Baixe em PDF Baixe em PDF

Quer montar uma rede local (LAN)? Este artigo vai mostrar a vocês como criar essa rede, que proporciona aos computadores e dispositivos conectados uma intercomunicação e acesso à internet [1] .

Parte 1
Parte 1 de 3:

Identificando as necessidades da rede

Baixe em PDF
  1. Ao configurar uma LAN, é necessário ver a quantidade de computadores que ficarão conectados via ethernet (conexão cabeada) para saber o número de portas necessárias para fazer essa mesma conexão [2] .
    • Quando for conectar quatro computadores ou menos, será necessário apenas um roteador, caso contrário, você precisará de um switch para aumentar o número de portas disponíveis no roteador.
  2. Pense se quer montar uma rede sem fio [3] . Quando quiser que dispositivos sem fio se conectem à rede, use um roteador wireless. A maioria dos roteadores que você encontra nas lojas de informática, ou na internet, possui a tecnologia sem fio.
    • Os switches não permitem conexões sem fio e só podem ser usados para fazer conexões cabeadas ou aumentar o número de portas disponíveis para o roteador.
  3. Quando quiser que todos os dispositivos conectados acessem a internet, use um roteador para dar conta das conexões. Por outro lado, caso não queira que os dispositivos se conectem a ela, basta usar um switch.
  4. Não será um grande problema na maioria das casas, mas os cabos de rede não podem se estender além de 100 m. Quando precisar de um cabo maior, a melhor saída é usar switches entre as extensões.
  5. Esteja preparado para as futuras conexões de outros dispositivos se todas as portas atuais estiverem ocupadas.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Configurando uma rede em LAN básica

Baixe em PDF
  1. Você precisará de um roteador ou switch para ampliar as conexões e direcionar as informações para os computadores certos [4] .
    • Um roteador gerenciará automaticamente a atribuição de endereços de IP para cada dispositivo da rede e será necessário caso queira compartilhar sua internet com todos os aparelhos conectados. É altamente recomendável criar a rede com um roteador, mesmo que você não esteja compartilhando a internet.
    • Um switch é como se fosse um roteador mais simples. Ele permitirá que os dispositivos conectados se comuniquem entre si, sem atribuir endereços de IP automaticamente, e não compartilhará a internet. Os switches são mais usados para expandir o número de portas LAN disponíveis para a rede, uma vez que podem ser conectados ao roteador.
  2. É relativamente tranquilo configurar um roteador para uma rede em LAN básica. Basta conectá-lo à energia e, de preferência, perto do modem se quiser compartilhar a internet por ele.
  3. Quando estiver compartilhando a internet a partir do modem, conecte-o à porta WAN do roteador, que geralmente traz uma cor diferente das outras portas.
  4. Ao usar um switch para expandir o número de portas, conecte um cabo ethernet de qualquer uma das portas LAN do roteador em qualquer uma das entradas LAN no switch. Dessa forma, haverá uma expansão da rede para as outras portas LAN no switch.
  5. Use os cabos ethernet para conectar todos os computadores a uma porta LAN no roteador ou switch. A ordem das conexões não importa.
    • Novamente: os cabos ethernet não conseguem transferir dados com eficiência quando a distância ultrapassa os 100 m.
  6. Quando estiver usando apenas um switch como expansão de rede, configure um computador como um servidor DHCP ( Dynamic Host Configuration Protocol , “Protocolo de Configuração Dinâmica de Host”) para permitir que todos os computadores conectados obtenham endereços de IP mais facilmente.
    • É possível criar de forma rápida um servidor DHCP em um dos computadores configurando o DHCP em uma rede local.
    • Os outros computadores da rede obterão os endereços de IP automaticamente quando o servidor estiver em execução, mas eles precisam ser configurados para recebê-los.
  7. Depois que cada computador tiver um endereço de IP, eles conseguirão se comunicar entre si na rede. Caso esteja usando um roteador para compartilhar a internet, todos os computadores poderão acessá-la.
  8. Quando a rede estiver ativa, não será possível acessar nada em outros computadores sem que o computador principal esteja compartilhando arquivos. Compartilhe arquivos, pastas, unidades, impressoras e outros dispositivos e qualquer pessoa na rede (ou usuários específicos) poderá acessá-los.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Criando uma rede sem fio

Baixe em PDF
  1. Quando estiver configurando um roteador sem fio, lembre-se do seguinte:
    • O roteador deve ser geralmente colocado próximo ao modem para facilitar a solução de problemas que aparecerem.
    • O roteador deve ficar disposto na parte central do local em que estiver para que possa oferecer a máxima cobertura sem fio.
    • É necessário conectar um computador ao roteador via ethernet durante o processo de instalação.
  2. Você usará um navegador (Firefox, Chrome, Edge, etc.) no computador para configurar a rede sem fio do roteador.
  3. Você pode usar qualquer navegador.
  4. A numeração geralmente aparece embaixo do roteador ou no manual. Não achou? Há outras formas:
    • No Windows: vá em “Painel de Controle” → clique em “Central de Rede e Compartilhamento” → clique no link da rede ethernet → vá em “Detalhes...” e localize o endereço do Gateway Padrão, que é o endereço de IP para acessar o roteador.
    • Mac: clique no menu Apple e selecione “Preferências do Sistema” → clique em “Rede” → clique em “Ethernet” e localize o endereço de IP do roteador em “Roteador”.
  5. Uma janela aparecerá e solicitará as informações de login para o roteador. O login padrão varia dependendo do modelo do roteador, mas o nome usuário geralmente é “admin” e a senha é “admin”, “password” ou em branco.
  6. Essa opção pode estar escrita de outra forma, pois varia de roteador para roteador.
  7. Também conhecido como “nome da rede wireless”, é esse nome que aparecerá na lista de redes sem fio disponíveis quando for se conectar à internet.
  8. Essa é a opção mais segura disponível atualmente na maioria dos roteadores. Evite o WPA e o WEP, a não ser quando for usar dispositivos mais antigos e incompatíveis com o WPA2-Personal.
  9. A senha será necessária para se conectar à rede e o nome do campo, nas configurações do roteador, pode ser “password wireless”, “password” ou “senha”.
  10. Dependendo do roteador, pode ser necessário marcar uma opção, algumas vezes nomeada “continuar conectado” ou “conectar automaticamente”, ou clicar em um botão específico na parte superior do menu wireless para ativar a rede sem fio.
  11. Essas opções salvarão as alterações feitas no roteador.
  12. Pode levar um minuto para ele e a rede voltarem a ficar on-line.
  13. Quando a rede ficar on-line de novo, ela aparecerá na lista de redes disponíveis em qualquer dispositivo sem fio que esteja ao alcance do roteador. Ao se conectarem à rede, os usuários precisarão digitar a senha que você criou para o roteador wireless.
    • Os computadores conectados ao roteador por cabo ethernet não precisarão de senha, pois a conexão é automática.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 97 459 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade