • Uma grande desvantagem é ter de desmontar o móvel você mesmo. Isso dá trabalho e pode fazer com que o material custe mais.
  4. Se você fizer parte de uma comunidade de carpinteiros, as pessoas podem às vezes ter madeira sobrando que estão dispostas a doar. Existem até sites feitos especificamente para se doar madeira e outros materiais. Monitore tais sites com diligência para encontrar um material que atenda às suas necessidades. [13]
    • Em alguns fóruns, as pessoas podem pedir um pequeno favor em troca de madeira. Se estiver disposto a colocar um pouco mais de trabalho no processo, você pode conseguir madeira praticamente de graça.
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 4:

Procure por defeitos graves antes da compra

Baixe em PDF
  1. Esses móveis podem ter sido descartados devido a uma infestação. Os percevejos são difíceis de remover e costumam se multiplicar rapidamente. Não é bom levar móveis infestados para sua casa. [14]
    • O móvel infestado pode ter manchas vermelhas de oxidação, especialmente perto de rachaduras e fendas.
    • Flocos pequenos, pálidos e amarelados podem ser ovos ou pele de muda.
    • Os pontinhos pretos podem ser as fezes dos insetos.
  2. A madeira barata pode custar tão pouco por um motivo. Ao fazer uma compra, procure por defeitos e imperfeições comuns. Alguns produtos, mesmo que muito baratos, podem não valer seu tempo e seu dinheiro. [15]
    • Uma tábua pode estar curvada de uma ponta à outra, dificultando o trabalho com ela.
    • A madeira também pode ter um padrão irregular ou dobras. Ela pode ainda ter um recuo no lado mais curto.
  3. A madeira barata pode estar rachada ou cheia de ocos nos nós. Embora seja possível trabalhar com madeira barata apesar desses defeitos, muitas rachaduras e buracos podem tornar o material instável. [16]
    • Os ocos nos nós da madeira costumam dar menos problema do que as rachaduras. Geralmente, é possível contorná-los em um projeto, ainda que algumas pessoas não gostem da aparência deles.
    • Pode haver pequenas fissuras entre os veios da madeira. Alguns pedaços podem ter uma rachadura ao longo de toda a peça. Talvez seja mais difícil contornar esses problemas quando se trabalha com madeira barata.
    Publicidade

Dicas

  • Os fornecedores podem cortar a madeira para você cobrando uma pequena taxa se você não tiver as ferramentas.
  • Geralmente, é preciso envernizar a madeira barata para usá-la em projetos. Peça ajuda se nunca tiver aplicado esses produtos no material antes. Madeiras diferentes absorvem os produtos de modo diferente, e algumas precisam ser seladas primeiro com goma-laca.
Publicidade

Avisos

  • Use os equipamentos de segurança adequados ao trabalhar com madeira barata.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 23 204 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade