Baixe em PDF
Baixe em PDF
Neste artigo, você aprenderá a acessar sites que estão bloqueados para a sua região (restrições de vídeos do YouTube de acordo com o país, por exemplo) ou no computador de um certo local (trabalho ou faculdade, por exemplo).
Passos
-
Entenda quando esses “truques” funcionarão. Se o site que estiver bloqueado especificamente para o seu computador, é possível que consiga acessá-lo através da versão móvel do endereço, do endereço IP ou até pelo Google Tradutor. No entanto, quando o bloqueio deles ocorre pela conexão à internet, será preciso usar um VPN.
- Os VPNs podem ser complicados de se instalar ou monitorar em computadores controlados (da biblioteca, faculdade ou trabalho, por exemplo). No entanto, ao usar seu computador próprio, deve ser possível utilizá-los enquanto estiver conectado em sua própria rede sem fio.
-
Experimente usar a versão móvel do site. Muitos endereços, como o Facebook e YouTube, possuem páginas para dispositivos móveis; digite “m.” entre o "www." e o nome do site. Várias ferramentas com o propósito de restrição de acesso a sites não bloqueiam as páginas móveis.
- Por exemplo: para entrar no site móvel do Facebook, digite "https://www.m.facebook.com/" no browser.
- Se o website redirecioná-lo à versão desktop, tente diminuir o tamanho da janela de seu navegador até ela ficar proporcional a um smartphone.
-
Pesquise pelo endereço IP do site em vez do normal. É possível encontrar o endereço IP, que é totalmente numérico, em qualquer sistema operacional mais conhecido. Depois, basta inserir o endereço IP no campo do URL do navegador, como se fosse um endereço normal (como "https://www.google.com/").
- Isso não funciona para todas as páginas da web; certos serviços ocultam o IP, enquanto outros usam vários endereços, que nem sempre são confiáveis.
- Caso não tenha acesso ao Prompt de Comando (Windows) ou ao Terminal (Mac) no computador em que os sites estão bloqueados, você pode usar a sua máquina ou uma rede sem restrições para encontrar o endereço IP. Depois, insira-o no computador com o bloqueio.
- Digite o endereço do website na barra que fica no topo do Prompt.
-
Use o TOR. O TOR é um navegador gratuito que mantém você anônimo na web ao esconder seu tráfego através de uma série de servidores proxy. O TOR normalmente é usado para acessar websites bloqueados em determinados países ou regiões. Você pode instalá-lo em seu computador ou celular. Siga estes passos para instalar o TOR e utilizá-lo:
- Acesse [1] em um navegador.
- Clique no botão de download para seu sistema operacional.
- Abra o arquivo de instalação em seu navegador ou em Downloads.
- Siga as instruções.
- Abra o TOR.
- Clique em Connect/Conectar .
- Digite o endereço da página que você quer visitar.
-
Use o Google Tradutor para ocultar o endereço do site. Esse é um método que nem sempre funciona, mas é uma alternativa simples ao uso de um proxy ou navegador portátil:
- Acesse o site da ferramenta através do navegador.
- Digite o endereço do site na caixa de texto à esquerda.
- Selecione qualquer idioma, desde que não seja o mesmo do site, no campo à direita.
- Clique no link do site, à direita.
- Se o endereço não carregar automaticamente, clique em “Ir para [nome do site]”, no lado esquerdo da tela.
- Escolha “Traduzir”, se a opção aparecer.
- Navegue pelo site.
-
Use o site Wayback Machine para navegar em páginas arquivadas. Nesse endereço, você conseguirá navegar em páginas antigas de sites, sem entrar, de fato, no endereço. Essa técnica não funcionará para ver o seu feed do Facebook, por exemplo, mas é útil para analisar recursos de pesquisas bloqueados, por exemplo.
- Acesse o Wayback Machine no browser.
- Digite o endereço do site desejado no campo de texto (parte superior da página).
- Clique em “BROWSE HISTORY” (Pesquisar histórico).
- Selecione um dia no calendário.
- Veja os resultados.
Publicidade
-
Entenda para que servem os VPNs. Os VPNs ( Virtual Private Networks ou Redes Virtuais Privadas) são serviços que geralmente funcionam a partir de uma assinatura do usuário, redirecionando o tráfego da internet por vários servidores de diferentes países ou regiões. Dessa forma, sua atividade de internet é ocultada de qualquer usuário que esteja monitorando-a, permitindo que você acesse sites e use serviços que estão bloqueados em sua área. Ele pode ser instalado no seu roteador para proteger os dados de todos de sua casa.
-
Escolha um serviço VPN. Há muitos serviços à sua disposição. Alguns cobram uma taxa, outros são gratuitos.
- VPNs pagos costumam ser mais confiáveis. Os gratuitos podem usar adware ou coletar e vender seus dados pessoais para cobrir os custos dos serviços. Se precisar de uma solução temporária, muitos VPNs pagos oferecem um período de testes grátis.
- Se temer pela sua privacidade, use um serviço VPN que não guarde registros. Se o serviço VPN guardar registros de navegação, eles terão um relatório com todos os sites acessados.
- Alguns serviços VPN pagos são Express VPN, NordVPN, SurfShark e Hotspot Shield. [1] X Fonte de pesquisa Dentre os gratuitos, estão: ProtonVPN, Windscribe Free, TunnelBear e Speedify. [2] X Fonte de pesquisa
-
Crie uma conta. Ao decidir qual serviço você vai utilizar, entre no website dessa empresa e crie sua conta.
-
Baixe e instale o programa VPN. Após se cadastrar, baixe o programa VPN em seu computador ou celular.
- Você terá de comprar um roteador especial se quiser que toda a sua rede wireless passe pelo VPN. Consulte o serviço VPN para saber como configurar seu roteador para ligá-lo à VPN.
-
Abra o programa e acesse-o com seu login e senha. Após baixar e instalar o programa VPN, acesse-o e entre nele usando seu nome de usuário e senha.
-
Ative o VPN. Normalmente, há um botão ou interruptor no qual você pode clicar para ativar o serviço. A partir daí, seu tráfego passará por um servidor proxy.
-
Acesse a internet normalmente. Assim que ativar a VPN, você pode usar seu navegador e seus aplicativos livremente.Publicidade
-
Acesse o site ProxFree em seu navegador. O ProxFree é um site que atua como servidor proxy. Ele mascara seu acesso ao site bloqueado ao redirecionar o tráfego de sua internet.
- Caso ele esteja bloqueado, fazer uma busca para encontrar opções similares. Há muitas disponíveis, bastando utilizar o Google para encontrar serviços semelhantes.
-
Clique na barra de pesquisa, perto da parte inferior da página (à direita do ícone de um cadeado).
-
Digite o endereço do site que deseja acessar.
- Você pode escolher outro país para usar clicando no menu suspenso "Server Location" (Localização do Servidor) e selecionando uma das opções.
-
Clique em PROXFREE , o botão azul à direita da barra de pesquisa. O serviço procurará pelo site.
- Caso tenha escolhido um país que esteja bem fora da localização próxima do seu próprio endereço IP, tenha paciência, já que os resultados da pesquisa podem demorar alguns segundos para aparecerem.
-
Navegue pelo site. Assim que ele for carregado, será possível utilizá-lo normalmente; lembre-se apenas de que o carregamento das páginas dele será bem mais lento que o normal.Publicidade
-
Abra o site HideMe em um navegador. O hideMe oferece um servidor proxy gratuito que você pode utilizar para navegar pela web de maneira anônima. Eles também oferecem um serviço VPN que você pode baixar.
- Caso ele esteja bloqueado, fazer uma busca para encontrar opções similares. Há muitas disponíveis, bastando utilizar o Google para encontrar serviços semelhantes.
-
Digite o endereço que quer acessar. Digite o endereço que você quer visitar no campo "Enter web adress/Insira o endereço web" (ex.: "www.facebook.com"). Está na caixa branca que diz "Browse securely on the fly/Navegue anónimamente", no canto direito.
- Se quiser, você pode usar o menu abaixo desse campo para selecionar para qual país seus dados serão roteados durante a navegação.
- O menu More options/Mais opções permite que você faça pequenas alterações no serviço. Você pode permitir cookies, scripts e certos itens ou não, por exemplo.
-
Clique em Ir . É o botão azul perto do campo onde você digitou o endereço web. Isso leva você ao website através de um servidor proxy.
-
Navegue normalmente. Você conseguirá navegar pelo site através do HideMe.
- Ao acessar um site através de um website proxy, a navegação pode ficar bem mais lenta que o normal.
Publicidade
-
Abra o endereço do ProxySite em um navegador de internet.
- Se ele estiver bloqueado em seu computador, procure por outro serviço ou tente utilizar um browser portátil .
-
Digite o endereço do site bloqueado na caixa de texto na parte superior da página.
- Você também pode escolher outro país para o servidor. Clique no menu suspenso "US Server" para ver as opções.
-
Clique em GO (Ir), o botão laranja à direita do campo de texto. O site começará a ser carregado.
-
Navegue pelo site. Assim que ele for carregado, você deverá conseguir utilizá-lo normalmente; não esqueça, apenas, que o tempo de carregamento de todos os links dele será mais lento do que o habitual.Publicidade
-
Entenda como esse método funciona. Alguns navegadores de internet possuem proxies embutidos, que permitem que o usuário burle restrições impostas pela web. Geralmente, não há como baixá-los em computadores com bloqueios, mas isso não se aplica às suas versões “portáteis”. Basta instalar essa versão em um pendrive e executar o navegador a partir dele enquanto conectado ao computador em questão.
- Provavelmente, será necessário utilizar o seu próprio computador ou uma rede sem restrições para instalar o navegador móvel no pendrive.
- Se a máquina não permitir conexões USB, não será possível utilizar um navegador portátil.
-
Conecte o pendrive no computador (entrada retangular).
- Novamente, será preciso fazer isso em um outro PC, fora de uma rede restrita (como o de sua casa, por exemplo).
-
Clique no botão roxo DOWNLOAD , no meio da página.
-
Transfira o arquivo de configuração do Tor para o USB. Acesse a pasta em que ele foi baixado e faça o seguinte:
- Clique no arquivo para selecioná-lo.
- Tecle Ctrl + X (Windows) ou ⌘ Command + X (Mac) para recortá-lo.
- Selecione o nome do dispositivo USB no painel à esquerda.
- Clique em um espaço em branco, na janela do pendrive.
- Pressione Ctrl + V (Windows) ou ⌘ Command + V (Mac) para colar o arquivo ao dispositivo USB.
-
Siga os passos a seguir para instalar o Tor em seu dispositivo USB:
- Windows : clique duas vezes no arquivo .exe, escolha um idioma e depois selecione “OK”, “Browse...” (Pesquisar...), o seu dispositivo USB, “OK”, e termine clicando em “Install” (Instalar). Desmarque as duas caixas de seleção e escolha “Finalizar”.
- Mac : clique duas vezes no arquivo “.dmg”, faça a verificação do download (se necessário), e siga as instruções.
-
Desconecte o dispositivo USB com segurança . Após instalar o Tor nele, você poderá executá-lo em um computador com bloqueios sem precisar se preocupar com a possibilidade de que o navegador seja impedido de funcionar.
-
Conecte o USB no PC com as restrições de acesso a certos sites.
-
Abra o Tor da seguinte forma:
- Acesse o dispositivo USB, se ele não abriu automaticamente.
- Clique duas vezes na pasta "Tor Browser".
- Dê dois cliques no ícone “Start Tor Browser” (Abrir o Tor).
-
Clique em Connect (Conectar) para abrir o Tor. Ele é semelhante às versões mais antigas do Firefox.
-
Entre em um dos sites que eram anteriormente bloqueados. Na página de boas-vindas do Tor, há um campo de texto no meio da tela; insira o URL ali. Como o Tor abre com um proxy embutido, você deverá conseguir acessar qualquer endereço.
- Lembre-se de que, como nos casos anteriores, o tempo para carregar as páginas aumentará, devido ao redirecionamento do tráfego de rede para diversos servidores.
Publicidade
Dicas
- Navegadores portáteis são a forma mais segura de burlar sites quando não houver a opção de usar o próprio VPN.
Publicidade
Avisos
- Se você for pego acessando sites bloqueados, há possibilidade de que você seja punido, como suspensão na escola ou faculdade, ou até demissão no trabalho.
Publicidade
Publicidade