Baixe em PDF Baixe em PDF

As pessoas que têm jardins e reconhecem a importância das abelhas no ambiente natural podem querer ter suas próprias abelhas. As colmeias hoje em dia são feitas para encorajar a saúde desses insetos e facilitar a remoção do mel pelo apicultor causando a menor perturbação possível. Uma caixa de abelhas é feita com um suporte, uma placa inferior, um ninho, caixas menores chamadas de melgueiras e uma tampa. O corpo inferior da colmeia é separado das partes superiores por uma grade excluidora. Aprenda a fazer uma colmeia para começar o processo de apicultura.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Entendendo as partes

Baixe em PDF
  1. essa é a parte que levanta a colmeia do chão e pode até ter uma plataforma de pouso inclinada para as abelhas. Embora você não precise de um suporte específico, vai precisar de algo que sirva para elevar a colmeia do chão. Uma mesinha ou um banco servirão se você estiver procurando uma alternativa caseira.
  2. essa é a primeira seção ou camada da sua caixa. Trata-se de um pedaço plano de madeira que serve como base para a colmeia. A placa inferior pode ser sólida ou telada, sendo que a única diferença é que a última é melhor para afastar pestes e fornece mais ventilação. As abelhas vão entrar e sair por uma entrada nessa placa.
  3. esse é um pedacinho de madeira que bloqueia parte da entrada na placa inferior. Os redutores ajudam as pequenas colônias evitando a entrada de pestes grandes e ladrões.
  4. um pedaço plano de madeira atravessado por outras tiras pequenas do mesmo material, formando uma grelha. Ela é colocada entre a placa inferior e o ninho para fornecer ventilação, facilitar o acesso ao ninho e evitar que as abelhas façam favos em escada. A grelha é opcional, mas vale a pena adicioná-la se você puder.
  5. é a caixa grande na qual as abelhas farão a colmeia. Trata-se da seção maior, e você usará de uma a duas para cada caixa de abelhas. Cada ninho vem com oito a dez quadros.
  6. são os quadros inseridos individualmente no ninho. Eles contêm uma base de cera e arame que as abelhas usam para começar a construir a própria cera. Você precisará de oito a dez quadros, dependendo do tamanho do seu ninho.
  7. como você não quer que a rainha coloque ovos no mel, você coloca uma grade excluidora na caixa. Ela é uma placa com buraquinhos que as operárias conseguem usar, mas pequenos demais para a abelha-rainha.
  8. a melgueira, assim como o ninho, é onde as abelhas guardarão o mel. Trata-se de uma caixa grande colocada acima do ninho, com a grade excluidora entre os dois. Geralmente, é mais fácil trabalhar com melgueiras rasas ou de tamanho médio, pois pode ser pesado demais levantar a caixa cheia de mel.
  9. são painéis de madeira ou plástico inseridos verticalmente na melgueira. É neles que as abelhas fazem a cera e o mel. Eles podem ser removidos da caixa. Os caixilhos podem ser rasos ou médios para combinar com o tamanho da melgueira e ter uma cobertura semelhante à dos quadros de ninho.
  10. é a última camada da caixa, um tipo de tampa com uma entrada colocada sobre a melgueira. As tampas internas têm dois lados: um para o outono e o inverno, e outro para a primavera e o verão. [1]
  11. é uma tampa de metal usada para evitar que condições climáticas adversas interfiram com sua colmeia. Essa é a tampa que fica no topo da caixa, sobre a tampa interna. [2]
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Montando a caixa

Baixe em PDF
  1. Você tem três escolhas quando se trata de uma caixa de abelhas: comprar uma caixa completa por um valor caro, comprar as partes separadas e juntá-las por menos ou construir todas as partes do zero e economizar mais de 50% do seu dinheiro. Seja qual for a opção escolhida, você sempre deve comprar os materiais de um vendedor de abelhas conhecido. Os materiais baratos não só não vão durar muito, mas também podem prejudicar suas abelhas e seu mel.
    • Use sempre madeira não tratada, geralmente pinho ou cedro. [3]
    • Nenhuma das caixas ou quadros tem fundos, portanto você só precisará comprar madeira o bastante para fazer os lados delas.
    • Alguns materiais, como os quadros e a tampa externa, não são fáceis de fazer; você precisará comprá-los.
  2. Eles terão dois lados curtos de 41,3 por 24,3 cm e dois lados longos de 51 por 24,3 cm. Todos os quatro lados terão extremidades em cauda de andorinha ou ranhura e lingueta. Corte a madeira para essas medidas e faça as junções apropriadas nas bordas.
  3. O tamanho delas varia dependendo da profundidade desejada. O comprimento e a largura serão os mesmos do ninho, e a altura vai variar. Para melgueiras rasas, a caixa deverá ter 14,5 cm de altura; uma melgueira média terá 17 cm de altura. Assim como no ninho, use juntas cauda de andorinha ou ranhura e lingueta nas extremidades.
  4. Use cola para madeira à prova d'água para montar as peças. Coloque uma gotinha de cola em cada uma das juntas e deslize as peças para o lugar para formar as caixas. Em seguida, use um sistema de tornos para segurar as caixas no lugar enquanto a cola seca. Quando ela tiver terminado de secar, use alguns pregos pequenos para terminar. [4]
  5. Essa é a primeira camada da sua caixa, e é apenas um pedaço plano de madeira com bordas elevadas. A placa terá o mesmo comprimento e largura dos ninhos, mas a altura será de apenas 1 cm. O redutor de entrada fica preso à parte da frente. Ele precisa ter 2 cm para a entrada de verão e 1 cm para a de inverno.
    • As entradas maiores podem incentivar uma infestação de roedores.
    • Algumas bases prontas são reversíveis para a entrada sazonal correta, o que reduz o custo de montagem e evita a necessidade de armazenar uma base durante a outra estação.
  6. Embora não seja necessário, muitos apicultores preferem pintar as partes expostas da caixa de branco para refletir a luz solar. Caso decida fazê-lo, use uma tinta para ambientes externos não tóxica e que suporte as intempéries. Nunca pinte dentro dos ninhos, ou você pode prejudicar o mel e as abelhas.
  7. Ela se encaixa na parte superior interna do ninho e evita que a rainha se mova para dentro das melgueiras. Esse item não pode ser feito em casa; ele precisará ser comprado para a caixa.
  8. São necessárias duas tampas: a interna e a externa. A primeira é de madeira e tem um buraco na parte de cima para servir de entrada, enquanto a segunda é de metal e cobre a parte superior da caixa. A tampa externa deverá se estender para além das laterais dos ninhos e ficar bem encaixada.
  9. Essas são as partes da caixa que as abelhas usam para formar a colmeia e a cera. Não dá para fazer os próprios quadros, a menos que você passe por um longo processo de montar a fundação, algo que os iniciantes não devem fazer. Essas peças são feitas de madeira ou plástico, mas ambas servem ao mesmo propósito. Você precisará de dez para cada ninho e de seis a oito dependendo do tamanho de cada uma das suas melgueiras. Deslize-as para dentro de cada caixa verticalmente até que elas se prendam no lugar.
  10. Essa é a hora pela qual você estava esperando! Para montar a colmeia, você precisará empilhar todas as partes sobre o suporte. A placa inferior vai primeiro, seguida pela grelha de madeira (se tiver uma), depois o ninho, a grade excluidora da rainha, a melgueira e a tampa.
    • O suporte da colmeia a mantém elevada para ajudar a conservar o fundo seco e isolar a caixa. Ele pode ser feito de qualquer coisa que mantenha a colmeia elevada, ou você pode usar um comprado.
    Publicidade

Dicas

  • As abelhas são insetos bastante precisos, portanto, ao fazer uma colmeia, faça medidas precisas. Os ninhos com espaço demais podem incentivar os insetos a fazerem favos fora dos quadros. Pouco espaço faz com que as abelhas fujam.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Madeira para o corpo da colmeia;
  • Cola para madeira à prova d'água;
  • Martelo;
  • Pregos;
  • Jornais ou plástico;
  • Tinta branca;
  • Pincel;
  • Placa inferior;
  • Tampa;
  • Suporte para a colmeia;
  • Quadros.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 181 138 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade