PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Pode ser desconcertante presenciar o seu cachorro espirrar sangue. O sangramento do nariz possui várias possíveis causas, incluindo traumatismo, uma infecção, um tumor, entre outras. Se o nariz do seu cachorro estiver sangrando, você deve tentar atenuar o sangramento, manter o cachorro calmo e consultar um veterinário para saber se o cachorro precisa de cuidados imediatos. [1] Por mais que o sangramento cesse rapidamente, é importante consultar um veterinário.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Prestando cuidados imediatos

PDF download Baixe em PDF
  1. O animal pode ficar agitado e irritado se estiver com o nariz sangrando ativamente. Se possível, acaricie o cachorro e tente reconfortá-lo para que ele mantenha a calma. Isso ajudará a estabilizar o estado mental do cachorro, além de manter sua pressão arterial baixa, consequentemente diminuindo a intensidade do sangramento.
    • No entanto, não dê calmantes ao animal sem a autorização do veterinário. [2]
    • Coloque o cachorro em um local confortável, mas evite deixá-lo em superfícies que possam ficar manchadas de sangue. Dessa forma, você poderá dar toda a sua atenção ao cachorro em vez de se preocupar com a limpeza do ambiente.
  2. Se o sangue continuar a escorrer do nariz do cachorro mesmo após o espirro, tente aplicar gelo no local para parar o sangramento. A aplicação do gelo restringirá os vasos sanguíneos, possivelmente interrompendo o escorrimento. [3]
    • Pode ser difícil aplicar gelo no nariz do cachorro. Mantenha a calma com ele, seja paciente e faça a aplicação na medida do possível.
    • Se não conseguir aplicar gelo no nariz do cachorro, o que pode ocorrer devido à resistência do animal, leve-o para receber cuidados em uma clínica veterinária.
  3. Ligue para o consultório do veterinário e descreva a situação. Se o animal apenas tiver espirrado sangue, mas não apresentar escorrimento de sangue no nariz em seguida, é provável que você possa esperar até a consulta marcada. [4]
    • Se o cachorro estiver sangrando ativamente, leve-o imediatamente para o veterinário, mas ligue antes para avisar que está a caminho. Dessa forma, a equipe veterinária poderá se preparar para lidar com o sangramento do animal.
    • Por mais que o sangramento tenha ocorrido apenas no momento do espirro, você não pode deixar de levar o cachorro ao veterinário. Ele sempre deve ser examinado nesses casos.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Procurando cuidados veterinários

PDF download Baixe em PDF
  1. Se o nariz do cachorro sangrou ou está sangrando, o animal deve ser levado ao veterinário. Caso o sangramento tenha parado logo após o espirro, ligue para o veterinário, converse sobre o problema e marque uma consulta. No entanto, se o sangramento não parou ou persistiu por bastante tempo, o cachorro deve ser levado ao veterinário imediatamente, pois a perda de sangue em si é prejudicial à saúde do animal.
    • Se o consultório veterinário comum estiver fechado durante o evento, leve o cachorro à clínica veterinária de emergência mais próxima. Caso o nariz do cachorro tenha parado de sangrar logo após o espirro, ligue para a clínica de emergência e pergunte se deve levar o animal imediatamente ou esperar o consultório comum abrir.
  2. Para obter um diagnóstico, o veterinário deverá fazer uma variedade de exames no cachorro. Esses exames, os quais em alguns casos devem ser repetidos várias vezes, ajudarão o veterinário a determinar a causa do sangramento. Possíveis exames que o veterinário precisará fazer incluem:
    • Contagem de células sanguíneas.
    • Urinálise.
    • Raio-X.
    • Rinoscopia. [5]
    • Pressão arterial.
    • Cultura das secreções nasais.
    • Exames especializados adicionais.
  3. O sangramento no nariz do cachorro pode ter ocorrido por vários motivos. Após dar um diagnóstico definitivo, o veterinário também discutirá com você sobre o tratamento. [6]
    • O sangramento pode ter sido causado simplesmente pela força do espirro do animal, ou devido à presença de corpos estranhos no nariz. Se for o caso, o cachorro se recuperará sozinho assim que os corpos estranhos forem removidos. No entanto, a recuperação pode não ser tão fácil se houver algum problema subjacente relacionado à coagulação do sangue do cachorro.
    • O sangramento pode ter sido causado por uma simples sinusite. A sinusite geralmente é tratada com antibióticos e pode ser curada rapidamente. [7]
    • A causa do sangramento pode ser um tumor. O tratamento de tumores malignos geralmente envolve cirurgia e quimioterapia, embora possa ser difícil tratar tumores nos seios paranasais através desses métodos. [8]
    • O sangramento no nariz do cachorro pode ter sido causado por uma infecção nos dentes, a qual se proliferou até os seios paranasais. Se os dentes do cachorro estiverem infeccionados, ele deve ser levado a um dentista veterinário para receber tratamento.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 34 597 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade