Baixe em PDF
Baixe em PDF
O Microsoft Excel tem diversas funções de personalização de tabelas e gráficos com dados importantes. Você pode usar a ferramenta Consolidar para combinar e resumir informações de vários arquivos ou planilhas. Leia as dicas deste artigo para aprender a usar o recurso!
Passos
-
Abra as pastas de trabalho que você quer consolidar. Ao abrir o Microsoft Excel, você tem a opção de acessar arquivos que já criou na página inicial. Se não encontrar os documentos que quer consolidar, clique em Abrir , na barra à esquerda, e em Procurar . Em seguida, navegue até o local onde eles estão salvos.
-
Veja se todos os dados de cada planilha estão listados em um formato consistente. Por exemplo: se há uma data no topo de uma linha e o nome de um produto na coluna da esquerda, veja se ambas as informações estão no mesmo formato e no mesmo lugar nas suas respectivas planilhas. Se necessário, apague certas linhas ou colunas.
-
Abra um novo arquivo ou planilha do Excel. Essa vai ser a sua planilha principal, que vai conter todas as informações consolidadas. Se você estiver juntando arquivos diferentes, clique em Arquivo e Novo para criar uma planilha nova. Se estiver juntando planilhas do mesmo arquivo, clique no ícone + à direita de todos os documentos, no canto inferior esquerdo, para gerar.
-
Clique na célula onde você quer que a linha ou coluna consolidada comece. Clique na linha ou coluna que está consistente com a localização das tabelas nas outras planilhas.
-
Clique em Dados . O botão fica na barra de menu da parte superior do Excel e leva ao painel de mesmo nome.
-
Clique em Consolidar . O ícone é representado por duas planilhas com uma seta azul entre elas e apontando a um terceiro documento.
- Nas versões mais antigas do Excel, o ícone é representado por uma coluna de células com uma seta azul apontando a uma nova célula.
-
Selecione uma função. Use o menu suspenso embaixo de "Função" para selecionar o método de consolidação dos dados. Por exemplo: clique em Soma para juntar todos os dados ou em Contagem , Média , Mín , Máx e assim por diante.
-
Escolha uma fonte de referência. Essa é a primeira planilha que você quer consolidar. Caso queira alterar planilhas de um mesmo arquivo, clique no ícone da seta à direita da barra embaixo de "Referências". [1] X Fonte de pesquisa Caso queira alterar dados de um arquivo separado, clique em Procurar , escolha o documento e clique em Abrir .
-
Selecione os dados que você quer consolidar. Se você estiver consolidando dados de uma planilha diferente do mesmo arquivo, clique e arraste o cursor para selecionar os dados e as marcas que quer incluir. Se estiver consolidando informações de um arquivo diferente, abra ou clique nesse arquivo e clique e arraste o cursor para selecionar os dados e as marcas certos. Assim, o nome do arquivo ou da planilha vai aparecer seguido de um ponto de exclamação, pela linha e pelo intervalo de colunas na coluna de referência (por exemplo: "T1PlanilhaVendas!$A$2:$F$5").
-
Clique em Adicionar . O botão fica à direita do campo "Todas as Referências" e adiciona a referência e o intervalo selecionado à lista final. Repita os passos seis a dez com todos os arquivos que você quer consolidar.
-
Selecione a linha ou a coluna de acordo com as marcas. Clique em uma ou nas duas caixas ao lado de "Linha superior" ou "Coluna esquerda" para selecionar qual parte do arquivo contém as marcas.
- Se você não clicar em nenhum campo, o Excel vai consolidar todas as células na mesma posição.
-
Clique em , ao lado de "Criar vínculos com dados de origem" (opcional). Marque essa opção para atualizar os dados consolidados automaticamente (caso uma das fontes de referência seja atualizada também). [2] X Fonte de pesquisa
-
Clique em Ok . Assim, você vai adicionar os dados consolidados à planilha principal. Você pode ver os dados originais a partir dos consolidados. Para isso, clique nos ícones + à esquerda dos números das células do lado esquerdo.Publicidade
Referências
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 60 239 vezes.
Publicidade