Baixe em PDF Baixe em PDF

Já tentou de tudo para se livrar da acne? Bem, talvez você ainda não tenha experimentado um método bastante comum, que pode ser a solução para o seu problema. Uma simples compressa quente ajuda a abrir os poros, facilitando a eliminação da sujeira e do excesso de óleo que pode estar causando a acne, ao mesmo tempo em que diminui a inflamação e melhora a circulação sanguínea no rosto. Aprenda aqui a fazê-la e repeti-la algumas vezes por semana para melhorar sua pele.

Método 1
Método 1 de 3:

Fazendo uma compressa úmida

Baixe em PDF
  1. As mãos estão repletas de germes devido ao contato constante com diversos objetos, como celular, maçanetas, teclado do computador, dentre muitos outros, e [1] é a transmissão dessa sujeira que pode contribuir para a contaminação da pele do rosto por bactérias causadoras de acne. [2] Portanto, use uma quantidade suficiente de sabonete para esfregar as mãos e enxágue-as com água morna.
  2. Use um produto de limpeza facial suave e água morna para limpar bem a pele antes de fazer a compressa. Use as pontas dos dedos para passar suavemente o produto no rosto, evitando esfregar demais a pele para não irritá-la antes de fazer a compressa.
  3. Pegue uma toalha de rosto limpa e passe-a sob água morna ou coloque-a em uma tigela com água morna para molhá-la completamente. A água não deve estar muito quente para não queimar o seu rosto nem ressecar demais a sua pele. Se preferir, você também pode usar uma bola de algodão em vez de uma toalha caso queira fazer a compressa em uma única espinha.
    • Você também pode aquecer a compressa no micro-ondas colocando uma toalha úmida em um saco do tipo Ziploc por alguns segundos.
  4. Ele é considerado um remédio natural bastante eficaz para diminuir a ocorrência de acne. [3] Para isso, basta adicionar de seis a 12 gotas desse óleo à tigela de água morna antes de mergulhar a toalha ou a bola de algodão nela. Sempre dilua o óleo de melaleuca em água antes de passá-lo no rosto e evite o contato direto com os olhos. [4]
    • Sabendo que o óleo de melaleuca pode irritar a sua pele, [5] teste a solução diluída no seu braço antes de passá-la no seu rosto.
  5. Aplique a compressa em seu rosto por dez minutos, reaquecendo-a conforme necessário. [6] Ela pode ser aplicada em todo o rosto ou apenas sobre uma espinha, e você pode repetir esse procedimento de duas a três vezes ao dia.
    • Ao tirar a compressa, os poros devem estar abertos e as espinhas, apontadas para fora. Caso não note qualquer mudança, mergulhe a toalha ou o algodão novamente na água e repita o procedimento. [7]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Usando outras compressas

Baixe em PDF
  1. Ele contém polifenois, compostos anti-inflamatórios e antioxidantes bastante úteis para a pele. [8] Coloque um saquinho de chá em infusão em água quente, em seguida, esprema delicadamente o excesso de água e deixe o saquinho esfriar. Depois, é só colocá-lo sobre a espinha por 15 minutos e enxaguar o rosto com água assim que terminar.
    • Você também pode colocar saquinhos de chá verde sob os olhos para diminuir o inchaço das olheiras.
  2. Caso a região do rosto só esteja dolorida (predizendo o aparecimento de uma espinha) ou a espinha esteja doendo muito, use uma compressa de gelo, pois a temperatura fria reduz o inchaço, a inflamação, a vermelhidão e a dor. [9] Enrole um pouco de gelo em uma toalha fina e coloque sobre a espinha por um minuto. Em seguida, espere cinco minutos e reaplique por mais um minuto se achar necessário.
    • Você também pode fazer uma compressa de gelo depois de uma compressa quente se a espinha não estiver com a ponta branca. [10] [11]
    • Você também pode aplicar o gelo diretamente na pele, mas não por muito tempo para não queimar.
    • Uma compressa fria também pode ser usada para aliviar picadas de insetos, bastando deixá-la por 15 minutos algumas vezes ao dia. [12]
    • Caso sua pele seja ressecada e coce com frequência, faça essa compressa nas áreas irritadas. [13]
  3. Alguns estudos demonstram que cheirar o óleo essencial de alecrim ou de lavanda por cinco minutos reduz o estresse. [14] Da mesma forma, passar uma toalha embebida em cinco a dez gotas do óleo de hortelã-pimenta diluídas em uma a duas xícaras de água na pele também alivia dores de cabeça de tensão. Depois de fazer essa compressa no rosto, você também pode passar a toalha úmida no restante do corpo.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Cuidando do rosto após a compressa

Baixe em PDF
  1. Depois de fazer a compressa quente, lave o rosto com um gel de limpeza antiacne ou suave, em seguida, jogue um pouco de água fria na face para fechar os poros e aliviar qualquer incômodo causado pelo calor aplicado anteriormente.
  2. Se a espinha já estiver madura e com uma ponta branca, passe um creme contendo ácido salicílico, peróxido de benzoíla ou enxofre depois da compressa para tratar a espinha. Esses ingredientes são bastante eficazes no tratamento da acne, [15] e a aplicação logo após a compressa facilita a absorção do produto, pois os poros já estão dilatados devido ao calor.
  3. Cutucar, apertar ou espremer a espinha aumenta o risco de cicatrizes e manchas na pele que podem demorar mais tempo ainda para sair. [16] Caso, ainda assim, opte por espremer aquela espinha já bastante madura, aplique suavemente uma pressão em ambos os lados dela usando cotonetes, mas nunca usando diretamente os dedos. [17]
  4. Caso a compressa não funcione e a acne não melhore, procure um dermatologista para que ele possa receitar a você um medicamento mais eficaz para o seu caso. [18] Esse profissional pode ajudá-lo a controlar a acne, diminuir a oleosidade do rosto e reduzir as cicatrizes e manchas na pele.
    • Avalie com o médico os riscos e os benefícios de qualquer medicamento que possa ser prescrito e conte a ele os métodos que você já usou para tratamento da acne antes.
  5. Se a espinha ainda estiver muito visível mesmo depois da compressa e da medicação tópica, use um pouco de maquiagem para disfarçá-la mais. Dê preferência aos cosméticos não comedogênicos, que proporcionam uma cobertura leve ao mesmo tempo em que permitem que a pele respire. Também é possível encontrar vários corretivos no mercado que contêm algum ingrediente antiacne e antioleosidade.
    • As maquiagens minerais que não contêm oxicloreto de bismuto e dimetil polissiloxano (dimeticona) são as mais recomendadas para esse tipo de caso. [19]
    Publicidade

Dicas

  • O calor "puxa" a espinha, piorando-a para chegar ao ponto de estourar. Portanto, se quiser que ela "suma" ou murche, use uma compressa fria.
  • Pare de usar a compressa ou qualquer outro método se sentir irritação, secura, vermelhidão ou dor na pele.
  • Use esse método apenas de duas a três vezes por semana para não danificar sua pele com a exposição constante ao calor.
  • Não faça uma compressa com produtos aos quais você possa ser alérgico.
  • Sempre combine um óleo essencial a um óleo transportador (qualquer óleo vegetal) antes de colocá-lo na água, pois se usar o primeiro puro, as gotículas não diluídas e concentradas dele poderão irritar a sua pele. A mistura deve ser feita, porque os óleos essenciais não são solúveis em água, necessitando de um óleo transportador para diluí-los.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 53 562 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade