Baixe em PDF
Baixe em PDF
Todo mundo sofre com problemas em seus computadores, uma hora ou outra. Alguns são mais fáceis de solucionar, mas podem passar despercebidos; nesse artigo, você saberá como diagnosticar os transtornos mais comuns de computadores com Windows.
Passos
-
Veja se os cabos e componentes estão todos bem conectados, principalmente se fez modificações recentes no computador. Abra-o e veja se os fios, pentes de memória, placas de vídeo, som e rede, bem como outros componentes, estão todos bem conectados na placa-mãe.
-
Verifique o que ocorre no POST (“Power On Self Test" ou “Autoteste de Inicialização”). Esse processo é parte do programa de inicialização do computador, utilizado para diagnosticar problemas no teclado, na memória, nos drives de disco e em outros hardwares para garantir que funcionem de forma correta. Ao detectar algum erro, uma mensagem será exibida na tela ou vários “bipes” curtos e longos serão emitidos.
- Quando uma mensagem de erro aparecer durante a inicialização, digite-a na pesquisa do Google para encontrar mais informações sobre ele. Use o celular ou outro computador, se necessário; ao ouvir uma série de bipes durante essa inicialização, anote o padrão dos sons e use este site para ver o que os bipes indicam . [1] X Fonte de pesquisa
-
Analise o tempo de carregamento do sistema operacional. O tempo que demora para inicializar o sistema depende do hardware do computador; ao notar que o sistema operacional está demorando muito mais para ficar pronto, é possível que haja algum defeito no disco rígido, evitando que o computador obtenha informações do HD.
-
Veja se há algum problema gráfico. Quando o computador inicializar normalmente, mas acontecerem transtornos gráficos, pode haver falha nos drivers ou defeitos de hardware; ao suspeitar que há algo de errado com a placa de vídeo, tente atualizar os drivers primeiro. Quando o problema persistir baixe softwares para fazer testes.
-
Analise se há algum problema de hardware. Muitos erros são causados por defeitos no hardware ou nos drivers dele; o Windows deverá notificar sobre dispositivos com transtornos. Você também pode usar o Gerenciador de Dispositivos para verificar o estado de vários dos componentes do hardware; basta clicar duas vezes sobre uma categoria, no Gerenciador de Dispositivos, para que todos eles sejam exibidos. Depois, clique duas vezes sobre o dispositivo para que possíveis erros sejam mostrados em “Status do Dispositivo”, na guia “Geral”. Marque todos os dispositivos e use os passos a seguir para abrir o Gerenciador de Dispositivos:
- Clique no menu “Iniciar” no canto esquerdo inferior.
- Digite Painel de Controle .
- Clique duas vezes no Painel de Controle, no menu “Iniciar”.
- Escolha “Som e Hardware”.
- Clique em “Gerenciador de Dispositivos”, embaixo de “Dispositivos e Impressoras”.
-
Investigue todos os programas que você instalou há pouco tempo. Alguns softwares podem exigir mais do que o sistema pode fornecer; se houver algum problema após a inicialização do programa, é bem provável que ele seja o “culpado”. Por outro lado, quando o transtorno ocorre após ligar o computador, algum software que também é “ligado” nesse momento pode ser o responsável. Desinstale qualquer aplicativo que adicionou há pouco tempo e veja se ainda há erros; outra opção é limitar a quantidade de programas que são ativados junto à inicialização do computador.
-
Analise o consumo de memória e dos recursos da CPU. Quando perceber que o computador está lento ou travando, é uma boa ideia verificar se há algum programa consumindo mais recursos do que o PC pode disponibilizar. Uma maneira simples de realizar essa consulta é usando o Gerenciador de Tarefas; clique com o botão direito na barra de ferramentas, na parte inferior da tela, e em “Gerenciador de Tarefas”. Acesse a guia “Processos” e depois CPU para que um gráfico, que exibe o uso atual de CPU, seja mostrado. Clique em “Memória” para analisar o consumo de RAM.
- Ao notar que o gráfico de uso da CPU bate em 80 a 100%, talvez seja necessário atualizar o processador da máquina .
- Quando o computador consome muita memória, feche os programas que não precisa usar, as guias desnecessárias do navegador, e veja se há melhora. Procure não fazer muitas coisas ao mesmo tempo; quando ele não possuir memória suficiente para operações básicas, leve-o a um técnico de informática para saber se há como comprar e instalar mais memória.
-
“Ouça” o computador. Ao notar sons de algo arranhando ou fazendo barulhos altos, desligue o PC e leve-o a um técnico para que ele verifique o que há de errado com o HD. Perceba também se o ventilador da CPU está fazendo barulho; quanto mais alto, maiores os indícios de que ela está esquentando por estar sendo muito exigida.
- Ao suspeitar que há algum dano físico no disco rígido, faça o backup de todos os dados importantes dele o quanto antes e desligue o computador. Sempre que inicializá-lo com o HD danificado, o problema só piorará; caso não tenha como fazer uma cópia de segurança, retire o disco rígido do computador e leve a um técnico para que ele faça a recuperação dos dados.
-
Execute um escaneamento de vírus e malware. Problemas de desempenho podem ser causados por programas nocivos no computador; ao fazer o escaneamento, você poderá encontrar os malwares responsáveis pelo incômodo. Use um antivírus que é sempre atualizado, como o Norton, o McAfee ou o Malwarebytes.
-
Use o modo de segurança para procurar pelo problema . Como último recurso, veja se o transtorno persiste no modo de segurança; se isso acontecer, deve haver algum erro no sistema operacional. É provável que seja necessário reinstalar o Windows.Publicidade
Dicas
- Caso não se sinta confortável em diagnosticar ou consertar algum problema no computador, é melhor levá-lo a um técnico para que ele conserte-o por um preço justo.
- Esses procedimentos vão descartar transtornos mais comuns; para encontrar um problema específico, talvez seja necessário recorrer aos técnicos em informática, que terão ferramentas ou saberão quais as melhores formas para consertar o PC.
Publicidade
Avisos
- Não tente consertar nada, ao menos que saiba o que está fazendo.
- Sempre leve o computador para um técnico, independentemente se for solucionar o problema por conta própria ou com ajuda de alguém versado no assunto.
Publicidade
Publicidade