Baixe em PDF Baixe em PDF

O pensamento de ensinar seu filho a usar o banheiro pode ser desafiador: tanto para você quanto para ele! O principal a ser considerado aqui é se seu filho está pronto ou não para aprender a usar o banheiro: se ele estiver, então o processo será muito mais fácil e rápido. Leia abaixo para descobrir como ensinar seu filho a usar o banheiro — com conselhos sobre tudo, desde como saber se seu filho está pronto, como definir um horário para ensinar ele a ir ao banheiro, até elogiar o sucesso do seu filho e oferecer recompensas apropriadas. Preparar, apontar, banheiro!

Parte 1
Parte 1 de 5:

Preparando-se para ensinar

Baixe em PDF
  1. [1] É muito importante que seu filho esteja num estágio de desenvolvimento em que esteja preparado para aprender como usar o banheiro, já que isso tornará o processo muito mais fácil e rápido. O momento em que a criança estará pronta para aprender como usar o banheiro irá variar, e pode ser desde os 18 meses até os 3 anos. No geral, as garotas costumam aprender a usar o banheiro um pouco antes que os garotos: a idade média para as meninas é de 29 meses enquanto para os meninos, é de 31 meses. [2]
    • Você pode saber se seu filho está pronto para aprender a usar o banheiro procurando por estes sinais:
      • A criança demonstra interesse no banheiro e na forma com que as pessoas o utilizam.
      • Boas habilidades motoras: incluindo a habilidade de caminhar até o banheiro, subir escadas e abaixar a calça.
      • Boas habilidades de comunicação: a criança consegue entender instruções e palavras relacionadas ao banheiro, bem como a habilidade de comunicar a necessidade de ir ao toalete.
      • Rotina para defecar previsível e uma habilidade de manter uma fralda seca por mais de duas horas.
      • Um entendimento: através de palavras, ou expressões faciais — de quando ela precisa urinar ou defecar.
      • Um desejo de agradar os pais e agir como um adulto.
    • Você nunca deve pressionar a criança a aprender a usar o banheiro se ela não estiver pronta: ela só irá resistir e o processo de aprendizado será frustrante e exigirá muito tempo. Dê mais um mês ou dois ao seu filho e você achará o processo muito mais fácil.
  2. A primeira coisa que você precisa para ensinar com sucesso o seu filho a usar o banheiro é a paciência! Ensinar a usar o banheiro é um processo e ele não acontece da noite para o dia. Você e seu filho precisarão trabalhar juntos e superar quaisquer acidentes e contratempos. Embora você ouça alguns pais dizendo que ensinaram seus filhos a usarem o banheiro em uma única semana, é completamente normal que esse processo leve até seis meses. [3]
    • Tente ser o mais positivo e incentivador que puder com seu filho e lide calmamente com qualquer acidente. Lembre-se de que nenhuma criança vai se graduar na escola das fraldas — ele vai conseguir!
    • Você também deve estar ciente de que embora seu filho possa ter aprendido a ir ao banheiro durante o dia, é muito comum que as crianças continuem molhando a cama à noite até chegarem aos cinco anos de idade. Seu filho deve ficar completamente seco a partir dos seis anos, mas até lá esteja preparado para usar fraldas e lençóis plásticos à noite. [4]
  3. Um peniquinho é a forma mais fácil e menos intimidadora de se ensinar uma criança a usar o banheiro. Você pode escolher entre uma variedade de penicos ornamentados, alguns até mesmo no formato dos desenhos preferidos do seu filho. Eles são uma boa escolha se você quiser que seu filho se sinta o mais confortável possível com o penico e entusiasmado em usá-lo. Você também deve considerar comprar um que tenha um assento removível, que você pode colocar no vaso sanitário, assim que seu filho estiver pronto.
    • Se você decidir usar o vaso sanitário desde o começo, pegue uma escadinha para seu filho, para que os pés dele fiquem firmes e seguros enquanto está sentado. Isso fará com que ele se sinta mais estabilizado e irá eliminar o medo de cair dentro do vaso.
    • No começo, coloque o penico na área de lazer ou sala de estar. Isso irá ajudar seu filho a se sentir confortável com o penico e menos intimidado com a possibilidade de usá-lo. Ele também pode se sentir mais estimulado a usar o penico se seu acesso for mais fácil.
  4. Escolher a hora certa para ensinar a usar o banheiro pode fazer uma grande diferença nas suas chances de ter sucesso. Evite tentar ensinar seu filho se ele passou por um período de mudança recentemente — como a chegada de um novo irmão, uma mudança para uma nova casa ou começar a frequentar uma creche nova — já que essas coisas podem ser estressantes para uma criança e ter que aprender a usar o banheiro só irá somar a essa tensão.
    • Escolha um período em que você possa passar muito tempo com seu filho em casa - para que ele se sinta confortável e seguro em seu ambiente e sempre tenha você lá para dar incentivo e apoio.
    • Muitos pais escolhem ensinar seus filhos a usarem o banheiro durante os meses de férias.
  5. Definir um horário pode ajudar a transformar a hora do penico em uma rotina, o que vai ajudar seu filho a se ajustar a sua nova responsabilidade e irá ajudar a lembrar seu filho de ir sozinho. Para começar, tente reservar de duas a três horas por dia para deixar a criança sentada no penico por alguns minutos. Se ela usar, ótimo, mas se não, não se preocupe. Você só precisa que seu filho se acostume com a sensação.
    • Para incentivar seu filho a ir, tente escolher horas em que ele tem mais probabilidade de precisar ir ao banheiro, como de manhã cedo, depois das refeições e antes de dormir. Você também pode dar líquidos extras ao seu filho junto com a alimentação, já que isso irá ajudar o sistema digestivo dele a funcionar.
    • Transforme a hora do peniquinho em uma rotina antes de dormir — diga ao seu filho para colocar o pijama, lavar o rosto, escovar os dentes e sentar no peniquinho. Logo ele vai lembrar disso sozinho.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 5:

Deixando seu filho confortável com o penico

Baixe em PDF
  1. Deixe que o seu filho se sinta confortável com ele, para que ele entenda que o penico não é algo intimidador ou assustador. Coloque o penico na área de lazer do seu filho, onde ele possa sentar nele de roupa e tudo, enquanto lê um livro ou brinca com seus brinquedos. Assim que ele tiver se acostumado, ou até mesmo goste do penico, você pode levá-lo para o banheiro.
  2. Seu filho precisa entender para qual a utilidade do penico. Para explicar, tente pegar uma fralda suja do seu filho e jogar o conteúdo dela no penico. Diga a ele que o penico é onde o "cocô" e o "xixi" devem ficar. Como alternativa, você pode por o conteúdo da fralda no vaso sanitário e deixar que seu filho acene um adeus enquanto você da descarga.
    • Você também pode demonstrar como o vaso é usado levando seu filho para o banheiro quando você precisar ir. Ponha ele para se sentar no penico enquanto você se senta no vaso e mostre a ele como se faz. Com um pouco de sorte, isso irá incentivar seu filho a usar o penico.
    • Se possível, é melhor que os garotinhos aprendam a usar o banheiro com seus pais. Porém, você deve esquecer a ideia de ensinar seu filho a fazer xixi em pé ainda, já que a coisa toda pode confundi-lo (sem falar na sujeira). Por enquanto, deixe-o sentar no penico para fazer o número um e o número dois também!
  3. Deixe-o se acostumar com o penico fazendo com que ela se sente nele por cinco minutos, três vezes por dia. Incentive seu filho a ir, mas não se preocupe se ele não for. Elogie-o por tentar e diga a ele que pode tentar outra vez depois.
    • Se ele estiver impaciente para sair, tente dar a ele um livro ou brinquedo para que o penico não pareça um castigo.
    • Nunca force seu filho a sentar no penico se ele não quiser - isso só vai causar mais resistência, o que pode perturbar o processo de ensino como um todo.
  4. Tente não confundir seu filho usando palavras vagas e obscuras para descrever o ato de usar o banheiro, ou os nomes de determinadas partes do corpo. Use palavras fáceis, diretas e que a criança possa entender, como "xixi", "cocô" e "penico" quando estiver falando com seu filho.
    • Nunca use palavras como "sujo" ou "nojento" ao descrever processos naturais do corpo, já que isso pode fazer seu filho ficar com vergonha das ações dele, o que pode impactar negativamente o processo de ensino/aprendizagem. [5]
    • Se uma criança se sentir ansiosa, ou envergonhada em usar o penico, ela pode começar a segurar as suas necessidades — o que pode levar a problemas de saúde, como a constipação e infecções no trato urinário. Por esse motivo, é muito importante que seu filho se sinta confortável em usar o penico. [6]
    • Falar de forma aberta com seu filho dará a ele confiança. Ele saberá que deve se sentir orgulhoso de si mesmo por usar o peniquinho corretamente.
  5. As crianças podem ficar extremamente ansiosas ao usarem o penico por diversas razões — se ela estiver usando o vaso, ela pode estar com medo de cair, ou do barulho que a descarga faz. Outras crianças podem ver as necessidades fisiológicas como partes delas, o que elas encaram como se estivessem perdendo uma parte de si mesmas ao usarem o penico. Por esse motivo, é importante que você fique com seu filho sempre que ele estiver no penico, pelo menos no início.
    • Sorria para seu filho, faça bastantes elogios, e use um tom de voz calmo e suave sempre. Você também pode tentar cantar musiquinhas, ou brincar com seu filho enquanto ele está no penico, para que ele veja esse momento como uma atividade divertida em vez de algo que ele precise ter medo.
  6. Muitos pais descobriram que livros relacionados ao tema são ferramentas extremamente úteis para ensinar aos seus filhos como e por que eles devem usar o banheiro. Esses livros geralmente são divertidos e incentivam a criança, com imagens interessantes com as quais as crianças conseguem se relacionar.
    • Envolva seu filho no processo de leitura fazendo perguntas e deixando seu filho apontar certos itens nas imagens. Depois que vocês terminarem de ler, pergunte ao seu filho se ele gostaria de tentar usar o penico, como o garotinho, ou garotinha no livro.
    • Alguns livros populares são "Hora do Penico" (o livro tem versões diferentes: uma para meninos e outra para meninas), "Cadê meu penico?" e "Meu penico". [7]
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 5:

Criando bons hábitos

Baixe em PDF
  1. Se você puder aprender a ler os sinais de que seu filho precisa usar o banheiro, então você pode leva-lo ao banheiro imediatamente e incentivá lo a usar o penico em vez de fazer as necessidades na fralda.
    • Sinais comuns de que uma criança precisa usar o banheiro incluem: uma mudança ou pausa na atividade; agachamento; segurar firme na fralda; grunhidos; ficar com o rosto vermelho.
    • Você pode ajudar seu filho a reconhecer esses sinais sozinhos perguntando a ele "Você precisa usar e peniquinho?", ou "Você precisa fazer cocô?" assim que notar esses sinais. Incentive o seu filho a dizer a você sempre que ele sentir a vontade de ir ao banheiro.
    • Esteja ciente de que algumas crianças ficarão relutantes em parar o que estão fazendo, principalmente se estiverem brincando e se divertindo, apenas para usar o penico. Você precisará incentivar a criança e fazer muitos elogios a ela para fazer parecer valer a pena!
  2. Muitos pais recomendam a técnica de tirar a fralda e deixar o filho correr pelado pela casa durante uma ou duas horas por dia. Seu filho irá adorar a sensação, enquanto ainda aprende os sinais de "preciso ir" que o corpo libera, sem a segurança de uma fralda.
    • Esteja ciente de que você terá acidentes se decidir adotar esse método - mas um acidente (ou cinco) pode ser o que seu filho precisa para entender a importância de usar o peniquinho!
    • Não aja com raiva, ou desapontado quando seu filho tiver um acidente — apenas limpe o local calmamente e diga novamente ao seu filho pra usar o penico da próxima vez. Se você brigar com ele, ele pode ficar ansioso em usar o penico e começar a segurar.
    • Muitos pais não gostam de certas fraldas porque são tão absorventes que a criança não consegue dizer se está molhada ou não. Sem alguma sensação de desconforto, ela não conseguirá aprender os sinais do corpo dela e ir ao banheiro a tempo. Se a criança estiver sem roupas, ou usando uma roupa de baixo, porém, não haverá dúvidas sobre a hora de ir! [10]
  3. Usar o penico precisa ser uma atividade diária normal e natural para seu filho e a melhor maneira de se fazer isso é incorporar essa hora do penico na rotina pré-existente da criança.
    • Coloque seu filho no penico depois que ele escovar os dentes de manhã, ou a noite antes do banho. Faça isso todo dia e noite, sem falta, e seu filho logo vai estar indo para o penico sozinho!
  4. [9] Ensine seu filho a se limpar corretamente usando o papel higiênico antes de sair do penico. Facilite para ele deixando sempre um rolo de papel higiênico (talvez um papel decorado) ao lado do penico. Isso é particularmente importante para as garotas, que devem se limpar de frente para trás, para evitar a proliferação de bactérias.
    • Ele provavelmente vai precisa de ajuda para se limpar de tempos em tempos, principalmente depois de um número dois, mas é bom fazer seu filho adquirir o hábito de tentar.
    • Assim que ele tiver terminado, deixe que ele tenha a honra de dar a descarga e se despedir ou vibrar enquanto o conteúdo do vaso desce pela descarga. Parabenize seu filho pelo bom trabalho!
  5. As crianças geralmente ficam impacientes para voltar a brincar quando terminam de usar o penico, mas enfatize a importância de seu filho lavar as mãos antes de sair do banheiro.
    • Para incentivar lavar as mãos, pegue um banquinho para o seu filho para que ele possa facilmente alcançar a pia e compre um sabão bactericida para crianças com uma cor viva que a criança goste de usar.
    • Ensine seu filho a cantar uma música enquanto ele lava as mãos, para que não fique tentado a lavar rápido demais. Faça ele cantar o alfabeto quando começar a lavar as mãos e diga que ele só pode parar quando chegar na letra z!
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 5:

Lidando com os sucessos e os contratempos

Baixe em PDF
  1. A coisa mais importante que você pode fazer pelo seu filho durante esse processo de ensino/aprendizagem é oferecer um incentivo sem fim, não importa se ele conseguiu usar o penico ou não. Elogie ele por cada pequena vitória - desde dizer a você quando ele estiver com vontade, até tirar a roupa, ou se sentar no vaso por um minuto completo. Mesmo se ele não fizer nada, diga ao seu filho que ele foi bem por ter tentado e lembre a ele que ele pode tentar de novo depois.
    • Tome cuidado apenas para não encorajar demais seu filho. Elogie numa voz calma e não fique feliz demais. Exagerar no seu elogio é um tipo de pressão e pode fazer seu filho ficar ansioso em agradar você.
  2. Muitas crianças respondem bem a incentivos ou recompensas por usarem o penico. O tipo de recompensas que você decidir oferecer dependerá do tipo de pai que você é e a que o seu filho responde. Algumas ideias estão listadas abaixo.
    • Comida: alguns pais usam doces como recompensas por usar o penico com sucesso. Por exemplo, você pode dar ao seu filho três M&M mini, ou uma jujuba sempre que ele conseguir usar o penico. Outros pais têm medo de usar comida como recompensa, pois acreditam que isso pode afetar os hábitos alimentares de seus filhos no futuro. [10]
    • Estrelas: outro motivador comum para os pais é criar uma tabela de estrelas, onde a criança recebe uma estrela de ouro sempre que consegue usar o penico com sucesso. Às vezes, a estrela de ouro é uma motivação por si só, enquanto outras vezes os pais oferecem recompensas adicionais se a criança alcançar um certo número de estrelas no fim da semana — como uma ida ao parque, ou uma história extra durante a hora de dormir.
    • Brinquedos: outra boa opção é comprar pequenos conjuntos de brinquedos (nada grande — talvez uma coleção de carrinhos de brinquedo ou animais de plástico) e deixar seu filho escolher um sempre que ele usar o penico.
    • Cofre Porquinho: alguns pais oferecem incentivos monetários aos seus filhos para usar o penico! Coloque um cofrinho no banheiro e ponha uma moeda sempre que seu filho usar o penico. Assim que o cofrinho estiver cheio, a criança pode receber o dinheiro para comprar coisas, como um sorvete, ou uma volta numa das máquinas do shopping. [11]
  3. Uma boa maneira de incentivar seu filho a se orgulhar em usar o penico, é deixar que eles se gabem para um amigo ou familiar. Dê bastante atenção ao fato dele poder contar para a mãe ou pai sobre como ele se saiu bem usando o penico, quando ela ou ele chegar em casa no fim do dia. Ou então avise a vovó e ao tio João e deixe que seu filho ligue para eles para contar as boas novas.
    • Receber reações positivas e incentivadoras de alguém diferente de você (a pessoa que está ensinando a usar o banheiro) irá impressionar o seu filho.
    • Um outro truque que os pais usam é pedir a ajuda de um amigo, ou membro da família para imitar o herói ou personagem de desenho favorito da criança pelo telefone. Pode ser Dora a Exploradora, o Homem-Aranha, ou Barney, o Dinossauro — quem quer que seu filho goste. Contar ao seu herói sobre suas conquistas em usar o penico e receber um elogio no fim vai deixar seu filho orgulhoso!
  4. Brigar e punir são coisas que não se deve fazer quando o assunto é ensinar a usar o banheiro. Lembre-se de que seu filho apenas recentemente desenvolveu a habilidade de reconhecer e controlar sua bexiga e a vontade de ir ao banheiro, e que ele ainda está aprendendo. Ele não faz isso de propósito para irritá-lo, ou te dar mais trabalho.
    • Como mencionado antes, brigar com uma criança por ela ter tido um acidente, ou não ter conseguido usar o penico pode fazer com que ela fique ansiosa em relação ao assunto. Essa ansiedade pode fazer com que ela comece a tentar segurar as suas necessidades, o que faz com que acidentes piores aconteçam e pode levar tanto a problemas de saúde, quanto psicológicos mais a frente. [12]
    • Se seu filho tiver um acidente, reafirme a ele que está tudo bem e que ele vai conseguir chegar ao penico da próxima vez. Diga a ele que você está orgulhoso dele por ter tentado e que você está confiante de que logo ele vai estar usando o penico como uma pessoa grande.
  5. Ensinar o filho a usar o banheiro pode ser um momento estressante e frustrante, mas lembre-se de que isso é apenas temporário e seu filho irá aprender, mais cedo ou mais tarde. Não comece a entrar em pânico sempre que seu filho tiver problemas no desenvolvimento, se as coisas não estiverem indo bem. Quando seu filho estiver pronto, ele vai fazer as coisas da maneira certa.
    • Se seu filho parecer não conseguir aprender, a melhor coisa a fazer pode ser dar um tempo de um ou dois meses no processo e depois tentar de novo.
    • Lembre-se, algumas crianças não aprendem por completo a usar o banheiro até terem três anos — e isso é perfeitamente normal!
    Publicidade
Parte 5
Parte 5 de 5:

Elevando o ensino do uso do banheiro para o próximo nível

Baixe em PDF
  1. Assim que seu filho estiver indo bem e usando o penico de forma consistente, você pode levá-lo para comprar uma roupa íntima melhor. Ele vai se sentir tão orgulhoso e crescido em usar essa roupa íntima, que vai fazê-lo sorrir! Deixe ele usá-la em casa, embora você queira continuar com o uso das fraldas, ou calça enxuta à noite, ou quando estiver andando com ele por aí, já que acidentes irão acontecer.
    • A roupa íntima de algodão vai ajudar seu filho com o treinamento dele, já que ele vai saber quando ela estiver molhada - algo que não é tão fácil com as fraldas absorventes.
    • Ele também vai ficar tão feliz com a nova roupinha íntima que vai relutar em molhá-la e assim vai ter mais cuidado em mantê-la seca!
  2. Conseguir usar o penico, ou vaso em casa é uma coisa, mas banheiros estranhos e nada familiares podem dar medo em uma criança e ela pode se recusar a usá-los. Pode-se superar isso e evitar colocar seu filho de volta nas fraldas se você está tentando tirá-las, levando o penico com vocês quando estiverem viajando. Os penicos com assentos removíveis são ótimos pra isso, já que você pode colocá-los no assento de qualquer vaso para recriar a zona de conforto do seu filho!
  3. Assim que seu garotinho tiver aprendido a fazer xixi sentado, é hora dele aprender a arte de fazer xixi em pé. O papai pode ajudá-lo com essa mostrando ao homenzinho dele como é que se faz. Esteja ciente apenas de que a mira do seu garotinho não é geralmente a melhor e você pode esperar algumas tentativas até ensiná-lo corretamente a acertar.
    • Um ótimo método que alguns pais usam para ensinar seus filhos a fazerem xixi em pé no vaso é colocar alguns sucrilhos lá e dizer ao seus filhos que tentem acertá-los. Isso se transforma em um jogo divertido que agrada o lado mais travesso dos meninos! [13]
  4. Seus esforços em ensinar seu filho a usar o banheiro serão minados se seu filho não for incentivado a usar o penico pela babá ou cuidadoras. Tire um tempo para falar com as pessoas que frequentemente cuidam do seu filho - quer sejam seus avós ou empregados na creche onde seu filho costuma ficar - e educadamente explicar a importância de manter a hora do penico do seu filho.
    • Diga a eles a rotina normal do seu filho, juntamente com as palavras que você usa para se referir a quaisquer atividades relacionadas ao penico, e peça a essas pessoas para seguirem as mesmas linhas. Isso irá impedir que seu filho fique confuso e que a rotina de uso do penico seja interrompida.
    • Sempre envie uma muda de roupa extra, algumas toalhas e algumas fraldas de emergência, ou calça enxuta para seu filho sempre que ele não estiver em casa. Isso facilitará as coisas para as cuidadoras e ajudará seu filho a se sentir menos envergonhado com qualquer acidente.
  5. Quando ele estiver seco, ou seco quase em todos os dias, seu filho pode estar pronto para o treino da noite. Se for o caso, invista em alguns forros de colchão (você vai querer pelo menos três para poder mudá-los facilmente) e ponha um em cima no lençol de baixo da cama do seu filho. Procure pelo tipo de forro que tem uma camada macia em cima e uma camada plástica em baixo. Quando tiver terminado, ponha o penico próximo a cama quando seu filho for para a cama, ou for tirar um cochilo.
    • Deixe a porta do quarto do seu filho aberta e incentive ele a chamar você se ele acordar e precisar ir ao banheiro. Se ele fizer isso, ponha ele rapidamente no penico e elogie-o por ir tão bem.
    • Se ele fizer xixi na cama, mude o forro e não se importe muito com isso. Lide com a situação de forma calma e reafirme ao seu filho que não há problema. Lembre-se de que as crianças podem chegar aos seis anos antes de pararem de fazer isso à noite.
    Publicidade

Dicas

  • Quando tiver tempo, reflita em como você levou a situação de ensinar seu filho a usar o banheiro, já que é a primeira grande coisa a se aprender na vida — o que você mudaria? Ou não mudaria? você teria sido mais paciente? Passaria mais tempo com seu filho praticando? Conversaria um pouco mais? Leria mais livros? traria mais gráficos e filmes? não se apressaria, ou ao seu filho? Pegue isso e use na sua próxima aventura: o abecedário, a leitura, etc!
  • Exalte as virtudes das roupas íntimas, para que seu filho fique empolgado em usá-las — ele pode usar ela por cima da fralda para se sentir "crescido". Encontre algumas cuecas/calcinhas com desenhos, ou imagens que seu filho goste.
  • Deixe tudo divertido. Sentar no penico é um ótimo momento para o bebê ver livros sobre banho, brincar com um pequeno brinquedo magnético de desenho, ou desenhar giz de cera e por adesivos no papel. Lembre-se de permanecer no cômodo com seu bebê e use brinquedos da idade apropriada do seu filho.
  • Não leve o ensino do uso do banheiro para o lado pessoal. Embora algumas mães possam comparar... todas as boas mães e bons pais sabem que cada criança, pai e família é diferente das outras existentes no mundo!
  • Se seu filho passar o dia todo em uma creche e as cuidadoras da creche tiverem um método para ensinar o uso do banheiro, você deve seguir o método delas quando estiver em casa.
Publicidade

Avisos

  • Não fale sobre adultos x bebês; Isso pode ter um efeito negativo muito grande nos níveis de confiança do seu filho.
  • Assim que ele deixar de usar as fraldas, não volte a colocá-las.
  • Se seu filho estiver tendo acidentes frequentes e tiver quatro anos ou mais, recomenda-se que você leve seu filho para um médico imediatamente e não ignore esse fato. Esse pode ser um sinal de aviso de problemas físicos ou psicológicos.
  • Não compare as habilidades do seu filho com as das demais crianças. Nunca é bom falar coisas como "A Sara ainda é pequena e usa calcinha como uma adulta, mas você usa fraldas, como um bebezinho".
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 115 085 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade