Baixe em PDF Baixe em PDF

As árvores de magnólia são adoradas pela sua beleza. As flores produzidas por elas são perfumadas, além de possuírem cores variadas e vibrantes. É fácil entender por que tantas pessoas escolhem plantar árvores de magnólia em seus jardins. Contanto que o ambiente seja propício para a árvore, você poderá cultivar esse lindo ornamento para o seu jardim apenas com uma semente. Embora o cultivo de uma árvore seja um processo demorado e exija paciência, o resultado final fará valer a pena todo o esforço envolvido.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Plantando a semente

Baixe em PDF
  1. Todas as plantas preferem climas específicos. Embora o ideal seja plantar a magnólia em ambientes temperados, a árvore é bastante adaptável. No entanto, climas mais extremos podem dificultar o florescimento da árvore. É possível encontrar gráficos indicando os níveis de robustez de determinadas plantas, os quais podem ser consultados nesse caso. Eles podem oferecer uma indicação do quão apropriado o seu clima é para o cultivo de uma árvore. [1]
    • Algumas árvores de magnólia chegam a crescer de 10 a 20 metros. [2]
    • Algumas árvores de magnólia são mais apropriadas para certos climas. Embora as árvores de magnólia sejam perfeita para ambientes com clima temperado, algumas espécies como a magnólia do sul sofrerão em temperaturas abaixo de -5°C. Esse problema pode ser atenuado plantando a árvore em um local onde não haja muito vento.
    • Também é importante levar a época do ano em consideração. O ideal é plantar a árvore de magnólia no início da primavera. Dessa forma, ela se beneficiará ao máximo com as mudanças de estação durante os primeiros anos de vida. [3]
    • É possível atenuar os danos causados por climas extremos plantando a árvore em algum lugar protegido do vento. Plantar a árvore em uma área fechada (por exemplo, um ambiente com cercas) pode ajudar a protegê-la durante seus períodos de maior vulnerabilidade.
  2. O ideal é plantar a árvore de magnólia em um local com bastante luz do sol, mas locais um pouco sombreados também servem. Se você mora em um local onde o clima é particularmente seco, pode até mesmo ser benéfico plantar a árvore em um local relativamente sombreado, o qual facilitará a retenção de umidade da árvore. [4] De uma maneira geral, é importante plantar a árvore em um local onde haja pelo menos um pouco de luz do sol todos os dias. Nesse local também deve haver espaço o suficiente para que a árvore atinja sua altura máxima naturalmente. Ou seja, você deve plantá-la onde não haja possíveis obstruções como telhados ou fiações de poste.
    • Caso a árvore que pretenda plantar seja de um tipo que cresce bastante (como a magnólia do sul), não plante-a a menos de 2 metros de distância da calçada ou de qualquer fundação de concreto. [5] As raízes dessas árvores podem quebrar o concreto com o passar dos anos.
    • Tendo em vista que o cultivo de uma árvore de magnólia é uma tarefa demorada, é importante escolher um local ao qual você terá acesso durante anos. Ou seja, a árvore deve ser plantada em uma propriedade que seja sua (e não alugada) ou em jardins comunitários.
  3. As árvores de magnólia preferem solos ligeiramente mais ácidos, com bastante humo e umidade. [6] Embora isso não seja um problema caso o local possua um clima temperado e receba chuva o suficiente, é possível comprar solo altamente fértil em lojas de jardinagem se o seu solo não for ideal.
    • Você pode comprar um kit para testar o solo. [7]
    • O humo é uma matéria orgânica altamente fértil, produzida a partir de plantas desintegradas encontradas no solo. [8]
  4. Embora as sementes possam ser compradas online ou em uma loja, também é possível recolhê-las em volta das árvores de magnólia. Alguns especialistas recomendam utilizar as sementes diretamente de sua fonte, pois elas não estão em seu estado ideal quando ressecadas. [9] Aproxime-se das árvores de magnólia durante o outono e procure por sementes, as quais poderão ser utilizadas durante a primavera. Também pode ser que você encontre vendedores que as tenham recolhido localmente e estejam dispostos a vendê-las. Veja a seguir alguns dos tipos mais comuns de sementes de magnólia:
    • A magnólia do sul é uma árvore grande que se beneficia do clima quente. Ela é uma das maiores espécies de magnólia e pode atingir até 25 metros de altura. [10]
    • A magnólia stellata pode atingir cerca de 4 metros de altura e produz flores brancas ao final do inverno. Seu cultivo é mais apropriado em ambientes frios.
    • O loureiro pode atingir 15 metros de altura, produzindo flores brancas perfumadas e folhas verdes.
    • Caso tenha a intenção de recolher sementes de uma árvore híbrida, o resultado do cultivo não será necessariamente uma árvore com a mesma aparência. Não é possível determinar os tipos de árvore que resultarão do cultivo de tais sementes até que elas floresçam anos mais tarde.
  5. Após obter as sementes, remova a casca externa. [11] Deixe as sementes em uma vasilha com água morna durante a noite para amolecê-las. Em seguida, utilize uma lixa ou uma esponja de lã de aço para esfregar a superfície das sementes levemente. Isso facilitará a produção de raízes quando a semente for plantada.
    • A escarificação é o tratamento da superfície da semente para que ela se torne mais suscetível à germinação.
  6. Caso tenha recolhido-as durante o outono, será necessário armazená-las durante o inverno. Para fazê-lo, seque-as e coloque-as em uma bolsa fechada. Mantenha a bolsa em um local seguro até o início da primavera, ou seja, a época em que as sementes serão plantadas. Mantenha as sementes na geladeira ou ao ar livre para evitar que elas ressequem. [12]
    • Deixar as sementes na água servirá para amolecê-las antes de armazená-las.
  7. Quando o inverno passar, as sementes finalmente poderão ser plantadas. Cave os primeiros 5 cm da superfície do solo e deposite as sementes cuidadosamente. Jogue um pouco de terra por cima das sementes e espere elas florescerem. Uma alternativa é plantar as sementes em um vaso e transferir a planta para o solo quando ela começar a crescer. [13] Isso pode ser feito retirando a planta da terra (incluindo todas as raízes) e replantando-a em um buraco.
    • As árvores demoram bastante tempo para crescer, portanto, não espere resultados imediatos. As árvores de magnólia demoram cerca de dez anos para florescer.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Cuidando da sua árvore de magnólia

Baixe em PDF
  1. [14] Se as chuvas não forem constantes na sua região, é recomendável regar a semente de duas a três vezes por semana durante os primeiros três aos seis meses de idade da árvore. A partir de então, procure regar a árvore pelo menos uma vez por semana. As árvores de magnólia geralmente são bastante resistentes e não será necessário investir muitos esforços cuidando delas se houver chuva o suficiente durante a época em que elas estiverem crescendo.
    • A frequência com que você deve regar a árvore dependerá do calor na sua região. Naturalmente, se o clima for mais quente, será necessário regar a planta mais frequentemente.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Maggie Moran

    Especialista em Casa e Jardim
    Maggie Moran é uma Jardineira Profissional na Pennsylvania.
    Maggie Moran
    Especialista em Casa e Jardim

    As magnólias crescem lentamente. A horticultora Maggie Moran explica: “As magnólias levam anos para se tornarem árvores grandes de 20 metros de altura, crescendo entre 30 cm e 60 cm ao ano. A taxa de crescimento delas pode ser impactada pela saúde e pelas condições do ambiente."

  2. Podar significa cortar as extremidades dos galhos da árvore. Embora isso possa parecer contra-intuitivo, tal procedimento na verdade estimulará o florescimento da planta, acelerando o crescimento da árvore ao longo do tempo. Espere até a primavera para podá-la. Corte galhos mortos ou disformes. Os galhos cruzados também devem ser cortados, pois eles prejudicam o desenvolvimento dos outros galhos sendo bloqueados por eles.
    • Tal processo é semelhante ao corte das pontas do cabelo, o qual é feito para que ele possa continuar crescendo devidamente.
    • Evite podar árvores maduras se possível. Cortar uma árvore madura excessivamente pode ser fatal para a mesma. [15] A poda deve ser reservada às árvores ainda em processo de crescimento.
  3. Embora tal processo em alguns casos seja visto como uma forma mais avançada ou artística de poda, é possível influenciar o formato em que a árvore cresce ao longo das estações. Você pode, por exemplo, podar apenas um lado da árvore, fazendo com que ela cresça em um formato mais irregular.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Utilizando métodos alternativos para cultivar uma árvore de magnólia

Baixe em PDF
  1. Em vez de cultivar a árvore do início, também é possível fazê-lo cortando o pedaço de uma árvore de magnólia e plantando-o no solo. [16] Corte de 15 a 20 cm do galho de uma árvore de magnólia em fase de crescimento utilizando um podador esterilizado e coloque-o na água para sustentá-lo. Em seguida, transfira o galho para um vaso com solo para plantas e cubra com um saco plástico para reter a umidade. O galho cortado pode começar a produzir raízes durante os próximos meses.
    • Um galho cortado nem sempre produzirá raízes. Esse método possui um alto índice de fracasso. No entanto, é possível maximizar seu sucesso mergulhando o galho plantado em uma solução com hormônio do crescimento, o qual pode ser comprado em uma loja de jardinagem. [17]
    • Esse processo é muito mais rápido do que o cultivo a partir de sementes, pois a árvore provavelmente florescerá após 2 anos em vez de 10.
  2. É possível pular o processo de germinação comprando uma plântula diretamente de um viveiro. [18] As árvores de magnólia são bastante populares e é provável que você consiga encontrar uma seleção na loja de jardinagem mais próxima. Você economizará bastante tempo (o qual seria gasto armazenando as sementes), contanto que plante a árvore durante a primavera. Além disso, ao comprar uma plântula em uma loja de jardinagem, você saberá exatamente qual será a cor das flores da árvore que plantará.
  3. [19] As árvores não precisam da ajuda dos seres humanos para se proliferarem. Ao serem deixadas por conta própria, o vento recolherá suas sementes e as espalhará pelo solo. Caso você tenha uma árvore de magnólia em uma área silvestre e aberta, é possível que suas sementes também se desenvolvam. Embora esse processo leve décadas, você pode ter certeza de que eventualmente os seus esforços darão fruto a uma família de árvores.
    • As árvores não germinarão se não houver espaço suficiente para as raízes se desenvolverem.
    Publicidade

Dicas

  • Passear em um jardim de magnólias pode ser inspirador. Caso você ame essa árvore e tenha a intenção de plantá-la, visite algumas magnólias pessoalmente. [20] Dirija-se a um parque público e observe-as durante a época de florescimento. Olhar fotos online não serve para substituir essa experiência.
  • Caso você queira uma solução rápida, também é possível simplesmente comprar uma árvore de magnólia e replantá-la em sua propriedade.
Publicidade

Avisos

  • Tendo em vista o fato de que a árvore será cultivada desde o estágio inicial, esteja ciente de que isso levará anos. Essa experiência é mais ou menos como cuidar de uma criança - ou seja, é um processo de longo prazo.
  • Devido ao fato de que as magnólias demoram uma década ou mais para florescerem, você levará um bom tempo para saber ao certo em que época as flores começarão a aparecer. [21]
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 43 908 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade