Baixe em PDF Baixe em PDF

Tinhorões ou caládios brilhantes e translúcidos adicionam um choque de cor às áreas escuras e úmidas do seu jardim, onde outras plantas podem não crescer tão bem. As folhas brilhantes e vistosas dessa planta nativa tropical crescem a partir de um tubérculo. As folhas em forma de flecha dos tinhorões vêm em várias combinações multicoloridas, e podem ser cultivadas tanto dentro quanto fora de casa. Continue lendo para saber como cuidar dessas plantas.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Plantando tinhorões

Baixe em PDF
  1. [1] Para os tinhorões, quanto mais quente, melhor. Os tubérculos começam a crescer a 21 graus Celsius, e morrerão se a temperatura ficar abaixo disso. Se você vive num local bem quente e úmido durante o verão, conseguirá cultivar caládios do lado de fora de casa. Se não, poderá cultivá-los como uma bela planta para ambientes internos
  2. Você pode comprar os tubérculos de tinhorões (também chamados de bulbos) online ou em um viveiro de mudas local. Quanto maiores os bulbos, maiores serão suas plantas. Para deixar o plantio ainda mais fácil, compre caládios já germinados em vasos pequenos. Assim, você só precisará transferir as plantas do vaso para o solo (ou deixá-las no vaso mesmo) para apreciar a beleza delas.
    • Os tinhorões possuem diversas cores e variedades. O tinhorão “fancy leaf” tem folhas largas e em forma de coração. [2]
    • O tinhorão “strap-leaf” é menor e possui cachos de folhas.
    • O caládio anão possui folhas pequenas em forma de coração.
  3. A maioria das variedades cresce melhor em locais sombreados e úmidos. Planeje plantar os caládios em um local escuro que poderia receber alguma folhagem brilhante: sob árvores, ao redor da casa ou em outro espaço do tipo. Os tinhorões crescem bem com samambaias, musgos e plantas do gênero Impatiens (maria-sem-vergonha, maravilha). [3]
    • Se for manter os tinhorões dentro de casa, planeje colocá-los em um local fora da luz solar direta. Escolha um cômodo que permaneça quente e úmido, mas não seja totalmente inundado pelo sol.
    • Escolha um lugar que não receba ventos fortes. As folhas podem se danificar facilmente.
  4. Os caládios precisam de solo rico e bem drenado. Lavre a terra até pelo menos 15 cm e coloque compostagem ou folhas picadas para enriquecê-la. Se estiver plantando tinhorões em vasos, uma terra enriquecida comum servirá.
    • Verifique se o solo tem boa drenagem fazendo um buraco e enchendo-o com água. Se essa ficar, o solo não drena bem o suficiente; você precisará misturá-lo com matéria orgânica para deixá-lo mais poroso. Se a água penetrar, o solo está drenando bem.
  5. Plante os tubérculos a 4 cm de profundidade, com os lados pontudos para cima. Espace os buracos com 20 a 35 cm de distância, usando um espaçamento maior para bulbos maiores. [4] Se tiver tinhorões em vasos pequenos, cave buracos duas vezes mais largos do que as raízes, coloque as plantas nos buracos, e compacte o solo firmemente ao redor dos caules.
    • Se estiver plantando vários tubérculos juntos em um vaso grande, deixe-os espaçados com15 a 20 cm de distância uns dos outros.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Cuidando de tinhorões

Baixe em PDF
  1. O solo deve ficar úmido, mas não encharcado, pois esse último apodrecerá os tubérculos.
  2. Use fertilizantes potássicos e fósforo, além de um fertilizante 5-10-10 mensalmente para garantir o melhor crescimento.
  3. Se você vive em uma região na qual a temperatura cai abaixo de 21ºC, desenterre os tubérculos. Replante-os quando o solo estiver quente novamente. Se o seu tinhorão estiver em um recipiente, apenas leve-o para dentro de casa durante o inverno. Os caládios funcionam bem como plantas de casa. Eles devem receber um pouco de luz solar durante o dia, e serem fertilizados com um produto líquido em algumas semanas.
    • Quando sua planta começar a murchar, antes da primeira geada, desenterre o bulbo e descarte as folhas murchas.
    • Deixe os bulbos secarem por alguns dias e depois guarde-os em uma caixa ou saco de papel em um local escuro e fresco durante o inverno. Jogue fora quaisquer tubérculos fofos ou que pareçam ocos.
    • Replante quando o solo estiver quente e pronto para os seus tinhorões.
    Publicidade

Avisos

  • Saiba que os caládios podem ser tóxicos. Mantenha as crianças e os animais de estimação longe de mastigar as folhas ou os caules dessas plantas. As folhas contêm uma substância que causa queimaduras e inchaço. Embora não haja registros de mortes por ingestão, a toxina que elas possuem pode causar bastante desconforto físico.


Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 32 201 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade