PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Este artigo lhe ensinará a dominar o uso geral de uma calculadora científica. As dicas abaixo cobrem a operação básica do aparelho, suas funções e afins. Apesar de tudo parecer complicado, as coisas ficam muito mais simples depois que se entende os fundamentos! De todo modo, lembre-se de que essas calculadoras são essenciais para estudantes e profissionais de áreas que envolvem muita matemática ou engenharia.

O que você precisa saber

  • Pressione 2ND ou SHIFT para acessar funções secundárias.
  • Se você estiver usando funções trigonométricas, veja se está no modo correto para o problema em questão (radianos ou graus).
  • Pressione a tecla Y= para representar equações em gráficos; depois, pressione GRAPH para ver os resultados.
Parte 1
Parte 1 de 3:

Entendendo as operações básicas da calculadora

PDF download Baixe em PDF
  1. A calculadora científica tem diversas funções essenciais para álgebra, trigonometria, geometria e afins. Veja uma lista das mais básicas:

      Operação Função
      Operações básicas [1]
       +  Adição
       -  Subtração (somente valores positivos)
       x  Multiplicação (muitas calculadoras também incluem a tecla x para variáveis)
       ÷  Divisão
       ^  Elevar à potência
       y x  y elevado a x
       √ ou Sqrt  Raiz quadrada
       e x  Exponencial
       sin  Função seno
       sin -1  Função seno inversa
       cos  Função cosseno
       cos -1  Função cosseno inversa
       tan  Função tangente
       tan -1  Função tangente inversa
       ln  Logaritmo de base e
       log  Logaritmo de base 10
       (-) ou neg  Indica um número negativo
       ()  Parênteses que indicam a ordem das operações
       π  Insere pi
       Mode  Alterna entre graus e radianos
  2. Embora a maioria das funções comuns tenha teclas individuais (como SIN ), as funções inversas (como SIN-1) ou menos comuns (como raiz quadrada, √) são combinadas com outras.
    • Algumas calculadoras têm a tecla "Shift" em vez de "2ND".
    • Muitas vezes, a tecla "Shift" ou "2ND" tem a mesma cor que o texto da função.
  3. Não se esqueça de inserir o parêntese direito sempre que você digitar o esquerdo, além de terminar as funções com a mesma quantidade de caracteres de cada lado.
    • Isso é importante ao digitar cálculos maiores, já que a ausência de um único parêntese pode mudar radicalmente a resposta.
  4. Você pode alternar a forma de exibição de valores entre graus (frações de 360) e radianos (decimais que tenham pi como base). Para isso, basta pressione a tecla MODE , use as setas direcionais para selecionar RADIANS ou DEGREES e, por fim, aperte ENTER .
    • Isso é importante com cálculos de trigonometria. Se você notar que suas equações estão dando resultados em valores decimais, e não em graus (ou vice-versa), mude essa configuração.
  5. Salvar seus resultados e consultá-los em outro momento é muito útil para resolver problemas mais longos. Dá para fazer isso de algumas formas diferentes:
    • Depois que você completa um cálculo, a calculadora salva a última resposta automaticamente. Dá para fazer outra conta usando essa informação — basta digitar novos valores e símbolos. Por exemplo: se você acabou de digitar 2^4 e pressionou ENTER (obtendo a resposta 16), pode digitar -10 e pressionar ENTER para subtrair 10 da solução (e ficar com 16 - 10).
    • Use a função Answer para rever a última resposta de equação. Ao pressionar a tecla Ans , você vai adicionar a resposta final do último cálculo que fez à equação atual.
    • Pressione STO depois de rever a resposta que você queria. Em seguida, pressione ALPHA , selecione uma letra e pressione ENTER . Por fim, dá para usar essa letra como um substituto temporário para a resposta que você salvou. [2]
    • Em algumas calculadoras científicas, é possível rever resultados anteriores pressionando a setinha para cima. Quando você chegar à resposta que queria, aperte ENTER para colocar esse número na equação atual. Lembre-se de que, em geral, a calculadora tem um limite em relação à quantidade de respostas anteriores que ela salva — então é melhor usar este método somente com cálculos recentes.
  6. Se você precisar sair de um menu ou remover várias linhas de equação da tela da calculadora, basta pressionar a tecla AC ou CLEAR .
    • Também dá para pressionar 2ND ou Shift e, em seguida, qualquer tecla que tenha "QUIT" escrito em cima (geralmente, a tecla MODE ).
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Praticando algumas funções

PDF download Baixe em PDF
  1. Teste a ordem das teclas com um problema simples e rápido. Por exemplo: você pode calcular a raiz quadrada de 9 — que, como decerto já sabe, é igual a 3. Em geral, esta dica é muito útil caso você esqueça a ordem em que tem que pressionar as teclas durante uma prova ou outra avaliação:
    • Encontre o símbolo da raiz quadrada (√).
    • Pressione a tecla de raiz quadrada — ou SHIFT ou 2ND e, em seguida, a raiz.
    • Pressione 9 .
    • Pressione ENTER ou = para resolver a equação.
  2. Muitas vezes, basta inserir o primeiro número, pressionar o símbolo do acento circunflexo ( ^ ) e inserir o número com o qual você quer exponenciar (ou potencializar) o valor anterior.
    • Por exemplo: para calcular 2 2 , digite 2^2 e, depois, pressione ENTER ou = .
    • Você pode fazer um teste simples, como 2 3 , para ver se os números estão na ordem correta. Se a resposta for 8 , eles estão corretos. Se for 9 , significa que você fez 3 2 .
  3. Você tem que ter duas coisas em mente sempre que for usar as funções SIN, COS e TAN: a ordem das teclas e o tipo de valor (radianos ou graus). Essas funções da calculadora científica são muito comuns na álgebra.
    • Faça o teste com uma função SIN simples e que tenha uma resposta fácil de memorizar. Por exemplo: o seno de 30° é 0,5.
    • Para encontrar o seno de 30° na calculadora científica, por exemplo, você teria que digitar 30 e pressionar SIN para chegar a 0,5. Se a resposta for diferente, provavelmente significa que a calculadora não está no modo de graus. Para mudar isso, encontre a tecla DRG — que representa graus ( D egrees), radianos ( R adians) e gradientes ( G radients). Se você pressioná-la várias vezes, vai ver que o modo da tela da calculadora alterna entre esses três tipos. Pressione-a até notar que os valores estão em graus (ou DEG na tela). Na sequência, digite 30 e pressione SIN para chegar a 0,5.
  4. As coisas podem ficar um pouco mais complicadas quando você começar a inserir equações mais longas na calculadora — afinal a ordem vai ficar ainda mais importante, além de elas incluírem as teclas () . Siga este exemplo: 3^4/(3+(25/3+4*(-(1^2))))
    • Observe quantos parênteses a equação inclui. Eles são essenciais para você usar a calculadora sem errar.
    • A maioria das calculadoras segue o modelo PEMDAS (parênteses, expoente, multiplicação, divisão, adição e subtração), mas usar parênteses é o jeito mais certeiro de não fazer nada errado.
    • Uma curiosidade: depois de terminar seus cálculos do dia, você também pode baixar jogos na calculadora !
  5. Embora funções como SIN, raiz quadrada, expoentes inversos e pi costumem ter teclas individuais ou compartilhadas, o menu MATH traz algumas funções mais avançadas (como fatoriais). Faça o seguinte para usá-lo:
    • Pressione a tecla MATH .
    • Explore a categoria de equações usando as setinhas para cima e para baixo.
    • Explore as categorias usando as setinhas da esquerda e da direita.
    • Pressione ENTER ou = para selecionar uma equação e, em seguida, insira o número da fórmula à qual você quer aplicar essa equação.
    • Pressione ENTER ou =' para fazer o cálculo de toda a equação.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Representando uma equação em um gráfico

PDF download Baixe em PDF
  1. 1
    Entenda que nem todas as calculadoras científicas têm a função de gráfico. Se você não encontrar a tecla Y= , quer dizer que não dá para inserir equações como "y=mx+b" (ou semelhantes). [3]
    • Vale a pena ler o manual da sua calculadora para descobrir se ela tem suporte a gráficos — ou, se preferir, você pode ver se encontra a tecla Y= no topo do teclado.
  2. 2
    Pressione a tecla "Y=". Ela costuma ficar no topo do teclado da calculadora. Pressione-a para abrir uma lista de valores de Y (como "Y1", "Y2" etc.), que representam equações diferentes.
  3. 3
    Insira sua equação. Digite a equação (como 3x+4 ) e, em seguida, pressione ENTER ou = . Essa equação vai aparecer à direita do valor "Y1".
    • Para a parte X da equação, pressione a tecla X,T,Θ,n (ou outra parecida).
  4. 4
    Pressione GRAPH . A tecla costuma ficar no topo do teclado da calculadora.
  5. 5
    Observe os resultados. Após um momento, a linha do gráfico vai aparecer na tela da calculadora e mostrar a curva e a posição geral dele.
    • Você também pode pressionar a tecla TABLE (ou Shift / 2ND e, depois, GRAPH ) e explorar a tabela de resultados.
    • Também dá para usar a função de gráfico para encontrar pontos mínimos e máximos em curvas.
  6. 6
    Pressione WINDOW para alterar as configurações de gráfico. A calculadora vai abrir o menu de opções, no qual você pode alterar os valores mínimo e máximo de x e y, mudar as escalas dos eixos etc.
    • Pressione ZOOM se você quiser ver uma lista de opções de zoom automático. Por exemplo: ZoomFit ajusta o gráfico para mostrar a curva inteira.
    Publicidade

Dicas

Publicidade

Avisos

  • A maioria das calculadoras científicas mais antigas e não gráficas não têm acesso a funções avançadas, como o menu MATH.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 246 887 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade