Baixe em PDF Baixe em PDF

O alecrim é uma erva verde-escura usada para a decoração, culinária e aromaterapia. A maioria dos jardineiros prefere o seu cultivo a partir de estacas, mas a planta também pode ser cultivada a partir de sementes. No entanto, tempo e paciência são necessários para cultivar com sucesso esta erva a partir de sementes.

Método 1
Método 1 de 3:

Germinação de sementes

Baixe em PDF
  1. A sementes de alecrim levam um longo tempo para germinar, e muitas nem chegam à essa fase. Ao iniciar seu plantio bem antes da última geada, você pode melhorar suas chances de ter uma muda de alecrim decente para transplantar até à primavera.
  2. [1] Despeje as sementes em um copo raso e adicione cerca de duas vezes mais água. Permita que elas fiquem de molho por várias horas. Fazer isso permite que as sementes absorvam água, deixando-as mais propensas a germinar.
  3. Uma base comercial projetada para sementes frequentemente funciona, ou você pode usar areia de jardim ou vermiculita.
  4. Visto que o alecrim tem uma taxa de germinação baixa, você deve plantar algumas sementes em um compartimento para melhorar suas chances de crescimento. Esparse as sementes no topo do substrato antes de polvilhar um pouco mais de substrato sobre elas.
  5. Pulverize as sementes com uma névoa suave de uma garrafa spray. O solo deve ficar úmido, mas não encharcado.
  6. Coloque filme plástico sobre ela, envolvendo-a firmemente na parte superior.
  7. As sementes necessitam de calor para germinar. Você também pode colocar a bandeja em um local quente se não tiver uma esteira de calor, mas a temperatura ideal deve ser entre 25 a 30 graus Celsius. [2]
  8. Dentro de seis a oito semanas, você provavelmente verá pequenas mudas começando a atingir o pico através do solo. Neste ponto, você pode remover o filme plástico.
  9. Após a germinação, o alecrim precisa de muito calor e luz para continuar crescendo. Você também deve manter as plantas regadas levemente durante este tempo.
  10. O alecrim estará pronto para o transplante uma vez que os brotos atingirem cerca de 7,5 cm de altura.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Transplantando

Baixe em PDF
  1. O vaso deve ter ao menos um buraco de drenagem para evitar que as raízes da planta fiquem alagadas. Os vasos de barro funcionam especialmente bem.
  2. Uma mistura de envasamento leve, de preferência com areia ou vermiculita, funcionará melhor para manter as condições de umidade adequadas.
  3. O buraco deve ter aproximadamente o mesmo tamanho que o compartimento da bandeja de mudas no qual o alecrim atualmente se encontra.
  4. Aperte delicadamente os lados da bandeja até que a planta e o solo fiquem soltos.
  5. Embale o solo em torno da haste para segurá-la no lugar,
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Cuidado diário

Baixe em PDF
  1. O solo deve ser úmido, mas não encharcado. Evite deixar o solo secar muito entre as regas, mas não permita que ele fique encharcado. Regue o solo diretamente em vez de despejar a água sobre as folhas. Se as folhas ficarem muito molhadas, mofo pode se formar.
  2. O alecrim frequentemente se desenvolve melhor quando sob pleno sol. Uma janela ensolarada que fica direcionada para o sul geralmente funciona melhor.
    • Gire o pote em uma base semanal para ter certeza de que todos os lados da planta fiquem expostos ao sol. [3] Isto é especialmente importante após o primeiro ano, quando as plantas de alecrim começam a crescer um pouco mais alto.
  3. Você pode manter seu alecrim do lado de fora durante a primavera e verão, mas uma vez que as temperaturas começarem a ficar em torno de -1 grau Celsius, elas precisam ir para um ambiente mais quente para continuar prosperando.
  4. A circulação de ar pode ajudar a evitar que mofo se desenvolva na planta. Você deve executar o ventilador de três a quatro horas por dia, a menos que você seja capaz de manter uma janela aberta parte do tempo.
  5. O insetos externos não costumam atacar o alecrim, mas pulgões e ácaros são conhecidos por causarem problemas dentro de casa. Se ocorrer uma infestação, pulverize o alecrim com sabão inseticida até que as pragas sejam eliminadas e a planta fique saudável novamente.
  6. Mesmo que elas cresçam bem no calor ao ar livre, em ambientes fechados, o alecrim frequentemente se desenvolve melhor à temperatura de 15,5 graus Celsius. Quente ou frio, você também deve manter o cômodo bastante seco para evitar o desenvolvimento de mofo.
    Publicidade

Dicas

  • Você também pode cultivar alecrim propagando pedaços cortados. Na verdade, a maioria dos jardineiros prefere iniciar o plantio dessa forma, já que muitas sementes de alecrim não germinam. Além disso, as plantas cultivadas a partir de sementes de alecrim podem não produzir uma boa quantidade de alecrim dentro do primeiro ano, enquanto as plantas propagadas costumam brotar em boa quantidade.
Publicidade

Avisos

  • Use um inseticida de sabão orgânico, se possível. Se estiver pensando em colher o alecrim e usá-lo em comidas ou bebidas, você deve se certificar de que o inseticida usado é seguro para o consumo humano.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Sementes de Alecrim
  • Solo bem drenado e leve
  • Bandeja de mudas
  • Garrafa spray
  • Regador
  • Embalagem plástica
  • Esteira de calor
  • Vasos ou recipientes médios
  • Sabão inseticida

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 36 255 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade