PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Você quer ir à justiça para se livrar do controle de um narcisista? Com o apoio de um advogado e um bom plano de ação, é possível. Tudo o que você precisa fazer é coletar evidências, buscar aliados e contar a verdade para todo mundo. Aqui, você encontrará conselhos dados por especialistas para que o juiz perceba o abuso que a pessoa narcisista praticou com você e tome uma decisão a seu favor. Continue lendo para destruir um narcisista no tribunal expondo quem ele realmente é.

1

Peça uma ordem de restrição.

PDF download Baixe em PDF
  1. Mostre que você agiu para se proteger e evitar que o narcisista invente um monte de mentiras sobre você. Entre em contato com a polícia e peça uma ordem de restrição. Leve evidências de que sofreu assédio e preencha os documentos necessário para pedir a ordem de restrição no país onde mora ou onde o narcisista mora. Faça isso sem avisar o narcisista. [1]
    • Procure a delegacia mais próxima e solicita a ordem de restrição. Eles registrarão o pedido e encaminharão para um juiz, que deverá avaliar o pedido em até 48 horas. [2]
    • Com a medida restritiva, o narcisista não poderá chegar perto de você ou será preso
    • Caso tenha filhos menores de idade, você terá que pedir ordens de restrição para eles também, caso julgue necessário.
    • Você terá que fornecer os dados do narcisista para verificar a identidade dele.
    Publicidade
2

Peça para as pessoas testemunharem sobre o seu caráter.

PDF download Baixe em PDF
  1. Solicite “cartas de referência sobre caráter” para as pessoas mais próximas de você, como amigos, familiares ou colegas de trabalho, para mostrar sua boa reputação no tribunal e mostrar sua sensatez. Peça que, quando forem escrever, que eles falem também da sua moral e bons valores. Dê prioridade para as pessoas que conhecem você a bastante tempo e sabem muito sobre a sua pessoa. [3]
    • Mesmo que as testemunhas não tenham visto o abuso do narcisista, elas são boas fontes de informação para mostrar o quanto você é gentil e maduro.
    • O seu advogado conversará com as testemunhas de caráter para confirmar que elas vão ajudar no seu caso.
    • Quando as testemunhas derem detalhes sobre você, eles são comparados com os relatórios escritos sobre as interações entre você e o narcisista para provar que você é uma pessoa que age corretamente.
3

Colete relatos de testemunhas.

PDF download Baixe em PDF
  1. Procure as pessoas que estavam presentes quando você teve brigas com o narcisista ou que presenciaram ele maltratando você, como professores, amigos da família ou vizinhos. Confirme se o que eles viram se alinha com os fatos e com o seu testemunho pessoal. Peça que elas escrevam um relato explicando tudo o que perceberam e solicite assinatura para confirmar que é verdade.
    • As testemunhas podem não conhecer você tão bem, mas são importantes para o julgamento porque dão detalhes em primeira mão de como o narcisista maltratou você.
    • Releia os relatos das testemunhas antes do julgamento para ter a certeza de que eles capturam o que você quer que o tribunal saiba sobre o narcisista.
    • Os relatos das testemunhas podem incluir o que elas viram, ouviram ou sentiram quando estavam na presença do narcisista.
    Publicidade
4

Documente tudo.

PDF download Baixe em PDF
  1. Mesmo que dê bastante trabalho, é importante escrever todo encontro negativo que você teve com este indivíduo. Deixe um bloco de notas a mão, seja de papel ou no celular, para fazer um registro diário de todas as conversas, ligações e e-mails que você trocou com o narcisista. Sua documentação terá grande valor para mostrar os comportamentos de rotina dele. [4]
    • Quando você anota tudo na mesma hora, o narcisista perde a chance de gaslight com você, que é uma forma de manipulação emocional para convencer alguém de que as coisas aconteceram de uma forma diferente do que realmente aconteceram.
5

Peça para o seu advogado solicitar intimações.

PDF download Baixe em PDF
  1. Uma “intimação” é uma ordem que requer que a pessoa apareça pessoalmente. Ela então poderá compartilhar seu relato com o juiz e “fundamentar”, ou verificar, que um narcisista praticou abuso com você antes e que você manteve a compostura. A intimação de um aliado pode provar o seu caso e convencer o juiz a dar um veredito a seu favor, como um divórcio. [5]
    • O seu advogado geralmente é quem solicita as intimações para você, mas é um escrivão, juiz de paz ou tabelião que as emitem. É de costume que elas sejam entregues pessoalmente.
    • Você também pode usar uma intimação para acessar documentos importantes para o seu caso, como provas de que o narcisista praticou abuso doméstico ou nunca pagou pensão alimentícia.
    • Geralmente, as pessoas que são intimadas recebem reembolso pelo transporte, então não se preocupe em onerar ninguém.
    Publicidade
6

Consulte profissionais da área jurídica.

PDF download Baixe em PDF
  1. Evite falar qualquer coisa sobre o caso com o narcisista, porque ele, provavelmente, vai distorcer qualquer detalhe que você compartilhar com ele ou os usará para mentir, dizendo que você agiu de uma forma que não agiu. Fale apenas com o seu próprio advogado e com as pessoas que estiverem apoiando o seu caso, como defensores dos direitos das vítimas, que são treinados para preparar você para o dia do julgamento. Será melhor para você conversar apenas com profissionais que estão trabalhando para que você ganhe o caso. [6]
    • Você pode entrar em contato com defensores dos direitos das vítimas em abrigos ou organizações sem fins lucrativos que ajudem pessoas que sofreram com a violência doméstica.
    • As defensorias de direitos das vítimas têm pessoas treinadas que podem ajudar a reunir recursos legais para você.
    • Há instituições onde profissionais de direito oferecem aconselhamento legal gratuito caso você tenha dúvidas sobre o seu caso.
    • Dependendo da sua renda, você pode obter assistência legal por um preço reduzido.
    • Os funcionários da corte não recomendarão advogados, mas você pode procurar em um diretório local. Leia as descrições e pergunte se eles já lidaram com casos contra narcisistas antes.
7

Converse com um psicólogo antes de ir ao tribunal.

PDF download Baixe em PDF
  1. Depois de lidar com um narcisista, é normal sentir muitas emoções negativas, como frustração e tristeza, além de sofrer traumas e ter gatilhos emocionais. Para conseguir se apresentar como uma pessoa comedida e tranquila, converse com um profissional de saúde mental. Você não só sentirá alívio como também conseguirá criar uma estratégia para comunicar suas experiências no tribunal. [7]
    • Qualquer pessoa que enfrentou o abuso de um narcisista pode sentir vontade de se isolar, mas um terapeuta treinado ajudará você a se abrir sobre as coisas que passou e se sentir acolhido.
    • Fazer terapia pode trazer alívio emocional para que você se sinta mais tranquilo durante o julgamento.
    • Um profissonal de saúde mental também pode apontar sinais de abuso que você não tenha percebido para que você possa incluí-los na documentação.
    Publicidade
8

Chegue cedo e aguarde na sala de consulta.

PDF download Baixe em PDF
  1. Chegando bem mais cedo para o julgamento, ele não terá a chance de abordar você e tentar uma conversa. No geral, você deve chegar, no mínimo, 20 minutos antes de aparecer diante do juiz. Encontre seu advogado na sala de consulta para rever o caso e relaxar antes de começar o julgamento. [8]
    • Você e seu advogado podem reservar uma sala de consulta por um certo período para que vocês tenham tempo a sós.
    • As salas de consulta geralmente têm Wi-Fi e talvez até projetores para que vocês possam revisar documentos e ensaiar testemunhos.
    • Caso precise ficar em silêncio por um momento ou se distrair, avise seu advogado.
9

Mantenha a calma quando estiver sob juramento.

PDF download Baixe em PDF
  1. Já que abusadores adoram mexer com a dinâmica de poder e causar emoções negativas, recuse-se a dar a ele o que ele quer. [9] Fale apenas sobre os fatos e detalhes objetivos. Quando você falar de forma como foi tratado mantendo a compostura, vai expor o narcisista como ele realmente é. Como consequência, ele pode dar um show no tribunal, começar a fazer drama ou contar histórias claramente exageradas, o que fará o juiz ficar do seu lado.
    • Os narcisistas costumam precisar de elogio e atenção, então, se você, seu advogado ou testemunhas o criticarem, dificilmente ele manterá a compostura durante o julgamento.
    • Se o narcisista fizer um comentário depreciativo ou perder a cabeça durante o julgamento, o juiz provavelmente comparará o comportamento dele com os relatos que sugerem que ele é abusivo.
    Publicidade
10

Fale apenas com o juiz.

PDF download Baixe em PDF
  1. Ele pode ter o costume de rir, ficar encarando você ou fazer comentários maldosos. Quando o seu advogado ou o do narcisista fizerem qualquer pergunta para você, olhe para o juiz e responda com um tom de voz neutro. Você tomará o controle da situação e pode criar uma boa impressão com o juiz. [10]
    • Deixe claro que você está falando com o juiz começando suas frases com “Meritíssimo, eu gostaria de responder a pergunta”.
    • Agradeça ao juiz por ouvir para passar uma impressão educada e respeitosa.
    • O narcisista pode tentar fazer você descer ao nível dele por meio de bullying ou fingindo estar triste para que você tenha pena dele. Se você evitar o contato visual com ele, conseguirá pensar com clareza.
11

Previna que o narcisista mude as ordens dadas no tribunal.

PDF download Baixe em PDF
  1. Assim que o juiz der seu veredito, evite qualquer acordo que o narcisista pedir. Relembre-o que o veredito, como a custódia total que você ganhou ou um divórcio que foi concedido, é lei e deve ser respeitado. [11]
    • Depois do julgamento, limite ou evite completamente o contato com o narcisista. Assim, você evitará brigas estressantes e terá mais paz.
    • Entre em contato com um defensor dos direitos das vítimas ou um advogado se o narcisista se recusar a seguir o veredito dado no tribunal.
    Publicidade

Avisos

  • Os narcisistas tentam conquistar você novamente depois que você os abandona. Eles agirão muito bem e tratarão você com carinho para que você os perdoe pelo que aconteceu no passado, mas, na verdade, eles não mudaram.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 981 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade