PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Você se cansou de pintar os cabelos e ter que arcar com a manutenção? Quer ter uma aparência mais natural e ainda poupar dinheiro nos gastos do salão? Que tonalidade pode ser melhor do que aquela que começa a crescer a partir das raízes? Afinal de contas, ela foi escolhida por seus genes, assim como a cor dos olhos e da pele. Cortando ou pintando os cabelos, você conseguirá alcançar uma cor mais natural. É importante também cuidar bem de seus fios, para um crescimento mais saudável.

Método 1
Método 1 de 3:

Cortando o cabelo

PDF download Baixe em PDF
  1. O primeiro Passo para voltar à cor natural é simples: deixe o cabelo crescer. Espere dois a quatro meses para dar a ele tempo de crescer 3 a 5 cm (se você tiver paciência, deixe-o crescer ainda mais). Para começar, é preciso ter uma base de cabelo natural em suas raízes. [1]
  2. Visite um salão de beleza e corte o cabelo. Mantê-lo curto é a melhor forma de acelerar o processo de espera, e há vários estilos à sua escolha. Algumas boas opções são o pixie cut , ou "Joãozinho" e o short bob , também conhecido como "Chanel curto". [2]
    • Se quiser manter o cabelo mais longo, uma alternativa é fazer cortes mensais e esperar pacientemente até que as raízes cresçam por completo.
  3. Volte ao salão para fazer cortes de rotina. Lentamente, isso tirará quaisquer fios tratados que ainda permaneçam, mantendo sempre os cabelos bonitos e saudáveis. [3]
  4. Depois que todos os fios com tratamento químico houverem desaparecido, comece a deixá-lo crescer, se desejar. Ou, quem sabe, você pode acabar se apaixonando pelo pixie cut . [4]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Usando tinta para cabelo

PDF download Baixe em PDF
  1. Se você quer tentar combinar a cor natural com uma tinta apropriada, é preciso ter uma amostra da tonalidade de seus fios. Deixe as raízes crescerem até terem pelo menos 3 cm antes de tentar encontrar a cor adequada. [5]
  2. Usando as raízes como base, escolha uma cor de tinta que se aproxime tanto quanto possível da tonalidade natural. Se for financeiramente viável, visite um colorista profissional; esses profissionais podem encontrar a cor com maior precisão do que produtos caseiros. Se quiser economizar, visite a loja de cosméticos mais próxima e peça a algum funcionário que ajude na escolha da cor certa. A seguir, volte para casa e pinte o seu cabelo . [6]
    • Se quiser pintar por conta própria, leia sempre todas as instruções na caixa antes de começar.
    • Misture o creme revelador com o creme colorante. Se estiver usando uma caixa pronta, esses produtos estarão na medida perfeita para serem usados. Caso os tenha comprado separadamente, leia as respectivas instruções e siga-as à risca.
    • Divida o seu cabelo em quatro a oito seções e aplique os produtos nas raízes.
    • Espalhe o produto em toda a extensão dos fios, saturando bem o cabelo.
    • Defina o cronômetro e espere.
    • Enxágue o cabelo.
  3. Se a cor tingida for muito diferente da natural, pode não ser possível (ou aconselhável) pintar os fios de volta já de início. Em vez disso, você pode fazer luzes claras (se a cor natural for mais clara) ou escuras (se a cor natural for mais escura). Pode-se fazer luzes adicionais a cada três ou quatro semanas, até ter disfarçado bem as suas raízes. Depois, basta deixar os fios crescerem livremente.
    • Luzes claras e escuras ficam melhores se feitas por profissionais.
    • Explique ao cabeleireiro que você deseja voltar à cor natural, e ele pode ajudá-lo.
  4. Se o seu cabelo foi descolorido e você quer que ele cresça novamente, uma opção divertida é usar cores exóticas para cobrir as raízes à medida que crescem. Ao aplicar a tinta de sua preferência (como roxa, rosa-choque ou ciano), a cor cobrirá tanto as raízes como a extensão dos fios. À medida que a tinta desbota com as lavagens, as raízes se tornarão mais proeminentes. O bom é que, ao experimentar um visual mais aventureiro como esse, algumas raízes escuras não representam qualquer problema.
    • Experimente usar as tintas da marca Manic Panic.
    • Aplique uma mistura de duas a três cores diferentes para um visual dinâmico que pode disfarçar ainda mais as raízes.
    • Com a Manic Panic (e a maioria das tintas semi-permanentes), você não usa nenhum creme revelador. Basta aplicar a tinta diretamente sobre o cabelo seco e esperar 20 a 30 minutos. A seguir, enxágue os fios.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Cuidando bem do cabelo

PDF download Baixe em PDF
  1. Um xampu e um condicionador de boa qualidade devem ser a base de qualquer cuidado capilar. Encontrar bons produtos que funcionem bem com o seu cabelo ajudarão a manter os fios saudáveis e facilitará o retorno de sua cor natural. [7]
    • Se houve aplicação de tintura nos fios, procure por um produtos com a indicação "para cabelos tingidos". Eles são formulados para terem um menor impacto em cabelos tratados, de modo que a tinta dure por mais tempo antes de começar a desbotar.
    • Xampus para bebês são bastante baratos, e são excelentes para todos os tipos de cabelos, inclusive os tingidos. Como eles são suficientemente suaves para serem usados em cabelos infantis, isso significa que também serão adequados para o seu uso pessoal.
    • Você pode ignorar o uso do condicionador, caso tenha um cabelo oleoso. Ele também serve como um desembaraçador capilar, quando misturado com água em uma garrafa spray.
  2. Ele pode deixar os fios ainda mais secos e danificados. Contrário à crença popular, não é bom ou até mesmo necessário lavar o cabelo diariamente, especialmente se ele for tratado quimicamente. A lavagem excessiva resseca o couro cabeludo e impede o crescimento normal dos fios. Lave-o a cada dois (ou três) dias para que a cor natural volte a aparecer. [8]
    • Experimente não lavar o cabelo por, pelo menos, quatro dias. Se ele ficar um pouco oleoso antes disso, tente usar um xampu a seco.
    • Caso não tenha um à disposição, misture um pouco de amido de milho com bicarbonato de sódio, aplique a mistura nas raízes e nos fios próximos à cabeça e massageie-a profundamente.
  3. Realizar atividades físicas traz muitos benefícios ao corpo humano, como a manutenção de um peso saudável e a melhoria na saúde geral. Mas você sabia que essa prática também pode ajudar o cabelo a crescer mais rapidamente? Exercitar-se faz com que o coração acelere o bombeamento de sangue, circulando-o por todo o corpo e pelo couro cabeludo, resultando em um crescimento capilar mais rápido. Encontre uma rotina que funciona com você e atenha-se ao ritmo dela, para acelerar o surgimento da cor natural.
    • Coloque tênis e saia para uma corrida, ou faça uma longa caminhada no parque.
    • Aprenda uma nova dança, experimente praticar ioga ou pule em uma cama elástica.
    • Outra ótima alternativa é a musculação.
  4. Não lute contra a textura natural de seu cabelo. Usar estilizadores térmicos causam danos e podem quebrar os fios. Por isso, evite-os a todo custo, quer se trate de uma chapinha, um secador ou um baby-liss. Isso ajudará a acelerar o aparecimento de sua cor natural. [9]
  5. Especialistas em cabelo recomendam aparas a cada quatro a seis semanas. Se você quer que o cabelo fique ainda maior, espere seis a oito semanas, mas não negligencie as aparas! Elas evitam quebras e mantêm os fios saudáveis, ajudando-os a crescer ainda mais. Aparar o cabelo a cada oito semanas, no máximo, é um passo importante para acelerar o crescimento capilar. [10]
    Publicidade

Dicas

  • Comer de forma saudável, beber muita água, exercitar-se regularmente e tomar multivitamínicos também trazem muitos benefícios ao crescimento capilar. O corpo saudável desenvolve cabelos saudáveis.
  • Evite estressar-se tanto quanto possível e limite a ingestão de cafeína e álcool.
  • Enxaguar o cabelo com uma colher de sopa de vinagre branco ou de maçã misturado com um copo de água depois da aplicação do xampu e do condicionador é uma excelente forma de limpar o cabelo, eliminar resíduos no couro cabeludo, desembaraçar os fios, mantê-los brilhantes, dar volume, aliviar coceiras, diminuir caspas, acalmar o frizz e embelezar os cachos.
  • Use uma touca de natação ao nadar, para proteger os fios do sal agressivo da praia ou do cloro presente em piscinas.
  • Seja paciente, pois o crescimento capilar demora para a maioria das pessoas. Desse modo, não espere que resultados drásticos apareçam antes de alguns meses a um ano, dependendo da velocidade de crescimento de seus fios.
  • Resista à tentação de tingir o cabelo múltiplas vezes. Lembre-se de que você está tentando quebrar o ciclo de colorações.
Publicidade

Avisos

  • Evite dar ouvidos a propagandas que prometem um crescimento capilar acelerado. Não existe nenhuma pílula ou fórmula que seja capaz de realmente fazer isso.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 90 981 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade