PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

As espinhas internas, também chamadas de cistos de acne ou nódulos, estão tão profundas na pele que não liberam pus. Como a inflamação está bem embaixo da pele e perto dos nervos, essas espinhas costumam ser muito dolorosas. Podem causar cicatrizes, principalmente se você tentar abri-las ou espremê-las, já que não têm abertura. [1] Nesse caso, você pode aprender a tratá-las de modo que sumam causando o mínimo de dor ou dano à sua pele.

Método 1
Método 1 de 3:

Tratando espinhas internas

PDF download Baixe em PDF
  1. 1
    Use uma pomada. Uma boa maneira de tratar uma espinha interna é usando um produto desse tipo. Você pode utilizar um creme antibiótico com propriedades anti-inflamatórias ou uma pomada para acne contendo ácido salicílico ou peróxido de benzoíla. [2]
    • Você também pode comprar um sabonete facial contendo ácido salicílico ou peróxido de benzoíla, que podem diminuir o inchaço e remover as bactérias que estão causando a espinha.
    • Experimente ainda os cremes secativos para acne.
    • Siga as orientações do produto escolhido.
  2. 2
    Faça uma compressa quente. Aplicar água morna ou quente em uma espinha interna ajudará a fazer com que ela saia mais rápido, o que pode facilitar o tratamento e a cura dela. Umedeça uma toalha ou bola de algodão com água morna ou quente. Em seguida, pressione contra a espinha por alguns minutos. [3]
    • Repita três vezes ao dia até a espinha sair.
  3. 3
    Experimente uma compressa gelada. O gelo é útil para tratar espinhas internas doloridas. Ele pode ajudar a diminuir a inflamação embaixo da pele, a vermelhidão e o inchaço. Você pode usar uma compressa gelada, cubos de gelo ou até um saquinho de vegetais congelados. Deixe agir por cerca de 10 minutos. A compressa pode ser aplicada várias vezes por dia. [4]
    • Ponha um pano entre seu rosto e o gelo para evitar que este cause danos à sua pele.
  4. 4
    Visite o dermatologista. Pode ser melhor procurar um profissional se você tiver espinhas internas que não sumam nem saiam da pele. O médico pode ajudar você a encontrar um tratamento que elimine as espinhas e evite as cicatrizes. Se nenhum dos métodos caseiros estiver funcionando ou as espinhas estiverem causando muita dor, procure o dermatologista.
    • Explique a ele os métodos usados para tentar se livrar da espinha.
    • Existem remédios prescritos e tratamentos que costumam ser muito eficazes para tratar os cistos de acne.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Tratando as espinhas internas naturalmente

PDF download Baixe em PDF
  1. 1
    Trate-as usando óleo de melaleuca. Ele é um remédio natural eficaz e popular para ajudar a tratar espinhas. Esse óleo tem propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas, ou seja, ele pode ajudar a reduzir o inchaço da espinha presa embaixo da pele e combater as bactérias que a estão causando. [5]
    • Misture uma gota de óleo de melaleuca com nove gotas de água. Você também pode dilui-lo com um óleo, como o azeite de oliva ou o óleo mineral. Também é possível dissolvê-lo com gel de Aloe vera. Umedeça uma bola de algodão ou um cotonete na mistura, aplique sobre a espinha interna, deixe agir por 10 minutos e enxágue o rosto com água morna. Você pode fazer esse tratamento três vezes por dia. [6]
    • Não deixe o óleo entrar em contato com os olhos, pois ele pode causar irritação.
    • Faça um teste de sensibilidade antes de aplicar o óleo na espinha. Passe uma gota dele no pulso e espere cerca de 15 minutos. Se não ocorrer nenhuma reação, você pode aplicar o produto na espinha.
  2. 2
    Experimente uma compressa de chá morno. Ele pode ajudar a tratar as espinhas internas. Tanto o chá verde quanto o preto possuem taninas, que têm propriedades anti-inflamatórias. [7] Combinado a uma compressa quente, o chá pode ajudar a reduzir o inchaço da espinha.
    • Faça um chá verde ou preto com água quente, tire o saquinho de chá da água e coloque-o diretamente sobre a espinha. O chá age como adstringente, o que também ajuda a expulsar a espinha.
  3. 3
    Use mel. Esse é um remédio caseiro muito usado em espinhas internas. Ele é antimicrobiano e antibacteriano, ajudando a combater as bactérias que estão entupindo seus poros. O mel também pode ajudar a nutrir e curar sua pele. Experimente passá-lo sobre a espinha e deixá-lo agir por cerca de 20 minutos. Enxágue com água morna. [8]
    • Faça uma máscara misturando o mel com a polpa de uma maçã. As maçãs são boas para as espinhas internas porque acredita-se que o ácido málico delas dá firmeza à pele. Coloque uma maçã sem o centro em um processador de alimentos ou no liquidificador e bata até formar uma polpa. Misture com o mel para formar uma pasta parecida com uma pasta. Cubra a espinha com essa pasta e deixe agir por até 20 minutos antes de lavar. [9]
  4. 4
    Passe leite na espinha. Ele é um produto de beleza natural usado em diversos remédios caseiros. O leite tem alfa-hidroxiácidos, que ajudam a remover a pele morta e a desentupir os poros. Ele pode ajudar a remover a camada superior entupida da espinha e fazer com que ela surja na superfície da pele, para que você possa remover o pus de dentro dela.
    • Aplique o leite diretamente na espinha usando uma bola de algodão. Deixe agir por pelo menos 20 minutos antes de enxaguar com água morna.
    • Você pode fazer essa aplicação três ou quatro vezes por dia.
  5. 5
    Aplique Aloe vera. Ele é uma ótima alternativa para quem tem a pele sensível e precisa se livrar de espinhas internas. O Aloe vera é antibacteriano e anti-inflamatório, o que significa que ele pode ajudar a diminuir o inchaço e a vermelhidão da espinha e a combater as bactérias que a causam. [10] [11] Você pode usar o gel tirado da folha de uma babosa ou comprar o produto.
    • Passe a babosa na espinha interna. Deixe agir por cerca de 20 minutos. Você pode fazer esse tratamento até três vezes ao dia.
  6. 6
    Faça um tônico de vinagre de sidra de maçã. Esse vinagre tem propriedades antibacterianas e antissépticas. Ele pode ajudar a combater as bactérias que causam a espinha e fazer com que ela saia. Aplique-o sobre a espinha usando uma bola de algodão.
    • Caso a sua pele seja sensível, dilua o vinagre em uma proporção de uma parte dele para quatro partes de água antes de aplicá-lo na espinha.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Limpando o rosto

PDF download Baixe em PDF
  1. 1
    Lave o rosto duas vezes por dia. A melhor maneira de evitar as espinhas internas é a higiene correta da face. Você deve lavar essa e outras áreas com espinhas duas vezes por dia. Tome banho para remover a sujeira e a oleosidade do corpo inteiro. [12]
    • Lave as mãos antes de lavar o rosto para não levar as bactérias delas para lá.
    • Sempre lave o rosto após realizar qualquer atividade na qual você sue muito.
    • Evite também tocar na face, pois assim você pode levar bactérias até ela.
  2. 2
    Use um sabonete suave. Se estiver com muitas espinhas internas na pele, limpe o rosto usando um produto suave e à base de óleo vegetal. Ao escolher um sabonete facial, procure por aqueles que dizem ser "não comedogênicos". Esses produtos não causam a formação de espinhas. [13]
    • Exemplos de produtos não comedogênicos incluem Neutrogena e Cetaphil. Muitos produtos vendidos em lojas ou genéricos também têm essa característica. Sempre leia o rótulo para ter certeza.
    • Passe produtos sem álcool no rosto, pois ele irrita e pode danificar a pele.
  3. 3
    Use os dedos em vez de um pano. Ao lavar o rosto, aplique os produtos e enxágue usando os dedos. As toalhas e esponjas podem irritar a pele e causar mais problemas. Massageie devagar com movimentos circulares.
    • Evite esfregar o rosto para não causar cicatrizes.
    Publicidade

Avisos

  • Nunca tente forçar uma espinha interna a estourar. Não a aperte para tentar fazer com que ela saia mais rápido.
  • Não use pasta de dente para tentar tratar a espinha, pois esse produto pode irritar a pele.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 199 096 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade