Baixe em PDF Baixe em PDF

Pode ser uma situação muito estressante quando seu cão machuca a pata. Felizmente, você pode agir rapidamente para enfaixar a área machucada. É necessário colocar várias camadas de proteção, incluindo um bloco estéril, um curativo de algodão, gaze e um revestimento elástico. Com o cuidado adequado, essas camadas ajudarão o pet a sarar o mais rapidamente possível. [1]

Parte 1
Parte 1 de 3:

Preparando-se para enfaixar a pata do cachorro

Baixe em PDF
  1. Se o seu pet tiver machucado gravemente a patinha, a melhor opção é levá-lo para um veterinário imediatamente. Analise a pata e veja se está sangrando descontroladamente, se há alguma ferida aberta ou se há algum problema com o movimento. Na presença de algum desses fatores, leve o cachorro ao veterinário.
    • Se ele tiver pouco sangramento ou uma pequena lesão, você mesmo pode tratá-la enfaixando a pata.
    • Se a pele tiver saído embaixo da pata, ela pode estar ferida ou rompida. Você pode enfaixá-la em casa, nesse caso.
    • Tire uma foto da ferida antes de enfaixá-la. Se piorar ou ficar infectada, você pode mostrá-la ao veterinário e ajudá-lo a entender a gravidade do problema.
  2. Limpe a ferida. Antes de enfaixar a patinha do cão, a lesão precisa estar completamente limpa. Lave-a com água fria e sabonete de bebê para eliminar os resíduos. Em seguida, desinfete o local com um desinfetante de animais ou sabonete antibacteriano para que sare sem infeccionar. [2]
    • Limpe bem a lesão em baixo da pata, pois essa parte costuma ficar bem suja e precisa de um cuidado extra para ficar limpa.
    • Evite colocar químicos agressivos na pata do animal. O sabonete de bebê limpará a ferida sem prejudicar o cachorro.
  3. Depois de limpar a ferida do cão, é necessário deixar o local o mais seco possível. Use uma toalha e remova o máximo de umidade que conseguir. Assim, o curativo não ficará molhado, deixando-o desconfortável e frio para o cachorro.
    • Secar a área antes de enfaixá-la minimiza a chance do crescimento de bactérias dentro do curativo.
  4. Quando for enfaixar a pata, é preciso segurar bem o animal. A maioria dos cachorros não gosta que toquem ou manuseiem a pata deles, principalmente se estiver machucada. Peça para ele deitar e segure-o enquanto enfaixa a área afetada.
    • Peça para alguém ajudá-lo a segurar o cachorro se ele for grande e difícil de acalmar ou se estiver muito resistente ao toque da pata.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Enfaixando a área afetada

Baixe em PDF
  1. É necessário proteger as feridas abertas quando for enfaixar a pata do animal. Coloque um bloco de gaze no local para que o sangue ou a secreção seja absorvido, além de fornecer um amortecimento que pode proteger a área afetada. [3]
    • O bloco deve ser estéril, pois estará em contato direto com a ferida aberta.
    • Se o cão não tiver uma ferida superficial, o bloco não é necessário.
  2. Segure o bloco de gaze no lugar, se tiver usado um, e comece a enrolar um curativo de algodão na pata inteira. Comece na parte de cima, levando o curativo para baixo da pata e novamente para cima, acima do tornozelo. Essa camada fornece mais amortecimento e proteção à lesão. [4]
    • Você precisa enrolar o curativo apenas uma ou duas vezes ao redor da ferida. Se enrolar mais, pode acabar restringindo o movimento do cachorro.
    • Cubra a área inteira acima da pata para permitir que o curativo fique no lugar certo. Enrole até um pouco acima da articulação do tornozelo do animal.
  3. Use um rolo de gaze para aplicar um pouco de tensão, mas sem deixá-lo muito apertado. Assim, o algodão ficará no lugar e haverá uma compressão no curativo. [5]
    • Uma camada de gaze muito apertada pode cortar a circulação na pata do cachorro. Deixe-a justa, mas não tão apertada de forma que o algodão fique totalmente comprimido.
  4. Existe um produto especial usado na camada externa de uma atadura, que é uma gaze elástica. O produto é auto aderente e segura bem as camadas de curativos no lugar certo. Prenda o elástico colocando uma caneta ou os dedos nas bordas. Assim, ficará mais difícil para o cachorro removê-la. [6]
    • Da mesma forma que a camada de gaze, não puxe demais o revestimento elástico para não cortar a circulação da pata. Apenas enrole de forma justa o suficiente para puxar as pregas do curativo e ficar bem preso na pata.
    • O elástico fica enrolado suavemente, as chances de ser aberto pelo cão são menores.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Cuidando do curativo

Baixe em PDF
  1. Quando a pata já estiver enfaixada, você precisa ficar de olho para que o pet não fique mexendo ou mordendo o curativo. Se ele não parar de mexer, é necessário colocar um cone ou colar elisabetano no animal.
    • O cone minimiza a possibilidade de o animal colocar fisicamente a boca perto do curativo.
    • Para evitar que ele morda o curativo, experimente misturar pimenta-caiena em pó, páprica e vaselina e passe a mistura na parte externa das faixas. O animal não gostará do sabor e evitará mastigar o local.
  2. Remova as faixas cortando-as verticalmente com uma tesoura. Em seguida, coloque novamente os curativos com os mesmos métodos usados anteriormente. [7]
    • Pergunte ao veterinário com que frequência o curativo precisa ser trocado e por quanto tempo deve ser usado.
    • A troca diária permite o ajuste da compressão das faixas. Isso pode ser útil se a área afetada estiver mais ou menos inchada.
  3. Quando estiver trocando o curativo do cão, dê uma olhada na lesão e veja se está sarando ou se não está infectada. Os sinais de infecção incluem vermelhidão, secreções e inchaço.
    • Também é importante avaliar se o pet consegue mexer a pata e se há algum sinal de dor contínua quando estiver manuseando a área machucada.
    Publicidade

Materiais Necessários

  • Bloco de gaze estéril;
  • Curativo de algodão;
  • Faixas de gaze;
  • Revestimento elástico;
  • Tesoura limpa.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 24 958 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade