Baixe em PDF Baixe em PDF

Acidentes acontecem. A natureza brincalhona e curiosa do seu cão pode levar a cortes, arranhões e perfurações em algum momento de sua vida. Limpar a ferida corretamente em casa irá ajudar no processo de cicatrização, lhe dará mais tempo se não conseguir levá-lo ao veterinário imediatamente e evitará infecções possibilitando que você leve-o rapidamente a um veterinário e que o machucado do pet seja melhor avaliado.

Método 1
Método 1 de 3:

Estancando sangramentos

Baixe em PDF
  1. Ao perceber que o animal está machucado, controle e acalme-o, se ele estiver muito agitado. Acaricie-o com cuidado, falando de forma calma e com uma voz baixa para que ele também fique mais tranquilo. Certifique-se de que você também está calmo, mesmo com a preocupação presente. Seu cão pode "ler" sua linguagem corporal e sabe muito bem distinguir a entonação de sua voz, percebendo seu comportamento e seguindo-o.
  2. Lembre que você deve também prezar pela sua própria segurança ao lidar com um animal machucado; logo, mesmo se o cão for normalmente dócil e gentil, ele pode atacar para proteger-se de maior dor. Caso esteja preocupado com sua segurança (ao ver o animal rosnando, tentando lhe morder ou se ele possuir um histórico de morder quando está nervoso), coloque uma focinheira.
    • Se não possuir uma focinheira, enrole uma coleira ou corda macia em volta do focinho do cão. [1]
    • Caso o animal esteja extremamente inquieto e não permita que você mexa com ele, pare e leve-o ao veterinário da maneira mais segura possível.
    • Proteja-se colocando um cobertor ou toalha sobre ele antes de levá-lo ao hospital veterinário.
  3. Apesar da limpeza ser importante, mais ainda é parar o sangramento o quanto antes. Se o sangue parece estar esguichando do machucado, o cão pode ter uma lesão arterial que é possivelmente fatal - sangramentos grandes devem ser tratados com muita seriedade.
    • Aplique pressão à ferida diretamente utilizando um material limpo e absorvente, como uma toalha, toalha de rosto, camiseta, gaze ou até mesmo um absorvente íntimo feminino.
    • Mantenha pressão sobre a ferida por 3-5 minutos antes de verificar se o sangramento parou. Se retirar a pressão constantemente, o coágulo sanguíneo não conseguirá ser formato, adiando o processo.
  4. Um torniquete deve ser a última medida aplicada para controlar o sangramento, pois fazê-lo incorretamente pode levar a complicações, resultando na morte do tecido. Seu pet pode até precisar de amputação se você cortar a circulação; caso não tenha treinamento especializado para fazer um torniquete num cão, ligue para seu veterinário para que ele lhe instrua junto às diretrizes básicas a seguir:
    • Coloque uma toalha limpa ou almofada em volta do membro (mas não em volta do pescoço, peito ou abdômen).
    • Use um cinto ou coleira para segurá-la no lugar. Ela deve ser colocada sobre o ferimento, na direção do corpo.
    • Deixe-a por não mais que 5 a 10 minutos antes de retirar a pressão para evitar danos permanentes ao membro.
    • Use pressão suficiente para que o sangramento diminua ou pare totalmente, mas evite "esmagar" o músculo e o tecido macio.
    • Aplicar o torniquete não deve ser dolorido para seu pet.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Limpando a ferida

Baixe em PDF
  1. Depois de controlar o sangramento, o processo de limpeza poderá ser iniciado. Se o cão tiver pelo comprido, talvez seja necessário apará-lo, mas apenas se conseguir fazê-lo com segurança. Caso não tenha tosquiadores, utilize tesouras sem corte com muito cuidado, aparando o pelo mas sem tocar a pele do animal com elas, pois isto aumenta a chance de causar mais lesões. Remover uma parte da pelagem do animal permitirá que você veja bem a ferida além de evitar que pelos ou sujeira fiquem presos, irritando a carne exposta.
  2. Adicione 2 colheres de chá com sal marinho a um copo d'água quente e mexa até dissolver. Encha uma seringa (sem agulha) ou seringa para umedecer peru com a mistura e espirre-a cuidadosamente no machucado até que ele esteja limpinho. O tecido deve ficar limpo e reluzente antes de parar de enxaguar a lesão. [2] [3] [4]
    • Caso não tenha nenhum destes dois tipos de seringa, derrame a água diretamente sobre a ferida.
    • Se o machucado for na pata, você pode mergulhá-la numa bacia, balde ou prato de 3 a 5 minutos. Tenha uma toalha em mãos para secá-la.
  3. [5] Dilua Betadine (Iodino de Povidine) ou Nolvasan (Clorexidina) em água quente. Utilize esta solução para finalizar o enxágue ou mergulhe a pata uma última vez. Estas soluções também podem ser utilizadas ao invés da água salina ao iniciar a limpeza da ferida.
  4. Uma gaze estéril é mais indicada, mas qualquer material absorvente limpo servirá. Não esfregue o machucado; ao invés disto, dê "toquinhos" cuidadosos para não causar mais dor ou novas lesões.
  5. Saiba que o spray pode assustar o cão e até arder um pouco. Não use cremes e pomadas se possuir outras opções, já que podem atrair sujeira à lesão. Além disto, ele provavelmente tentará lambê-las, portanto, use estes produtos apenas se puder evitar que o cachorro alcance o local. Se quiser, enrole o local tratado com gaze de proteção ou coloque um Colar Elizabetano (colar protetor) no animal.
    • Cuidado para não borrifar nada nos olhos do pet.
    • Não aplique pomadas com esteroides como hidrocortisona ou betametasona, que podem interferir na cicatrização da ferida. Use apenas pomadas antibióticas.
    • Evite cremes antifúngicos (cetoconazol, clotrimazol), ao menos que seu veterinário tenha recomendado-os.
    • Se possuir alguma dúvida, ligue para seu veterinário ou converse com um farmacêutico antes de aplicar o produto.
  6. Se encontrar algum sinal de infecção, leve o cão ao veterinário imediatamente. Alguns sinais que indicam infecção são odores desagradáveis ou corrimento amarelo, verde ou cinza.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Procurando ajuda veterinária profissional

Baixe em PDF
  1. Leve-o a uma emergência veterinária, pois cortes ou machucados oculares podem resultar em danos permanentes à visão do cachorro. Para aumentar as chances de uma boa recuperação, leve-o imediatamente ao médico para diagnóstico e tratamento.
  2. Se o corte parecer profundo e passar a impressão de que não será curado sozinho, leve-o à uma emergência veterinária. Todas as lesões que penetram pela pele e músculos, tendões ou gorduras precisam de avaliação profissional. Depois de avaliar a lesão, o veterinário pode sugerir a realização de pontos para acelerar o processo de cicatrização.
  3. As mordidas geralmente danificam extensivamente o tecido epitelial do animal, o que pode complicar a recuperação, logo, machucados provenientes de mordidas precisam ser enxaguados e drenados, ambos sob anestesia do veterinário. A boca dos animais são cheias de bactérias, logo, o risco de infecção estará presente mesmo se a mordida não parecer muito grave. [6]
  4. Ao perceber que a lesão está ficando cheia de fluidos ao invés de cicatrizar de forma saudável, pergunte ao médico se ele recomenda realizar o dreno dela. O desbridamento consiste na remoção de tecido danificado ou infeccionado em volta da ferida. Os dois procedimentos requerem que o veterinário anestesie o cão.
  5. Este tipo de medicação pode tratar ou evitar infecções, que retardam a cicatrização. Seu veterinário deve avaliar a lesão, determinar se existem sinais de infecção e discutir a utilização de antibióticos com você, se necessário.
    Publicidade

Avisos

  • Leve o animal ao veterinário se o machucado for profundo, extensivo ou se estiver sangrando muito.
  • Ele também deve ser levado ao médico se o machucado infeccionar.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 91 745 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade