PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

A descarga do seu vaso está lenta? Existem várias causas para esse problema, mas muitas delas podem ser resolvidas sem um encanador. Verifique a caixa de descarga porque problemas com essa peça são mais fáceis de consertar. Se o problema for em outro lugar, limpe a borda do vaso com produtos de limpeza. Use ácido clorídrico ou muriático se o vaso sanitário estiver envolto por crostas.

Método 1
Método 1 de 3:

Verificando a caixa de descarga

PDF download Baixe em PDF
  1. Um “vaso sanitário lento” é sinal de que ele não está enchendo ou está drenando muito rápido. Se a última situação estiver acontecendo, isso significa que o dreno está entupido. Neste caso, será necessário desentupir a privada . Se o vaso não estiver enchendo rápido o suficiente, o problema pode ser o baixo nível de água da caixa de descarga.
  2. Essa peça fica na parte vertical da privada, onde está localizada o botão de descarga. Coloque a tampa da caixa no chão com cuidado, pois o peso da porcelana pode danificar o piso.
  3. A comporta de vedação é uma peça de plástico ou borracha que fica em cima da válvula na parte inferior da caixa de descarga. A menos que a descarga da privada não esteja funcionando, o normal é ter uma corrente conectando-a à alavanca, que parece um braço pequeno saindo do botão de descarga. [1]
    • A corrente deve ter corda de sobra para que a comporta de vedação tampe a válvula, fechando-a por completo. Além disso, deve também ser apertada o suficiente para levantar a comporta quando apertar o acionador de descarga.
    • Quando der descarga na privada, a comporta de vedação deve ficar aberta por dois a três segundos. Se isso não acontecer, o vaso não vai ter água suficiente.
  4. Fazer a regulagem é bem simples. A corrente deve passar por um buraco no acionador de descarga. Desconecte a corrente e coloque um elo diferente pelo buraco para regular o comprimento da corrente. Ela deve ter cerca de 1,5 cm de corda. [2]
    • Pode acontecer de você ter contato direto com a água da caixa de descarga da privada quando for ajustar a corrente. Para evitar algum tipo de contaminação, basta lavar as mãos com água e sabão depois de fazer o trabalho.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Usando sabão da máquina de lavar louça e um desentupidor

PDF download Baixe em PDF
  1. Use um balde para colocar a água no vaso sanitário. A água quente irá remover o resíduo que pode estar impedindo a passagem de água no vaso. [3] Não é necessário dar descarga para remover a água quente. Contudo, tome cuidado ao fazer esse procedimento porque o vaso pode rachar se a porcelana esquentar muito rapidamente ou de forma desigual.
  2. Use um produto indicado para privadas. O produto deve ter instruções indicando a quantidade necessária que deve usar.
    • Leia o rótulo com atenção. Alguns produtos não podem ser utilizados em cerâmicas. Além disso, muitas vezes você precisará usar um equipamento de segurança para que sua pele não entre em contato com o líquido.
    • Siga as instruções descritas no produto. Será necessário dar descarga após aplicar determinados tipos de produto. Porém, outros desentupidores exigem um tempo mínimo antes de dar descarga para que possam fazer efeito.
  3. Esse cano fica localizado na parte vertical da caixa de descarga da privada. Você provavelmente encontrará um pequeno cano passando por ele. [4] Coloque aproximadamente uma colher de sopa do produto da máquina de lavar.
    • Se tiver um removedor de limão ou cálcio como o CLR, use esse produto em vez do sabão líquido para louças. Ele pode ser mais eficaz que o outro.
  4. Assim, o líquido da máquina de lavar louça conseguirá penetrar no tubo de transbordo (ladrão). Além disso, o cálcio e as crostas irão desgrudar das paredes da privada, facilitando a limpeza.
  5. Esse processo irá levar a água pelos canos da caixa de descarga e para fora dos buracos embaixo da borda da privada. O líquido da máquina de lavar louça irá remover qualquer resíduo na caixa de descarga. O desentupidor irá retirar obstruções ou crostas no dreno, melhorando o fluxo da corrente de água. [5]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Usando o ácido muriático (clorídrico)

PDF download Baixe em PDF
  1. Coloque as luvas, máscara e óculos de proteção. Use também um avental e botas de borracha para não respingar produto na sua pele. O ácido muriático é corrosivo e pode causar queimaduras.
    • Melhore a ventilação do ambiente colocando um ventilador na janela do banheiro para filtrar o ar. Se tiver um exaustor no banheiro, aproveite para ligá-lo, também.
  2. Use uma esponja para remover a água que ainda sobrou no vaso. Com isso, o ácido irá limpar o vaso até a parte inferior, incluindo o buraco do jato. Ele é bem pequeno e fica localizado no fundo do vaso sanitário; a água sai desse buraco para auxiliar o processo da descarga. Você verá que ele está funcionando no fim da descarga, a qual pode ficar lenta se houver um acúmulo de resíduo no local.
  3. Se tiver um cano de abastecimento em cima do tubo de transbordo, retire-o primeiro. A abertura do funil deve ser grande o suficiente para conseguir despejar o produto e para que o objeto fique bem encaixado no tubo.
    • Não use um funil de metal porque o ácido pode corroer o material.
    • Enxágue o funil após usá-lo e não reutilize-o para fazer comida.
  4. Coloque somente alguns mililitros de ácido diluído no tubo. Despeje rápido o suficiente para encher os buracos da borda do vaso sanitário, mas não tão rápido a ponto do funil transbordar ou cair. Se o ácido derramar, ele pode entrar em contato com sua pele, e isso é muito perigoso.
    • Despeje o resto do galão no vaso para limpar o dreno.
  5. Quanto mais apertado ficar o papel, melhor. Cubra a porção do vaso, com exceção do assento. Isso evitará que os gases do ácido contaminem o banheiro.
    • Você também pode usar um saco de lixo limpo para cobrir o vaso.
  6. Verifique se a porta do banheiro está fechada e trancada se tiver crianças ou animais em casa. O ácido irá remover as crostas no vaso sanitário e no dreno.
  7. No entanto, antes de fazer isso, ligue a água novamente. É indicado dar descarga mais vezes em casas antigas com canos de dreno de ferro porque o contato prolongado com o ácido pode danificá-los.
  8. Esses orifícios estão localizados embaixo das bordas da privada e impulsionam a água para encher o vaso após usar a descarga. Verifique se a água flui normalmente nesses buracos quando dá descarga. Se quiser, pegue um cabide e insira-o nos buracos para checar se não há nenhuma obstrução ou acúmulo de resíduos.
    • Se achar alguma coisa embaixo da borda, use uma escova de garrafa para bebês e limpe o local.
    • Repita o processo se necessário.
    Publicidade

Avisos

  • Jamais misture produtos químicos! Isso pode criar reações violentas a ponto de espirrar produto de forma inesperada e incontrolável, causando cegueira ou queimaduras, liberando grandes quantidades de gases tóxicos e superaquecendo a privada (o que pode rachar o vaso).
  • Se tiver pastilhas de limpeza para privada na caixa de descarga, use luvas de borracha para remover e colocá-las em um recipiente de plástico limpo e vedado. Em seguida, dê descarga para limpar a caixa antes de usar outros produtos.
  • Quando limpar a privada com produtos químicos, dê descarga mais de uma vez antes de inserir outra substância química.
  • Se utilizou desentupidores líquidos, dê descarga várias vezes e com um bom intervalo de tempo antes de colocar o ácido muriático ou outro produto químico.
  • O ácido muriático pode destruir a comporta de vedação, a caixa de descarga, a vedação de borracha do vaso e outras partes de metal de privadas mais antigas, como o tubo de transbordo. Use um ácido mais suave ou compre uma privada nova se não souber trocar esses itens sozinho.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 129 615 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade