Baixe em PDF Baixe em PDF

Está apaixonado por uma pessoa próxima e manter isso em segredo está acabando com você? Esta pode ser uma posição bastante difícil para um amigo. Como cada relacionamento é único, não há um jeito "certo" de proceder, mas existem diversas coisas a se considerar para tomar uma decisão correta e expressar seus sentimentos sem desrespeitar sua amiga ou deixá-la desconfortável.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Coisas para se levar em consideração antes de agir

Baixe em PDF
  1. Na maioria dos casos, quando uma pessoa confessa estar apaixonada por sua melhor amiga, as coisas nunca mais são "as mesmas". Contar que ama sua amiga faz com que vocês tenham que reavaliar o modo com o qual se veem. Pese o relacionamento que tem agora com o que pode ter caso tudo ocorra bem. Caso o relacionamento atual seja muito importante para você, pode não ser uma boa ideia arriscá-lo.
    • Por mais que as coisas possam não voltar a ser como antes, isso não significa que o relacionamento de vocês será arruinado, mas sim que algo vai mudar. Por exemplo, se vocês costumavam assistir filmes juntos na cama ou no sofá de modo platônico, essa atividade pode ficar desconfortável.
  2. Não se engane ao pensar que vocês viverão felizes para sempre após confessar o seu amor. Pensar assim pode levá-lo a um enorme desapontamento. Não é preciso ser pessimista, mas lembre-se de que a escolha de levar um relacionamento amoroso para a frente não é só sua. Caso não suporte o pensamento da rejeição, tente seguir com a vida.
    • Lembre-se de que a rejeição nem sempre significa que você não é "bom o bastante". [1] Existem muitos motivos pelos quais alguém pode não querer namorá-lo. Por exemplo, a garota pode não querer um relacionamento com ninguém no momento ou podem haver coisas que a impeçam de namorar, como o trabalho e os compromissos escolares, por exemplo.
  3. O amor por sua melhor amiga surgiu repentinamente? Nesse caso, espere algumas semanas (ou meses) para ver se eles permanecem. Sentir atração por alguém hoje não significa que você sentirá o mesmo para sempre. Não arrisque uma grande amizade apenas para perceber que estava sentindo uma breve paixonite. Os sinais abaixo são utilizados por profissionais de psicologia para identificar paixonites passageiras: [2]
    • A paixonite surge quase que instantaneamente (em vez de gradualmente).
    • A paixonite é poderosa, mas dura pouco.
    • A paixonite quase sempre se foca na atração física.
    • A paixonite faz com que você veja a outra pessoa como "perfeita" ou sem falhas.
      • Não confunda isso com o fato de ver a outra pessoa como "perfeita para você" — alguém com falhas, mas que você gosta das falhas por ser capaz de compensá-las.
    • A paixonite não é o mesmo que estar apaixonado por alguém — é estar apaixonado pela sensação de estar apaixonado.
  4. Pode ser estranho falar sobre sentimentos profundos com as outras pessoas, mas é uma boa ideia. Em sua situação, pode ser difícil realizar um julgamento realista das informações e os conselhos de terceiros são úteis. Caso a maioria das pessoas diga para você não contar o que sente para a pessoa, leve o que dizem em consideração.
    • Algumas pessoas para se conversar incluem:
    • Outros amigos.
    • Os amigos da garota (caso os conheça bem) — eles podem até mesmo saber se ela sente o mesmo por você.
    • Irmãos ou pais com os quais sinta-se confortável conversando sobre o assunto.
    • Um professor em quem você confie.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Preparando-se

Baixe em PDF
  1. Revele seus sentimentos para sua amiga de modo que ela permaneça calma e confortável. Escolha um local e um horário em que vocês estarão relaxados e não tenham outras preocupações. É difícil tomar decisões inteligentes sobre questões românticas quando se está sendo pressionado por outras coisas. Alguns exemplos de questões que podem tornar o timing pouco propício para sua confissão incluem:
    • A garota está se preparando para algo importante como uma prova ou um papel em uma peça.
    • Ela acabou de sair de um relacionamento (ou ainda está em um — definitivamente não é um bom momento para abordá-la).
    • Ela está passando por um período difícil (problemas na escola ou em casa, por exemplo).
    • Um exemplo de bom momento para confessar o que sente: um passeio a dois casual no fim de semana.
  2. Dê algumas dicas sutis sobre suas intenções para analisar quais as chances de sucesso sem arriscar a amizade. Caso ela pareça desconfortável ou não responda muito bem aos flertes, pare. Clique aqui para encontrar mais informações sobre como flertar com sucesso. Leve em consideração as dicas abaixo: [3]
    • Mantenha uma linguagem corporal afetiva, sempre com um sorriso no rosto e fazendo contato visual. Toque-a no braço ou no ombro sempre que ela o fizer rir.
    • Brinque com ela sempre que ela cometer um deslize. Use o bom humor e deixe claro que está brincando.
    • Encaixe um ou dois elogios durante a conversa. Se conseguir utilizá-los durante as brincadeiras, melhor ainda.
    • Vá devagar e não exagere. Você pode acabar pesando a mão e assustando a garota.
  3. Os encontros virão após a conexão romântica com a pessoa, não antes. Sair para um jantar à luz de velas pode parecer uma boa opção, mas as coisas podem ficar confusas caso ela não compreenda suas intenções ou estranhas caso compreenda e não corresponda seus sentimentos. Deixe os presentes e as formalidades para depois; o ideal agora é sair com ela de modo casual.
    • Um encontro acaba custando caro e você pode acabar colocando tudo a perder. Economize o dinheiro e gaste-o em encontros futuros, seja com sua melhor amiga ou com outra pessoa caso você seja rejeitado.
  4. A conversa de vocês deve ficar emocional, portanto, procure um local com privacidade. Vocês não precisam ficar completamente isolados , mas procure um local confortável onde vocês não serão interrompidos.
    • Um bom exemplo é um banco em um local afastado de um parque. Vocês ficarão confortáveis, terão uma vista romântica e dificilmente serão interrompidos por outras pessoas.
    • Não faça um espetáculo. Lembre-se de que há uma boa chance de que ela não sente o mesmo que você — nesse caso, atrair uma multidão envergonhará vocês dois.
  5. Essa é sua última chance de mudar de ideia! Se acredita que está pronto para dar esse passo importante, diga o que está sentindo. Mantenha-se relaxado ao se abrir e lembre-se de que tudo acabará logo, para o bem ou para o mal. Não importa a resposta dela, pelo menos você alcançará uma paz de espírito.
    • É natural sentir um friozinho na barriga (muitas garotas consideram isso algo fofo), mas começar a gaguejar e não saber o que falar apenas piorará a situação. Clique aqui caso precise de ajuda para manter a calma durante situações estressantes.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Contando tudo o que sente

Baixe em PDF
  1. Não perca tempo enrolando, basta ser simples e direto. Diga como sua amiga o faz sentir; siga seu coração, afinal, o que você sente é único. Abaixo você encontrará algumas sugestões, mas sinta-se livre para montar as frases de modo que pareça mais sincero para você.
    • Diga que ultimamente tem pensado nela como mais do que uma amiga e que gostaria de saber o que ela pensa disso.
    • Diga que está prendendo o que sente por algum tempo e que está aliviado em finalmente soltar tudo.
    • Diga que você a valorizará independentemente da resposta dela e que deseja manter um relacionamento positivo. Isso é muito importante — você não quer que ela sinta como se você só se aproximou dela por conta de interesses românticos.
  2. A conversa será meio estranha, não importa o rumo que ela tome, mas você pode tornar a situação toda menos embaraçosa deixando que sua amiga tenha um modo razoável de dizer "não" sem passar vergonha. Isso não é tão difícil quanto parece, basta mencionar que não há problema caso ela não queira ficar com você. Algumas coisas que podem ser mencionadas na conversa incluem:
    • Diga que compreende completamente caso ela não possa entrar em um relacionamento agora.
    • Diga que não sabe se ela está em um relacionamento ou se ela gosta de alguém e que sabe que isso pode impedir que vocês tenham algo a mais.
    • Frise que não ficará chateado caso ela não sinta o mesmo por você.
  3. Demonstrações dramáticas e chamativas de emoção podem parecer uma boa ideia, mas elas tornarão a conversa mais estressante e tensa do que o necessário. Fale de modo calmo e amigável; se possível, utilize um pouco de humor para aliviar a tensão brincando sobre como estava ansioso para falar sobre isso — uma risada bem colocada pode facilitar muito as coisas.
    • Nota: evite a palavra "amor". Para muitas pessoas, ela tem um peso enorme que pode causar certo medo no começo. A maioria dos especialistas em relacionamentos recomendam que não se use a palavra amor antes do namoro propriamente dito. [4]
  4. Você está confessando algo importante e sua amiga pode precisar pensar bem sobre o assunto. Não a force a ter de decidir se gosta de você e quer algo mais no momento, pois ela pode não conseguir dar a melhor e mais sincera resposta. Caso ela pareça indecisa, reforce que não há problema em pensar por um tempo. Diga que dará um espaço para que ela pense bem sobre o assunto.
  5. Peça a opinião dela durante a conversa e deixe que ela se expresse bem. Não domine a conversa e, quando ela for responder (não importa se na hora ou dias depois), ouça bem o que ela diz. Não há problema em fazer perguntas sobre como ela se sente, mas não questione a decisão dela. A decisão é dela e a você cabe apenas aceitá-la.
    • Caso ela não corresponda seus sentimentos, não tente fazê-la mudar de ideia ou você pode soar desesperado. Se realmente a ama, você quer que ela seja feliz, mesmo que não concorde com o ponto de vista dela.
  6. Caso ela reaja positivamente, comemorem planejando um encontro . Caso ela não goste da ideia de um relacionamento com você, dê um pouco de espaço para o relacionamento de vocês — pelo menos por enquanto. Você pode acabar sentindo-se mal, mesmo que ela o rejeite de modo gentil.
    • Por sorte, como diz o velho ditado, "o tempo cura todas as feridas". Passar um tempo longe de alguém que o rejeitou pode ser uma coisa boa. Você se recuperará, aceitará o fato de que não ficarão juntos e seguirá em frente com a vida amorosa.
    • Ao reencontrar sua melhor amiga, vá devagar. Talvez vocês não voltem para o nível de intimidade que tinham logo de cara. Trabalhe gradualmente para retomar o relacionamento de vocês; as coisas podem não ser as mesmas, mas é pouco provável que a amizade de vocês acabe.
    Publicidade

Dicas

  • Está com dificuldades para descrever como se sente? Experimente escrever uma carta de amor ; você terá mais tempo e conseguirá se expressar melhor ao colocar o que sente no papel. Você pode entregar a carta para sua amiga ao encontrá-la para a grande revelação.
  • É preciso conversar com ela pessoalmente; não confesse seu amor por telefone ou mensagem de texto, pois a situação ficará estranha e a garota pode considerá-lo grosseiro.
  • Os especialistas em relacionamentos não têm um consenso sobre o fato de se iniciar um relacionamento com um amigo próximo ser ou não uma boa ideia. Algumas evidências sugerem que casais que se consideram "melhores amigos" tendem a ser mais felizes [5] , mas existem histórias de pessoas que perdem uma amiga e uma parceira após problemas no relacionamento com pessoas próximas. [6]
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 121 821 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade