PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

O budismo, uma religião com mais de 2000 anos, concentra-se no aqui e agora. Monges budistas vivem por caridade e fazem votos de castidade, devotando suas vidas a ajudar os outros e a demonstrar os valores desta religião. Para tornar-se um monge, você deverá aprender os ensinamentos do budismo, estudar com um mentor e iniciar o treinamento num monastério.

Método 1
Método 1 de 3:

Aprendendo sobre o budismo

PDF download Baixe em PDF
  1. Seu caminho para tornar-se um monge passa primeiramente pelo entendimento da religião. Leia livros sobre o assunto numa biblioteca, pesquise na internet e, se possível, faça aulas com um instrutor ordenado como monge. O Buda não força ninguém a acreditar, mas pede aos discípulos que provem que são fiéis baseando-se na própria investigação da religião. Aqui vão os aspectos fundamentais que você deve saber:
    • Estude o Caminho Óctuplo, que é o caminho para acabar com todo o sofrimento. Ele consiste na interpretação correta da fala, da atenção, do esforço, da concentração, da ação, da compreensão, do meio de vida e do pensamento.
    • Aprenda as quatro nobres verdades, que contêm a essência do budismo. Uma definição simples delas é que o sofrimento existe, surgindo do apego aos bens materiais, que irá parar quando esta fixação ao desejo cessa e a liberação do sofrimento for possível através do Caminho Óctuplo. [1]
  2. Esta religião está presente no mundo inteiro e templos existem em quase todos os países. Praticar o budismo como leigo lhe dará um visão importante sobre o que significa ser parte da comunidade, o que é fundamental para se tornar um monge. É necessário integrá-la por meses ou até anos antes de tomar o próximo passo para adquirir esta condição. [2]
    • Procure na internet e descubra um centro budista perto de sua casa.
    • Participe assiduamente das atividades do templo. Algumas sanghas oferecem cursos introdutórios onde é possível aprender mais sobre a religião, enquanto outras organizam retiros para ajudar a fé a crescer em seu interior.
    • Nem todas as comunidades budistas são iguais. Como todos os outros tipos de instituições religiosas, algumas são mais tradicionais enquanto outras mudaram com o passar dos tempos. Encontre uma que se alinhe com seus pontos de vista e que lhe agrade.
    • Visitas aos templos de outras cidades ou até países poderão lhe ajudar a formar uma melhor visão da comunidade budista.
  3. Aprender com um mestre é um importante passo inicial no caminho de tornar-se um monge. Instruções particulares permitirão que você se aprofunde nos ensinamentos budistas e que ganhe um entendimento mais completo do que será esperado de você como monge. Comece a trabalhar com alguém que poderá lhe ensinar tudo que você precisa saber. [3]
    • Para encontrar um mentor, peça recomendações às pessoas de sua comunidade budista.
    • Geralmente, os templos convidarão líderes budistas para virem e falarem à comunidade, o que lhe dá uma chance de fazer contato com guias espirituais em potencial.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Preparando-se para a vida monástica

PDF download Baixe em PDF
  1. Tornar-se um monge budista requer meditação diária e que você empregue um esforço consciente na modificação da maneira que a mente funciona. Ao viver num templo, a maior parte do seu dia será passado meditando, o que demanda prática.
    • Esta religião incorpora diferentes tipos de meditação, incluindo a que foca na respiração, voltada à transformação e meditação em relação ao Lamrim. Ela também pode incluir certas posturas.
    • Comece com 5 minutos de meditação duas vezes por dia. Ao sentir-se mais confortável com este tempo, aumente-o por alguns minutos todos os dias, até conseguir meditar por 15 minutos duas vezes por dia. Alguns monges o fazem por várias horas sem interrupção.
  2. Tornar-se um monge budista requer que você siga o código Vinaya, um código de conduta que estipula que monges e freiras budistas não tenham um emprego normal para se sustentarem. Em alguns casos, o templo irá lhe auxiliar com as necessidades básicas, mas nos outros casos, você terá que utilizar o que guardou até hoje.
  3. Os monges vivem como mendicantes, o que significa que possuem apenas o necessário para uma vida simples e nada mais. Você receberá roupas, artigos diversos e itens básicos para seu conforto diário. No entanto, dispositivos eletrônicos, roupas ou calçados caros e tudo que pode ser considerado item de luxo não será permitido. Os monges não podem ter objetos que podem inspirar emoções, como cobiça, inveja ou possessividade. [4]
  4. Ao entrar para um monastério, sua vida será devotada à comunidade budista. Seus dias serão dedicados a servir os outros e seu foco será nos que precisam de sua ajuda. O contato com sua família será mínimo e você será incentivado a considerar as pessoas da comunidade como sua nova família.
    • Antes de ir atrás da ordenação, talvez seja melhor discutir este assunto com sua família para que saibam o que está por vir.
    • Alguns monastérios não aceitam candidatos casados ou que possuem fortes laços com alguém. Os solteiros poderão devotar-se com mais afinco aos ensinamentos do budismo, já que não existirão forças externas para desviar a atenção da pessoa.
  5. Monges não podem ter relacionamentos sexuais de qualquer maneira. Em alguns casos, não é sequer permitido o contato entre freiras budistas (ou monjas) e monges, com exceção de assuntos relacionados ao cotidiano. É prudente treinar a castidade antes de ser ordenado para poder descobrir se conseguirá adaptar-se à uma vida casta. A ideia é utilizar a energia que normalmente seria direcionada ao sexo para assuntos que transcendem as barreiras físicas.
  6. Em algumas tradições, a ordenação significa comprometer-se para o resto da vida. No entanto, existem outros ensinamentos onde não há nenhum problema em dedicar-se por alguns meses ou anos. No Tibete. por exemplo, muitas pessoas realizam ordenações de 2 ou 3 meses para desenvolverem suas identidades espirituais antes de se casarem ou de irem atrás de um emprego.
    • Certifique-se de que o monastério que deseja ingressar oferece o nível de comprometimento que você deseja.
    • Se não estiver certo do que fazer, é possível realizar uma ordenação de 2 ou 3 meses e uma maior posteriormente, quando puder.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Tornando-se um monge ordenado

PDF download Baixe em PDF
  1. Se estiver convencido de que deseja tornar-se um monge, você será ordenado num monastério específico. Será necessário ter os requerimentos delineados pelos líderes para realizar o treino no local. Em alguns casos, a possibilidade de ser ordenado será repassada a um ancião, que deverá decidir se você é um bom candidato a monge.
  2. Ela irá definir sua decisão de tornar-se um budista, podendo ser apenas realizada por monges ordenados. Durante tal cerimônia, o monge irá lhe repassar as 3 Jóias e os 5 Preceitos. Você também receberá seu nome budista.
    • Caso siga o Budismo Shin, acontecerá uma cerimônia de afirmação, ao invés de ordenação. Ambas servem o mesmo propósito.
  3. Caso tenha feito a cerimônia de ordenação, seu professor provavelmente será o monge ordenado que conduziu o evento. Você receberá ordens específicas do monastério em qual entrará.
  4. Bodhisattva é uma pessoa que dedica sua vida ao caminho budista e os votos focam na realização de ações de compaixão, tentando beneficiar cada ser humano e procurando esclarecimento. Os votos servem como uma maneira de você encarnar suas maiores aspirações, fazendo com que se comprometa à uma vida de serviços altruístas, recitando-os regularmente.
    Publicidade

Dicas

  • Algum tempo depois do início de seu treinamento, podem ser disponibilizados patrocínios para lhe oferecer auxílio financeiro.
  • O Budismo originou-se no Sudeste da Ásia; países como Índia e Tailândia possuem muitos templos budistas.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 69 773 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade