Baixe em PDF Baixe em PDF

É muito difícil dar um cão que você ama. Você pode precisar dar o pet a alguém porque um membro da família tem alergia ou porque está se mudando para um novo lugar que não aceita cachorros. Qualquer que seja o motivo, dar um cão é uma decisão muito difícil e que deve ser tomada com muito cuidado para fazer o melhor para todos os envolvidos.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Tomando a decisão

Baixe em PDF
  1. Pense um pouco por que você chegou à decisão de dar o seu cão. Lembre-se de que ter cachorros é uma grande responsabilidade, mas você deve tentar manter seu compromisso como dono de um pet o máximo que puder. Converse com outras pessoas que moram na sua casa para ver se todos entendem os motivos e ainda pensam que dar o pet é a melhor solução. [1]
    • Alguns motivos para dar o cão incluem alergias de algum membro da família, restrições na residência, comportamento agressivo do cachorro ou não ter tempo suficiente para dar a atenção que ele precisa.
  2. Se estiver muito triste com a ideia de dar seu cachorro, pense em todas as possíveis opções antes de tomar uma decisão definitiva. Pense bastante com todos os membros da família sobre o que vocês podem fazer em vez de se livrar do cãozinho. [2]
    • Se alguém tiver alergia, experimente dar remédio.
    • Tente falar com o proprietário da residência para fazer uma acomodação especial para o seu pet. Talvez você possa pagar um depósito extra pelo animal.
    • Se o cão for destrutivo, pense em contratar um adestrador ou coloque-o em uma gaiola quando estiver fora de casa, contanto que seja por apenas algumas horas de cada vez.
    • Se não tiver tempo suficiente para dedicar ao cão, leve-o para uma creche de animais durante o dia. Outra opção é pedir para amigos ou parentes ajudarem a cuidar do cachorro quando você estiver no trabalho. Você também pode contratar uma babá de pets.
  3. É muito difícil dar um pet da família, mas às vezes, há motivos legítimos para fazer isso. Comece (se tiver filhos) contando aos filhos que precisa dar o cãozinho para que eles saibam o que você está fazendo. As crianças podem ficar chateadas com isso, mas esperar um pouco para eles aceitarem a decisão antes de dar o pet pode ajudá-los a lidar melhor com as emoções.
    • Diga aos filhos e a outros membros da família que não quer se livrar do animal, mas que não há outra opção. Deixe que eles expressem como se sentem e converse sobre a situação com eles.
    • Diga algo como “Sei o quanto vocês amam o Fred, mas infelizmente, temos que dar nosso cão para outra pessoa. A nova administradora não permite animais e não temos como ir para outro lugar. Sei que isso é muito triste, mas encontraremos um novo lar para o Fred, onde ele será muito feliz”.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Encontrando um novo lar para o seu cachorro

Baixe em PDF
  1. Pergunte aos amigos, familiares, vizinhos e colegas de trabalho se eles ou alguém que eles conhecem e confiam estão interessados em adotar seu cachorro. Você se sentirá mais confortável dando o pet para alguém que você já sabe que cuidará bem do cãozinho.
    • Veja se eles têm tempo para dedicar a um pet e espaço suficiente para o animal em casa.
    • Você também pode pedir recomendações a um veterinário. Ele pode conhecer alguém que esteja interessado em adotar seu cachorro.
  2. Procure um bom lar que o tratará com amor fazendo propaganda de várias formas. Faça uma publicação privada nas redes sociais, que apenas seus amigos possam ver. Coloque panfletos em pet shops e consultórios de veterinários. Inclua uma foto do cachorro e algumas informações sobre o tipo de personalidade dele. [3]
    • Evite anunciar on-line (a menos que seja uma publicação privada que apenas seus amigos e conhecidos possam ver), pois existem muitos golpes e pessoas que querem adotar cães para brigas, para revender ou por outros motivos infelizes. Evite esse tipo de gente.
  3. Quando encontrar alguém que esteja interessado em adotar seu pet (principalmente se ainda não o conhece), é importante fazer algumas perguntas para saber se a pessoa é adequada para o seu cachorro. Ela deve ter o tipo de lar adequado para o cão morar e deve ter certeza de que poderá cuidar bem dele.
    • Por exemplo, se sabe que seu cão não se dá muito bem com crianças, informe aos possíveis adotantes sobre esse fato e verifique se eles não têm crianças pequenas em casa.
    • Pergunte se os novos donos têm tempo suficiente para levá-lo para passear, treiná-lo e cuidar bem dele. Se não for o caso, procure novos donos. Lembre-se de que você é responsável por encontrar um bom lar para seu cãozinho.
  4. Depois de encontrar alguém para adotar o animal e com quem você se sente confortável, escolha uma data para seu cão ir embora para o novo lar. A data deve ser adequada para todos os envolvidos (você e os adotantes) e decida quem transportará o cachorro.
    • Leve todos os pertences do cão para o novo lar dele. Isso inclui coisas como brinquedos, vasilhas, caminha, guia e os pacotes de ração que tiver.
  5. Dar o seu cachorro a um abrigo deve ser a última opção, quando você não tiver mais alternativa alguma. Seu cão pode não receber a atenção e o cuidado que precisa em um abrigo devido a problemas financeiros e falta de funcionários — problemas comuns em muitas organizações diariamente. Também é muito provável que o seu cachorro fique lá por várias semanas até ser adotado, caso realmente seja. [4]
    • Muitos abrigos matam os animais que não são adotados depois de certo tempo. Com certeza, você não quer que isso aconteça com seu pet. Por isso, pergunte tudo sobre as políticas de adoção e eutanásia antes de dar seu cachorro.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Lidando com as emoções

Baixe em PDF
  1. Sente-se com sua família e deem carinho e amor ao cão. Conversem sobre por que ele precisa ir. Essas conversas ajudam a família a aceitar mais a perda de um pet amado. Todo mundo precisa ter uma oportunidade de se despedir do cãozinho. [5]
    • Passar um tempo de qualidade com o animal antes de ele ir embora dá a oportunidade para todos se despedirem e se sentirem um pouco melhor com a situação.
    • No entanto, tenha cuidado para não exagerar com esse processo. Se ficar emotivo demais, o cão pode sentir que algo está errado e ficar ansioso e triste.
  2. Lembre-se de que o cachorro não merece ser tratado mal só porque você o dará a alguém. Tudo bem ficar triste, mas não desconte suas emoções no pet de forma negativa. Explique para sua família (principalmente se tiver filhos) que o animal terá um novo lar e que é importante agir normalmente com ele, já que cachorros vivem no presente.
    • Até o momento de ele ir embora, o pet ainda é parte da sua família. Trate-o com amor e bondade mesmo se for difícil devido à tristeza em vê-lo partir.
  3. Quando for a hora de se despedir, esteja pronto. Passe um tempo se despedindo do seu cachorro de forma adequada. Fique feliz porque ele tem uma nova família que o tratará bem. Abrace o cão e confie que tomou a decisão certa. [6]
    • Deixe-o levar para o novo lar os petiscos, brinquedos, cama e outros pertences que você comprou para ele. Assim, a transição será um pouco mais fácil para o cãozinho.
  4. É normal ficar triste depois de dar seu cachorro. Tente lidar com essa tristeza conversando sobre isso com seus amigos e família ou passando mais tempo com outros animais (como o pet do seu melhor amigo ou o cachorro do vizinho).
    • Também é uma boa ideia consultar um psicólogo ou buscar a ajuda de um grupo de apoio se a dor parecer insuportável ou se durar muito.
    Publicidade

Dicas

  • Não tome uma decisão com pressa.
  • Seja responsável pelo que é melhor para você e seu cachorro.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 28 342 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade