Este artigo foi coescrito por William Gardner, PsyD
. William Gardner é um Psicólogo Clínico que atua em San Francisco, Califofrnia. Com mais de dez anos de experiência clínica, o Dr. Gardner oferece psicoterapia voltada a adultos. Utiliza técnicas de comportamento cognitivo para reduzir sintomas e melhorar o funcionamento da mente de cada indivíduo. O Dr. Gardner se formou em Stanford em 2009. É especialista em práticas clínicas baseadas em evidências. Completou suas especializações na Kaiser Permanente.
Há 9 referências
neste artigo. Você pode encontrá-las ao final da página.
Este artigo foi visualizado 50 299 vezes.
Em algum momento, durante um relacionamento, você machucará os sentimentos do parceiro, mesmo que sem querer. Desculpar-se de forma sincera e genuína, seja pessoalmente ou pelo Whats, pode acalmar a situação, fazer com que a relação volte aos trilhos e as mágoas fiquem para trás. Caso esteja com dificuldade em escolher bem suas palavras, leia este artigo para saber as melhores maneiras de fazer as pazes e conseguir o perdão do seu namorado.
Passos
-
Ele pode ficar mais disposto a conversar se você deixar que ele esfrie um pouco a cabeça. Se o desentendimento aconteceu há pouco tempo e o companheiro quer “respirar” um pouco, dê espaço a ele, que depois se sentirá mais tranquilo e pronto para ouvir o seu pedido de perdão. Se desconfia que ele ainda não está, pergunte:
- “Oiê. Está a fim de conversar agora?”
- “Oi, eu só queria saber se está tudo bem com você.”
Publicidade
-
Ao dar detalhes, você mostrará ao que sabe por qual motivo ele está irritado. Ao abordá-lo, não “enrole” e vá direto ao assunto, mostrando que está sendo sincera. Evite frases vagas, como “Desculpa por causar irritação” ou só um “Perdão”, que pode piorar a situação. [1] X Fonte de pesquisa
- “Não foi legal da minha parte o jeito como eu gritei com você hoje de manhã. Sua intenção era me ajudar e eu exagerei.”
- “Eu percebi que você ficou magoado, mas não foi minha intenção.”
-
Pedir perdão sem ser honesta só vai ferir ainda mais os sentimentos do namorado. Se você não tem certeza de que quer pedir desculpas, não faça isso. Cuidado, também, com seu tom de voz; evite sarcasmo e escolha bem as palavras, que devem ser autênticas e de coração. [2] X Fonte de pesquisa
- Não fale “Desculpe que você está se sentindo assim” ou “Você sabe que essa não foi minha intenção”. São meias-desculpas que podem fazer com que o homem considere que você só está tentando acalmar a situação e não sendo sincera.
Publicidade
-
O mozão precisa saber logo no começo que você está pedindo perdão. Enquanto formula a mensagem que vai enviar (ou comunicar pessoalmente), só não esqueça de uma palavra: “Desculpe.” Com ela, o rapaz verá que você está sendo autêntica e fará com que a conversa seja mais tranquila. [3] X Fonte de pesquisa
- “Sinto muito mesmo pelo que aconteceu há pouco.”
- “Queria pedir desculpas por magoar você.”
- “Gostaria de explicar em pessoa, mas por enquanto será apenas por mensagem. Peço perdão, de coração, por ferir seus sentimentos.”
-
Uma explicação mostrará ao namorado que ele não era o problema. Provavelmente, você não o melindrou de propósito; talvez o dia estava ruim ou houve alguma falha de comunicação entre vocês. Diga a ele o que aconteceu e por que acabou ferindo-o por acidente, mas tente não inventar justificativas pelo seu comportamento. [4] X Fonte de pesquisa
- “Meu dia foi muito difícil no trabalho, então estava de que cabeça quente. Perdão por não ter me controlado e falado daquela maneira com você.”
- “Por alguma razão, achei que você não queria sair comigo hoje. Eu deveria ter deixado isso bem claro antes de tirar conclusões.”
Publicidade
-
Mostrar que está arrependida pelo que fez demonstrará sua sinceridade. Ao se desculpar, não tente jogar a culpa em outra pessoa ou ser evasiva. Quanto mais assumir a responsabilidade pelo que fez, mais genuíno seu desejo de fazer as pazes será.
- “Eu errei feio, não deveria ter dito aquilo para você. Reagi de forma destemperada e sem pensar; a culpa foi toda minha.”
- “Você não fez nada de errado, eu que exagerei.”
-
Deixe o guri falar para que ele sinta que é ouvido. Após se desculpar, dê espaço para o parceiro falar, sem o interromper, se possível, porque ele também terá o que falar ou explicar o motivo de suas palavras terem sido tão duras para ele.
- Enquanto o ouve, mantenha os olhos colados nos dele e acene com a cabeça para mostrar que está atenta e não distraída.
- Se você for pedir perdão por Zap, leia bem as mensagens dele e responda rapidamente. O ideal é conversarem por chamada de vídeo ou voz.
Publicidade
-
Mostre que você se importa com o garoto e compreende o que ele está sentindo. À medida que o ouve, deixe bem claro que entende por que ele ficou magoado para sinalizar que tentará não repetir aquilo no futuro. [5] X Fonte Confiável Harvard Medical School Ir à fonte
- “É compreensível que você tenha ficado chateado. Obrigada por compartilhar suas emoções comigo.”
- “Entendo o que você quer dizer e acho que me sentiria daquela maneira, também, no seu lugar.”
-
Mostre ao namorado que não está falando da boca para fora e fará o possível para não o chatear de novo. Ao se desculpar, exponha as mudanças que implementará no relacionamento; dessa forma, ambos poderão tocar a vida com a certeza de que a situação desconfortável não se repetirá. [6] X Fonte de pesquisa
- “Da próxima vez, pedirei para esclarecer o que você quis dizer antes de ficar irritada. Assim, podemos evitar desentendimentos.”
- “Eu falarei quando o dia for ruim no trabalho, mas também vou tentar me acalmar e não descontar a raiva em você.”
Publicidade
-
Com isso, você mostra que está sendo sincera. No fim da conversa, seja por Zap ou pessoalmente, pergunte ao companheiro se ele vai perdoar você. Lembre-se de que é possível que ele precise de um pouco mais de tempo para entender melhor o que sentiu, o que é normal. [7] X Fonte de pesquisa
- “Obrigada por ouvir o que eu tinha a dizer. Será que pode me perdoar?”
- “Estamos bem agora? Ou você precisa de um pouco mais de tempo?”
- “De verdade, peço desculpas. Você acha que consegue me perdoar?”
-
Cumpra suas palavras para que o namorado veja que você falou sério. A parte mais importante não é fazer o pedido de perdão, mas sim cumpri-lo; à medida que o relacionamento continua, faça o possível para não magoar os sentimentos do homem de novo. Se você comprovar que está se esforçando, as coisas só vão melhorar para vocês. [8] X Fonte de pesquisa
- Sinta-se livre para retomar o assunto com o mozão de vez em quando. “Ultimamente eu tenho tentado controlar esse meu destempero. Você notou algo de diferente?”
Publicidade
WikiHows Relacionados
Referências
- ↑ https://au.reachout.com/articles/how-to-say-sorry-and-mean-it
- ↑ https://hms.harvard.edu/sites/default/files/Departments/Ombuds%20Office/files/M.Wagner.ColumbiaUniversity.OmbudsOffice.ThePowerofApologies.pdf
- ↑ https://time.com/5400607/how-to-apologize-loved-ones/
- ↑ https://time.com/5400607/how-to-apologize-loved-ones/
- ↑ https://www.health.harvard.edu/blog/the-art-of-a-heartfelt-apology-2021041322366
- ↑ https://ideas.ted.com/how-to-deliver-an-authentic-apology/
- ↑ https://time.com/5400607/how-to-apologize-loved-ones/
- ↑ https://au.reachout.com/articles/how-to-say-sorry-and-mean-it