Baixe em PDF Baixe em PDF

O óleo de melaleuca pode ser usado como uma solução natural para acabar com as espinhas por conta das propriedades antibacterianas que apresenta. Trata-se de uma boa alternativa aos produtos sintéticos fortes e pesados encontrados nas soluções farmacêuticas. O óleo pode ser aplicado direto sobre a acne ou como ingrediente em tratamentos caseiros. Continue lendo para aprender a usar a melaleuca na guerra contra as espinhas!

Método 1
Método 1 de 2:

Usando o óleo como tratamento localizado da acne

Baixe em PDF
  1. Assim, você não corre o risco de aplicar produtos químicos desconhecidos na pele. Confira o rótulo da embalagem e veja se ele é composto por 100% de melaleuca, pois as concentrações disponíveis podem variar.
    • Mesmo que queira diluir o óleo, é melhor comprar a concentração de 100% para poder controlar exatamente o que está usando na sua pele.
  2. Em seguida, seque o local e aplique o óleo de melaleuca. É importante aplicar o produto na pele seca e limpa para que ele seja mais eficaz no combate da acne.
  3. Pegue um pedaço saudável do seu corpo e pingue uma gota do óleo, deixando agir por alguns minutos. Se não sentir nenhuma irritação, prossiga com a aplicação do óleo sobre a acne.
    • Caso o óleo cause irritação, você tem duas opções: deixar de usá-lo ou diluí-lo até que pare de irritar.
    • Os efeitos colaterais do óleo incluem irritação, vermelhidão ou ressecamento da pele. [1]
  4. Caso o óleo puro e não diluído seja forte demais para sua pele, experimente usá-lo em um tratamento localizado caseiro. Adicione algumas gotas do óleo com duas colheres de chá de gel de aloe vera, água ou algum outro óleo neutro, como de coco ou azeite de oliva.
    • O óleo de melaleuca ainda pode ser bastante útil no tratamento da acne, mesmo em concentração de 5%. [2]
    • Outra opção seria misturar o óleo com mel orgânico cru. O mel tem propriedades antibacterianas que promovem a recuperação da pele e pode formar um bom tratamento quando combinado com o óleo de melaleuca.
    • Guarde a mistura em um pote de vidro pequeno para conservá-lo e facilitar a aplicação.
  5. Umedeça um algodão ou um lenço de papel com algumas gotas do óleo e esfregue-o sobre a acne.
    • Uma pequena quantidade de óleo vai penetrar na pele, descongestionando as glândulas sebáceas, desinfetando os poros e ressecando os cravos e as espinhas.
  6. A ideia é permitir que o produto seja absorvido pela acne e acabe com ela, reduzindo o inchaço e limpando os poros. Em seguida, enxágue com água morna e seque bem o local.
    • Você pode remover o óleo com água pura ou com um produto de limpeza facial, se preferir.
  7. O uso do óleo para eliminar as bactérias e limpar os poros funciona melhor se feito regularmente. Você pode usar o óleo de melaleuca no horário que quiser.
    • O tratamento deve reduzir o surgimento das espinhas e a vermelhidão decorrente da infecção constante sob a superfície da pele.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Usando o óleo no tratamento da pele

Baixe em PDF
  1. Adicione algumas gotas do óleo às suas máscaras de ingredientes naturais para matar bactérias e ressecar as espinhas. Algumas sugestões:
    • Misture quatro gotas de óleo de melaleuca com duas colheres de sopa de pó de argila verde, que pode ser encontrada em lojas de produtos naturais. Adicione água suficiente para transformar a mistura em uma pasta. Aplique de modo uniforme no rosto, deixando agir por 20 minutos. Em seguida, enxágue com água morna e seque dando batidinhas.
    • Misture três gotas de óleo de melaleuca, uma colher de chá de óleo de jojoba e meio tomate picado em pedaços bem finos. Aplique diretamente sobre a pele limpa e deixe agir por dez minutos
    • Adicione cinco gotas de óleo de melaleuca a ¼ de xícara de iogurte natural (tradicional ou grego, tanto faz) e aplique sobre o rosto. Enxágue com água morna após 20 minutos.
  2. Para preparar um esfoliante que trata a acne, misture o óleo de melaleuca com alguns ingredientes naturais. Em uma tigela pequena, adicione meia xícara de açúcar, ¼ de xícara de azeite de oliva, uma colher de sopa de mel e dez gotas de óleo de melaleuca. Aplique a mistura sobre o rosto úmido, fazendo movimentos circulares por cerca de cinco minutos. Enxágue com água morna e seque o rosto dando batidinhas. [3]
    • O esfoliante pode ser um pouco forte para quem sofre de acne cística, mas ótimo para casos mais brandos da condição.
    • O óleo de melaleuca e o mel são conservantes naturais, portanto, você pode guardar o esfoliante em um pote com tampa por um tempo.
  3. Algumas gotas bastam para combater as espinhas mais teimosas. Comece com duas gotas, e aumente até seis, dependendo da potência necessária. [4]
    • Evite o contato do óleo com seus olhos, pois ele pode causar irritação ou ardência.
  4. Adicione algumas gotas do produto na água para eliminar a acne do peito, das costas e de outras partes do corpo. Além disso, a água ficará bem cheirosa.
    • Inspirar o vapor do óleo de melaleuca pode aliviar a congestão e é uma boa ideia para quem está resfriado ou com alergia. [5]
  5. Muitos fabricantes começaram a empregar o óleo por conta das propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias; caso ache que o óleo puro é forte demais ou não tem tempo para criar seus próprios produtos, compre algo pronto. [6]
    • Hidratantes, géis e produtos de limpeza de pele são boas opções.
    Publicidade

Avisos

  • O óleo de melaleuca pode ser tóxico para bichos de estimação e deve ser mantido fora do alcance deles. [7]
  • Use o óleo apenas de modo tópico. A ingestão dele traz diversos efeitos colaterais fortes.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 178 084 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade