Baixe em PDF
Baixe em PDF
Poucas coisas na vida trazem tanta satisfação como estipular e atingir metas. É a mesma sensação de atletas vencedores – um orgulho e uma alegria intensa. Este artigo explora várias formas de estabelecer metas e correr atrás delas, já que nada se concretiza por conta própria. É preciso ter muita disciplina na jornada. Comece, siga em frente e realize os seus sonhos.
Passos
-
Decida o que você quer conquistar de verdade. Não se preocupe com a opinião e com os desejos alheios. Estipule os objetivos por sua causa. Estudos mostram que é mais provável concretizar metas quando elas têm um significado pessoal. [1] X Fonte de pesquisa
- Muitas vezes, essa é a parte mais difícil do processo. O que, afinal de contas, você quer? A resposta para essa pergunta costuma ser uma mistura de motivações intrínsecas e extrínsecas. Frases de efeito como “seja verdadeiro consigo mesmo” entram em conflito com obrigações com a família e emprego. Busque metas que promovam um equilíbrio na sua vida, deixando-o feliz e trazendo benefícios aos seus entes queridos e pessoas que dependem de você.
- Faça algumas perguntas a si mesmo, como: “O que quero oferecer à minha família, comunidade ou ao mundo? Como eu quero crescer?”. Essas perguntas ajudam a tomar um rumo certo. [2] X Fonte de pesquisa
- Não tem problema ter ideias genéricas nesse momento. Mais para frente você vai ser mais específico.
-
Priorize. Depois de ter uma vaga ideia de onde quer chegar, é preciso estabelecer prioridades. Ao tentar se empenhar em todas as áreas da vida ao mesmo tempo, você pode ficar sobrecarregado e não conseguir fazer nada. [3] X Fonte de pesquisa
- Organize as metas em três grupos e classifique-os em ordem de importância: o primeiro grupo contém as metas mais importantes e é mais fácil de escolher. Já o segundo e o terceiro grupo têm metas menos prioritárias e que também podem ser mais limitadas e específicas.
- Por exemplo, o primeiro grupo pode incluir “ser mais saudável” ou “passar mais tempo com a família”. O segundo, “manter meu quarto organizado” ou “aprender a surfar” e o terceiro, “aprender a tricotar” e “lavar roupa com mais frequência”.
-
Tenha metas específicas . Seja específico e realista ao pensar no que deseja conquistar. Pesquisas indicam que é mais provável atingir um objetivo e ficar mais feliz de modo geral com metas específicas. Tente limitá-las ao máximo e ser bem detalhista, lembrando que pode ser preciso dividir metas maiores em submetas pequenas. [4] X Fonte de pesquisa
- Faça algumas perguntas sobre as metas a si mesmo. O que você precisa fazer para concretizá-las? Quem pode ajudar? Quando cada passo da meta precisa ser realizado?
- Por exemplo, “ser mais saudável” é algo muito grande e vago, o que não ajuda em nada. “Comer melhor e se exercitar mais” é melhor, mas ainda assim não tão detalhado e específico.
- “Comer três porções de frutas e legumes por dia e fazer exercícios três vezes por semana” é específico e concreto, sendo assim algo mais fácil de fazer.
- Também é preciso explicar como cada meta será conquistada. Por exemplo, para atingir a meta das frutas e legumes, você vai levar lanches saudáveis ao trabalho? Vai escolher uma salada de frutas em vez de brigadeiro quando comer fora? Quanto aos exercícios, você vai fazer musculação em uma academia ou fazer caminhadas no bairro? Pense nas ações individuais que concretizam o caminho até a conquista do objetivo maior.
- Se a meta tiver vários passos, quando cada um precisa ser cumprido? Por exemplo, ao treinar para correr uma maratona, é preciso ter uma ideia da duração das fases do treinamento e quantos quilômetros aumentar em cada uma.
-
Seja realista. Não adianta ter uma meta concreta, como “comprar um duplex com vista para o mar” se no seu orçamento couber mais uma “quitinete no bairro”. Os objetivos precisam ter base na realidade. Não tem problema sonhar alto, mas você tem que saber exatamente o que fazer para chegar lá.
- Caso o seu maior objetivo seja comprar uma bela casa no campo, é preciso estipular várias submetas para concretizá-lo. Você tem que economizar dinheiro, melhorar o seu perfil de crédito e talvez até aumentar a renda. Escreva as submetas junto com os passos necessários para atingi-las.
-
Escreva as metas. Seja detalhista, claro e inclua prazos. Escrever uma lista dá a sensação de que as metas são mais reais e tangíveis. Deixe a lista em um lugar bem visível e acessível, o que dá uma força para a motivação. [5] X Fonte de pesquisa
- Use palavras positivas na lista. Você tem mais chances de concretizar metas formuladas com palavras positivas, como: “comer mais frutas e legumes” em vez de “parar de comer besteira”. Outro exemplo é: “fazer exercícios com mais frequência” no lugar de “ficar menos tempo sentado”. [6] X Fonte de pesquisa
-
Estipule objetivos mensuráveis. Como você vai saber se concretizou uma meta? Se for mudar-se para uma casa nova, o marco vai ser quando assinar os papéis do contrato de locação ou da compra. Outras metas não são mensuráveis à primeira vista. Por exemplo, caso você queira cantar melhor, como vai saber quando chegou lá? Tenha metas mensuráveis. [7] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo, você pode memorizar e aperfeiçoar a técnica para uma música, aprender um instrumento, alcançar uma nota nova. Metas mensuráveis ajudam a dar uma sensação de dever cumprido e saber que mais um passo foi concluído em direção a uma meta maior. [8] X Fonte de pesquisa
- Faça uma lista com todas as ideias de como realizar uma meta. Existem maneiras diferentes de conquistar um objetivo? Escreva tudo que você conseguir pensar em três minutos, mesmo que sejam coisas bobas ou impossíveis. Se o objetivo for entrar em forma, você pode fazer academia, mudar a alimentação, fazer ajustes na rotina para andar mais, ir e voltar do trabalho de bicicleta, preparar as próprias refeições em vez de comer besteira fora ou até ir de escadas em vez de pegar o elevador. Sempre há mais de um caminho que leva ao mesmo destino. Encare a meta como o ponto de chegada. Quais rotas podem ser tomadas?
-
Crie metas que você possa alcançar. Lembre-se de que você só controla as próprias ações, não as dos outros. “Ser uma estrela do rock” não é muito factível, pois depende da ação de outras pessoas e de reações que não se pode controlar. No entanto, “formar uma banda e praticar as músicas autorais até que todos sejam ótimos músicos” é um objetivo que pode ser conquistado. [9] X Fonte de pesquisa
- Concentrar-se nas próprias ações é uma maneira de encarar bem os contratempos, pois assim você reconhece que não pode controlar as pedras no caminho.
- Lembre-se de que as metas também podem ser processos. Por exemplo, “ser senador” é uma meta que conta muito com a ação dos outros, que você não pode controlar. Se não conseguir, você pode acabar se achando um derrotado, mesmo que tenha dado o seu melhor. Já “concorrer a um cargo público” é uma meta que pode considerar cumprida mesmo sem ganhar a eleição, pois você passou por todo o processo e fez o melhor que pôde.
-
Planeje um cronograma realista. O prazo não tem que ser exato, mas deve ser a melhor estimativa e deve ter uma base na realidade. Se você trabalhar meio período e ganhar um salário mínimo, não tenha a meta de juntar um milhão até o fim do ano. Estipule um prazo que dê o tempo necessário para a conquista do objetivo. [10] X Fonte de pesquisa
- Estipule um prazo. Todos nós procrastinamos. É quase uma qualidade humana natural, mas, quando um prazo se aproxima, nos esforçamos para dar conta. Pense na escola. Quando chegava a época de provas, você sabia que tinha que estudar e fazia isso. Com as metas, é mais ou menos a mesma coisa. [11] X Fonte de pesquisa
- Lembre-se de que algumas metas demoram mais do que outras. “Comer mais frutas e legumes” pode ser algo bem rápido de concretizar, mas “entrar em forma” leva bem mais tempo e exige mais esforço. Planeje-se de acordo com esse fator. [12] X Fonte de pesquisa
- Leve em conta prazos e cronogramas externos. Por exemplo, se você quiser “encontrar um emprego”, não deixe de incluir os prazos de candidaturas das empresas de seu interesse.
- Crie um sistema de recompensas. Os seres humanos se dão bem com recompensas. Sempre que você alcançar uma parte da meta, mesmo que o progresso seja pequeno, presenteie-se com uma recompensa modesta. Por exemplo, se o objetivo for praticar mais certo instrumento musical, permita-se meia hora de lazer com um gibi ou com o seu programa de TV favorito após terminar a sessão prática diária.
- Não se puna por não atingir metas. Ficar se punindo e se torturando por não ter conseguido alguma coisa só serve para afastá-lo do seu propósito.
-
Identifique possíveis obstáculos. Ninguém gosta muito de pensar no que pode dar errado quando a intenção é ser bem-sucedido. Porém, é crucial identificar possíveis obstáculos e saber como lidar com eles para conquistar as metas. Se você não fizer isso, não vai ter um plano para quando os inevitáveis desafios surgirem. [13] X Fonte de pesquisa
- Os obstáculos podem ser externos. Por exemplo, se a meta for abrir uma loja automotiva, talvez você não tenha dinheiro suficiente ainda. Se for abrir uma padaria, pode ser que você não tenha o tempo que deseja para ficar com a família.
- Identifique ações para superar esses obstáculos. Por exemplo, você pode fazer um empréstimo, escrever um plano de negócios para atrair investidores ou fazer uma sociedade com um amigo.
- Os obstáculos também podem ser internos. A falta de informação é um deles, principalmente no caso de metas mais complexas. Emoções como o medo e a incerteza também são outros exemplos.
- As ações para remediar a falta de informação podem incluir ler sobre o assunto, pedir conselhos a um especialista, praticar ou fazer aulas.
- Reconheça as suas limitações. Por exemplo, se a barreira for falta de tempo para se concentrar em abrir o negócio e passar tempo de qualidade com a família, pode ser que não haja como resolver o dilema. No entanto, você pode falar com eles e explicar que a situação é temporária.
-
Compartilhe as suas metas com os outros. Algumas pessoas não gostam de contar as metas aos outros. Elas temem ficar envergonhadas se não conseguirem chegar lá. Não pense dessa forma. Pense que você está se permitindo ser vulnerável e que só assim é possível se conectar com os outros ou crescer como pessoa. [14] X Fonte de pesquisa Amigos podem ajudá-lo a atingir metas, podem oferecer uma mãozinha com algo prático ou apenas dar o apoio moral necessário.
- Talvez eles não reajam com tanto entusiasmo quanto você espera. O que importa para um não importa para todos. Reconheça a diferença entre críticas construtivas e comentários destrutivos e maldosos. Ouça o que eles têm a dizer, mas decida por si só o quanto a meta é importante na sua vida. [15] X Fonte de pesquisa
- Sempre há aqueles que não apoiam os nossos sonhos. Não se esqueça de que essas metas existem por você e não por terceiros. Ao ter um retorno negativo constante de alguém, deixe claro que você não gosta de se sentir julgado ou sem apoio. Peça para a pessoa evitar esse comportamento.
-
Encontre um grupo de pessoas que pensem igual. É muito provável que esse objetivo não seja exclusivamente seu. Encontre outros com as mesmas metas. Vocês podem começar juntos e tirar proveito do compartilhamento de ideias e experiências. Ao atingirem o objetivo, também vão ter com quem comemorar.
- Pesquise na internet, use as redes sociais e frequente locais que tenham a ver com as suas metas. Na era digital, há muitas formas de se conectar e de formar uma comunidade.
Publicidade
-
Comece a caminhar em direção às suas metas hoje. Um dos passos mais difíceis é o primeiro. Comece imediatamente. Mesmo que você não saiba exatamente como vão ser as próximas etapas, siga o seu instinto. Faça algo em direção à conquista do objetivo e, ao completar o passo, reconheça que está no caminho certo. [16] X Fonte de pesquisa É mais provável continuar caminhando rumo à meta se você tiver uma percepção imediata de progresso. [17] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo, se a meta for “comer melhor”, vá ao mercado e compre frutas e legumes frescos. Limpe a despensa e jogue as besteiras fora. Procure receitas saudáveis na internet e prepare uma delas. Essas pequenas ações podem ser feitas com facilidade, mas somam muito.
- Para aprender algo novo, é preciso começar a praticar. Arranhe os acordes básicos em um violão e treine sempre para ser um músico excelente. Comece a ler livros de autoajuda para iniciantes. Independentemente da meta, sempre há uma forma de começar de imediato.
-
Siga o seu plano de ação. Se você tiver seguido os passos apresentados acima, deve ter uma boa ideia do que fazer para concretizar uma meta. Agora é hora de colocar as mãos na massa. [18] X Fonte de pesquisa
- Caso o objetivo seja comprar uma casa com três quartos, procure sites de imóveis na internet e selecione opções que preencham os critérios. Estipule uma faixa de preço e veja quanto é preciso ter para dar a entrada. Abra uma conta poupança para juntar esse dinheiro e comece a economizar. Melhore o seu perfil de crédito pagando as dívidas e as contas com responsabilidade.
-
Visualize-se conquistando o objetivo. Pesquisas comprovam que a visualização pode ajudar a melhorar o desempenho. [19] X Fonte de pesquisa Há duas formas de visualização: a do resultado e a do processo. Para concretizar uma meta, use as duas. [20] X Fonte de pesquisa
- No caso da visualização do resultado, imagine-se chegando lá. Adicione o máximo de detalhes possível e deixe a cena mais concreta. Como você se sente? Orgulhoso? Feliz? Quem está lá para prestigiá-lo?
- No caso da visualização do processo, imagine os passos que precisa dar para alcançar a meta. Por exemplo, se você quiser ser um microempreendedor, imagine as ações a serem tomadas para concretizar o sonho. Imagine-se criando um plano de negócios, fazendo um empréstimo, conversando com investidores etc.
- Essa última técnica ajuda o cérebro a “codificar memórias em potencial”. Os psicólogos dizem que esse processo dá a sensação de capacidade de atingir metas, pois o cérebro já teve a experiência do sucesso com a visualização. [21] X Fonte de pesquisa
-
Faça uma lista. Leia as metas diariamente, pelo menos uma vez por dia. Dê uma lida ao acordar e antes de ir dormir. Pense no que você fez naquele dia para se aproximar do objetivo.
- Ao completar uma meta da lista, em vez de simplesmente riscá-la, transfira-a para outra lista com as “metas cumpridas”. Às vezes, só nos concentramos no que não fizemos ainda e nos esquecemos das conquistas anteriores. Deixe a lista das conquistas por perto também, pois ela é uma ótima fonte de motivação.
-
Peça ajuda. Encontre um mentor ou alguém que já atingiu uma meta parecida para receber conselhos. Essa pessoa pode dar ideias de caminhos ou atitudes a se evitar para obter sucesso. Ouça-a com atenção e consulte-a sempre que puder.
- Imagine a escola: ninguém escolheria aprender álgebra ou matemática avançada sozinho. É muito mais fácil ter um professor que já conheça as “fórmulas” para o sucesso ajudando-o no percurso, explicando maneiras de superar dificuldades e comemorando os acertos. Um bom mentor fica tão orgulhoso com a sua conquista quanto você mesmo.
Publicidade
-
Reconheça a “síndrome das falsas esperanças”. Ela provavelmente é familiar se você já fez resoluções de ano novo. Os psicólogos dizem que essa síndrome tem três partes que compõem um ciclo: 1) estipular uma meta, 2) surpreender-se com a dificuldade e 3) desistir dela. [22] X Fonte de pesquisa
- A síndrome das falsas esperanças geralmente ocorre porque se espera que as ações tenham resultados imediatos. Por exemplo, você pode desejar “entrar em forma” e em seguida perder a motivação ao não perceber nenhuma mudança depois de malhar por duas semanas. Porém, lembre-se de que algumas metas demoram e por isso é bom estipular passos claros e prazos para combater expectativas irreais.
- Essa síndrome também pode acontecer quando a animação inicial se desgasta. Por exemplo, a meta de “aprender a tocar violão” é muito empolgante no começo, na hora de comprar o instrumento, aprender alguns acordes etc. No entanto, com o trabalho real da prática diária, com os calos e com o aumento da dificuldade, você pode perder o embalo. O que ajuda a manter a motivação é ter metas pequenas e comemorar sucessos menores.
-
Encare os desafios como experiências de aprendizagem. Muitos estudos mostram que as pessoas que tratam um revés como um aprendizado costumam se sentir mais positivas e confiar na capacidade de alcançar metas. [23] X Fonte Confiável Greater Good Magazine Ir à fonte Se você encarar desafios, contratempos ou até mesmo os próprios erros como “fracassos” e se deixar abater, vai estar focando no passado em vez de olhar em direção ao futuro.
- Pesquisas indicam que as pessoas que conquistam objetivos não costumam ter menos contratempos do que as que desistem. A diferença é a maneira de encará-los. Você pode aprender com o que deu errado e fazer algo diferente na próxima vez? [24] X Fonte de pesquisa
- O perfeccionismo também pode impedi-lo de reconhecer os erros como oportunidades de crescimento. Quando você se impõe padrões impossíveis de qualidade, é mais provável que sinta que não é capaz de atingir as metas. [25] X Fonte de pesquisa [26] X Fonte de pesquisa
- Em vez de agir assim, seja compreensivo consigo mesmo. [27] X Fonte de pesquisa Não se esqueça de que você é humano e que todos cometem erros e enfrentam desafios. [28] X Fonte de pesquisa
- Estudos mostram que o pensamento positivo é mais eficaz do que o foco em erros ou problemas para aprender a se adaptar. Na próxima vez que você começar a se culpar e se criticar por causa do que entende como uma derrota, lembre-se de que é possível aprender com qualquer experiência, mesmo que ela seja desagradável no momento. [29] X Fonte Confiável Greater Good Magazine Ir à fonte
-
Reconheça cada vitória. Conquistar uma meta é, em grande parte, uma questão de percepção. Comemore as pequenas vitórias. Se o objetivo for melhorar o desempenho escolar, comemore uma nota alta. Se for ser advogado, vibre com cada passo dado em direção à meta, como passar no vestibular, ir bem nas matérias da faculdade, passar na OAB e finalmente conseguir um emprego. [30] X Fonte de pesquisa
- Comemore marcos. Algumas metas levam anos para se concretizarem. Reconheça e celebre a quantidade de tempo que você dedicou a algo. A prática exige tempo e dedicação, portanto reconheça o seu empenho também. [31] X Fonte de pesquisa
- Não deixe as pequenas conquistas passarem em branco. Por exemplo, com a meta de “comer melhor”, parabenize-se pela força de vontade ao conseguir dizer não para aquela pizza deliciosa, porém gordurosa.
-
Mantenha o interesse e a paixão acesos. Qualquer que seja o objetivo, existe uma razão por trás dele. É algo que você deseja para si no futuro, portanto deixe a paixão falar mais alto. Lembrar-se do motivo por trás da meta pode ajudá-lo a superar dificuldades momentâneas e situações desagradáveis. [32] X Fonte de pesquisa Às vezes, os melhores destinos têm as rotas mais difíceis.
-
Altere as metas se for necessário. A vida é cheia de limões que não dão uma boa limonada. Às vezes, coisas inesperadas acontecem e atrapalham os planos. Não tenha medo de recalibrar, pensar em planos alternativos, estipular novas metas e, em alguns casos, abrir mão de objetivos antigos que se tornaram irrelevantes.
- Contratempos são naturais. Eles não devem ficar automaticamente no caminho dos seus objetivos finais. Pense no motivo do revés. É algo que você pode controlar ou não? Aja de acordo com a resposta. [33] X Fonte de pesquisa
- Aceite novas oportunidades. As melhores coisas na vida não são planejadas. Diga sim a novas oportunidades se elas o ajudarem a alcançar as metas ou se trouxerem metas novas e melhores.
-
Seja perseverante. Registre as pequenas conquistas. Ao finalizar tarefas menores, você desenvolve mais confiança, pois passa a saber que é capaz de conquistar as coisas que se propôs. Tenha em mente os sucessos do passado ao enfrentar momentos difíceis. [34] X Fonte de pesquisa
- Contratempos não significam fracassos. A autora J.K. Rowling, que escreveu Harry Potter, foi rejeitada 12 vezes seguidas antes de uma editora concordar em dar uma chance. [35] X Fonte de pesquisa Os professores do inventor Thomas Edison falavam que ele era “muito burro para aprender qualquer coisa”. [36] X Fonte de pesquisa Oprah foi demitida do seu primeiro emprego na televisão por ser “inadequada para a profissão”. [37] X Fonte de pesquisa
- Às vezes, é aquela crítica dos outros que impulsiona o nosso desejo de conquistar as metas e ir atrás dos nossos sonhos.
Publicidade
Referências
- ↑ https://www.psychologytoday.com/blog/notes-self/201308/how-set-goals
- ↑ http://news.stanford.edu/news/2015/january/resolutions-succeed-mcgonigal-010615.html
- ↑ http://www.forbes.com/sites/samanthasmith/2013/12/30/a-guide-to-evaluate-your-priorities-set-goals/
- ↑ https://www.psychologytoday.com/blog/notes-self/201308/how-set-goals
- ↑ http://topachievement.com/philhumbert.html
- ↑ https://www.psychologytoday.com/blog/notes-self/201308/how-set-goals
- ↑ http://www.psychologytoday.com/blog/dont-delay/201004/what-are-the-most-popular-goals-in-the-world
- ↑ http://topachievement.com/philhumbert.html
- ↑ http://www.mindtools.com/page6.html
- ↑ http://www.forbes.com/sites/glassheel/2013/03/14/6-ways-to-achieve-any-goal/
- ↑ http://www.forbes.com/sites/glassheel/2013/03/14/6-ways-to-achieve-any-goal/
- ↑ https://www.psychologytoday.com/blog/notes-self/201308/how-set-goals
- ↑ http://www.selfgrowth.com/articles/the-9-obstacles-that-keep-you-from-achieving-your-goals
- ↑ https://www.ted.com/talks/brene_brown_on_vulnerability/transcript?language=en
- ↑ http://www.forbes.com/sites/glassheel/2013/03/14/6-ways-to-achieve-any-goal/
- ↑ http://www.entrepreneur.com/article/228279
- ↑ https://www.psychologytoday.com/blog/notes-self/201308/how-set-goals
- ↑ http://leavingworkbehind.com/how-to-set-goals/
- ↑ http://www.psychologytoday.com/blog/flourish/200912/seeing-is-believing-the-power-visualization
- ↑ http://www.ijiet.org/papers/389-N10002.pdf
- ↑ http://news.stanford.edu/news/2015/january/resolutions-succeed-mcgonigal-010615.html
- ↑ http://news.stanford.edu/news/2015/january/resolutions-succeed-mcgonigal-010615.html
- ↑ http://greatergood.berkeley.edu/article/item/how_to_help_students_develop_hope
- ↑ http://news.stanford.edu/news/2015/january/resolutions-succeed-mcgonigal-010615.html
- ↑ https://www.psychologytoday.com/blog/communication-success/201407/the-problem-perfectionism-how-truly-succeed
- ↑ http://www.yorku.ca/khoffman/Psyc3010/Flett'92_PerfProcr.pdf
- ↑ http://nymag.com/scienceofus/2014/09/alarming-new-research-on-perfectionism.html
- ↑ http://psychcentral.com/blog/archives/2012/06/27/5-strategies-for-self-compassion/
- ↑ http://greatergood.berkeley.edu/article/item/the_neuroscience_of_good_coaching
- ↑ http://leavingworkbehind.com/how-to-set-goals/
- ↑ http://www.success.com/article/1-on-1-how-to-set-a-goal-and-achieve-it
- ↑ http://news.stanford.edu/news/2015/january/resolutions-succeed-mcgonigal-010615.html
- ↑ http://www.sparkpeople.com/resource/motivation_articles.asp?id=113
- ↑ http://www.actionforhappiness.org/take-action/set-your-goals-and-make-them-happen
- ↑ http://www.literaryrejections.com/best-sellers-initially-rejected/
- ↑ http://www.businessinsider.com/successful-people-who-failed-at-first-2014-3
- ↑ http://www.businessinsider.com/15-people-who-failed-before-becoming-famous-2012-10
Publicidade