PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

O tomilho é uma erva antiga usada na cozinha e na jardinagem. A planta produz uma folhagem atraente e aromática e pode ser cultivada em qualquer clima. O tomilho é resistente e perene, portanto sobrevive ao inverno e dura diversos anos. Além do uso na culinária, muitos jardineiros empregam a erva como cobertura de jardim ou planta decorativa na borda de canteiros. Ela dá pequenas flores que são geralmente de cor branca, rosa ou lilás, e a fragrância pode atrair abelhas para o jardim. O tomilho é fácil de plantar, simples de cuidar e pode ser colhido o ano todo.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Plantando tomilho

PDF download Baixe em PDF
  1. Ele pode ser cultivado a partir de sementes, de uma divisão da planta ou de mudas. Entretanto, o cultivo a partir de sementes pode ser mais difícil, pois a germinação geralmente é lenta e desigual. A maioria dos jardineiros sugere que se compre mudas novas de tomilho, que podem ser obtidas em viveiros de plantas, ou que se corte partes de um tomilho já cultivado de algum conhecido. [1]
    • As variedades mais populares são: tomilho francês ou comum, tomilho-limão, tomilho-laranja e tomilho-prateado.
  2. Comece a plantação de tomilho na primavera, quando o inverno tiver acabado. [2] Para conseguir melhores resultados, plante-o em um solo que esteja a uma temperatura aproximada de 20 °C. Deixe um espaço de 20 a 30 cm entre as mudas. O tomilho se desenvolve bem em locais ensolarados, portanto escolha um lugar com bastante sol.
    • A maior parte das mudas deve atingir a altura de 15 a 30 cm.
  3. O tomilho se dá bem em solo seco, arenoso e com boa drenagem. Plante-o em um solo com essas características. Nunca plante a erva em terra alagada ou pesada, [3] pois assim a raiz pode apodrecer. Se parecer que o solo não tem uma boa drenagem, coloque um pouco de composto, areia ou material orgânico para melhorar essa condição.
    • O tomilho pode ser plantado como cobertura do solo, em volta de blocos de pedra ou perto de paredes, desde que a drenagem seja boa. Também é possível plantá-lo em vasos.
  4. O tomilho gosta de condições levemente alcalinas, e as necessidades nutricionais são mínimas. Se você tiver que aumentar o pH do solo, adicione cal à terra. É possível fertilizar as plantas novas na primavera com composto, emulsão de peixe diluída ou outra matéria orgânica, mas, além disso, não é preciso adicionar muito mais ao solo. [4]
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Cuidando do tomilho

PDF download Baixe em PDF
  1. As ervas daninhas competem com o tomilho pelos nutrientes do solo e retardam o desenvolvimento das plantas jovens. Controle o problema carpindo ou usando húmus. [5] O húmus feito com cascalho de calcário ou areia de construção pode melhorar a drenagem ao redor das plantas e prevenir o apodrecimento da raiz. Também é possível experimentar outras coberturas de matéria orgânica, como folhas mortas ou palha.
  2. O tomilho é uma planta forte e resistente à seca. É preciso regar as plantas seguindo um cronograma regular, mas não com tanta frequência. O excesso de água causa o apodrecimento das raízes. Forneça uma boa quantidade de água ao notar que a terra ao redor da planta está completamente seca. Molhe todo o solo e espere que ele drene totalmente antes de regar a erva novamente. [6]
  3. Quando as mudas pegarem, as plantas devem precisar de pouquíssima atenção para se desenvolverem. O tomilho não precisa de muitos nutrientes para sobreviver, e o excesso de fertilizantes pode fazer com que ele perca o sabor e fique estranho. Adube as plantas no outono com matéria orgânica, como folhas mortas, esterco ou composto orgânico.
    • Essa atitude fornece os nutrientes essenciais de que o tomilho precisa o ano inteiro, além de protegê-lo da friagem quando o inverno chegar. [7]
  4. Se você quiser que a planta continue folhosa e produzindo ramos tenros, é preciso cortar o pé de tomilho pela metade a cada primavera. Ao fazer isso, ele floresce novamente na próxima primavera. Depois de três ou quatro anos de cultivo da mesma planta, os caules ficam rígidos e a erva começa a produzir menos folhas.
    • Nessa altura, você pode começar a cultivar uma nova leva de mudas, principalmente se a erva for usada para finalidades culinárias. [8]
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Colhendo o tomilho

PDF download Baixe em PDF
  1. [9] O tomilho desabrocha em pequenas flores brancas, lilases ou rosas. Se ele for cultivado para fins culinários, é possível conseguir um paladar mais potente das ervas que forem colhidas um pouco antes da floração. Quanto às flores em si, sinta-se à vontade para retirá-las se você quiser, o que estimula a produção de mais folhas.
    • No entanto, o sabor do tomilho não é prejudicado se você deixar a planta com as flores. Se você gostar de ver a planta florida, deixe-a crescer à vontade. [10]
  2. É possível colher o tomilho em qualquer momento do ano, mas o sabor é geralmente melhor nos meses de dezembro e janeiro, pois esse é o momento em que ele está mais concentrado. Corte os ramos verdes e frescos de manhã. Descarte a parte mais dura do caule e retire as folhas dos galhos antes de usá-las.
    • Ao podar os ramos, sempre tente deixar pelo menos uns 10 cm da planta. Assim, ela pode continuar a florescer.
    • Quanto mais você podar o tomilho, mais ele cresce. A poda regular também faz a planta crescer com um formato mais arredondado. [11]
  3. Na maior parte das vezes, é possível cortar os raminhos quando necessário, mas a planta floresce se você fizer uma colheita maciça uma ou duas vezes durante o ciclo de crescimento. Para fazer isso, corte a planta de 3,5 cm a 5 cm acima do solo. Ela vai começar a brotar de novo.
    • Não corte novos brotos – eles ajudam a planta a resistir durante os meses de inverno. [12]
  4. Pendure os ramos em um local escuro e bem ventilado para que eles sequem. Você também pode colocá-los em uma bandeja. Assim que os ramos secarem completamente, as folhas devem cair com facilidade. [13] Depois de remover as folhas secas, guarde-as em um recipiente hermético até que elas estejam prontas para o uso.
    • É possível ainda guardar o tomilho seco no congelador ou em conserva no vinagre ou no azeite. [14]
    Publicidade

Dicas

  • Se você morar em uma região de clima frio onde houver geadas no inverno, lembre-se de proteger o pé com uma cobertura de folhas.
  • Para incentivar novos ramos, corte a ponta dos galhos todas as primaveras.
  • O solo deve ter um pH entre 6,0 (levemente ácido) e 8,0 (alcalino) para o cultivo do tomilho. Essa planta prefere um pH entre 6,5 e 7,0.
  • O tomilho necessita ser regado regularmente, mas não precisa de tanta água – o excesso pode causar o apodrecimento da raiz.
  • Ele é uma planta muito resistente, mas as pragas em potencial são o ácaro-aranha e as moscas brancas.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 74 519 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade