PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Quem coloca um piercing (na orelha, no nariz, na língua etc.) nunca quer parar na primeira vez. Às vezes, os pais têm medo de deixar que os seus filhos usem esses acessórios. Se é o seu caso, você pode se preparar para a conversa e mostrar que respeita a opinião deles, mas que tem tudo sob controle. Por fim, não faça nada que os deixe muito desapontados.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Preparando-se para a conversa

PDF download Baixe em PDF
  1. Pense na sua prioridade para ter noção clara das suas metas, como convencer os seus pais a deixarem você furar alguma parte do corpo. Dessa forma, vai ser mais fácil se preparar. [1]
    • Pense em algum tipo de acordo. Por exemplo: talvez os seus pais não deixem você furar o septo, mas aceitem piercings nas duas orelhas. Seria melhor que nada, certo?
    • Reflita sobre o que você quer obter a partir da conversa. Para isso, tente ter uma atitude positiva, educada e compreensiva. [2]
  2. Sem esse plano, as suas emoções podem ficar à flor da pele e causar uma discussão. Anote três ou quatro coisas importantes a dizer e leve o papel consigo para a conversa. [3]
    • Não adianta gritar “Eu quero!” como uma criança.
  3. Eles provavelmente vão ter dúvidas. Mesmo que sejam compreensivos desde o início, podem querer saber a qual estúdio você vai e quais as medidas de segurança e higiene do profissional. Tenha todos esses detalhes importantes em mente para mostrar o quanto é responsável.
  4. Deixe para falar do assunto quando os seus pais estiverem contentes e confortáveis. Por exemplo: talvez eles estejam estressados se tiverem contas a pagar e pouco dinheiro. Fique de olho nos momentos de calma. [4]
    • Você até pode escrever uma carta para os seus pais, mas é melhor conversar pessoalmente com eles.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Encarando a conversa

PDF download Baixe em PDF
  1. Você pode não ter tempo para falar tudo se abordar o assunto de repente. Convide-os a uma conversa formal. Eles vão ver que o tema é sério e o quanto as suas opiniões são importantes. Se alguém estiver sem tempo, deixe para outra hora. [5]
    • Por exemplo: diga “Oi, mãe e pai. Tenho uma pergunta para vocês. Se não estiverem ocupados, podemos conversar hoje lá pelas 19h?”.
  2. Revise as suas anotações e escolha os pontos mais importantes. Diga que você gostou muito do primeiro piercing e que está querendo furar outro lugar. Fale ainda que respeita a autoridade e a opinião deles.
    • Veja um exemplo de conversa simples: “Mãe e pai, vocês se lembram de que eu furei a orelha em dezembro? Bem, eu quero furar a cartilagem. Esse lugar é fácil de cuidar e os piercings são bastante estilosos. Eu só não quero fazer nada sem permissão. O que acham?”.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Stephanie Anders

    Especialista em Piercing
    Stephanie Anders é Proprietária e Piercer da Royal Heritage Tattoo and Piercing, um estúdio de tatuagem e piercing em Los Angeles, California. Stephanie tem mais de 10 anos de experiência como piercer e sua lista de clientes inclui estrelas como Jennifer Aniston, Jessica Alba, Cameron Diaz, Nicole Richie, Gwyneth Paltrow e Sharon Osbourne.
    Stephanie Anders
    Especialista em Piercing

    Leve o máximo de informação aos seus pais que conseguir. Seus pais levarão a conversa a sério se você se mostrar bem informado. Explique o motivo de você querer o piercing, por qual motivo quer utilizá-lo e quais os riscos envolvidos. Fale do procedimento comum e do processo de recuperação. Permaneça sério e calmo enquanto explica.

  3. Os seus pais podem ter uma perspectiva contrária à sua, ainda mais se não gostarem de piercings. Não comece a discutir com eles — ouça . Diga em quais partes você concorda e mostre que entende o ponto de vista que eles têm com calma e maturidade. [6]
    • Por exemplo: se eles disserem que os piercings na língua infeccionam sempre, fale algo como “Obrigado por se preocuparem com a minha segurança. Eu sei que é mais difícil cuidar desses piercings, mas não tive nenhum problema nos últimos dois anos. Além disso, eu pesquisei sobre os cuidados com a língua nos primeiros meses de aplicação”.
  4. Mesmo depois de explicar o seu lado da história, os seus pais ainda podem ser contrários à decisão — porque os piercings são caros, porque não gostam da estética dos acessórios etc. Nesse caso, chegue a um meio termo com eles.
    • Se os seus pais ficarem preocupados com os gastos, diga que você vai limpar a casa ou cuidar dos seus irmãos mais novos por um tempo.
    • Cumpra o seu lado do acordo para mostrar aos seus pais que você é responsável. [7]
  5. Mesmo que você não concorde com a decisão deles, não levante a voz e nem os xingue. Muitas vezes, os pais só querem o bem dos filhos. Se a conversa esquentar, interrompa o diálogo e deixe para falar outra hora — para que ninguém se exalte.
    • As ações são tão importantes quanto as palavras. Não role os olhos, faça cara feia ou balance a cabeça em reprovação. [8]
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Reagindo às respostas negativas

PDF download Baixe em PDF
  1. Eles podem ter que refletir sobre o assunto ou conversar a sós. Nesse caso, agradeça a oportunidade e diga que vai esperar. Não os apresse.
  2. Mesmo que a decisão dos seus pais não seja a esperada, eles ainda têm autoridade sobre você. Não fique irritado e nem desconte a raiva neles — mostre que é maduro e eles podem até ficar mais permissivos no futuro.
  3. Você pode achar que eles estão sendo insensatos, mas é porque eles cresceram em uma cultura diferente, na qual usar piercings era sinal de rebeldia. Pense bem nos motivos para a decisão e você pode até entendê-la melhor.
    • Você pode até concordar com a opinião deles. Por exemplo: se a sua orelha ficou infeccionada por causa do seu primeiro piercing, pode ser que o seu corpo não reaja bem a essas mudanças. [9]
  4. Os seus pais têm que dar permissão — a menos que você tenha mais de 18 anos. Somente adultos têm a liberdade de furar qualquer parte do corpo. Lembre-se disso nas horas de raiva e tenha paciência. Até lá, divirta-se com o seu primeiro acessório.
    • A negativa dos seus pais pode não durar para sempre. Por exemplo: se você tem 14 anos, talvez eles queiram esperar até os 16.
    Publicidade

Dicas

  • Faça uma lista de prós e contras de furar novos lugares do corpo para ter uma visão mais ampla do assunto.
  • Todo estúdio de tatuagem e piercing precisa de uma autorização assinada pelos pais ou guardiões para clientes com menos de 18 anos.
Publicidade

Avisos

  • Não coloque um piercing sem o consentimento dos seus pais. Eles vão se sentir traídos e achar que você não é responsável.
  • Não tente convencer os seus pais por exaustão.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 30 833 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade