Baixe em PDF Baixe em PDF

A competição é acirrada na indústria da televisão, em que os programas vêm e vão rapidamente. Saber como escrever e apresentar suas ideias ou roteiros originais dará a você uma grande vantagem, permitindo que leve suas ideias ao público e seja pago por elas.

Método 1
Método 1 de 3:

Desenvolvendo o conceito

Baixe em PDF
  1. Essa é a premissa de todo programa de TV e ideia que passa por Hollywood. Pode ser algo simples, como: "e se uma equipe de documentário filmasse uma pequena empresa de papel?" ("The Office") ou complexo, como: "e se um professor de química começasse a produzir metanfetamina?" ("Breaking Bad"). Essa é a base do seu programa, o que o diferencia e o que o fará vender.
    • Você não precisa preencher essa ideia inicial com vários subenredos ou outras ideias por enquanto. Capture apenas a essência do seu programa no papel. Afinal de contas, Seinfeld foi apresentado como: "e se fizéssemos um programa sobre o nada?".
  2. Pesquise sobre os programas que estão sendo exibidos atualmente para aprender sobre as tendências e as oportunidades atuais. Use publicações especializadas para se manter atualizado em relação às tendências atuais da TV. Por exemplo, a publicação americana Deadline exibiu uma matéria em agosto de 2015 declarando que as emissoras estavam procurando especificamente por programas de comédia de uma hora para colocar no ar. Essa pode ser uma boa dica do que está vendendo atualmente. [1]
    • Anote nomes e estúdios ligados a projetos que se pareçam com o seu. Esses são os nomes que têm mais chance de comprar seu trabalho mais tarde.
  3. Este é o tipo de programa que você está fazendo, de sitcoms a mistério. Existem várias nuances no gênero, mas quando estiver em dúvida, você deve verificar os gêneros dos seus programas favoritos on-line para se orientar. Por exemplo, "Arrested Development" é uma sitcom de uma só câmera, o que quer dizer que não há audiência de estúdio como nas sitcoms clássicas ao estilo de "Cheers", que é de várias câmeras. Essa diferença, embora sutil, faz uma grande diferença na apresentação, pois algumas emissoras só querem certos programas .
    • O gênero afeta o humor, o tom, o estilo de escrita e a expectativa do público para certas coisas.
    • Definir um gênero não significa prender-se a um tipo de história, só torna mais fácil anunciar e vender sua ideia. [2]
  4. A essência de toda a boa TV está nos personagens: é por causa deles que as pessoas ligam a TV semana após semana, e eles são o que impulsiona o enredo de cada episódio. Tente pensar em dois a cinco personagens principais, pois é difícil lidar com um número maior, sendo que o limite é de sete protagonistas (como em "Community" e na maioria dos dramas). Seus personagens devem ser:
    • Redondos : eles precisam de várias facetas, e não apenas de uma "mulher nervosa" ou um "herói forte". Os personagens redondos têm forças e fraquezas, além da possibilidade de crescer.
    • Cheios de desejos e medos : a habilidade ou incapacidade deles de superar seus medos (de ficarem pobres ou sozinhos, de alienígenas, de aranhas etc.) é o que impulsiona seus conflitos a cada episódio e mostra a você os objetivos da série.
    • Com iniciativa : um bom personagem faz escolhas que impulsionam o enredo. Ele comete erros, tenta consertar as coisas, dá festas etc. porque é algo que aquele personagem faria, não algo que o escritor precise que ele faça. [3]
  5. Os executivos de desenvolvimento são aqueles que dão o sinal verde a novas ideias e ouvem várias delas. As melhores, ou pelo menos as que passam adiante, compartilham de alguns traços:
    • Originalidade: essa ideia já foi vista antes? É semelhante a alguma outra e, se esse for o caso, é diferente o bastante para se sustentar sozinha?
    • Custo estimado: poucos estúdios arriscarão centenas de milhares de dólares em um escritor ou cineasta não reconhecido. É difícil vender conceitos grandes como "The Walking Dead" se você estiver começando a trabalhar na TV, pois eles têm um alto risco financeiro.
    • Um roteiro ou prova de conceito: significa escrever um resumo do roteiro (tratamento), um roteiro, ou gravar algumas cenas. Sua ideia pode levá-lo até onde você quer chegar, mas é preciso trabalhar um pouco para provar que o programa será feito. [4]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Escrevendo um tratamento

Baixe em PDF
  1. Quanto mais cativante, melhor. A maioria dos programas de TV é baseada em alguma brincadeira com as palavras, e ter uma boa expressão pode garantir que seu programa seja reconhecido imediatamente."Saia Justa", por exemplo, é um programa de TV no qual mulheres famosas discutem temas polêmicos. "Carga pesada" é um seriado no qual dois caminhoneiros rodam pelas estradas brasileiras transportando cargas e se envolvendo em diversas situações. A importância de um bom título não pode ser subestimada.
  2. A logline é uma descrição do seu programa em uma ou duas frases, feita para vender a ideia aos produtores. Ela geralmente conta qual o objetivo principal do programa ou do protagonista. Se o seu conceito não puder ser traduzido em uma logline facilmente, ele talvez não seja muito rentável, mas é raro que isso aconteça. A frase deve dizer às pessoas o que elas estão assistindo e qual a proposta ou a "sacada" inteligente que existe no programa.
    • De volta para o futuro: um estudante do ensino médio é enviado ao passado por engano, e sua presença lá faz com que seus pais nunca se encontrem ou o "façam"! [5]
    • Tubarão: um chefe de polícia luta contra um tubarão assassino, apesar de ter medo do mar. Enquanto isso, a câmara municipal gananciosa se recusa a admitir que há um problema na praia, complicando as coisas.
    • Ratatouille: um rato francês se une a um péssimo chefe de cozinha para provar que qualquer um pode cozinhar, embora os críticos invejosos e o controle de pragas façam de tudo para provar que há uma fraude. [6]
  3. Essa é uma visão geral curta, porém abrangente, o programa. Há uma série de possíveis elementos que você pode incluir nesse resumo, mas quanto menor ele ficar, melhor. Tente destilar seu programa em uma descrição breve e envolvente, do tipo que faria você querer assisti-lo se ele estivesse no ar. Algumas coisas a incluir são:
    • O cenário;
    • O enredo geral da série;
    • O arco de história da maioria dos episódios (o que acontecerá em cada episódio, no geral?)
  4. Em uma folha separada, liste cada personagem com um resumo de uma ou duas frases que descreva quem eles são. Mantenha o texto breve e específico. O que motiva esses personagens e o que os torna especiais? A menos que seja importante para o enredo, nunca inclua detalhes físicos ou preferências de casting . [7]
  5. Faça um esboço breve, contendo um ou dois parágrafos, de vários episódios. Você deve dar às pessoas uma chance de ver como o programa se dará, como será cada episódio e uma ideia do orçamento e dos personagens em ação. Caso esteja escrevendo um drama, você pode ter de quatrocentas a quinhentas palavras em cada episódio. Tente manter os programas de trinta minutos mais próximos de duzentas a trezentas palavras.
    • Se estiver apresentando uma série reality em estilo documentário, gravar um vídeo curto sobre o assunto ou as pessoas envolvidas pode ajudar os produtores a ver o potencial do projeto. Você também pode delinear possíveis enredos nas vidas das pessoas.
  6. O documento final deve ter de três a dez páginas, com todas as partes em ordem. Adicione uma página de título com o possível logo do seu programa, seu nome e suas informações de contato. Você deve incluir, nessa ordem:
    • O título;
    • A logline ;
    • A sinopse;
    • Os personagens;
    • Os arcos de história dos episódios. [8]
    • Caso esteja criando um programa reality , faça-o num formato executável. No caso de programas de reality competitivos, descreva cada aspecto do jogo. É importante descrever o que, especificamente, estamos assistindo se desdobrar, usando para tanto pontos breves, mas ainda assim poderosos.
  7. No final, o tratamento não irá para a TV. Acompanhá-lo de um roteiro significa que você pode dar a alguém o primeiro episódio, logo de cara, se ele gostar da ideia. Dito isso, muitas ideias são vendidas sozinhas, e o roteiro é comissionado depois. No entanto, é mais comum que seja assim se você já estiver estabelecido no mercado.
    • Leia roteiros de programas parecidos com o seu para ter uma ideia da redação e do desenvolvimento do enredo.
    • Caso esteja escrevendo um programa de TV com roteiro, como um drama, aprenda como escrever esse tipo de texto. Também é possível fazer aulas de escrita de roteiros em faculdades locais.
    • Softwares especializados na escrita de roteiros podem tornar o processo mais rápido. Entre as escolhas populares estão Movie Magic Screen Writer, Celtx, Writer Duets e Final Draft.
  8. Ele protegerá sua propriedade intelectual e lhe dará uma prova de criação com marca temporal. Você também pode registrar seu projeto on-line em outros sistemas.
    • O registro junto à Biblioteca Nacional custará apenas R$ 30, e é considerado o padrão da indústria.
    • O material registrado é protegido por setenta anos e não precisa ser renovado. Depois disso, ele se torna domínio público. [9]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Apresentando seu programa de TV

Baixe em PDF
  1. Essa adição custa dinheiro, mas permite que os executivos das emissoras leiam seus roteiros. Geralmente, você paga para obter uma avaliação, e os roteiros com avaliações altas vão para o topo das listas. No entanto, muitos desses sites não são confiáveis, portanto procure on-line por resenhas, testemunhos e histórias de sucesso que envolvam esses sites. Verifique as histórias de sucesso dos sites no IMDB para ver se elas são confiáveis.
    • O site mais usado para a publicação de roteiros em português é o Roteiro de Cinema. Para os roteiros em inglês, o site mais confiável é o "The Blacklist", que já levou a vários sucessos.
    • Aceitar envios de roteiro não solicitados sem um mediador coloca as empresas sob risco de serem acusadas de roubo. Obter provas de revisão eletrônicas das companhias é um benefício único que a internet fornece na arena do desenvolvimento da televisão hoje em dia.
  2. Entre na internet e encontre números de telefone, e-mails e ideias de envio para companhias que estão produzindo programas semelhantes ao seu. Entre em contato como puder, falando com os responsáveis sobre uma oportunidade de se encontrar com eles e discutir suas ideias. Você não precisa parecer desesperado, apenas disposto a se esforçar para vender seu roteiro.
    • Você não enviaria a proposta de um filme de monstros cheio de clichês para a HBO, e sim para o SyFy. Também não enviaria um drama histórico para o estúdio responsável por "The Office". Pense no que o estúdio já está produzindo para apresentar o programa para as pessoas certas. [10]
    • Veja os programas de fellowship dos estúdios. Estes são programas pagos de 6 a 8 semanas que permitem a você afiar suas ideias no local, porém são altamente competitivos.
  3. Conhecer novas pessoas ainda é a melhor maneira de vender uma ideia ou um programa. Tome um café com alguns amigos, entre em um grupo de improvisação e aceite trabalhos em estúdios de gravação. Ainda que uma pessoa não possa tornar seu sonho realidade, ela pode conhecer alguém que poderia ajudar.
    • Sempre que possível, trabalhe em locais de gravação como assistente de produção ou estagiário; qualquer coisa que coloque você dentro do estúdio.
    • Embora não seja necessário, vender sua ideia para Hollywood é mais fácil se você estiver em Hollywood. Caso esteja pensando seriamente a respeito da profissão, mude-se para o Rio de Janeiro, o maior polo da produção audiovisual do Brasil.
  4. Será necessário surpreender os executivos assim que eles lhe derem uma chance de falar. A apresentação é uma forma de arte, porém mais relacionada às vendas do que o roteiro. Seu objetivo é apenas deixar as pessoas empolgadas com o programa e colocar a imagem dele na mente dos executivos para que eles possam visualizar o produto. Para tanto, fale sobre:
    • A "sacada": volte para o "e se" do seu programa. Por que ele é original, atraente e digno de ser assistido? [11]
    • O público: para quem é esse programa? Como ele se encaixa na audiência atual da emissora?
    • O "trailer:" se estivesse vendendo esse programa em um comercial, que partes você destacaria? Quais são os 'clipes" que dão vida ao mundo do programa? [12]
  5. Por que seu programa é adequado para o público da emissora? Como ele complementa os outros programas? Por que eles precisam do seu? Não fale somente sobre o quanto você ou seu programa são ótimos, e sim por que é uma boa decisão comprá-lo.
    • Você precisará saber que tipo de programa a emissora produz e quem é o público-alvo para capturar a atenção dela. [13]
  6. Sua apresentação não deve ter mais do que doze a quinze minutos, e quanto mais curta menor. Dê aos executivos uma ideia do programa, prenda-os à premissa e deixe que saibam por que ele é adequado à emissora. Em seguida, agradeça e responda às perguntas.
    • Pratique sua apresentação com antecedência e várias vezes. Ela precisará estar tão bem preparada quanto seu roteiro e seu tratamento.
    • Ter várias outras ideias à mão pode ajudar também, mesmo que elas não tenham um tratamento. Os executivos podem adorar você e a sua ideia, mas não ter espaço na programação para aquele programa específico.
    Publicidade

Dicas

  • Quanto mais ideias e tratamentos você tiver, melhor. Continue trabalhando em projetos diferentes de gêneros semelhantes para desenvolver todo um portfólio a apresentar.
Publicidade

Avisos

  • Obter uma cópia eletrônica do seu registro na Biblioteca Nacional pode evitar que alguém roube suas ideias.


Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 97 577 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade