Baixe em PDF Baixe em PDF

Todas as cerejas comerciais são cultivadas a partir de enxertos ou amostras de tecidos para que os produtores saibam exatamente o que vão obter. O plantio a partir de sementes é uma tarefa para produtores caseiros que estejam dispostos a encarar um desafio e ver no que dá. Saiba que uma cerejeira, geralmente, pode crescer até 7,5 m de altura ou mais. Nem sempre há a garantia de que ela dê frutos, então é preciso garantir que você deseja mesmo esta peça decorativa em seu quintal!

Parte 1
Parte 1 de 3:

Preparando as sementes de cereja

Baixe em PDF
  1. A cerejeira plantada não é idêntica à que gerou a semente, o que significa que esta árvore não vai ser da mesma variedade da planta-mãe. [1] Você pode obter uma árvore que não suporte as doenças e o clima local ou não dê frutos saborosos. Porém, é possível conseguir uma nova e bela árvore e, de qualquer modo, você vai se divertir durante esta empreitada.
    • Se quiser ter chances melhores, prefira plantar uma árvore jovem. Um viveiro de plantas da região pode recomendar a planta híbrida mais adequada para o clima e o solo do local onde mora.
  2. O melhor é que se encontre cerejas frescas de alguma árvore ou em uma feira de produtores na metade ou no final do verão. As variedades de cerejeiras que dão frutos muito cedo costumam ser estéreis e as frutas compradas em feiras e mercados podem funcionar, mas tendem a ter menos chance de sucesso. [2] [3] Junte um bom punhado de sementes, mesmo porque nem todas vão brotar. Há duas espécies comuns de cerejas que se pode escolher: [4]
    • Quase todas as cerejas frescas à venda são doces. Estas são as melhores para comer, mas a maioria delas brota apena entre as temperaturas de 12 ºC a 28 ºC, que não ocorrem no Brasil.
    • As cerejas azedas tendem a ser mais fáceis de cultivar e podem sobreviver com temperaturas que variem entre 5 ºC a 40 ºC ,dependendo da variedade. Pode ser difícil reconhecer quais frutas estão frescas, portanto é recomendável que você pergunte quando estiver na feira ou mercado.
  3. A polpa da fruta precisa ser removida antes do plantio da semente. Aproveite o paladar da fruta e limpe com um papel-toalha úmido os últimos resíduos da semente.
    • Se ainda estiver no começo ou no meio do verão, deixe as sementes secarem no papel- toalha por dois dias e as armazene em uma vasilha hermeticamente fechada em um local frio. [5] Volte a pegar as sementes no final do verão e siga os passos seguintes.
  4. As cerejeiras precisam receber umidade e frio constantes durante três a cinco meses para que possam germinar. Mesmo que o inverno da sua região seja frio, é impossível ter temperaturas similares às que ocorrem no outono e inverno de países cujo clima é temperado. Sendo assim, você pode facilmente plantar sementes de cereja no outono. Se decidir fazê-lo, pule para o próximo Método. Se você não morar no Brasil ou se preferir usar um método com uma taxa maior de sucesso, siga para o próximo Passo.
    • As cerejas-doces se dão melhor com duas semanas de calor antes de começar o tempo frio. Ao plantá-las no final do verão ou bem no começo do outono, você vai conseguir alcançar seu objetivo. No entanto, "um veranico" "depois" da estação fria já ter iniciado pode fazer algumas cerejeiras entrarem em hibernação. [6] Consulte um site de meteorologia ou outra fonte de previsão de tempo de um período maior para evitar tal tipo de situação.
  5. Muitas pessoas até pulam esta etapa e ainda assim conseguem ver algumas cerejas brotarem, mas fazê-lo pode aumentar a taxa de germinação desta espécie. [7] Segue o modo de fazer este procedimento, conhecido como estratificação a quente: [8]
    • Compre esfagno fresco, moído e estéril. Esse produto age contra o bolor, que é a maior ameaça neste estágio. Lide com esse musgo usando luvas para evitar o contato com os esporos.
    • Ponha o musgo em um saco plástico ou em um recipiente e adicione água na temperatura ambiente (20 ºC). [9] Deixe que ele absorva a água de oito a dez horas e então esprema-o para retirar a umidade excessiva.
    • Abra alguns buracos na tampa para a entrada do ar. Se estiver usando o saco plástico, deixe-o um pouco aberto na parte de cima.
    • Adicione as sementes de cereja e as deixe lá por duas semanas, a uma temperatura constante. Verifique o recipiente após um ou dois dias para retirar a água parada e depois semanalmente para jogar fora as sementes mofadas (se existir alguma).
  6. Depois disso, você vai precisar fazer as cerejeiras acreditarem que estão passando por um inverno. Este tratamento de "estratificação a frio" é muito parecido com o último Passo, com alguns poucos detalhes diferentes:
    • Você pode usar novamente o esfagno moído, mas o musgo de turfa ou uma mistura de uma parte de musgo de turfa e uma parte de areia pode funcionar melhor. [10] A vermiculita também funciona bem neste caso. [11]
    • Adicione uma quantia suficiente de água para umedecer o material sem deixá-lo encharcado e, então, coloque as sementes.
    • Ponha-as na geladeira ou em outro local que tenha uma temperatura entre 0,5 ºC a 5 ºC (o ideal é que seja mais próxima a 5 ºC). [12]
  7. Muitas sementes de cereja precisam de três meses de uma terapia de frio antes de ficarem prontas para o plantio e algumas podem precisar de até cinco meses. Verifique as sementes a cada semana mais ou menos. Retire a água parada, se houver, e adicione um pouco mais de água se o material estiver seco.
    • Verifique as sementes com mais frequência quando estiver no final deste período. Se a camada dura que reveste as sementes tiver começado a rachar, plante-as imediatamente, ou então reduza a temperatura pra 0 ºC até que possa plantá-las. [13]
  8. Assim que o inverno rigoroso acabar, as cerejeiras podem ser plantadas no solo. [14] Veja o próximo Método para instruções detalhadas.
    • Se você quiser começar antes, é possível plantar a cerejeira em um vaso grande dentro de casa.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Plantando sementes de cereja

Baixe em PDF
  1. As cerejeiras precisam de muita luz solar e de uma boa circulação de ar. Elas preferem um solo arenoso, fértil, com excelente drenagem e um pH levemente ácido ou neutro. [15]
    • As árvores jovens precisam de espaço para a raiz primária. Se você as plantar em um vaso, este deve ter ao menos 20 cm de profundidade.
    • É muito difícil cultivar cerejeiras em solos argilosos. Se você quiser fazer uma tentativa para valer, faça uma jardineira com 30 cm de altura.
  2. Faça um buraco afundando o dedo até a primeira articulação e ponha uma semente de cerejeira nele. Plante cada cerejeira a 30 cm de distância neste momento, mas fique pronto para transplantar as que sobreviverem separando-as a 6 m de distância no futuro. [16]
    • Você pode plantar as árvores mais perto, mas vai precisar separá-las assim que os brotos alcançarem 5 cm de altura. [17]
  3. Se você usar o método de plantio no outono, cubra-as com 2,5 cm a 5 cm de areia. Isso evita um possível congelamento do solo, que impede que os brotos consigam emergir. Caso plante as sementes na primavera, apenas espalhe uma camada leve de terra e água sobre elas. [18]
  4. Se você as plantar diretamente na terra e não em vasos, as sementes vão ser o alvo principal dos animais que cavam tocas. Cubra a área com um pano ou uma tela de arame, dobrando as pontas e as afundando alguns centímetros no solo para formar uma barreira de proteção. [19] Retire essa barreira assim que os primeiros brotos desabrocharem.
  5. Regue as sementes de leve depois da última geada da primavera. Faça isso apenas quando o solo estiver quase seco. As cerejeiras novas não podem ficar em um solo encharcado, mas não devem, também, ficar em um solo seco por muito tempo.
  6. As cerejeiras demoram para germinar. Se você tiver adotado os passos tanto da estratificação a quente quanto a frio, pode ter a expectativa de ver alguns brotos dentro dos próximos meses. Mesmo assim, algumas sementes podem levar o ano todo para germinar, aparecendo na primavera seguinte.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Cuidando da cerejeira jovem

Baixe em PDF
  1. É bom manter o solo úmido, mas não ensopado. Quando a cerejeira tiver desenvolvido a raiz primária, verifique o solo a uma profundidade de 7,5 cm e regue sempre que tal porção ficar seca. Regue bem devagar até que o solo fique molhado até a profundidade da raiz. [20] Isso não vai demorar muito no começo, mas lembre-se de ir adaptando conforme a cerejeira cresce e se torna uma árvore.
  2. . Assim que as plantas crescerem cerca de 15 cm, ou estiverem grandes demais a ponto de ter raízes que encostem no fundo do vaso, dê mais algum espaço a elas. Arranque os brotos menores ou os transfira de lugar. Cada árvore deve ser plantada a uma distância de 6 m uma da outra.
    • Saiba que a cerejeira pode crescer a uma altura de 7,5 m a 15 m, dependendo da variedade da espécie. Com a poda, você deve mantê-la numa altura de 4,5 m ou menos. [21]
  3. Cubra o solo em volta da árvore com um composto apropriado a cada ano, mas sempre no começo da primavera. [22] Comece a fazer isso um ano após o aparecimento do broto, já que o húmus pode impedir que o broto irrompa da semente.
    • É melhor evitar fertilizar as árvores jovens, pois o produto pode queimá-las facilmente. O composto orgânico já fornece uma variedade grande de nutrientes.
  4. A parte mais difícil do cultivo de uma cerejeira é que ela é suscetível às pragas e doenças. Tome essas medidas para protegê-la quando se tornar uma árvore: [23]
    • Cerque as árvores jovens com uma cerca de arame cilíndrica para protegê-las dos animais.
    • Uma vez por mês, procure buracos no tronco que contenham limo ou fezes de inseto parecidas com serragem. Insira uma agulha nos buracos para matar os insetos.
    • Na primavera, enrole uma tela de mosquito no tronco para que os insetos chatos não botem ovos nele.
    • No final do outono, insira um tecido de proteção no solo (afundando 5 cm) em volta da árvore para protegê-la dos roedores. A barreira deve ser alta o suficiente para que eles não entrem por cima.
  5. No começo do outono, pinte o tronco da cerejeira no lado voltado para o sul com uma tinta látex branca, atóxica, diluída em água para obter uma consistência fina. Essa árvore é muito suscetível aos danos causados pelo sol nesta época do ano no hemisfério norte. [24]
    • Já no hemisfério sul, ao contrário do que foi feito acima, pinte o lado norte da árvore.
  6. Pode a árvore conforme ela cresce . As cerejeiras não são muito difíceis de podar, além do que um pouco de poda já é o suficiente para uma boa produção de frutos e para deixá-las mais bonitas. De modo geral, as cerejeiras de frutos azedos apenas precisam de uma pequena poda para manter seus galhos simétricos. Já as cerejeiras de frutos doces devem ser podadas a partir do tronco central para promover um crescimento lateral.
  7. . Se deixada sem cuidados, uma cerejeira pode levar uns cinco anos ou mais para dar frutos se ela conseguir. A enxertia é um pouco arriscada em árvores cultivadas a partir de sementes, já que não se conhece a espécie, mas um viveiro de plantas da região pode ser capaz de recomendar uma espécie frutífera. Você pode fazer um enxerto dessa última em uma árvore com dois anos de idade e colher frutos dentro de três ou quatro anos se o enxerto pegar.
  8. As lindas flores da cerejeira já são um motivo suficiente para cultivar a árvore. Porém, se você quiser ver frutos no lugar das flores, é preciso polinizá-las. Para a maioria das cerejeiras da variedade doce, ou seja, é preciso ter uma segunda variedade da mesma espécie nas proximidades florescendo ao mesmo tempo. As abelhas são as polinizadoras mais comuns das cerejeiras. Se você estiver usando pesticidas, veja se ele não as afeta. [25]
  9. É impossível cultivar esta árvore sem compartilhá-la com as aves. Se você tiver sorte para ver os frutos começarem a se formar, monte sua estratégia de defesa antes que eles comecem a amadurecer. Há diversas maneiras de distrair ou assustar os pássaros, inclusive plantando amoras (que eles acham ainda mais saborosas) e pendurando objetos brilhantes nos galhos da cerejeira.
    Publicidade

Dicas

  • Para obter frutos, é preciso ter duas variedades de cerejeiras de frutos doces para que uma fertilize a outra. [26] A cerejeira de fruto azedo geralmente se autopoliniza.
  • Como a cerejeira leva entre sete ou oito anos para dar frutos, pense na ideia de plantar uma nova leva a cada ano. Assim, você tem mais garantia caso algumas das árvores morram antes de atingirem a maturidade.
  • A cerejeira amarela é menos atraente para os pássaros, mas pode levar seis anos ou mais para dar frutos. [27]
Publicidade

Avisos

  • Não plante sementes de cereja diretamente no solo no verão ou na primavera. Elas sobrevivem no inverno, mas a falta da estratificação imediata não permite que as sementes germinem na primavera.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Cerejas;
  • Esfagno moído;
  • Areia;
  • Musgo;
  • Refrigerador;
  • Recipiente de plástico ou de metal;
  • Vasos ou jardineiras;
  • Solo de boa qualidade.
  1. https://books.google.com/books?id=EuQ4eWtUGlwC
  2. http://aces.nmsu.edu/ces/yard/2001/071401.html
  3. http://extension.psu.edu/plants/gardening/fact-sheets/home-orchard-production/growing-new-fruit-tree-plants-from-seed
  4. http://pods.dasnr.okstate.edu/docushare/dsweb/Get/Document-1029/HLA-6211pod2015.pdf
  5. http://extension.psu.edu/plants/gardening/fact-sheets/home-orchard-production/growing-new-fruit-tree-plants-from-seed
  6. http://www.motherearthnews.com/organic-gardening/try-your-luck-with-cherries.aspx
  7. http://www.gardeningknowhow.com/edible/fruits/cherry/grow-a-cherry-tree-pit.htm
  8. http://www.gardeningknowhow.com/edible/fruits/cherry/grow-a-cherry-tree-pit.htm
  9. http://extension.psu.edu/plants/gardening/fact-sheets/home-orchard-production/growing-new-fruit-tree-plants-from-seed
  10. http://extension.psu.edu/plants/gardening/fact-sheets/home-orchard-production/growing-new-fruit-tree-plants-from-seed
  11. http://www.treehelp.com/care-advice/
  12. http://www.motherearthnews.com/organic-gardening/try-your-luck-with-cherries.aspx
  13. http://www.motherearthnews.com/organic-gardening/try-your-luck-with-cherries.aspx
  14. http://www.motherearthnews.com/organic-gardening/try-your-luck-with-cherries.aspx
  15. http://www.motherearthnews.com/organic-gardening/try-your-luck-with-cherries.aspx
  16. http://cherries.msu.edu/horticulture/pollination
  17. http://www.motherearthnews.com/organic-gardening/try-your-luck-with-cherries.aspx
  18. http://www.motherearthnews.com/organic-gardening/growing-cherries-zmaz73jfzraw.aspx

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 276 128 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade