PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Você tem ratos de estimação? Pois saiba que, diferentemente de camundongos e hamsters, esses roedores não podem ficar presos nas gaiolas o tempo inteiro. Muitas pessoas soltam os bichinhos pelas casas, mas ao menos que o ambiente tenha sido organizado com eles em mente, essa não é uma ideia muito segura. O que você pode fazer nessas situações é criar um playground seguro para os ratos, evitando acidentes e problemas em casa. Vamos lá?

Método 1
Método 1 de 3:

Montando uma área fechada

PDF download Baixe em PDF
  1. Por mais que o cercado deles vá ter uma barreira, é melhor evitar que o local escolhido tenha luzes fortes, saídas de aquecedor e fios elétricos, pois os bichinhos podem acabar se machucando. Retire do local também objetos pontiagudos, substâncias químicas e quaisquer coisas que emitam fumaça, como velas. [1] Escolha um espaço que fique longe do caminho de pessoas e de outros animais de estimação.
    • A opção mais segura é um cantinho da sala de estar, sobre um piso de madeira. Crie o playground longe de coisas que não quer que sejam destruídas e de tomadas elétricas.
  2. O ideal é montar o cercado de brincadeiras em uma superfície elevada, mas tudo bem montá-lo no chão caso não tenha espaço suficiente. Os ratos amam roer coisas, e é bom proteger o chão ou o tampo da mesa com uma manta. [2] Além disso, essa cobertura vai ajudar caso os bichinhos façam as necessidades fisiológicas no local, evitando acidentes e sujeira indesejada.
    • Caso vá montar o playground em uma mesa, pode não ser preciso montar uma barreira nos arredores, já que esses bichos não costumam se jogar de locais altos, pois sabem que vão se machucar. Obviamente, use o bom senso e o conhecimento que tem dos seus animais para decidir qual a melhor opção.
    • Manter os bichinhos no chão facilita a supervisão deles, mas você pode ter problemas caso eles atravessem a lona ou a manta, pois podem danificar o piso ou o carpete.
  3. Pegue algumas caixas, desmonte-as e corte as laterais, até ter algumas dúzias de painéis de tamanhos iguais. Use uma fita adesiva reforçada para juntar as peças, fechar os buracos e deixar tudo nivelado. [3] Alinhe os painéis lado a lado, formando uma barreira única e flexível.
    • O ideal é que o espaço de brincadeiras tenha entre 1 m e 2 m de largura em todas as direções, portanto, crie uma barreira capaz de proteger toda a área coberta pela lona ou pela manta.
    • Dobre as peças do painel, uma a uma, como se fosse uma sanfona. Assim, você pode guardar a barreira de papelão e reutilizá-la quando quiser.
    • Use pedaços de papelão com pelo menos 60 cm de altura para impedir os ratos de escaparem pulando. Caso tenha bichinhos muito ágeis e fujões, aposte em papelões ainda mais altos.
  4. Mantenha a barreira apenas sobre a lona ou a manta, cercando todo o local até juntar as duas extremidades dos painéis de papelão. Prenda-os com clipes de papel e observe bem se não há nenhum ponto de fuga para os ratos. [4] Feche os buracos remanescentes e comece a adicionar os brinquedos e acessórios no espaço.
    • Usar clipes de papel é melhor do que fita adesiva para manter o bom estado da barreira para a reutilização. Na hora de desmontar o playground, remova os clipes e dobre os painéis de papelão para guardá-los.
    • Se fez uma barreira grande demais, remova os painéis gradualmente, até que eles formem um perímetro ao redor da lona ou da manta, sem deixar o chão ou a mesa livres para os ratos.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Adicionando brinquedos e acessórios

PDF download Baixe em PDF
  1. Acredite, os ratos brincam com qualquer coisa que você der a eles, mas é preciso escolher bem os brinquedos e acessórios para evitar acidentes e problemas. Por exemplo, os rabos dos bichinhos podem ficar presos em brinquedos movidos à pilha ou em pedaços de metal pontiagudos. Dê sempre preferência para brinquedos macios e arredondados. [5]
    • Uma roda de exercícios para ratos é uma das exceções à essa regra. Desde que a parte interna da roda seja completamente coberta e sólida, a cauda do ratinho não deve ficar presa. Obviamente, a roda deve ser feita especialmente para ratos, pois rodas para camundongos e hamsters são pequenas demais.
  2. Pegue algumas caixas de sapato e empilhe-as para montar uma estrutura para os ratos brincarem e explorarem. Abra alguns buracos nelas para os bichos entrarem e passarem por entre as caixas como bem entenderem. Disponha os acessórios como preferir, criando rampas com tiras de papelão e pedaços de tecido para servir como cortinas.
    • Enrole alguns petiscos em pedaços de papel e coloque-os dentro do forte para encorajar a exploração do espaço pelos animais!
  3. Um tubo de PVC é a escolha perfeita para quem quer criar um labirinto para os roedores. Visite uma loja de materiais de construção e procure por tubos de PVC com pelo menos 6,5 cm de diâmetro e conecte-os de diferentes formas para criar uma rede de túneis para os bichinhos. Se preferir, faça túneis de tecido com pernas ou mangas de roupas velhas, enchendo-as com tubos de papel-toalha.
    • Use o PVC caso os ratos mordam demais as coisas, pois eles são mais resistentes. Já os túneis de tecido são ideais para quem quer ficar de olho nos bichinhos enquanto eles estão no labirinto.
    • Quando estiver desmontando a área de brincadeiras, desmonte os túneis de PVC para guardá-los com mais facilidade. Assim, você pode criar um novo padrão na próxima vez em que for soltar os bichinhos, o que torna a brincadeira sempre uma novidade.
  4. Encha um pratinho de 2,5 cm até a metade com água. Coloque algumas pedras que fiquem acima do nível da água e espalhe ervilhas congeladas pelo líquido. Seu ratinhos vão amar a oportunidade de se molharem e fazerem uma boquinha ao mesmo tempo. Se os bichos não gostam de água, eles ainda podem curtir caminhando pelas pedras para pegar as ervilhas boiando na água.
    • Bandejas bandeja para rolo de pintura são ótimas opções para se criar os laguinhos, já que têm partes mais rasa e outras profundas. Assim é um ótimo recipiente para esse laguinho, pois elas
  5. Pegue um cestinho de lixo e encha-o com pedaços de papelão, rolos de papel-higiênico, pedaços de papel picado e outros materiais similares e coloque-o dentro do espaço dos ratos. [6] Seus bichinhos vão amar os barulhos de todos esses papéis se mexendo, e certamente vão querer pegar alguns pedaços para se divertir.
    • Dê uma olhada no cesto de lixo do seu escritório em busca de objetos pequenos que sejam seguros para os ratos. Assim, você recicla materiais em vez de comprar coisas novas para os bichinhos. [7]
    • Jamais use restos de alimentos ou de produtos orgânicos, pois eles podem causar doenças nos ratos. Se quiser adicionar comidas ao cesto de lixo, use petiscos para roedores no fundo, cobertos pelos pedaços de papel, para encorajar os bichos a cavoucarem os materiais.
  6. Encha um pote de plástico com terra limpa. Plante algumas sementes de trigo, grama e brotos de plantas. Regue bem todos os dias, por uma semana, e deixe os ratos brincarem na terra quando os brotinhos começarem a sair.
    • Os ratos podem comer de tudo, mas evite plantar sementes de papoula na terra, já que elas podem ser fatais para os bichinhos. [8]
    • Se não quer esperar uma semana para os brotos, enterre os petiscos preferidos dos seus ratos na terra e deixe que eles a cavouquem. Obviamente, use apenas terra limpa comprada em uma loja de jardinagem.
    • Os ratos amam mastigar plantas no geral. Se tem alguma planta em casa que está morrendo e planeja descartar, deixe os bichinhos brincarem com elas primeiro!
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Brincando com os ratos de forma segura

PDF download Baixe em PDF
  1. Eles precisam de exercícios e de interações para que não fiquem entediados e nem sofram com o confinamento na gaiola. Se os seus bichinhos não saem da gaiola, eles podem se tornar territorialistas, agressivos com humanos e pouco sociais. Portanto, solte-os por pelo menos uma hora todos os dias; caso tenha mais tempo livre, deixe-os soltos além da primeira hora, sempre interagindo com eles nesses momentos! [9]
    • Os ratos são animais extremamente sociáveis que sofrem com claustrofobia e tédio quando ficam presos sem interações. Mesmo que tenha vários bichinhos na mesma gaiola, eles ainda precisam de espaços livres para interagir de forma satisfatória.
    • Sempre manuseie os ratos com cuidado, ou eles podem deixar de confiar nas pessoas e se tornarem agressivos. Jamais os arremesse ou aperte; o ideal é segurá-los na palma das mãos ou deixar que caminhem em seus braços.
  2. Esses bichinhos são esguios e muito rápidos. Mesmo que ache que a barreira de papelão é grande o suficiente, saiba que um rato desesperado por superá-la e sair correndo. Eles também costumam brigar bastante, e é preciso separá-los caso a coisa fique séria. Para evitar problemas, incluindo também a mastigação de objetos indevidos, sempre supervisione os ratos quando estiverem soltos. [10]
    • É normal e saudável que eles brinquem de lutinha, sempre se jogando de um lado para o outro e vocalizando bastante. Você saberá que estão brigando de verdade quando estiverem com o pelo ouriçado e gritando alto e com frequência. Separe as brigas mais sérias, mas deixe os ratinhos brincarem se não estiverem arranhando ou mordendo um ao outro.
    • Caso a briga fique séria, pegue os ratos e observe-os para ver se nenhum deles se machucou. Caso um esteja ferido, mantenha-os separados até que se acalmem e procure um veterinário em caso de ferimentos graves. [11]
  3. Esses roedores sofrem muito com problemas respiratórios, e essa é a principal causa de falecimento deles. Portanto, jamais fume no mesmo cômodo em que eles estão, e sempre desligue os difusores de óleos e apague as velas aromáticas do espaço. [12]
    • Use um forro sem poeira para a gaiola dos ratos e troque-o uma vez por semana para evitar problemas respiratórios.
  4. Caso o rato urine ou defeque no espaço da brincadeira, limpe com um papel-toalha e descarte-o imediatamente. Lavar a lona ou a manta que forrou o espaço entre os usos minimiza as chances do local ficar fedido ou dos ratinhos adoecerem.
    • Tudo bem reutilizar uma vez o tecido ou o plástico caso ele não esteja manchado ou cheirando forte. Entretanto, se os bichinhos fizerem as necessidades no local, lave tudo antes da próxima brincadeira.
  5. Lave os brinquedos de plástico em água corrente e lave os túneis de tecido semanalmente. Já o que for de papelão deve ser descartado conforme os bichinhos mastigam e destroem. Assim, você mantém o espaço sempre higienizado e arrumadinho, evitando doenças e problemas respiratórios. [13]
    • Caso a barreira que criou fique danificada, cubra os furos com fita adesiva reforçada. Em alguns casos, pode ser preciso trocar os painéis danificados, entretanto.
    Publicidade

Dicas

  • Guarde todos os objetos dos ratos em um cesto de plástico para facilitar o acesso e a organização. Deixe o cesto ao lado da gaiola dos bichinhos para quando quiser brincar com eles no futuro!
  • Saiba que não vale a pena ficar caprichando muito no visual de tudo, já que os ratos provavelmente vão destruir os brinquedos uma hora ou outra.
Publicidade

Avisos

  • Sempre confira os materiais em busca de partes pontiagudas ou perigosas para os bichinhos.
  • Na hora de selecionar objetos descartados para usar como brinquedos, tome cuidado para não escolher nada em que os bichinhos possam prender as patas ou a cabeça.
  • Jamais compre uma bola de exercícios de hamster para um rato, pois ela pode causar danos permanentes à coluna desses animais.
Publicidade

Materiais Necessários

Montando uma área fechada

  • Fita adesiva forte.
  • Caixas de papelão grandes.
  • Tesoura ou estilete.

Adicionando brinquedos e acessórios

  • Caixas de papelão pequenas.
  • Túneis de tecido ou tubos de PVC.
  • Cesto de lixo.
  • Recipiente de plástico raso.
  • Pedras.
  • Terra limpa.
  • Sementes de vegetais variadas.
  • Recipiente de plástico.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 3 987 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade