PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Toda garota sonha com o momento em que será convidada para sair. Pois é, mesmo assim tem hora que é complicado chegar a uma conclusão se valerá a pena ou não tomar coragem para aceitar o convite. Entretanto, com um pouquinho de reflexão e determinação você conseguirá achar a resposta certa.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Dizendo sim

PDF download Baixe em PDF
  1. Pense bem no que será dito e não faça rodeios. Do contrário, ele poderá ficar confuso e até se magoar. Evite dar respostas do tipo “Tudo bem por mim” e “Acho que posso ir”. Ambas as frases passam a ideia de hesitação, gerando nervosismo e deixando o rapaz inseguro consigo mesmo. Seja simpática, tente uma resposta assim: “Sim, eu adoraria!”.
    • Existem muitas outras formas de demonstrar empolgação e certeza, por exemplo: “Ótimo!”, “Claro, eu amaria!”, “Sim, fico feliz que tenha me convidado!” e “Seria maravilhoso!”. Essas respostas são simples, mas maduras, e servem para mostrar a ele que você tem uma atitude mais adulta.
    • No caso de um convite feito por mensagem de texto, também existem alguns bons exemplos de respostas: “Perfeito, vejo vc lá ;)”, “Sim!” e “Achei que você nunca fosse me chamar :D”.
    • Não é necessário ter a resposta mais perfeita do mundo. Não tem nada melhor do que um sorriso sincero e um “Sim!” muito animado.
  2. Caso já saiba que será convidada por alguém para sair, comece imaginando a cena da forma mais realista possível, de modo que seja possível prever e trabalhar qualquer tipo de receio que possa surgir na situação real. Escolha a dedo as palavras que deseja usar na resposta e repita-as em voz alta até se sentir suficientemente confiante.
  3. As palavras são apenas metade da resposta. Já que você estará empolgada com o convite, é necessário que o seu corpo também expresse isso. Existem algumas maneiras simples de demonstrar o seu entusiasmo através do corpo.
    • Exiba uma postura aberta, o que inclui não cruzar os braços nem as pernas. Ou seja, fique com os braços soltos e as pernas separadas, alinhadas aos ombros. Uma postura fechada passa a ideia de medo, hesitação e ansiedade. [1]
    • Mantenha contato visual e sorria. É difícil não ficar tímida diante de um convite, por isso é tentador olhar para baixo ou para os olhos, fugindo do contato visual. Contudo, lute contra a timidez e olhe o rapaz diretamente nos olhos, sorrindo de forma sincera e mostrando que está tão animada quanto ele. [2]
    • Não tenha medo de afeto. Se quiser abraçá-lo depois do convite, vá em frente! Demonstrar afeto apropriadamente (com um abraço ou um beijo no rosto, por exemplo) é uma maneira fácil de expressar a sua empolgação.
  4. . Para conseguir conversar de forma natural com o cara de quem você está gostando é necessário reconhecer o próprio valor e confiar nas suas habilidades pessoais. Todavia, a autoconfiança é uma qualidade que se constrói com o tempo, por meio de rituais e rotinas diárias.
    • Crie o hábito de se elogiar. Concentre-se apenas nos seus pontos fortes e lembre-se constantemente das suas melhores características. Por exemplo, sempre que se olhar no espelho, diga: “Eu sou uma pessoa muito carinhosa e sensível, por isso mereço ser autoconfiante”.
    • Converse sobre as suas inseguranças com amigos e familiares. É fácil se afundar em negatividade e dúvidas quando não se desabafa com ninguém. Portanto, recorra a pessoas próximas quando estiver triste; eles certamente a lembrarão das suas qualidades e de quantas pessoas se importam com você.
    • Tire um tempo para si mesma e mergulhe nas atividades que mais gosta; pinte, toque, cante, leia, pratique os seus hobbies favoritos para se manter sempre em movimento e interessada pelas partes boas da vida. Lembre-se de que pessoas felizes são autoconfiantes.
  5. Não se preocupe em tropeçar nas palavras quando estiver respondendo, isso é normal. Na verdade, ele pode até acabar achando fofo o seu nervosismo. Portanto, não tente ser perfeita, apenas responda-o de alguma forma que ele consiga entender como “sim”.
  6. Pode ser que você tenha ficado tão nervosa, tímida ou confusa que acabou dizendo “não” sem querer. Nesse caso, o melhor a fazer é falar com ele o mais rápido que puder e deixar claro os seus sentimentos. Explique calmamente e com simplicidade o que aconteceu. Por exemplo: “Nossa, eu fiquei muito surpresa com o seu convite ontem. Fiquei tão em choque na hora que acabei soltando um ‘não’ sem pensar. Mas, adoraria ir com você!”.
  7. É muito vago apenas perguntar “Quer sair comigo?”. Mesmo depois de ter, eventualmente, aceitado o convite, tente descobrir quais são as reais intenções do rapaz. Será que ele gostaria de começar um relacionamento, ter um relacionamento casual ou apenas assistir a um filme? É importante entender com clareza o que ele quer, assim os dois não acabam se frustrando por terem objetivos diferentes.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Decidindo se esse é o cara certo para você

PDF download Baixe em PDF
  1. O cara tem uma personalidade interessante, que a atrai? Você está de fato atraída por ele ou apenas animada por que alguém a convidou para sair? Daria para começar um relacionamento sério com esse rapaz?
    • Se a maior parte das suas respostas foram afirmativas é sinal de que você gostaria de manter um relacionamento sério com ele. No entanto, no caso de ainda não o conhecer muito bem, é importante conhecê-lo melhor antes de saírem juntos.
    • Caso tenha dito “não” na maior parte das vezes, é melhor pensar ou repensar a sua resposta. Não se esqueça de que a resposta correta é aquela que a fará feliz. Por isso, ao rejeitar ou dar uma chance para a sorte e aceitar o convite, tome cuidado para não se arrepender depois.
    • Não tenha medo de pedir um tempo para pensar. Começar um relacionamento com alguém é algo que precisa ser pensado com seriedade. Entenda que novos convites surgirão no futuro, então não é preciso aceitar de cara alguém de quem não goste.
  2. Escreva as características que gostaria que ele tivesse. Por exemplo: crenças religiosas, passatempos, objetivos de carreira, valores, atributos físicos, orientação sexual e estilo de vida. Organize tudo, do mais importante para o menos, de modo que fique mais fácil saber em quais critérios você está aberta a concessões. Por último, tente apontar quais das características listadas conseguiu encontrar nele. [3]
  3. Determine se elas se resumem em tentar encobrir as suas próprias inseguranças ou em realmente querer estar na agradável companhia do rapaz. A ligação que vocês estabelecerão depois da eventual aceitação do convite não é do tipo que dá para ser desfeita logo no dia seguinte, afinal garotos não são brinquedos; eles possuem sentimentos que também devem ser respeitados.
  4. Faça isso quando for pega de surpresa ou estiver muito em dúvida para responder de imediato. Caso ele não respeite o seu pedido, você nem deveria aceitar o convite. Por outro lado, se ele se importa de verdade, dará o tempo que for necessário para pensar e isso será um bom sinal para ser levado em conta durante a decisão.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Dando continuidade ao relacionamento

PDF download Baixe em PDF
  1. É importante manter a chama acesa depois do primeiro encontro. Para isso, uma boa ideia seria marcar um outro logo em seguida. Quem sabe dessa vez a iniciativa possa até ser sua.
  2. Por exemplo, mande uma mensagem de texto depois da aceitação do convite, dizendo como está animada para o encontro. Se preferir, puxe outros assuntos. Pergunte-o sobre o dia dele ou compartilhe algum pensamento que tenha tido e que não contaria para qualquer pessoa.
  3. . Infelizmente, o relacionamento pode acabar não dando certo, mesmo que o tenha aceitado da melhor maneira possível. Entretanto, existem muitos sinais de alerta que podem ser captados de imediato, mesmo quando se trata de um relacionamento casual.
    • Veja se há sinais de possessão. Não é certo, por exemplo, que ele queira saber onde você está o tempo todo, pior ainda se o relacionamento estiver apenas no início. É importante ter espaço para a sua própria independência no relacionamento. [4]
    • Procure saber se ele ainda está preso a outra garota. Tem gente que emenda um relacionamento no outro só para compensar o anterior. Portanto, pergunte da ex-namorada para medir o nível dos sentimentos que ele ainda nutre por ela. Fale um pouco dos seus antigos namorados também, para que ele se sinta mais à vontade em se abrir.
    • Ouça os conselhos dos amigos. Apresente-o a amigos e familiares para saber como ele reagirá na presença deles. Ainda que você saiba o que é melhor para si mesma, preste atenção na opinião das pessoas que ama antes de julgar se ele é o cara certo.
    Publicidade

Dicas

  • Não o sufoque. É verdade que será difícil esconder a animação com relação a um iminente novo relacionamento, mas tente se controlar para não ficar mandando mensagens para ele o tempo todo.
  • Continue sendo independente. Só aceite um convite se já estiver se sentindo feliz consigo mesma. O rapaz só virá para complementar essa felicidade.
  • Reconheça o seu valor, jamais dependa de ninguém para fazer isso por você.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 59 789 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade