PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

O Microsoft Excel tem diversas funções de personalização de tabelas e gráficos com dados importantes. Você pode usar a ferramenta Consolidar para combinar e resumir informações de vários arquivos ou planilhas. Leia as dicas deste artigo para aprender a usar o recurso!

  1. Ao abrir o Microsoft Excel, você tem a opção de acessar arquivos que já criou na página inicial. Se não encontrar os documentos que quer consolidar, clique em Abrir , na barra à esquerda, e em Procurar . Em seguida, navegue até o local onde eles estão salvos.
  2. Por exemplo: se há uma data no topo de uma linha e o nome de um produto na coluna da esquerda, veja se ambas as informações estão no mesmo formato e no mesmo lugar nas suas respectivas planilhas. Se necessário, apague certas linhas ou colunas.
  3. Essa vai ser a sua planilha principal, que vai conter todas as informações consolidadas. Se você estiver juntando arquivos diferentes, clique em Arquivo e Novo para criar uma planilha nova. Se estiver juntando planilhas do mesmo arquivo, clique no ícone + à direita de todos os documentos, no canto inferior esquerdo, para gerar.
  4. Clique na linha ou coluna que está consistente com a localização das tabelas nas outras planilhas.
  5. O botão fica na barra de menu da parte superior do Excel e leva ao painel de mesmo nome.
  6. O ícone é representado por duas planilhas com uma seta azul entre elas e apontando a um terceiro documento.
    • Nas versões mais antigas do Excel, o ícone é representado por uma coluna de células com uma seta azul apontando a uma nova célula.
  7. Use o menu suspenso embaixo de "Função" para selecionar o método de consolidação dos dados. Por exemplo: clique em Soma para juntar todos os dados ou em Contagem , Média , Mín , Máx e assim por diante.
  8. Essa é a primeira planilha que você quer consolidar. Caso queira alterar planilhas de um mesmo arquivo, clique no ícone da seta à direita da barra embaixo de "Referências". [1] Caso queira alterar dados de um arquivo separado, clique em Procurar , escolha o documento e clique em Abrir .
  9. Se você estiver consolidando dados de uma planilha diferente do mesmo arquivo, clique e arraste o cursor para selecionar os dados e as marcas que quer incluir. Se estiver consolidando informações de um arquivo diferente, abra ou clique nesse arquivo e clique e arraste o cursor para selecionar os dados e as marcas certos. Assim, o nome do arquivo ou da planilha vai aparecer seguido de um ponto de exclamação, pela linha e pelo intervalo de colunas na coluna de referência (por exemplo: "T1PlanilhaVendas!$A$2:$F$5").
  10. O botão fica à direita do campo "Todas as Referências" e adiciona a referência e o intervalo selecionado à lista final. Repita os passos seis a dez com todos os arquivos que você quer consolidar.
  11. Clique em uma ou nas duas caixas ao lado de "Linha superior" ou "Coluna esquerda" para selecionar qual parte do arquivo contém as marcas.
    • Se você não clicar em nenhum campo, o Excel vai consolidar todas as células na mesma posição.
  12. Marque essa opção para atualizar os dados consolidados automaticamente (caso uma das fontes de referência seja atualizada também). [2]
  13. Assim, você vai adicionar os dados consolidados à planilha principal. Você pode ver os dados originais a partir dos consolidados. Para isso, clique nos ícones + à esquerda dos números das células do lado esquerdo.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 60 239 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade