PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Todos possuem inimigos. Você não tem que ser um mafioso para estar sob o olhar atento de alguns malfeitores ao longo dos anos. Caso seja completamente inocente, ou não, aprender a vencer esses desagradáveis inimigos é uma parte essencial da sua vida e de aproveitá-la sem o medo de ser intimidado. Você pode aprender a compreender seus inimigos, livrar-se deles completamente e defender-se se necessário.

Método 1
Método 1 de 3:

Conhecendo seu inimigo

PDF download Baixe em PDF
  1. Nem todos os inimigos são iguais. Dependendo de quem é seu inimigo e da natureza do seu relacionamento com ele, você precisará aprender mais sobre como ele age antes que possa aprender a derrotá-lo.
    • Os nêmesis são como uma versão sua em mundo bizarro. Você vai encontrá-los no trabalho, na escola, e em outras situações nas quais se relacionará com pessoas com opiniões parecidas com as suas. Tudo indica que você deve ser amigo de seu nêmesis - vocês têm interesses, objetivos e passatempos semelhantes, mas simplesmente não se dão bem. Seu nêmesis é óleo para a sua água.
    • Os falsos-amigos são amigos dos quais você não gosta. Talvez se conheçam há mais tempo do que possa se lembrar, por isso são mais como irmãos do que amigos. Mas quando andam juntos, o seu falso-amigo só o coloca para baixo. Eles são irritantes, tóxicos, e um real infortúnio.
    • Os valentões são difíceis de aguentar. Desde a sala de aula até o local de trabalho, eles são sérias ameaças à sua capacidade de enfrentar o dia a dia. Um valentão é alguém que luta com sua própria autoconfiança e tenta tirá-la dos outros que considera fracos, selecionando pessoas específicas e atormentando-as implacavelmente.
  2. O velho ditado é verdadeiro, se você mantém seus amigos por perto, mantenha seus inimigos ainda mais. Caso queira derrotar o seu inimigo, você tem que aprender como eles agem. Isso significa falar com seu inimigo, passar um tempo com ele e aprender tudo que puder sobre como ele pensa.
    • Muitos valentões, falsos-amigos e outros tipos de inimigos agem motivados pelo ciúmes. Muitas vezes, os inimigos vão implicar com coisas que eles desejam para a sua própria vida. Caso seja escolhido por algum motivo, pode ser que o seu inimigo deseje o que você tem.
    • Inimigos também escolhem pessoas que eles consideram como ameaças. No local de trabalho, ou em escolas competitivas – em todas as situações de competição - os inimigos buscam eliminar a concorrência. Isso significa que você está em uma boa posição.
  3. Analisar a forma como ele o hostiliza vai ajudá-lo a planejar uma maneira de pegá-lo. Com quem seu inimigo se relaciona? Quais são os seus interesses? O que ele quer? Saiba o que motiva o seu inimigo e com o que ele está lutando em um nível pessoal. Como é sua vida doméstica? De onde seu inimigo vem? Faça algumas pesquisas e responda essas perguntas. [1]
  4. Ele com certeza tem uma fraqueza, não importa o quão forte pareça quando o está importunando. Encontrar essa fraqueza será essencial para planejar uma vingança e colocar o seu inimigo para fora de sua vida permanentemente. Alguns pontos fracos comuns do seu inimigo são:
    • Orgulho excessivo. Assim como nas antigas histórias gregas, orgulho excessivo pode levar à queda de muitos inimigos. Caso você tenha um inimigo orgulhoso e arrogante, ao colocá-lo em uma posição de constrangimento, conseguirá deixá-lo devastado. Uma boa vingança pode ser colocar seu inimigo em alguma situação de constrangimento, ou fracasso público.
    • Excesso de confiança. Muitos agressores são, na verdade, infantis que não têm autoconfiança ou qualquer crença em suas próprias habilidades. Muitos dos valentões estão apenas à procura de companheirismo e amigos, porque se sentem desvalorizados e mal-amados. Esses tipos de agressores podem responder melhor a uma tática mais gentil.
    • Competitividade. Muitos inimigos são uns idiotas supercompetitivos, que permitiram que o seu desejo de vencer superasse a bondade e decência humana. Aprender a se libertar deles e neutralizá-los é a melhor maneira de lidar com eles e desarmar a sua capacidade de atormentá-lo. Ele não pode vencer se não jogar.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Revidando

PDF download Baixe em PDF
  1. Caso alguém o esteja incomodando e queira que pare, há uma maneira super simples de lidar com isso: diga a ele para parar. Caso alguém esteja tirando sarro da sua cara, ou cometendo bullying contra você, coloque a mão para cima, como um guarda de trânsito no movimento de "Pare", e respire profundamente. Em um ambiente calmo, você até mesmo pode dizer algo como: "Pare, por favor. Eu preciso que pare agora, porque está me incomodando".
    • Caso diga para um valentão parar de incomodá-lo, continue repetindo essa frase. Caso não consiga tirá-lo do sério, muitos valentões não se divertirão o suficiente para continuar com isso. Depois de fracassar diversas vezes ao provocá-lo, a maioria dos agressores pode apenas deixá-lo em paz.
    • Caso um valentão intensifique as coisas depois de você pedir para ele parar, não é inadequado comunicar alguém, como um professor, um pai, ou um superior no escritório. Peça a alguém para ficar do seu lado.
  2. A melhor maneira de derrotar qualquer inimigo é tirá-lo de sua vida completamente. Evite os inimigos, tanto quanto possível, para desarmá-los e roubar sua capacidade de ofendê-lo, atormentá-lo e irritá-lo. Caso esteja lutando contra um valentão, use suas habilidades de observação para afastar-se de suas chateações e passar algum tempo em outros lugares. Não dê a eles a oportunidade de atormentá-lo.
    • Caso tenha que encontrar seu inimigo regularmente, como no trabalho, ou na escola, e seja obrigado a interagir com ele, o seu trabalho será mais difícil, mas não impossível. A melhor maneira de evitar esses inimigos é não dar atenção a eles. Coloque fones de ouvido quando seus inimigos começarem a se vangloriar no escritório, assim você não terá que ouvi-lo, ou notá-lo, ou antes do sinal da aula tocar, entre na sala e sente-se no lado oposto ao dele. Será como se ele não estivesse lá.
  3. Quando seu inimigo o confrontar, a melhor tática é ficar tranquilo. Muito tranquilo! Não fique irritado, ou tente argumentar quando o seu inimigo provocá-lo. Basta olhar para seu inimigo como se ele fosse um enxame de formigas, ou o vômito do seu gato. Um pequeno inconveniente. As reações emocionais são como a água para as plantas de seus inimigos. Não as regue e elas morrerão. Mesmo se você reagir, fique frio e calmo. Nunca com raiva.
    • Quando ele confrontá-lo, experimente retratar seu inimigo fazendo algo ridículo, como cantando ópera, ou lutando com um polvo. Isso vai magoá-lo demais e da pior forma.
    • Não dê ouvidos ao vômito tóxico que vem da boca do seu inimigo. Pratique recitar um mantra em qualquer momento que ele falar, concentrando-se para substituir as palavras que ouvir com algo positivo. A letra de sua canção favorita, um poema, ou uma oração pode ser uma passagem apropriada para memorizar para estas ocasiões.
  4. A indiferença pode ser uma ferramenta poderosa e eficaz no combate aos inimigos. Todos os valentões, falsos-amigos e nêmesis querem atenção. Eles querem audiência e vão escolher pessoas para ajudá-los a se destacarem acima da multidão. A melhor maneira de desarmar isso? Ignore-os totalmente. [2]
    • Quando ver que seu inimigo está chegando, literalmente aja como se nada estivesse acontecendo. Nenhum som, nenhuma outra pessoa presente. Não aparente absolutamente nenhuma reação. Mesmo que o seu inimigo esteja à sua frente gritando seu nome, apenas o ignore e converse com um de seus amigos como se nada estivesse acontecendo.
  5. Há um velho ditado sobre os inimigos que é verdade: o inimigo do seu inimigo é seu amigo. É provável que seu inimigo esteja atormentando mais pessoas do que apenas você. Encontre outras pessoas para se relacionar, através de suas mútuas desconfianças em relação a um inimigo em comum. Em seguida, planeje uma vingança!
    • Os valentões na maioria das vezes escolhem provocar indivíduos que eles pensam que são amigáveis e fracos. Caso tenha um grupo de bons camaradas com os quais possa sair, será possível desviar de um único valentão facilmente, virando os números contra ele.
  6. A melhor vingança? Viva bem. A melhor maneira de ter um valentão fora de sua vida é superar o caso e colocá-lo na janela traseira. Ignore seu valentão, dê um gelo e siga com sua vida. Caso seu inimigo veja que não foi capaz de ter um efeito significativo sobre você, todo o poder será retirado de tentativas imaturas dele de arrumar um bode expiatório.
  7. . Sob certas circunstâncias, uma pegadinha adequada pode ser a melhor maneira de surpreender seu inimigo. Isto é mais verdadeiro em relação aos inimigos particularmente orgulhosos, ou egoístas, uma ação que pode colocá-lo em seu devido lugar. Algumas brincadeiras para se vingar de seus inimigos podem incluir:
    • Invada a conta de e-mail do seu inimigo e envie mensagens comprometedoras a uma lista de endereços, que irão envergonhá-lo.
    • Peça algo embaraçoso para ser entregue ao seu inimigo no escritório. Envie para o seu local de trabalho uma caixa grande cheia de revistas antigas de Luta Livre, ou catálogos de fraldas para adultos, ou pornografia estranha e exótica. Entregue no edifício, e não em sua sala particular, de modo que a entrega pessoal terá que passar por todos os escritórios até encontrar seu algoz pessoalmente.
    • Seja mais duro. Cocô em um saco de papel na porta de entrada do seu inimigo? Gomas de mascar na torneira do chuveiro? Defecar no reservatório de água do vaso sanitário? É você quem deve decidir.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Defendendo-se

PDF download Baixe em PDF
  1. Você nunca deve deixar seu inimigo arrastá-lo para uma briga, mas alguns têm muita habilidade em levá-lo a uma situação de agressão física. Você vai ser capaz de ser muito mais confiante em sua capacidade de se passar pelo dia a dia, se souber que será capaz de lidar com qualquer situação que apareça. Não tenha medo. Prepare-se.
  2. Aprenda a desferir um soco . As brigas não são como nos filmes, nos quais duas pessoas desferem um milhão de cruzados de direita certeiros no rosto, até que alguém seja nocauteado. A maioria das lutas é mais rápida, e aprender a forma correta de desferir um soco dará a segurança de não cometer nenhum erro se a situação exigir, assim, vai ser capaz de dar um golpe com grandes possibilidades de acerto e acabar com a luta o mais rápido possível.
    • Dê um soco fechando os dedos em sua mão com firmeza, mas não tão apertados que corte sua circulação. Envolva seu polegar em torno do fundo de suas juntas, não em torno de seu dedo indicador e nem dentro de seus dedos.
    • Estenda levemente a falange intermediária do dedo médio. Esse é o lugar onde seu soco deve fazer contato e não sua grande junta, onde os dedos se conectam às suas mãos.
    • Soque em linha reta, mantendo os cotovelos flexionados e desferindo socos lineares, sem usar socos circulares. Há muito mais força em um jab direto, do que em um soco mais curvo e angular (conhecido como swing).
    • Acerte o nariz, o pescoço ou o estômago. Ao socar alguém na mandíbula, bochecha, ou na testa, você vai acabar se machucando. Acerte os pontos fracos e bata forte.
  3. . Manter uma boa posição defensiva é tão importante quanto dar um forte soco, senão até mais importante. Lembre-se de que não está em um filme do Rocky: um par de fortes socos em sua boca vai levá-lo ao chão, que é exatamente onde você não quer estar.
    • Mantenha os punhos, levemente cerrados, perto do rosto e transfira o seu peso para que seu ombro e quadril estejam apoiados no seu lado mais forte e apontados para o oponente. Não fique totalmente de frente para ele, mas vire-se de lado para se tornar um alvo menor.
    • Mantenha as mãos perto do seu queixo e ao lado de sua cabeça em todos os momentos quando não estiver socando.
  4. Quando desferir socos, vá direto em direção ao seu oponente, com sua postura defensiva. Tome como objetivo derrubá-lo. A melhor maneira de fazer isso é ser o mais confiante possível e avançar, avançar e avançar. Não se deixe ser empurrado para trás.
    • Embora possa parecer inacreditável e contra o instinto natural, é muito mais seguro mover-se em direção aos socos do que se afastar deles. Siga em frente e faça seu inimigo recuar em vez de andar para trás. Caso perceba que vai ser atingido, mantenha uma distância média antes que o golpe atinja sua potência máxima, pois doerá menos ser atingindo nesse momento do que no ápice do movimento, quando será mais fácil ser nocauteado. Mova-se para frente e faça seu oponente andar para trás.
  5. Golpeie e movimente-se, dizem os boxeadores. Caso se encontre em uma luta, não fique parado apoiado em seu pé de apoio, ao menos que queira levar um golpe e ser nocauteado. Fique na ponta dos seus pés, saltando um pouco e movendo a cabeça para trás e para frente, como se estivesse esquivando de uma desagradável abelha voando ao seu redor. Faça a sua cabeça um alvo em movimento e vai ser difícil acertá-la.
  6. Tente não cair em nenhuma circunstância, ou levar a luta para o chão. Permanecer em pé em uma briga é, algumas vezes, a melhor maneira de lidar com uma situação difícil. Se o seu inimigo empurrá-lo, deve-se evitar a todo custo levar a luta para o chão, pois isso é muito perigoso.
    • Caso acerte seu adversário, recue e mostre com quem está lidando. Diga: "Isso acabou" e vá embora. Você provou o seu ponto.
  7. Termine uma briga o mais rápido possível, procurando uma saída. Caso você acerte seu adversário com um soco bem-cronometrado, não dê oportunidades de tê-lo mais nervoso ainda, correndo em sua direção com mais golpes. Basta dizer: "Olha, eu estou satisfeito com isso. Eu não quero brigar com você. Você começou isso e eu estou terminando". Em seguida, faça uma rápida saída em grande estilo. Com alguma sorte, isso deve tirar esse inimigo do seu caminho.
    • Mais uma vez, brigas devem ser sempre o último recurso para lidar com o seu inimigo, e devem ser evitadas a todo custo.
    Publicidade

Avisos

  • Não deixe que as coisas resultem em agressões físicas. Evite confrontos como esse tanto quanto possível.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 188 438 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade