PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Se você tem um porquinho-da-índia, é importante saber cuidar das unhas dele. Como esses pequenos roedores não conseguem aparar as próprias unhas sozinhos, você precisa aprender a fazê-lo, o que nem sempre será fácil, pois o bicho fica arisco. Todavia, não se preocupe! Temos algumas dicas e um passo-a-passo muito fácil para que a experiência seja tranquila para todos os envolvidos.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Obtendo as ferramentas necessárias para aparar as unhas do porquinho-da-índia

PDF download Baixe em PDF
  1. Você pode usar um cortador próprio para animais ou um daqueles pequenos para bebês. Contudo, lembre-se de que os cortadores para humanos apertam a unha antes de cortá-la, o que pode ser um pouco doloroso para o bichinho. [1]
    • Os cortadores próprios para animais são estilo guilhotina, o que garante que a unha não seja prensada. Além disso, eles permitem uma abertura maior, facilitando o processo. Visite o pet shop mais próximo para ver como funciona na prática. [2]
    • A longo prazo, pode ser que valha a pena testar diversos cortadores e ver qual dá mais certo no seu caso concreto. Muito cuidado com o sabugo, essa parte rosada e cheia de nervos na base dos dedinhos do animal. Se você atingir o sabugo, o porquinho vai sangrar e sentir dores. Caso não consiga vê-lo, peça para alguém segurar uma lanterna próximo da patinha do porquinho para que você tire só a pontinha da unha.
  2. Se você acabar acertando o sabugo por acidente, o roedor começará a sangrar pela patinha. Nesse caso, você precisará aplicar um pouco do pó para conter o sangramento. [3]
    • O pó hemostático pode ser comprado em farmácias e supermercados.
    • O amido de milho está em todas as padarias e supermercados.
  3. Se o bicho ficar escorregadio quando você for tentar cortar a unha dele, enrole-o em uma toalhinha para restringir os movimentos dele.
    • O ideal é ter uma toalhinha para enrolar o bichinho nela todas as vezes em que for aparar as unhas dele. O processo se tornará mais fácil com o tempo, pois a toalhinha vai começar a ficar com o cheiro do porquinho. Também pode ser que ele goste mais de uma do que de outra.
  4. Organize tudo o que precisará para a sessão de antemão para que o processo seja bem suave e tranquilo.
    • Coloque a toalhinha, o cortador e o pó hemostático em um balcão ou mesinha.
    • Coloque só um pouquinho do pó (um quarto de uma colherzinha de chá) em um papel toalha para o caso de precisar estancar um sangramento.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Restringindo os movimentos do porquinho-da-índia

PDF download Baixe em PDF
  1. Sem movimentos bruscos e ruídos desnecessários, aproxime-se da gaiola, a abra e coloque um de seus polegares sobre o queixo do bicho e use a outra mão para dar apoio ao traseiro dele. [4] Tire-o lá de dentro dessa maneira para que ele não se assuste. Caso contrário você levará uma mordida.
  2. Cuidado para não deixá-lo muito apertado lá dentro, senão ele pode se sufocar ou superaquecer rapidamente. [5]
  3. Posicione-o com a cabeça para frente, apontando na mesma direção que a sua, para que seja mais difícil ele mordê-lo.
  4. Há várias maneiras de se deixar o porquinho-da-índia mais calmo antes de aparar as unhas dele. Faça uns cafunés atrás das orelhas dele e ofereça alguns petiscos.
    • Não deixe nenhum alimento por perto para que ele não fique tentado a ir comer na hora de aparar as unhas. [6] As coisas serão muito mais fáceis se ele estiver bem tranquilo.
    • Eis alguns exemplos de lanchinhos saudáveis para o porquinho-da-índia: pimentão, tomate, pepino, aipo e cenoura. Corte os legumes em pedacinhos bem pequenos para que ele consiga colocá-los na boca. [7]
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Aparando as unhas do porquinho-da-índia

PDF download Baixe em PDF
  1. É bem possível que você precise fazer isso contra a vontade do animal. Se ele reclamar demais, solte a perninha e o acalme um pouco antes de tentar novamente.
  2. Com a mesma mão que está segurando as perninhas dele, pegue na unha com o polegar e o indicador. Não a aperte com muita força, pois o animal pode sentir dor e começar a se debater.
    • Para que as coisas fiquem mais fáceis, comece por uma das extremidades da patinha e vá de unha em unha até o outro lado. Assim você não se esquece quais unhas cortou e quais não cortou.
  3. Coloque-o bem em frente à unha que vai cortar.
  4. Será mais fácil enxergar as terminações nervosas se as unhas do roedor estiverem limpas. Normalmente, elas são rosadas.
  5. Quando conseguir ver o sabugo, apare a unha sem acertá-lo. Caso não consiga vê-lo, seja muito cauteloso e corte só a pontinha.
    • Se acertar o sabugo com o cortador, ele vai começar a sangrar. Sim, será uma experiência dolorida para o bichinho, mas não entre em desespero se isso acontecer, pois não é nada tão grave. Caso isso aconteça — esperamos que não —, aplique um pouquinho do pó homeostático ou amido de milho no local para que o sangramento pare rapidamente. [8]
  6. Se ver que ele está inquieto, espere ele dar uma acalmada antes de continuar com as outras unhas.
    • A cada unha aparada com sucesso, ofereça um petisco para que o bichinho faça uma associação positiva e se distraia um pouco. Antes de partir para a próxima unha, espere ele terminar de comer, senão ele pode acabar se engasgando.
  7. Na primeira vez, pode ser que você tenha algumas dificuldades, mas não deixe que isso o abale. Não há nada nesse mundo que faça um porquinho-da-índia deixar o dono cortar as unhas dele sem resistir nem que seja um pouquinho.
    • Caso as coisas não tenham ido bem dessa vez, talvez seja melhor você não cortar todas as unhas dele no mesmo dia. Corte uma ou duas hoje, mais umas duas amanhã, e assim por diante.
    • Se precisar usar o pó homeostático ou o amido em uma das unhas, fique de olho para ver se o sangramento para. Antes de colocar o bicho dentro da gaiola de novo, limpe a unha para que ele não ingira a substância por acidente ou curiosidade.
    Publicidade

Dicas

  • Na primeira vez, é bom pedir a ajuda de outra pessoa para que ela segure o bicho enquanto você apara as unhas dele. Você ficará mais seguro e poderá fazer tudo com calma, sem precisar se preocupar em segurar o porquinho, que vai querer sair.
  • Caso não queira fazer o trabalho com as próprias mãos, pague para um veterinário fazê-lo. Fique observando de perto, pois talvez você consiga sozinho da próxima.
  • Lembre-se de que os petiscos são um ótimo recurso de distração. Pode ser uns pedacinhos de frutas ou legumes, mas sem exageros.
  • Se o bicho começar a morder, experimente colocar luvas.
  • Quando muito longas, as unhas dos roedores se prendem facilmente ao forro da gaiola. [9]
  • Comece a aparar as unhas do roedor enquanto ele ainda for jovem. É bom que já vai se acostumando com o processo. [10]
  • Apare as unhas do porquinho-da-índia regularmente (mais ou menos uma vez por mês está bom). A frequência impedirá que o sabugo cresça demais pela extensão da unha, o que dificultaria a sua tarefa. [11]
Publicidade

Avisos

  • É possível que a patinha dele fique deformada se as unhas não forem aparadas regularmente, o que seria bastante desconfortável para ele. [12]
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 40 610 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade