Baixe em PDF
Baixe em PDF
Determinar a área de um círculo é um cálculo simples se você já conhece o comprimento de seu raio. De outro modo, ainda é possível calculá-lo se tiver em mãos a circunferência (ou o perímetro) do círculo. Você pode usar esse processo de dois passos, resolvendo antes com base no raio a partir da fórmula da circunferência: . A seguir, poderá usar a fórmula para determinar a área. Também é possível usar a fórmula , que expressa a circunferência de um círculo em função de sua área, mesmo que o comprimento do raio seja desconhecido. Continue lendo para mais detalhes!
Passos
-
Prepare a fórmula para se determinar a circunferência de um círculo. A fórmula é , onde representa o raio do círculo. [1] X Fonte de pesquisa Usar essa fórmula permite a você determinar o comprimento do raio, que poderá então ser usado para o cálculo de sua área.
-
Insira o valor da circunferência. Lembre-se de substituir o valor no lado esquerdo da equação, não para a variável . Se a circunferência for desconhecida, esse método não poderá ser utilizado.
- Se você sabe que a circunferência de um círculo é de , a fórmula será expressa como: .
-
Divida ambos os lados da equação ao meio. Isso cancela o coeficiente de no lado direito da equação, deixando-o com .
- Por exemplo:
- Por exemplo:
-
Divida os dois lados da equação por . Esse valor costuma ser arredondado para , mas você pode usar a função em uma calculadora científica para um resultado mais preciso. A divisão isolará o raio, resultando no valor desejado.
- Por exemplo:
Publicidade - Por exemplo:
-
Prepare a fórmula para determinar a área de um círculo. A equação será expressa por , onde representa o raio do círculo. Não confunda a fórmula respectiva à área com a fórmula respectiva à circunferência, que foi previamente usada para o cálculo do raio.
-
Insira o valor do raio na fórmula. Substitua o valor previamente calculado e substitua por ele a variável . A seguir, eleve o valor ao quadrado — o que consiste em multiplicá-lo por si mesmo. É fácil fazer isso usando o botão em uma calculadora científica.
- Se o seu raio for
, por exemplo, você calcularia:
- Se o seu raio for
, por exemplo, você calcularia:
-
Multiplique por . Se não estiver usando uma calculadora, você pode aproximar esse valor para . O produto resultará na área do círculo em unidades quadradas.
- Por exemplo:
Desse modo, a área de um círculo com uma circunferência de tem aproximadamente .
Publicidade - Por exemplo:
-
Prepare a fórmula respectiva à circunferência de um círculo em função de sua área. A equação será , onde representa a área do círculo. Essa fórmula é derivada reordenando-se o valor de na fórmula respectiva à área de um círculo ( ) e inserindo esse valor na fórmula da circunferência ( ). [2] X Fonte de pesquisa
-
Insira o valor da circunferência na fórmula. Essa informação terá sido dada a você. Lembre-se de inserir o valor da circunferência no lado esquerdo da fórmula, mas não o valor de no lado direito.
- Caso saiba que a circunferência tem , por exemplo, a equação será expressa da seguinte maneira: .
-
Divida ambos os lados ao meio. Lembre-se que o que foi feito a um dos lados deve também ser feito ao outro. Dividir ao meio simplifica o lado direito para .
- Por exemplo:
- Por exemplo:
-
Eleve ao quadrado ambos os lados da equação. Ao elevar um valor ao quadrado, você o multiplica por si mesmo. Isso faz com que a raiz quadrada seja eliminada, de modo a restar o valor sob o radical. Lembre-se de manter a equação balanceada, elevando ambos os lados.
- Por exemplo:
- Por exemplo:
-
Divida cada lado da equação por . Caso tenha uma calculadora científica em mãos, você poderá usar a função em vez de inserir seu valor para uma resposta mais precisa. Isso cancela o no lado direito da equação, restando apenas o valor de — ele representará a área do círculo em unidades quadradas.
- Por exemplo:
Desse modo, a área de um círculo com circunferência de tem aproximadamente de área.
Publicidade - Por exemplo:
Referências
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 2 033 vezes.
Publicidade