Baixe em PDF Baixe em PDF

Entender a diferença entre números pares e ímpares pode ser um pouco confuso para crianças, por isso, é importante ter paciência se estiver ensinando em casa ou na escola. Comece apresentando o conceito para a criança conseguir perceber o padrão. Em seguida, trabalhe com atividades de sala de aula para reforçar a ideia e ofereça exercícios e outras atividades para a criança trabalhar o conceito em casa.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Apresentando números pares e ímpares

Baixe em PDF
  1. Comece com os números pares. Conte o número total de objetos, instruindo os alunos a parear os objetos e contá-los em pares. Pergunte se eles observaram um padrão nos números. [1]
    • Divida os pares em dois grandes grupos de objetos caso eles não consigam entender a princípio. Conte em voz alta o número de objetos em cada grupo. Assim, você vai mostrar que qualquer número par pode ser dividido em dois grupos.
  2. Peça para que eles adivinhem o que faz um número ser ímpar. Conforme eles forem adivinhando, conte os objetos novamente, mas desta vez em grupos ímpares. Peça que os alunos juntem os objetos em pares. [2]
    • Os estudantes vão perceber que sempre sobra um objeto quando eles são agrupados em números ímpares. Reforce essa informação dizendo-a em voz alta para seus alunos.
  3. Escreva um número grande e par na lousa, alinhando os dígitos. Faça o mesmo com um número ímpar na linha de baixo. Sublinhe o último dígito nos dois números. [3]
    • Peça para que os alunos olhem para o último dígito e decidam se o número é par ou ímpar. Passe por cada dígito e peça para que os alunos digam se o número é par ou ímpar, e o motivo.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Usando atividades para reforçar o conceito

Baixe em PDF
  1. Crie um boneco para cada personagem que você possa colocar no chão. Você pode usar uma cartolina de 45 por 60 cm ou papel cartão para construir os personagens. Os personagens precisam ter mãos grandes o suficiente para os alunos colocarem objetos na mão deles. Construa a mão um pouco maior que a sua, por exemplo. [4]
    • Conte uma história sobre os personagens para seus alunos. Você pode dizer que a Paula Par gosta de ter o mesmo número de itens em cada mão, mas que o Igor Ímpar prefere segurar quantidades diferentes de objetos.
    • Organize bandejas com números diferentes de itens, como doces e bolinhas de gude, por exemplo. Conte o número de objetos em cada bandeja com os alunos e pergunte a qual personagem cada bandeja pertence.
    • Quando os alunos decidirem qual personagem fica com cada bandeja, peça para um aluno contar o número de objetos conforme ele os coloca na mão do personagem. Instrua o aluno a alternar as mãos do personagem conforme posiciona os objetos. Em seguida, conte o número de objetos em cada mão e confira se os alunos acertaram.
  2. Deixe que eles peguem uma quantidade de brinquedos e levem para suas respectivas mesas. Eles devem organizar os brinquedos em pares e contar quantos eles têm. [5]
    • Pergunte quem tem um brinquedo sobrando. Quando a criança levantar a mão, pergunte quantos brinquedos ela tem no total. Escreva esses números na lousa, como “15”, “19”, “23” e “11”. Escreva “ímpar” acima deles. Explique que é porque um brinquedo está sobrando.
    • Pergunte o total de brinquedos dos alunos que não têm nenhum sobrando. Escreva os números na lousa, como “16”, “22”, “8” e “12”. Escreva “par” acima deles e explique que esses números se dividiram em pares, sem sobrar nada.
  3. Mande os alunos fecharem os olhos. Diga um número em voz alta, começando com números pequenos. Diga que eles devem levantar a mão se o número for ímpar e colocar a mão na cabeça se o número for par. [6]
    • Esse jogo serve para conferir se os alunos estão entendendo, não para corrigir erros. Você pode rever os conceitos após o jogo se achar necessário.
    • Aumente os números gradualmente para verificar se as crianças entenderam o conceito também para números maiores.
  4. Dê um cartão para cada aluno com número escrito em pontilhado. Por exemplo, se você quer escrever o número “8”, faça oito pontos no cartão. Esses são os números que eles devem adivinhar. [7]
    • Peça que cada aluno escolha uma carta. Diga que eles devem juntar os pontos para formar um número, decidir se o número é par ou ímpar e escrever no cartão.
    • Em seguida, peça que eles coloquem o cartão em uma sacola com a etiqueta “par” ou “ímpar”. Em seguida, eles devem dizer para a sala qual era o número e se era par ou ímpar.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Deixando as crianças praticarem sozinhas

Baixe em PDF
  1. O exercício deve mostrar cada número de 1 a 100 em uma caixa. Peça para que as crianças pintem os números ímpares de uma cor e os pares de outra.
    • Essa tarefa pode ser feita na sala de aula ou em casa.
  2. Crie ou imprima uma folha de exercícios onde números aleatórios estão dentro de bolhas. Peça para os alunos pintarem as bolhas com números ímpares de uma cor e as bolhas com números pares de outra. [8]
    • Você também pode pedir que as crianças façam essa tarefa em casa.
  3. No topo da página, coloque um personagem que precisa chegar ao final da folha. Ao longo da página devem estar vários números. A maioria dos números deve ser par, exceto os que vão fazer a trilha do começo da folha até o final, que devem ser ímpares. [9]
    • Peça que os alunos circulem os números ímpares com uma caneta ou canetinha, formando o caminho do labirinto de números.
    Publicidade

Dicas

  • Confira periodicamente se seus alunos estão entendendo o conceito. Caso perceba que não, dedique um pouco mais de tempo para rever os números pares e ímpares.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 42 094 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade