Baixe em PDF Baixe em PDF

Este artigo o ensinará a adicionar um segundo roteador à sua rede doméstica ou empresarial. Essa inclusão é útil caso você queira conectar mais computadores ou outros dispositivos à rede, mas não tenha portas disponíveis. Além de aumentar a capacidade da rede, um segundo roteador também pode ser instalado em áreas com sinal baixo ou nulo.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Configurando o primeiro roteador

Baixe em PDF
  1. Faça-o usando um cabo ethernet conectando a porta WAN do roteador à porta Internet/WAN do modem de alta velocidades. Neste artigo, vamos nos referir a ele como "Roteador 1".
    • Alguns modelos de roteadores também agem como um modem de alta velocidade. Se este for o caso do seu equipamento, basta conectá-lo ao cabo da conexão da internet.
    • A porta "WAN" pode estar rotulada como "Internet".
    DICA DE ESPECIALISTA

    Spike Baron

    Engenheiro de Rede e Técnico de Informática
    Spike Baron é proprietário da Spike's Computer Repair. Com mais de 25 anos de experiência no ramo, oferece serviço especializado de conserto de PC e Mac, além de revender computadores usados, atuar com remoção de vírus, realizar recuperação de dados e atualizar Hardware e Software. Possui um certificado CompTIA A+ e é um especialista credenciado da Microsoft.
    Spike Baron
    Engenheiro de Rede e Técnico de Informática

    Os provedores de internet costumam limitar a velocidade dela. Neste caso, um segundo roteador pode não ajudar. Entre em contato com o seu provedor antes para saber se adicionar uma segunda unidade vai aumentar a velocidade da internet ou se eles podem simplesmente aumentar seu limite.

  2. Faça-o plugando um cabo ethernet na porta LAN dos dois dispositivos.
    • Você também pode fazer essa conexão sem fio usando um nome e senha para o Wi-Fi.
  3. Aguarde alguns minutos até que ambos sejam iniciados.
  4. Você vai precisar de um navegador de internet para se conectar à interface de administrador do Roteador 1.
  5. Fazê-lo vai abrir a tela de login de administrador do equipamento. [1] Para saber o endereço IP, consulte o manual de instruções ou website do dispositivo.
    • Veja alguns endereços IP padrões de algumas marcas comuns de roteadores:
      • 2Wire: 192.168.1.1, 192.168.0.1, 192.168.1.254, 10.0.0.138.
      • Apple: 10.0.0.1.
      • Belkin: 192.168.1.1, 192.168.2.1, 10.0.0.2, 10.1.1.1.
      • Dlink: 192.168.1.1, 192.168.0.1, 192.168.0.101, 192.168.0.30, 192.168.0.50, 192.168.15.1, 192.168.254.254, 192.168.1.254, 192.168.0.10, 192.168.15.1, 10.0.0.1, 10.0.0.2, 10.1.1.1, 10.90.90.90.
      • Netgear: 192.168.0.1, 192.168.0.227. [2]
  6. Fazê-lo vai abrir a interface de administrador. Para saber o nome de usuário e senha, consulte o manual de instruções ou website do dispositivo.
    • Na maioria dos roteadores, o nome de usuário e senha são "admin". Para a senha, tente "Password" ou "12345678". Em alguns modelos, o campo de nome de usuário e senha deve ser deixado em branco. [3]
    • Se não conseguir conectar mesmo com a senha correta, consulte o manual ou website e veja como restaurar o roteador às configurações de fábrica. [4]
  7. [5] Essa opção serve para que os endereços IP sejam atribuídos automaticamente a todos os dispositivos conectados à rede.
    • Geralmente, essa opção se encontra em "Configurações de rede" ou "Configurações de LAN". O portal e layout de administração varia de acordo com a marca e o modelo do roteador.
    • Na maioria dos casos, o servidor DHCP vem habilitado por padrão.
  8. Acesse qualquer site (como https://www.wikihow.com.br ) para verificar se a internet está acessível. Ao fazer a configuração física da rede, deixe espaço para uma porta LAN no Roteador 1.
  9. Para tanto, basta remover o cabo ethernet usado anteriormente. Todos as demais conexões podem permanecer como estão.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Configurando o segundo roteador

Baixe em PDF
  1. Será preciso uma tomada e um computador livres perto do local onde você deseja instalá-lo. Em seguida, ligue o dispositivo. Neste artigo, vamos nos referir a ele como "Roteador 2".
  2. Faça-o plugando um cabo ethernet na porta LAN dos dois dispositivos. Em seguida, conecte a porta Ethernet no computador [6]
  3. Fazê-lo vai abrir a tela de login dele.
    • Na maioria dos roteadores, esse endereço IP é o 192.168.0.1, 192.168.1.1 ou 10.0.0.1.
  4. Use as credenciais padrões, assim como feito com o Roteador 1. Consulte essas informações no manual de instruções ou website do dispositivo.
    • Na maioria dos roteadores, o nome de usuário e senha são "admin".
  5. [7] Como o DHCP foi habilitado no Roteador 1, ele deve ser desabilitado no Roteador 2 para evitar conflitos de IP. Localize as configurações de DHCP no painel de administração e desative esse recurso.
  6. A partir de agora, há uma grande probabilidade de os roteadores 1 e 2 terem o mesmo endereço IP padrão. Para prevenir conflitos de IP, o Roteador 2 precisa usar um IP diferente do Roteador 1.
    • Encontre a área na interface de administrador do roteador rotulada como "LAN" ou "Rede local". Deverá haver uma caixa ao lado com o endereço IP atual.
    • Digite o novo endereço IP no local do IP existente. O novo IP do Roteador 2 deve estar na mesma subrede do Roteador 1. Isso significa que os três primeiros conjuntos de números do endereço IP devem ser iguais em ambos os dispositivos. Altere o último conjunto de números para que ele seja diferente do Roteador 1. Ele não pode ser um endereço IP em uso por outro dispositivo.
  7. Essas informações devem ser idênticas as do Roteador 1. [8]
    • Consulte-as abaixo do menu "Wireless", "Configuração Wi-Fi", ou algo do tipo.
    • Caso não tenha certeza de qual é o SSID e a senha do Roteador 1, eles deverão estar impressos no próprio dispositivo.
    • Pule este passo se o roteador não for Wi-Fi.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Conectando a rede na internet

Baixe em PDF
  1. Agora que o Roteador 2 está configurado, é bom reiniciá-lo — mas é melhor deixar o cabo de energia desligado em vez de ligá-lo logo em seguida.
  2. Faça-o plugando um cabo ethernet na porta LAN dos dois dispositivos.
    • Cuidado para não o conectar na porta "WAN", pois ambas são muito parecidas.
  3. Ao iniciá-lo, ele receberá um endereço IP. Contanto que o Roteador 1 tenha acesso à internet, o Roteador 2 também estará on-line.
  4. Sempre que um computador é conectado a um novo dispositivo de rede, é recomendado reiniciá-lo.
  5. Você pode conectados via Wi-Fi ou cabo ethernet usando as portas LAN disponíveis de qualquer um dos roteadores. O servidor DHCP do Roteador 1 vai atribuir um endereço IP automaticamente na mesma subrede a cada um dos dispositivos. Aproveite sua rede expandida!
    Publicidade

Dicas

  • Não hesite em pedir ajuda. Existem muitos fóruns on-line onde você pode obter ajuda, ou profissionais de TI em sua região.
  • Anote o endereço IP do modem, roteadores e de todos os dispositivos conectados à rede. Fazê-lo vai ajudá-lo a resolver possíveis problemas de conexão que podem acontecer no futuro.
  • Para elevar os níveis de segurança, compre um terceiro roteador com NAT. Se optar por adicionar um terceiro roteador (Roteador 3), conecte a ponta de um cabo ethernet na sua porta "WAN" e a outra na porta "LAN" do Roteador 1 ou 2. Em seguida, habilite o servidor DHCP do Roteador 2 e atribua uma subrede diferente ao resto da sua rede.
Publicidade

Avisos

  • Ao permitir que visitantes acessem sua rede Wi-Fi, eles podem obter acesso facilmente aos arquivos do seu computador.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 799 428 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade